Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

201609243097
	1a Questão 
	
	
	
	Complete o texto abaixo, de modo a tornar a afirmação correta Nos termos da IN n. 01/2001/SFC/MF, a__________ _____________ consiste em uma atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados 
	
	Auditoria Contábil
	
	Auditoria Operacional
	
	Auditoria Especial 
	
	Auditoria de Acompanhamento da Gestão 
	
	Auditoria de Gestão 
	
	Ref.: 201609243731
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta. 
	
	No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente de pelo menos quatro anos, a partir da data do relatório do auditor independente ou, se superior, da data do relatório do auditor independente do grupo. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.
	
	Pelo menos uma vez a cada seis meses, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes. 
	
	Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
	
	Pessoa externa qualificada é uma pessoa de dentro da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho. 
	
	Recomenda-se, com vistas à manutenção da qualidade (independência), que seja efetuado o rodízio do sócio do trabalho após o período de três anos. 
	
	Ref.: 201609243315
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A auditoria que só ocorre em situações extraordinárias e que, em alguns casos, pode ser solicitada pelo presidente da república, ou ainda ministros, prefeitos ou outras autoridades, é conhecida como:
	
	Especial 
	
	Processual 
	
	Judicial 
	
	Investigativa 
	
	Pericial 
	Ref.: 201609243708
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Principal finalidade de uma auditoria contábil é:
	
	Elaboração de demonstrativos contábeis
	
	Elaboração e avaliação dos registros contábeis
	
	Confirmação dos registros e demonstrações contábeis
	
	Apuração correta do lucro do exercício
	
	Conferência física dos elementos do ativo
	
	Ref.: 201609243760
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e do- cumentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto é auditoria:
	
	Especial.
	
	de Acompanhamento da Gestão.
	
	Operacional.
	
	Contábil.
	
	de Avaliação da Gestão.
	
	Ref.: 201609243592
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	(FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judiciário ¿ Contabilidade) É correto afirmar com relação aos objetivos da auditoria interna que:
	
	ela pode ser responsável por revisar a economia, eficiência e eficácia das atividades operacionais, incluindo as atividades não financeiras de uma entidade. 
	
	os objetivos não variam e independente do tamanho da empresa ou do quadro funcional devem cobrir totalmente as atividades.
	
	é totalmente responsável pela gestão de riscos, garantindo à gestão e governança da empresa a mitigação ou eliminação dos mesmos.
	
	suas atribuições com relação ao cumprimento de leis e normas limitam-se a aquelas pertinentes a área contábil e financeira, ficando as demais normas e leis sob responsabilidade das áreas específicas.
	
	está subordinada aos órgãos de governança da empresa, sendo limitada sobre a possibilidade de avaliar as questões de ordem ética, valores e cumprimento de suas funções.
	
	Ref.: 201609243283
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	A auditoria operacional apresenta como modalidades a auditoria de desempenho e a auditoria de resultados. A respeito destas duas modalidades é correto afirmar que:
	
	A auditoria de resultado tem como abordagens principais a análise da estratégia operacional, da gestão organizacional e da gestão operacional. 
	
	A auditoria de resultado tem o foco principal na verificação de todo o processo de gestão.
	
	A auditoria de desempenho verifica os aspectos relativos aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 
	
	A auditoria de desempenho apresenta como principal objetivo apurar se as ações implementadas produziram os efeitos desejados pela administração.
	
	A auditoria de resultado verifica se as metas previstas foram cumpridas obedecendo aos princípios da administração pública
	
	Ref.: 201609243505
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Quanto às diferenças entre auditoria externa e interna, é correto afirmar:
	
	enquanto a auditoria externa deve ser realizada por contador com registro no CRC, o Conselho Federal de Contabilidade não exige o mesmo na auditoria interna. 
	
	o objetivo da auditoria externa é assistir à administração no cumprimento dos seus objetivos. 
	
	a auditoria externa é desenvolvida continuamente ao longo do tempo.
	
	o auditor externo não pode ter vínculo empregatício com a empresa.
	
