Buscar

PARACOCCIDIOIDOMICOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARACOCCIDIOIDOMICOSE
Infecção fungica 
Predileção por homens, devido ao efeito protetor dos hormônios femininos (uma vez que o B estradiol inibe a transformação da forma de hifas dos microrganismos para a forma patogênica de leveduras). 
Trabalhadores rurais de meia idade
Apresentação inicial por infecção pulmonar que ocorre após a exposição aos esporos dos microrganismos. Podendo espalhar via hematogenica ou linfática para uma variedade de tecidos, linfonodos, pele e glândulas adrenais (hipoadrenocorticismo). 
Lesões orais: ulceras moriformes, que acomete a mucosa alveolar, gengiva e palato. Os lábios, língua, orofaringe e mucosa jugal também podem ser envolvidos. 
Resposta inflamatória granulomatosa
Multiplos brotamentos filhos ligados a célula mãe(orelha de Mickey).
Tratamento: itraconazol oral, cetoconazol, e em casos mais graves anfotericina B intravenosa. 
LEUCOPLASIA
Placa ou mancha branca que não pode ser caracterizada clínica ou patologicamente como qualquer outra doença. 
Placas orais brancas, lesões como liquen plano, ceratose friccional, estomatite nicotínica, leucoedema e nevo branco esponjoso devem ser excluídas antes de um diagnostico clínico. 
Considerada uma lesão pré cancerosa ou pré maligna
CAUSA
Tabaco: hábito de fumar aparece associado
Alcool: pessoas que utilizam excessivamente enxaguatorios bucais com teor alcoolico de mais de 25% podem ter placas mucosas jugais acinzentadas, porem não são leucoplasias verdadeiras. 
Sanguinária: dentifrícios e enxaguatorios bucais contendo o extrato da erva sanguinária podem desenvolver leucoplasia verdadeira. 
Radiação ultravioleta: indivíduos imunocomprometidos, e transplantados estão propenso a desenvolver leucoplasia. 
Microrganismos: treponema pallidum (sífilis), terapia com arsênico. Candida albicans colonizam camadas superficiais do epitélio da mucosa oral, formando placa espessa. HPV subtipo 16 e 18 foram identificados em algumas leucoplasia
Trauma: irritação mecânica crônica (ceratose friccional), resposta hiperceratotica ao calor gerado pelo fumo. Lesões somem após a remoção do trauma.
TRATAMENTO: diagnostico confirmado por uma biopsia, e o tecido obtido deve ser retirado de áreas de envolvimento clinicamente mais severos. Leucoplasias com quadro moderado a mais grave justificam a sua remoção completa. E remoção do fator causador como o fumo. Remoção completa por meio da cirurgia, eletrocauterização, criocirurgia ou ablação por laser. Acompanhamento de longa duração. 
LIQUEN PLANO
Doença dermatológica crônica relativamente comum. 
Alguns relatos de infecção por hepatite C associada a liquen plano bucal são descritos. 
Relação de estresse ou ansiedade
Adultos de meia idade, mulheres mais afetadas
Papulas poligonais, purpuras e pruriginosas, o exame revela linhas brancas finas (estrias de Wickham). Outros locais de envolvimento incluem a glande do pênis, mucosa vulvar e as unhas. 
RETICULAR: mais comum que a forma erosiva. Não causa sintomas, e envolver região posterior da mucosa jugal bilateralmente. Possui linhas branca entrelaçadas, lesões brancas apresentam-se como pápulas. Lesões não estáticas que melhoram ou pioram em semanas ou meses. Na língua apresenta-se como placas ceratoticas como atrofia das papilas. 
EROSIVO: Lesões sintomáticas. Áreas eritematosas, atróficas, com graus variáveis de ulceração central. A periferias das regiões atróficas geralmente é circundada por finas estria branca irradiadas. Na mucosa gengival se dá o nome de gengivite descamativa. 
Se o componente erosivo for grave, pode ocorrer separação entre o epitélio e o tecido conjuntivo subjacente, resultando na apresentação relativamente rara do liquen plano bolhoso. 
TRATAMENTO: não produz sintomas e nenhum tratamento é necessário. Ocasionalmente os pacientes podem ter uma candidose sobreposta, nesse caso queixam-se de uma ardência na mucosa. No erosivo geralmente corticoides tópicos (fluocinonida, betametasona) são recomendados, com aplicação diária nas áreas mais sintomáticas induzindo a cicatrização dentro de 1 a 2 semanas.

Outros materiais