Buscar

Psicologia do desenvolvimento da aprendizagem AV2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0241_AV_201308240431 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	TAISA VLIESE DE LEMOS
	Turma: 9022/AD
	Nota da Prova:  Nota de Partic.: 2        Data: 06/06/2014 16:20:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201308399299)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que o genótipo é o conjunto de genes de um organismo e que estão presentes em todas as células somáticas. São responsáveis pela transmissão de informações dos genitores para a sua prole. Nos seres humanos, há alguns comportamentos e características que são herdados geneticamente e acabam por alimentar uma crença de que a herança genética é decisiva na definição de padrões comportamentais e cognitivos. O documentário sobre Victor de Aveyron, dirigido por François Truffaut, traz uma reflexão sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Analise como a concepção interacionista compreende a influência da hereditariedade e a cultura no desenvolvimento humano, marcando a resposta correta.
		
	
	Na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	 
	A concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro.
	 
	O desenvolvimento humano é uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, dessa forma, só ocorrerá um bom desenvolvimento se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	Os fatores maturacionais não apresentam qualquer relevância para a concepção interacionista de desenvolvimento, pois toda a aprendizagem ocorre apenas com os estímulos e modelagens de comportamento que ocorrem no ambiente social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308294783)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com relação à memória, alguns pesquisadores acreditam que sessões de recordações naturais fazem parte da experiência diária de todos os bebês, pois os mesmos acontecimentos ocorrem de maneira semelhante dia após dia e os bebês demonstram reconhecer estímulos habituais. Os pesquisadores também perceberam que as recordações logo são esquecidas, pois em um breve período os bebês esquecem. Então, pensando nessas afirmativas, podemos assegurar que a memória em bebês...
		
	 
	é um acontecimento que se assemelha à memorização.
	
	é um processo ativo e cognitivo pelo qual o indivíduo interage sempre da mesma forma.
	 
	é o processamento mental das informações que são recebidas dos órgãos sensoriais.
	
	é um fenômeno automático que todos, em toda parte, sentem da mesma maneira.
	
	o ambiente não irá oferecer o potencial para ser percebido.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308295181)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carl Rogers inaugurou uma nova perspectiva de pensar a educação ao criar uma abordagem humanista. Nela, o conceito de empatia é chave para o sucesso das interações entre professores e alunos. Marque a alternativa em que há no episódio uma situação de empatia do professor para com os alunos.
		
	
	O professor de matemática sabia que parte da turma estava de recuperação e esses alunos se mostravam muito preocupados com a prova. Para descontraí-los, o professor chegou na sala, não cumprimentou os alunos, revistou todas as carteiras para procurar cola e demorou a entregar a prova.
	
	O professor ficou bastante irritado, pois toda a turma estava agitada e se recusava a fazer a prova de português. Como punição, deu nota zero para todos e deixou toda a turma em recuperação.
	
	Uma professora de literatura passou um livro clássico para ser lido e avaliado na prova bimestral. O resultado das avaliações foi péssimo, sem falar no número de alunos que "colaram" do livro. A professora chamou a turma de preguiçosa por não ter lido o livro.
	
	A professora da educação infantil estava bastante fatigada neste dia e deixou as crianças brincarem livremente por toda a manhã. Para ela, o seu cansaço ia interferir na qualidade da atividade programada para aquele dia.
	 
	Ao chegar à sala de aula e perceber que os alunos estavam agitados, o professor observou seus comportamentos e parou para conversar. Descobriu que um dos alunos da turma tinha se acidentado e os demais não tinham condição de fazer a prova. A prova foi remarcada para outro dia.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308295380)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Paula é a primeira filha de um casal. Ela está com 10 meses e está fisicamente perfeita. A mãe, entretanto, surpreende-se ao vê-la levar objetos na boca todo o tempo, para morder ou lamber. Paula quer tudo que consegue alcançar. A mãe, preocupada, procura informações com a vizinha professora. Segundo Piaget, esta criança encontra-se em um estágio do desenvolvimento cognitivo onde este movimento é esperado, pois as crianças utilizam as habilidades com as quais já nasceram, primordialmente a de sugar e de agarrar. Este estágio é denominado:
		
	
	operatório concreto
	
	pré-intelectivo
	 
	sensório-motor
	 
	operatório formal
	
	pré-operatório
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308295372)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O apego, ou vínculo emocional, é formado nos seres humanos ao longo de muitas horas de interação, durante as quais os bebês e os pais constroem uma estreita relação. Como consequência do apego inseguro, desenvolvido através de relações onde os bebês nem sempre têm suas necessidades satisfeitas, temos crianças cujos comportamentos se apresentam:
		
	 
	confiantes na sua autonomia e capacidade.
	
	com vínculos fortes em relação a seus pais.
	
	confiantes em outras pessoas e em si mesmos.
	
	mais sociáveis e mais positivas em seu comportamento em relação aos outros.
	 
	medrosas e ansiosas com relação à sua própria segurança.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308294803)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A adolescência é o período de transição da infância para a idade adulta. Provavelmente é o período mais desafiador e apresenta muitas mudanças biossociais. Com relação à adolescência, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	Nenhum período do desenvolvimento se caracteriza por mudanças biológicas tão multifacetadas e tão instigantes.
	 
	Problemas sérios, nesse período, geralmente são causados por questões biológicas, que estão no indivíduo, mas só aparecem nesse período.
	
	A maioria dos adolescentes é por natureza inovador, idealista, desafiador de riscos, aberto a novos padrões.
	
