Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL relatorio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA ESTADUAL FREI ROGATO
CURSO NORMAL NIVEL MÉDIO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
VANUSA MARTINS DA COSTA
 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ARAÇUAÍ
2014
EVENTOS EDUCACIONAIS
 
 1º encontro de corais do vale do Jequitinhonha
Ocorreram atrasos dos corais na apresentação, pois eles estavam se estalando no palco, mais tudo ocorreu bem, Um público considerável se emocionou e prestigiou o encontro que certamente já entrou para a história do Festivale. Autoridades da região fizeram parte da mesa de honra: o Prefeito de Araçuaí Armando Jardim Paixão, o Prefeito de Virgem da Lapa Harley Lopes. Após as apresentações o Prefeito Armando Jardim Paixão, ressaltou mais uma vez, a importância da prevenção como forma de evitar uma epidemia de Leishmaniose na região. O evento teve inicio as 20:00 até 23h00min.
Apresentaram os seguintes corais:
coral nós de minas (Coronel Murta)
coral ribeirão de areia (Jenipapo de Minas)
coral flor da terra (Francisco Badaró)
coral flor de lis (Itinga)
coral vozes de alagadiço (Coronel Murta)
coral bem ti vi (Virgem da Lapa)
coral vozes do Jequitinhonha (Jequitinhonha)
 
4° Sarau cultural no SENAI, 16/05/14 em Araçuaí.
 Foi uma noite ótima com varias apresentações cultural como: teatro, poesia, dança e apresentações de corais, a homenagem foi para Sebastião Viera dos santos, pelo seu nobre trabalho desenvolvido em Araçuaí desde 1997, com a coleta de materiais recicláveis. 
 Passaram em um telão a historia da indústria mineira e da FIEMG, a turma do SENAI e PRONATEC fizeram uma homenagem as mães e uma ex-aluna cantou uma linda música. Logo após foi a vez do Coral Meninos de Araçuaí, que se integram de 07 a 16 anos eles cantaram e sapatearão, o próximo foi o Diretor Paulo do SENAI de Belo Horizonte recitando uma poesia, e em seguida as alunas do SENAI, Jessica Tauane e Aline Pinheiro apresentaram uma dança de rua, teve também uma paródia poética apresentada por dois alunos do IFNMG, em seguida o público ficou pasmo com a dança Afro do João Morais, logo após um pouco de descontração e muita risada com Mansur Japur e José Pereira, também contamos com a apresentação dos Tamborzeiros do Rosário, permaneci das 20:00 às 22:00.
 
 
VANUSA MARTINS DA COSTA
 
ESTÁGIO SUPEVISIONADO I
 Trabalho individual 1° período do curso nível médio
Professora de educação infantil da educação infantil
 Da Escola Frei Rogato.
 Disciplina: Prática de Formação
 Estágio supervisionado I
 Professora: Saionara Tanure
ARAÇUAÍ
2014
 
INTRODUÇÃO
O estágio foi realizado no período de 01/09/2014 a 15/09/2014
De 13h00min ás 17h00min da tarde, na Escola Municipal Brincando e Aprendendo II localizada AV: Mato Grosso do Sul S/N° em Araçuaí, estado de Minas Gerais.
 O presente estágio teve como finalidade a observação da instituição na busca de compreender a função e o trabalho do professor a relação que o mesmo estabelece com os professores, pais, alunos, reflexão e realidade da escola, entrevista com o professor, observação dos trabalhos da gestão escola.
 Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos nos diferentes ambientes entre uma sala e outra onde se realiza o estágio. Contém a descrição de como podemos aprender, a exercer a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.
 O estágio é como uma janela do futuro através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver.
 O estágio supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre o mundo acadêmico se profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de observar a prática docente e o cotidiano escolar na instituição de educação infantil, realizando leituras e análises pertinentes ao contexto observado.
 A realização de estágio é incentivada como forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação profissional.
 Serão relatados alguns aspectos relevantes sobre a descrição dos ambientes existentes na instituição. 
ENTREVISTA COM DISCENTE
Evely Lima dos santos, com 05(cinco) anos de idade e estuda no período vespertino, ela adora ir para escola para poder brincar e encontrar os coleguinhas. E também aprendeu a desenhar e escrever seu nome, a atividade que mais gosta de praticar na escola é colorir porque acha muito legal, adora brincar de roda, roda, a brincadeira preferida é guarda anelzinho e sempre brinca junto aos colegas.
 As brincadeiras ajudam a prender pois ela fica mais interessada. Mudaria o parquinho porque acha a cor muito feia e pintaria todo de Rosa .
 
