Buscar

Gestão e Legislação Ambiental EX A6 201402311061 V3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCE1800_EX_A6_201402311061_V3 
	11/04/2018 15:16:48 (Finalizada)
	Aluno(a): MARCELO LIMA DUARTE
	2018.1 - F
	Disciplina: CCE1800 - GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL 
	201402311061
	 
	Ref.: 201402958144
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual nome do instrumento ambiental que estuda de forma ampla, a identificação e classificação de impactos, predição de efeitos, pesquisa de campo, análises laboratoriais, valoração monetária dos recursos ambientais, avaliação de alternativas, entre outros trabalhos?
		
	
	AIA (Avaliação de Impacto Ambiental)
	
	Conselho Ambiental
	 
	EIA (Estudo de Impacto Ambiental)
	
	RIMA (Relatório de Impacto do Meio Ambiente)
	
	Instituto Ambiental
	
	 
	Ref.: 201402395235
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como:
		
	
	remediação
	
	atividades que competem a ISO 9000
	
	evento obrigatório para a sobrevivência do homem na Terra
	
	Resultantes da exclusiva atividade da indústria de petróleo no mundo
	 
	impacto ambiental
	
	 
	Ref.: 201402607015
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O uso de indicadores como instrumentos para a gestão e para a tomada de decisões políticas é uma prática habitual em setores como o da economia, da sociologia, da educação, etc. A história do desenvolvimento de indicadores ambientais teve início oficial na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Natural e Desenvolvimento, quando se produziu um consenso geral a respeito da necessidade de avançar para a implementação de um desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém um indicador ambiental:
		
	
	Poluição Sonora
	
	Termo de Ajustamento de Conduta
	 
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	Impacto Ambiental
	
	Resíduos Sólidos
	
	 
	Ref.: 201402607017
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Estudos de impacto ambiental podem ser efetuados a qualquer momento, antes de realizar ações e depois que tais ações foram realizadas, ou seja, para produtos, atividades e empreendimentos existentes e propostos. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO contém uma característica dos Estudos de Impactos Ambientais:
		
	
	O EIA deve ser entendido como uma etapa integrante do próprio projeto de obra ou de atividade potencialmente causadora de degradações significativas do meio ambiente.
	
	O EIA objetiva dar ciência antecipadamente das agressões ao meio ambiente físico, biótico e social decorrentes da implantação de certos tipos de empreendimentos e atividades.
	
	O EIA deve ser um processo formal, tanto para quem o faz, o empreendedor, quanto para o poder público que o exige e toma decisões baseadas em seus resultados.
	 
	O EIA traz a síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de influência do projeto.
	
	O EIA faz parte do processo de implantação e operação de um SGA e das auditorias ambientais pertinentes.
	
	 
	Ref.: 201403022664
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual o nome do documento que deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão, sendo acessível ao público e com cópias à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas?
		
	
	RAP (Relatório Ambiental Preliminar )
	 
	RIMA (Relatório de Impacto Ambiental)
	
	EIA (Estudo de Impacto Ambiental)
	
	AIA (Análise de Impacto Ambiental)
	
	EPIA (O estudo prévio de impacto ambiental )
	
	 
	Ref.: 201402575919
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Resolução 01/1986 do Conama diferencia o EIA do RIMA, conforme tradição já consagrada no mundo todo. Pode-se afirmar que o RIMA é um instrumento que:
		
	
	Expressa um estudo superficial sobre as agressões ao meio ambiente físico, biótico e social decorrentes da implantação de certos tipos de empreendimentos e atividades
	
	Expressa um estudo muito reduzido, e por isso necessita da contribuição de diversos peritos, técnicos e científicos, cujo objetivo é fornecer informações valiosas no processo decisório
	
	É constituído por um conjunto de documentos, estudos superficiais e respectivos Relatórios de Impacto Ambiental, com o objetivo de assegurar o exame sistemático e prévio dos impactos ambientais de uma determinada proposta e de suas alternativas, de cujos resultados, tornados públicos, depende a decisão sobre a proposta
	 
	Expressa todo o trabalho ambiental de modo conclusivo, trazendo uma avaliação valorativa que identifica se o projeto é ou não nocivo ao meio ambiente e em que grau. Contém medidas mitigadoras dos impactos negativos, programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos e recomendações quanto às alternativas mais favoráveis
	
	Expressa um estudo específico inicial, envolvendo identificação e classificação de impactos, predição de efeitos, pesquisa de campo, análises laboratoriais, valoração monetária dos recursos ambientais, avaliação de alternativas, entre outros trabalhos
	
	 
	Ref.: 201402607018
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo a resolução 001/86 do CONAMA, ¿qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais ¿ é o conceito de:
		
	
	Degradação Ambiental
	
	Meio Ambiente
	
	Gestão Ambiental
	 
	Impacto Ambiental
	
	Poluição
	
	 
	Ref.: 201402428370
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.