	É uma fase a qual o adolescente deseja ter autonomia e libertar-se das regras que são impostas pela família.
	
	Nessa fase, os adolescentes, que se envolvem em atividades sexuais precoces, enfrentam um risco adicional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308435692)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A doença de Alzheimer é uma degeneração primária do sistema nervoso central, em que, por causas desconhecidas, há uma progressiva perda da memória para fatos recentes e depois em outras regiões do cérebro. Deste modo a pessoa começa esquecendo fatos recentes, depois passa a ter dificuldade de planejamento, por exemplo, para manter a casa abastecida ou preparar-se para uma viagem. Aqui é possível perceber uma diferença fundamental entre as alterações da memória do envelhecimento normal e doença de Alzheimer, no sentido de que nesta as alterações vão além da memória. Também já no início da doença podem acontecer alterações do comportamento, como depressão, apatia e tendência a isolar-se socialmente. Estes sintomas progridem, aparecem outros e o efeito final é uma progressiva dependênciapara as atividades do dia-a-dia. Destacamos importantes características de uma doença séria que afeta milhares de pessoas no mundo e que precisa de tratamento adequado para diminuir seus impactos sobre a qualidade de vida dos adultos e idosos. Nas Universidades para a Terceira Idade há um bom trabalho para incentivar a autonomia do idoso, bem como para continuar estimulando a sua função executiva e as memórias relacionadas aos fatos diários, as mais esquecidas de acordo com o relato acima. Das atividades abaixo, qual delas contempla os dois objetivos juntos: estimular as funções executivas e as a consolidação das memórias recentes.
		
	
	Incentivar o idoso a jogar palavras cruzadas que é bom para a memória e resgate de vocabulário.
	
	Incentivar o idoso a anotar tudo o que fez durante o dia num caderno para ser consultado caso ele se esqueça de algum fato importante.
	 
	Planejar um passeio, sua organização, formular listas e depois do ocorrido, relatar como foi fazendo uma cronologia dos fatos e relacionando fotos aos eventos.
	
	Ajudar ao idoso em sua organização cotidiana oferecendo um menu de atividades que ele deve cumprir diariamente para não se esquecer das mesmas.
	 
	Fazer o idoso decorar as poesias e declamá-las semanalmente para treinar a capacidade de retenção da informação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308295397)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Há uma particularidade na concepção de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento humano. Em sua teoria, o autor considera os bebês como biologicamente sociais. Qual das alternativas abaixo explica essa premissa de Vygotsky?
		
	
	Ao nascer, o bebê apresenta instintos que caracterizam seu comportamento humano, como andar, falar e escrever. Todos esses comportamentos estão previstos geneticamente e são típicos apenas dos seres humanos.
	 
	Ao nascer, o bebê apresenta estruturas orgânicas imaturas e necessita da ação cultural para constituir a sua subjetividade e tornar-se como os demais homens da espécie.
	
	A essência humana é resultado de elementos orgânicos e espirituais, que são construídos principalmente no momento em que esse bebê inicia a linguagem escrita.
	
	A subjetividade humana é construída apenas no momento de entrada na escola, quando a criança vivencia as interações mais qualificadas da socialização secundária.
	 
	No ato do nascimento, o bebê já traz consigo toda uma predisposição para a maturação neurológica; neste sentido, independente de qualquer interação social que vivencie ou não, o bebê se tornará um sujeito de sua cultura.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308313834)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Carla é uma professora da rede municipal de Macaé, município da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro, onde está sendo construído um importante polo petroquímico. Ao trabalhar sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente como um dos conteúdos curriculares, Carla preferiu levar os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental para conhecerem a proposta de uma empresa que ganhou vários prêmios pela qualidade da exploração dos seus recursos naturais sem prejudicar a natureza ou trazer impactos negativos ao meio ambiente. Para que a aprendizagem dos alunos de Carla seja realmente significativa, qual elemento precisa ser resgatado com os alunos durante o processo de aprendizagem?
		
	
Resposta: Demonstrar que eles são realmente capazes de aprender. É importante que os alunos sejam desafiados e estimulados pela busca do conhecimento, com práticas diferentes no dia-a dia. fazer o aluno entender que sala de aula não é um tormento e que se ele se interessar realmente pelos estudos poderá ser alguém de sucesso na vida.
	
Gabarito: Toda aprendizagem significativa deve ser iniciada com os conhecimentos prévios que os alunos já têm sobre o tema e a partir dele, trazer novos conhecimentos científicos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308505802)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As professoras Ana começou a trabalhar com uma turma de uma escola situada numa comunidade de baixa renda. Seus alunos apresentam distorção idade/série e, nos anos anteriores, tiveram baixo rendimento acadêmico. Após algum tempo era evidente o progresso dos alunos de Ana, constantemente estimulados pela professora, que organizava seu planejamento didático em torno das atividades preferidas pelos alunos, das atividades em cooperação e de suas potencialidades, pois acreditava que os alunos deveriam ser desafiados para construírem esquemas cada vez mais complexos de conhecimento. Qual o conceito de Piaget que Ana adotou para elaborar seu planejamento e melhorar o rendimento da turma:
		
	
Resposta: Que o conhecimento nasce com a pessoa e tem que ser aprimorado a cada dia com estimulos, criatividade, demonstrando de que são capazes de aprender bastando serem interessados.
	
Gabarito: Conceito de Desequilíbrio

Continue navegando