 
Conclusão
Fazendo uma analise do meu estagio, conclui que a Educação Infantil é uma base muito importante na vida da criança, e as reformas políticas educacionais que vem dando esse devido valor aos primeiros anos da criança tem sido favorável tanto para a escola como para a sociedade. Sendo agora de responsabilidade municipal as creche estão mais valorizadas, não sendo mais vista apenas como um deposito de crianças, pode notar essa diferença que há agora, foram incluídos conteúdos tem mais demanda da parte dos professores, e a sociedade tem buscado cada vez mais dos órgãos responsáveis essa transformação que esta ocorrendo nesse novo método de ensino.
Conclui que depende muito de nos, essa transformação, buscando enriquecer nossos conhecimentos através dessa experiência nos colocando dentro desses problemas que envolvem tanto o ambiente escolar com a sociedade em geral, a criança necessita dessa atenção, pois esses primeiros anos já incluídos nesse ambiente escolar dão um suporte a elas para continuar prosseguindo onde tenho que desenvolver minhas, idéias minhas vontades ,tenho que rever muitas coisas que pode ver e não concordei, e sempre dar meu melhor de mim.
INCLUSÃO SOCIAL
No dia 31 de agosto, o SENAI realizou o dia V,dia do voluntário vários profissionais foram responsáveis pelo o evento. Teve aferição de pressão arterial que foi a mais procurada, espaço lúdico infantil com pula- pula, sala de jogos virtuais, ginástica aeróbica com o fisioterapeuta Guilherme Oliveira,e equipe odontológica da prefeitura municipal, atendimento da equipe técnica de enfermagem do IFET, curso de criação de aplicativos para celulares e criação de Sites dentre outros. O evento teve inicio ás 8:00 e encerrou ás 11:00.
O DIA V começou há 13 anos, com o intuito de convidar empresas e sociedade para um dia de ação voluntária, com o objetivo de sensibilizar para a prática da responsabilidade social. Os voluntários são amigos, familiares, lideranças comunitários e demais interessados em apoiar causas sociais. 
Luta Antimanicomial
 O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio, foi antecipado para o dia 16. Para marcar a data foi realizada uma caminhada que contou com a participação de usuários do serviço e familiares, alunos da APAE e da rede estadual e particular de ensino e representantes da sociedade civil organizada.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Araçuaí através do CAPS II, CAPS AD II e Secretaria Municipal de Saúde e foi um dos eventos
da Rua dos Direitos humanos que visa à integração e a mobilização para o enfretamento da violência sexual de crianças e adolescentes, da violência contra a mulher e pelo fortalecimento da luta antimanicomial.
A caminhada começou por volta das 8h:30, saindo da Praça do Fórum em direção a Praça do Mercado. Durante o percurso muita animação, faixas e cartazes com frases sobre o tema para conscientizar a população sobre a Luta Antimanicomial. 
Em frente ao prédio antigo da Prefeitura foi realizada uma apresentação teatral do grupo TRANSFORME do Colégio Nazareth sobre o tema. Na praça da Matriz outra parada para a apresentação de um esquete teatral do grupo Icaros do Vale, também, com a temática do evento. 
Na praça do Mercado outra parada, na oportunidade a Vice Prefeita e a Secretaria Municipal de Saúde, Maria Loredo ( Zuzu)  falaram da importância do tratamento das pessoas com sofrimento mental em liberdade e parabenizaram os organizadores e participantes pela caminhada. Em seguida todos se dirigiram ainda em caminhada rumo ao Planalto Tênis Club onde se juntou ao IV Fórum da Mulher do Jequitinhonha. E teve até o lanche para os participantes do evento,participei até às 17:00 horas da tarde.
Ficha de Avaliação Final do Estágio Supervisionado I
 Vanusa Martins da Costa estagiei na Escola Municipal Brincando e Aprendendo II, a Diretora é Maria Rosilei dos Santos Ornelas, pedagoga Adriana Aparecida Santos Rocha, e professora Jovelina Duarte Cardoso Souza.
 Estagiei no período da tarde, foi de extrema importância para mim o grande trabalho realizado na instituição, os alunos tiveram um bom desempenho nas atividades realizadas, na interação com os alunos e professores aprendi como agir com as crianças e com tudo pegar a explicação da professora, que transmite conhecimento aos alunos.
 As metas atingidas foram participação de toda atividade realizada pelo aluno em situações como: correção de exercícios auxilia de duvidas e acompanhamento. 
 As metas que não foram alcançadas foram por não estar completamente com abundância no local, por motivos de serviço, total correria. 
 A sugestão que dou para os problemas é dar limites às crianças e iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida, começando então a combater a indisciplina. Fiquei muito satisfeita com meu desempenho, nem imaginava ser tão competente nessa área, me classifico com a nota 8 porque no próximo estagio vou estar mais e mais preparada.
 Nos dias atuais o que me chama atenção é que nossas crianças se apresentam hiperativas, com linguagem agressiva, rebeldes, sem educação e indisciplinadas. Os professores de hoje se sentem preocupados com essa realidade, pois estes fatores terminam influenciando no processo ensino-aprendizagem e até mesmo na formação cidadã dos alunos.
 
 Escola APAE 
 Estive no dia 26/09 na escola Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, é uma escola de ensino especial e entidade mantenedora.
 A instituição inicia suas atividades com a pré-escola, buscando atender alunos portadores de necessidades especiais. Ajudei em tudo que estava em meu alcance, prestei a colaboração com a higiene dos mesmos, cortando unhas e etc. As salas são bem amplas, até mesmo porque eles necessitam de espaços, pois alguns utilizam cadeiras de rodas.
 As crianças são super. Carinhosas, e adoram atenção, acho que a inclusão social é importante em todas as épocas das nossas vidas e levar um pouco de amor, para um ser inocente.
 Estive na instituição das 7:00 da manhã às 11:00 da manhã.
Ação Social
No dia 15/09/2014 contribui aos mais necessitados e ao acesso a serviços que pode trazer, boas energias na minha vida, onde pode passar um bom tempo com pessoas que necessitam de amor e carinho, ajudei um pouco em cada atividade do dia a dia. Cheguei na instituição às 8:00 e tive esse prestigio até as 16:00 horas da tarde e em cada olhar pude ver um ser de luz, brincando com as crianças pode observar, a necessidade de afeição e a carência de atenção, com os idosos que não me deixavam sair de perto deles, amei passar o dia com eles.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais