Buscar

analises clinicas pesquisas

Prévia do material em texto

Esquema de tubos e variáveis no processo de coleta
Sistema usando nos tubos para coleta de sangue:
tampa vermelha: também chamado de tubo seco , usado para sorologia, não contém anticoagulantes, mas pode conter gel separador e partículas de sílica que aumentam a superfície de contato. Tubo geralmente usado para dosagens bioquímicas para obtenção de plasma.
tampa azul: usado para realização de coagulograma, possui citrato trissódico 3,2 a 3,8%, sendo uam parte de citrato para nove parte de amostra. Tubo utilizado para realizar exames de tempo de atividade da protrombina, tempo de tromboplastina e antitrombina III
tampa verde: usado para a obtenção de plasma, geralmente contém heparina sódica, lítica ou amônica, sendo usado para vários parâmetros. Um erro muito comum quando se pretente avaliar a taxa de sódio em um paciente é usar o tubo de heparina sódia. Isto super estima o valor de sódio do paciente, de modo que ao fazer esse tipo de dosagem, evitar o uso da heparina sódica e optar por um outro anticoagulante para naõ dar interferência nos exames.
tampa roxa: usado para exames hematológicos e pode conter EDTA-K2, EDTA-K3 ou EDTA 8%. Destinado a exames de hematologia, contagem de plaqueta, eletroforese de hemoglobina entre outros.
tampa cinza: último tudo a ser usado, contém oxalato de potássio, estabilizador, ou fluoreto de sódio, EDTA, usando para teste de tolerância da glicose, prova de sobrecarga de lactose, teste de tolerância da insulina.
Tubos para coleta de sangue
 
 
Os tubos para coleta de sangue podem ser de diversos tipos, contendo diferentes características, para viabilizar um processo pré-analítico adequado e eficiente dentro de um laboratório.
Além disso, os tubos podem ser: a vácuo ou não, de plástico ou vidro, de volumes variados conforme os pacientes (neonatos, pediátricos, adultos e idosos), secos e heparenizados, com ou sem anticoagulantes, com ativadores de coágulos, com medicamentos específicos ou apenas um tubo de ensaio simples, que pode ser utilizado para manipulação e uso.
A diferença entre os tubos de coleta de sangue a vácuo, de vidro e de plástico, é apenas a matéria-prima, apesar de o vidro ter risco de quebra durante o manuseio e o transporte; mas aplicando um protocolo de cuidado adequado e seguro, não há motivos para o laboratório não usar vidro. Salientamos também que ambos NÃO indicam reprocessamento e o descarte deve ser imediato após o uso.
Referências Bibliográficas: Manual de Coleta de Sangue – SBPC, 2015

Continue navegando