	Erradicar a manipulação das demonstrações contábeis.
	Ref.: 201609243588
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Marque a afirmação incorreta (verdadeira) e correta (falsa), sobre a relação de elementos, quanto às características e diferenças básicas das auditorias internas e auditorias externas, respectivamente, abaixo elencadas. 
	
	( ) Grau de independência: menos amplo e mais amplo
	
	( ) Interessados no trabalho: a empresa e o público e a empresa 
	
	( ) Relatório principal: parecer e recomendações de controles internos 
	
	( ) Relação profissional: empregado da empresa e prestador de serviço independente 
	
	( ) Ação e objetivos: exame de processos e demonstrações contábeis
	
	Ref.: 201609243534
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Julgue as afirmativas a seguir, assinalando V, caso seja verdadeira, e F, caso seja falsa. Após, assinale a opção correta.
I - A auditoria pode ser compreendida como uma tecnologia destinada à pesquisa de fatos patrimoniais, para orientação do julgamento de questões, geralmente judiciais, para esclarecer dúvidas ou ensejar argumentos.
II - A auditoria é por natureza uma função de assessoramento, aponta independentemente uma falha no sistema, sugestiona, mas não interfere nas decisões e atos da empresa.
III - A auditoria busca, dentre outras funções, exercer as atividades de planejamento, organização, comando, coordenação e de controle das entidades econômico-contábeis.
IV - Depois da Revolução Industrial, a Auditoria deixa de ser uma mera ferramenta e começa a ser usada em grandes empresas.
V - Segundo se tem notícias, a atividade de auditoria é originária da Inglaterra que, como dominadora dos mares e do comércio em épocas passadas, teria iniciado a disseminação de investimentos em diversos locais e países e, por consequência, o exame dos investimentos mantidos naqueles locais.
	
	I e III são falsas.
	
	III, IV e V são verdadeiras.
	
	Somente V é verdadeira.
	
	I, II e V são verdadeiras.
	
	II, III e V são falsas.
	
	Ref.: 201609243745
		
	
	 3a QuestãoO auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor: 
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas. 
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado. 
	
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais. 
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	
	Ref.: 201609243119
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	De acordo com o art. 71 da Constituição Federal de 1988, compete ao Tribunal de Contas da União, no exercício do controle externo, realizar inspeções e auditorias de diversas naturezas. Supondo que o Tribunal de Contas realize auditoria em uma entidade pública com a finalidade de confirmar os valores apresentados nas demonstrações financeiras, ele está realizando uma auditoria 
	
	operacional. 
	
	especial. 
	
	contábil. 
	
	de acompanhamento de gestão
	
	de gestão.
	
	Ref.: 201609243204
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	A _____________ deixa de ser um simples processo de verificação de erros para ser um processo que permite a avaliação de desempenho real do ente, comparando com o que se havia esperado e fazendo sugestões de melhorias para que sejam alcançados os objetivos de melhoria continua dos processos. Que tipo de auditoria complete o espaço?
	
	Auditoria operacional
	
	Auditoria Interna
	
	Auditoria de sistemas
	
	Auditoria de programas
	
	Auditoria Contábil
	
	Ref.: 201609243573
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Analise a seguinte afirmativa: "Seu objetivo principal é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, por meio de uma emissão de uma opinião". Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de auditoria relatado pelo texto:
	
	Auditoria de Relatórios.
	
	Auditoria Tributária.
	
	Auditoria Operacional.
	
	Auditoria de Parecer.
	
	Auditoria Contábil. 
	
