Buscar

Socialismo, Capitalismo e Democracia

Prévia do material em texto

Socialismo/ Capitalismo e Democracia.
O socialismo e o capitalismo, são dois conhecidos sistemas político- econômicos, que são opostos. O socialismo propõe a apropriação pública dos meios de produção e a supressão das diferenças entre as classes sociais, este sugere uma reforma gradual da sociedade capitalista.
O socialismo encoraja a luta proletária que tinha como objetivo, uma sociedade sem classes sociais, o socialismo inspirado nas idéias de Karl Marx, vem disfarçado como um sistema econômico, mas quando os socialistas assumem o poder em determinada sociedade, eles começam a expandir a intervenção dos estados, nas liberdades não só econômicas, mas também comportamentais das pessoas.
Karl Marx, na sua filosofia imaginou que um dia poderia existir uma sociedade sem classes sociais, onde todos teriam as mesmas oportunidades e haveria uma igual distribuição dos bens e riquezas, produzidas pela mesma, ou seja, o oposto do capitalismo. Mas o ser humano, por sua vez usufrui de um instinto totalmente competitivo, assim uma sociedade socialista vai ao encontro de sua própria natureza, se moldando através do socialismo para chegar ao comunismo. O socialismo nada mais é do que uma etapa para chegar ao comunismo, com um governo muito autoritário que tem por objetivo, moldar uma sociedade a suas regras. O comunismo apresenta uma falsa igualdade, sendo que na prática deixa todo mundo pobre e o poder fica somente com o líder.
Ao contrário disso, o capitalismo tem como objetivo o aumento de rendimentos e a obtenção de lucros, porém a concentração e a distribuição dos rendimentos capitalistas, dependem muito das condições particulares de cada sociedade.
Um sistema econômico baseado na propriedade privada, acumulação de capital e o trabalho assalariado. Em uma economia de mercado capitalista a tomada de decisão e o investimento são determinados, pelos proprietários dos fatores de produção nos mercados financeiros, enquanto os preços e a distribuição de bens, são principalmente determinados pela coerência no mercado.
O capitalismo foi criticado por estabelecer o poder nas mãos de uma classe minoritária, que existe através da exploração de uma classe majoritária, por priorizar o lucro sobre o bem social, os recursos naturais e o meio ambiente e também por ser um motor de desigualdades e instabilidade econômica.
A relação entre democracia e capitalismo é uma área controversa na teoria de movimentos políticos populares.
A ideia da democracia surgiu nos últimos anos do século XX, aliada há crises políticas do sistema econômico da época. A democracia é um modelo de exercício do poder onde a população participa ativamente na tomada das principais decisões políticas. Mas como ouvir toda uma população de modo justo e igualitário? Por isso foi criado os plebiscitos, as audiências públicas o voto, mas e essa sociedade foi capacitada ou doutrinada para escolher entre o certo? Entre essa luta de poder que é nossa sociedade atual, onde o povo que seria a maioria, se posiciona?
Os três sistemas políticos têm seus erros e acertos, cada um contribuiu de sua forma para chegarmos a sociedade atual, então porque não fazer um sistema baseado nesses três sistemas existentes, o socialismo, o capitalismo e a democracia, tirando de cada um, pontos positivos que possam ser usados em comum em prol de uma sociedade mais justa.
Por sua vez nossos governantes, aqueles escolhidos pela democracia, pelo voto do povo, deveriam governar em prol do povo, do seu desenvolvimento, assim teríamos uma sociedade com mais incentivos aos produtores, que por sua vez poderia utilizar uma estrutura capitalista, tendo assim mais lucros e um proletariado com mínimas distinções econômicas e de classes sociais, com mais investimentos em educação como defende o socialismo, com mais programas de incentivo a esse proletariado, só assim os cidadãos se tornaram cultos, elegendo pessoas responsáveis e dinâmicas que governem junto com o povo e não para sua riqueza pessoal.
O padre em seu vídeo, faz um alerta para a sociedade, usando seu prestígio de padre como na idade média onde a igreja participava das decisões políticas em prol da sociedade da época, para chamar os fiéis a pensar sobre o momento econômico que vivemos, chamar a atenção das pessoas a abrir seus olhos, sobre as pessoas que colocamos para dirigir nosso país, explicando como é estes dois sistemas econômicos e em que eles podem se transformar. Quem sabe estes vídeos, não são uma forma da igreja voltar a ter o poder político nas mãos, doutrinando a sociedade a agir da forma que queiram, produzindo fiéis que defendam os dizeres do padre, seus embasamentos teóricos seguem a linha de raciocínio de Karl Marx e Friedrich Engels, dentre outros que defendem o capitalismo como Adam Smith.

Continue navegando