Buscar

Metodologia Cientifíca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciência é um termo com origem no latim, a mãe da língua portuguesa, sendo a progressão da palavra “scientIa”, cujo significado é conhecimento ou saber. A ciência é adquirir qualquer conhecimento através de estudos, prática que vem sem desenvolvendo através dos séculos até os dias atuais. 
Assim entende-se, portanto, que para a ciência é independentemente da área, é importante que o conhecimento seja sempre certificado, precisa com estudos, pesquisas, citações e através das tentativas que podemos dizer que são as práticas apresentar provas para comprovar a veracidade, segundo Morais (1988, p.49), a ciência é “[...] mais do que uma instituição, é uma atividade
Colocando em prática o conhecimento que temos e adquirimos, identificamos que é um conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, na observação e na experiência.
“O cientista contemporâneo sabe bem que nada há de definitivo e indiscutível que tenha sido assentado por homens” (Morais, 1988, p.24).
Trazendo ela para o âmbito jurídico, tem como objetivo de distinção de fato e valor, tentando diminuir a influência moral, visando sempre os princípios que regem a sociedade, levando a busca por conhecimento, estudos para que possa através do conhecimento obtido colocar em prática ajudando e desenvolvendo uma sociedade com ideais e pensadores.
É quase unânime a noção de que a ciência “[...] é um vocábulo enganosamente amplo, que designa grande diversidade de coisas diversas, embora relacionadas entre si” (Merton, 1979, p.38)
¹MORAIS, Regis de. Filosofia Da Ciência E Da Tecnologia ˆ . PAPIRUS - 2002.
²MORAIS, Regis de. As razões do Mito. Org - Campinas. PAPIRUS – 1988 – 1º Edição
³Meton, Roberto K.. A Ambivalência Sociológica e outros ensaios. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores 1979.

Continue navegando