	Ref.: 201609243675
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	São objetivos da Auditoria, exceto:
	
	Avaliação dos controles gerenciais internos quanto à sua adequação, eficácia e eficiência 
	
	Cumprimento e aperfeiçoamento das normas aplicáveis 
	
	Aplicação de sanções legais e multas por não cumprimento de norma interna
	
	Salvaguardar o patrimônio
	
	Identificação de falhas e irregularidades no ciclo operacional 
	
	Ref.: 201609243596
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Araújo (1998), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Tem por objetivo: I. Apresentar áreas que possuem possibilidade de redução de custos ou despesas ou ainda melhoria do desempenho e aplicá-las (redução e melhorias). II. Demonstrar a confiabilidade dos sistemas administrativos, financeiros, contábeis e patrimoniais, permitindo a transparência do ente auditado perante os interessados na informação; III. Medir se está havendo o alcance de metas e objetivos, e caso contrário, o que está havendo para que isso não seja possível; Assinale a alternativa correta: 
	
	II.
	
	II e III.
	
	I.
	
	I e II.
	
	III.
	Ref.: 201609243125
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Quando uma auditoria é realizada com o objetivo de verificar se os normativos, legais ou regimentais, foram respeitados pelos atos praticados por um gestor público, o que se procura avaliar é o aspecto da 
		
	
	legalidade. 
	
	legitimidade. 
	
	publicidade. 
	
	impessoalidade. 
	
	economicidade.
	
	 
	Ref.: 201609243792
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A auditoria ganhou grande destaque mundial a partir:
		
	
	Da criação do cargo de auditor do Tesouro da Inglaterra, em 1314 
	
	Com a promulgação da lei das S.A.´s, em 1976 
	
	Das grandes navegações portuguesas e espanholas 
	
	Da criação do CFC, Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil, em 1946. 
	
	Da criação da SEC, Security and Exchange Commission, nos Estados Unidos, em 1934 
	
	 
	Ref.: 201609243507
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Uma determinada entidade está sendo investigada após denúncias de envolvimento de funcionários em esquemas de corrupção e desvios de verbas. Com isso, o conselho de administração da entidade solicitou uma auditoria para determinar se as atividades financeiras e operacionais do segmento de distribuição estão obedecendo às regras que lhe são aplicáveis. Esse tipo de auditoria solicitada pelo conselho de administração da entidade é denominado auditoria: 
		
	
	operacional.
	
	contábil;
	
	de processos
	
	especial;
	
	gestão;
	
	 
	Ref.: 201609243188
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	É um processo de avaliação de riscos e de sistemas de controles internos inerentes à atividade operacional, comparado com o esperado, o que propicia, inevitavelmente, a apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e aumentar o êxito da organização, à luz das mais modernas técnicas de execução desses serviços. Falamos de quem?
		
	
	Composição patrimonial.
	
	Auditoria operacional.
	
	Análise do estoque.
	
	Ativo e passivo.
	
	Revisão de cargos e salários.
	
	 
	Ref.: 201609243310
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	No Brasil, a evolução da auditoria está ligada à instalação de multinacionais de auditoria independente, passando pela vinda de grandes empresas internacionais que necessitavam desses serviços, fazendo com que houvesse a necessidade de auditoria. Dessa forma, foi possível notar que a evolução da Auditoria, cujo ápice ocorreu no momento de criação do/da:
		
	
	Comissão de Valores Mobiliários 
	
	Ministério da Fazenda 
	
	Conselho Federal de Contabilidade 
	
	Tesouro Régio 
	
	Banco Central do Brasil 
	
	 
	Ref.: 201609243954
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraude e erros da entidade é:
		
	
	do contador da entidade.
	
	da administração da entidade
	
	da auditoria independente da entidade.
	
	do advogado da entidade
	
	da consultoria contábil da entidade.
	
	 
	Ref.: 201609244082
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O procedimento de segregar o patrimônio da empresa avaliada do patrimônio de seus sócios está fundamentado no conceito da
		
	
	entidade
	
	relatividade
	
	materialidade
	
	identidade
	
	prudência
	
	 
	Ref.: 201609243704
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que: I. Uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em suagaveta para posterior registro, não foi lançada; II. Em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência; III. O gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema. Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente: 
		
	
	I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
	
	I. Erro; II. Erro; III. Fraude
	
	I. Erro; II. Erro; III. Erro
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Erro
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Fraude
	Ref.: 201609243161
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	O Contador, na função de Auditor Interno, classifica seus trabalhos conforme o enfoque que lhes é definido. Assim, podemos ter sua atuação em vários tipos e abrangências de trabalhos, com enfoques diferentes, podendo em algumas áreas ter a colaboração de?
		
	
	Colaboradores da concorrência.
	
	Outros profissionais especializados.
	
	Apenas de outros auditores.
	
	Parentes.
	
	Amigos próximos.
	
	 
	Ref.: 201609243330
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A Auditoria que possui, entre outros, os objetivos de identificar possíveis áreas com riscos, possibilitando aos entes a sua correção e melhoria continua e fazer recomendações para que haja a melhoria contínua dos processos e da gestão dos entes, é a:
		
	
	De Gestão
	
	Operacional
	
	Contábil
	
	De Sistemas
	
	De Programas 
	
	 
	Ref.: 201609243512
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A principal finalidade de uma auditoria contábil é: 
		
	
	Elaboração de demonstrativos contábeis. 
	
	Conferência física dos registros contábeis das contas. 
	
	Exame e confirmação da fidedignidade dos registros contábeis e correta apresentação das demonstrações contábeis. 
	
	Apuração correta do lucro do exercício. 
	
	Elaboração e avaliação dos registros contábeis. 
	
	 
	Ref.: 201609243451
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Qual é o tipo de Auditoria realizada mediante a análise de planos e diretrizes de uma determinada empresa ou entidade para medir a eficiência da adminiatração, verificando se ela está de acordo com as metas e os planos traçados.
		
	
	Auditoria Contábil 
	
	Auditoria Administrativa
	
	Auditoria de Gestão 
	
	Auditoria Operacional 
	
	Auditoria de Programas 
	
	 
	Ref.: 201609243671
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que possui o conceito de Auditoria:
		
	
	Exame analítico das operações contábeis, desde o início até o balanço. Identifica deficiências de controle interno e apresenta recomendações para melhorá-lo 
	
	Verificação do cumprimento de atividades, disposições legais, regulamentos 
	
	Exame de caráter técnico, por pessoa entendida, nomeada pelo juiz, de um fato, estado ou valor de um objeto litigioso 
	
	Ato de gerir um patrimônio. As funções da gestão são aquelas dirigidas para a provisão, conservação e emprego dos meios necessários
	
	Emissão de parecer sobre determinado assunto de sua especialidade 
	
	 
	Ref.: 201609243275
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Silva (2012), a auditoria é o processo pautado em verificações que, quando finalizado, terá a elaboração de um relatório. A respeito da classificação e dos tipos de auditoria é correto afirmar que:
		
	
	A auditoria operacional divide-se em interna e externa. 
	
	A auditoria contábil pode ocorrer nas áreas de gestão, sistemas e programas. 
	
	A auditoria pode ser dividida em Contábil e Operacional. 
	
	Quanto ao campo de atuação a auditoria classifica-se em interna e externa. 
	
	Quanto a forma de realização a auditoria pode ser classificada em governamental e privada.
	
	 
	Ref.: 201609243168
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Que tipo de auditoria tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais?
		
	
	Processual.
	
	Fiscal.
	
	Pontual.
	
	A auditoria operacional.
	
	Anual.
	
	 
	Ref.: 201609243514
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	A modalidade de auditoria que objetiva examinar fatos relevantes, de natureza incomum ou extraordinário, sendo realizada para atender determinação expressa de autoridade competente, da Administração, sócios e acionistas, entre outros, é denominada de: 
		
	
	Auditoria Operacional
	
	Auditorias Especiais
	
	Auditoria de Gestão
	
	Auditoria Contábil
	
	Auditoria de Sistemas
	Ref.: 201609243738
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Quando eventuais distorções, por fraude ou erro, afetarem as demonstrações contábeis de forma relevante, cabe ao auditor independente 
		
	
	Denunciar os responsáveis pela entidade auditada aos órgãos competentes para evitar a acusação de omissão.
	
	Demonstrar que seus exames foram conduzidos de forma a atender as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis
	
	Informar imediatamente aos meios de comunicação sobre os resultados da auditoria independente.
	
	Consultar os responsáveis pela entidade auditada sobre a conveniência de tornar públicos os resultados da auditoria.
	
	Solicitar uma segunda auditoria independente aos contratantes para confirmar os resultados apontados na primeira auditoria.
	
	 
	Ref.: 201609243705
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Qual das alternativas completa a lacuna de forma adequada. A ____________________________ compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. 
		
	
	Auditoria de qualidade
	
	Auditoria externa.
	
	Auditoria independente.
	
	Auditoria governamental.
	
	Auditoria interna.
	
	 
	Ref.: 201609243695
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O principal objetivo da Auditoria Externa é:
		
	
	Examinar o Balanço Patrimonial
	
	Verificar o objetivo de novas normas.
	
	Examinar as demonstrações contábeis e emitir seu parecer.
	
	Verificar a segregação de funções
	
	Verificar se as normas internas estão sendo seguidas pelos empregados em geral
	
	 
	Ref.: 201609243527
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	São características pertinentes à Auditoria Externa ou Independente, exceto:
		
	
	Realiza a revisão de operações e do controle interno para atender as normas de auditoria e determinar a extensão do exame das informações contábeis.
	
	Seus trabalhos são direcionados para identificar erros e fraudes relevantes nas demonstrações contábeis.
	
	Objetiva atender às necessidades e aos interesses da Administração.
	
	Objetiva atender às necessidades de terceiros interessados pela empresa auditada.
	
	É realizada por profissional liberal, sem vínculo de emprego com a entidade auditada.
	
	 
	Ref.: 201609243197
		
	
	 5a QuestãoDesenvolvemos a Auditoria Contábil de forma a fornecer que tipo de informações?
		
	
	rápidas.
	
	Objetivas, subjetivas e holísticas.
	
	pontuais, amplas e baratas.
	
	transparentes, periódicas e simples, apenas.
	
	informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades empresariais. 
	
	 
	Ref.: 201609243598
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Não pode ser considerado um fator de exigência de Auditoria:
		
	
	Evolução do mercado de capitais. 
	
	Filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras. 
	
	Planejamento tributário das entidades. 
	
	Crescimento de empresas brasileiras e necessidade de descentralização e diversificação de suas atividades econômicas. 
	
	Financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais. 
	
	 
	Ref.: 201609243893
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Em relação a possibilidade de indícios de fraude em auditoria é correto afirmar: I - A responsabilidade primária na prevenção e identificação de fraudes é do auditor independente II - A auditoria de demonstrações contábeis tem como objetivo a descoberta de fraudes III - O auditor independente deverá considerar a possibilidade de ocorrência, inclusive na fase do planejamento dos trabalhos. 
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e III 
	
	Estão corretas as afirmativas I e II 
	
	Está correta a afirmativa I 
	
	Está correta a afirmativa II 
	
	Está correta a afirmativa III 
	
	 
	Ref.: 201609243351
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Não se pode precisar a data do surgimento da auditoria, mas se sabe que essa técnica já existia mesmo antes da exploração mercantil em nosso continente. A auditoria surgiu como consequencia da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados em balanços. Em relação a auditoria marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O auditor não é responsável somente pela sua própria opinião, ele também é responsável pelas demonstrações contábeis da empresa.
	
	A auditoria verifica a eficiência dos controles internos; assegura maior correção dos registros contábeis; opina sobre a adequação das demonstrações contábeis.
	
	O auditor deve ser contador bastante competente, a fim de poder ler as demonstrações contábeis com suficiente compreensão e habilidade, para analisá-las nas diversas afirmações que contêm.
	
	A auditoria é um meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e fator de maior tranquilidade para a administração e de maior garantia para investidores, bem como para o próprio fisco.
	
	A Auditoria procura determinar se as demonstrações e respectivos registros contábeis de uma empresa ou entidade merecem ou não confiança.
	Ref.: 201609243318
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	A Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) determinou que as companhias abertas observassem as normas expedidas pela/pelo:
		
	
	Comissão de Valores Mobiliários 
	
	Conselho Federal de Contabilidade d) Comissão de Valores Mobiliários e) Instituto dos Auditores Independentes 
	
	Secretaria do Tesouro Nacional
	
	Instituto dos Auditores Independentes 
	
	Banco Central do Brasil
	
	 
	Ref.: 201609243802
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Como o auditor deve classificar as situações descritas abaixo: I. A organização auditada possui um contrato de manutenção de geradores elétricos com a Empresa X, mas, não existem equipamentos deste tipo na organização. II. O contador da organização auditada recebe, há vários anos, uma gratificação anual, após o encerramentos dos balanços da organização. III. Foram entregues várias mercadorias aos clientes, sem a devida baixa nos estoques da organização. Os valores recebidos dos clientes foram depositados normalmente na conta da organização 
		
	
	Fraude, normal e erro
	
	Erro, normal e fraude 
	
	Normal, fraude e erro 
	
	Fraude, normal e fraude 
	
	Fraude, fraude e erro 
	
	 
	Ref.: 201609243718
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O principal objetivo da Auditoria Externa é:
		
	
	Verificar se as normas internas estão sendo seguidas pelos empregados em geral.
	
	Verificar o objetivo de novas normas.
	
	Examinar o Balanço Patrimonial
	
	Examinar as demonstrações contábeis e emitir seu parecer.
	
	Verificar os controles internos dos setores operacionais. 
	
	 
	Ref.: 201609243560
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que relacione características somente da AUDITORIA INTERNA
		
	
	Duração contínua, menor grau de independência e controles internos como objeto de trabalho. 
	
	Controle interno como objeto de trabalho, duração contínua e menor volume de testes.
	
	Menor grau de independência, duração pontual e menor volume de testes.
	
	Aperfeiçoar o controle interno, emissão de uma opinião sobre as demonstrações contábeis e maior volume de testes.
	
	Duração pontual, maior volume de testes e menor grau de independência.
	
	 
	Ref.: 201609243463
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	01) Os procedimentos e técnicas de exame da auditoria operacional são os mesmos da auditoria contábil, vale salientar que os procedimentos apresentam as seguintes limitações: Marque a alternativa correta: I ¿ Considerar os requisitos de ordem legal e de regulamentação; II ¿ Ausência de dados adequados (especificação de metas, objetivos,indicadores e parâmetros de eficiência); III - Complexidade na delimitação dos critérios; IV ¿ Identificar os critérios que serão necessários para avaliar assuntos sujeitos a auditoria; V ¿ Falta de pessoal qualificado. 
		
	
	As alternativas I e IV estão corretas
	
	As alternativas II,III e V estão corretas
	
	A alternativa III esta correta e as demais estão erradas
	
	Todas estão erradas
	
	Apenas a II esta correta
	
	 
	Ref.: 201609243757
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	São princípios contábeis enunciados pela Resolução CFC no 750/93, do Conselho Federal de Contabilidade:
		
	
	continuidade, prevalência da essência sobre a forma e tempestividade.
	
	registro pelo valor atualizado, regime de caixa e materialidade.
	
	ajuste de bens ao valor de mercado, recuperação de despe- sas e uniformidade.
	
	entidade, competência e reavaliação de ativos.
	
	prudência, oportunidade e continuidade.
	
	 
	Ref.: 201609243677
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Que fato foi marcante para evolução da Auditoria no mundo?
		
	
	A revolução Industrial na metade do século XVIII, estabelecendo a mudança do feudalismo para o Capitalismo. 
	
	A necessidade de auditorias para órgãos públicos.
	
	O crescimento comércio mercante, assim que moedas de troca foram estabelecidas entre os países.
	
	A quebra da bolsa em 1929 em NY e a posterior criação da SEC em 1934 como forma de agregar transparência e confiabilidades ao mercado.
	
	A promulgação da Lei. 6.404/76.
	
	 
	Ref.: 201609243193
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O tipo de auditoria cujo objetivo é evidenciar melhorias e economias existentes nos atos efetivos praticados pelos administradores públicos ao gerir uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir gargalos que a impeçam de desempenhar adequadamente sua missão institucional é denominado auditoria 
		
	
	de Acompanhamento de Gestão
	
	Especial
	
	Operacional
	
	de Avaliação de Gestão
	
	Contábil
	
	Ref.: 201609243696
		
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Um dos principais objetivos do auditor interno é:
		
	
	Verificara necessidade de aprimorar as normas internas vigentes;
	
	Examinar a demonstração do resultado do exercício e emitir seu parecer.
	
	Examinar os controles internos e emitir sua opinião via relatório.
	
	Descobrir todas as irregularidades e emitir relatório sobre o fato.
	
	Emitir parecer de auditoria sobre os controles internos.
	
	 
	Ref.: 201609243575
		
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	A auditoria surgiu em decorrência da necessidade dos empresários e investidores confirmarem a realidade econômico-financeira espelhada no patrimônio das empresas. Sendo assim, pode-se afirmar que Auditoria:
		
	
	É um estudo que elabora e avalia os lançamentos contábeis da empresa.
	
	É uma ciência que controla e administra o patrimônio das empresas, por meio de controles próprios, zelando assim pelas aplicações das pessoas jurídicas.
	
	É uma técnica que controla os bens de um órgão, regulamentada pela Justiça do Trabalho, e obedece a critérios próprios de verificação.
	
	É uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial, implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.
	
	É um estudo de técnicas econômicas para conhecer a necessidade das demonstrações contábeis.
	Ref.: 201609243841
		
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A auditoria externa ou independente, de forma resumida, pode ser entendida como o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão da opinião do auditor sobre a adequação com que estes representam a posição patrimonial e financeira da empresa auditada. Com relação aos aspectos relacionados à auditoria externa, julgue as assertivas a seguir, assinalando V, caso sejam verdadeiras, e F, caso sejam falsas. Após, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(   ) O profissional que a realiza não possui qualquer vínculo empregatício nem relação de interesse com a empresa auditada.
(   ) Objetiva atender às necessidades e aos interesses da administração.
(   ) Direciona seus exames para identificação de erros e fraudes, principalmente de controle.
(   ) A revisão das operações e do controle interno é realizada para atender as normas de auditoria e determinar a extensão do exame das informações contábeis.
(   ) A independência do Auditor Externo deve ser absoluta e jamais poderá aceitar imposições da empresa auditada sob quaisquer aspectos.
 
		
	
	V - F - V - F - F
	
	V - V - F - F - V
	
	V - F - F - V - V
	
	F - F - V - V - F
	
	F - F - V - V - V
	
	Ref.: 201609244087
		
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	NÃO é uma atividade da função da auditoria interna:
		
	
	o monitoramento do controle interno
	
	o exame das informações contábeis e operacionais
	
	a gestão de risco
	
	a aprovação do relatório de auditoria externa 
	
	a avaliação do processo de governança
	Ref.: 201609243309
		
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Comparativamente, é possível notar que existem muitas diferenças entre a Auditoria Interna e a Externa, porém os seus objetivos são:
		
	
	Conflitantes 
	
	Exclusivos 
	
	Os mesmos 
	
	Complementares
	
	Dependentes
	Ref.: 201609243520
		
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	São características pertinentes à Auditoria Externa, exceto:
		
	
	Seus trabalhos são direcionados para identificar erros e fraudes relevantes nas demonstrações contábeis.
	
	É realizada por profissional liberal, sem vínculo de emprego com a entidade auditada.
	
	Objetiva atender às necessidades e aos interesses da Administração.
	
	Realiza a revisão de operações e do controle interno para atender as normas de auditoria e determinar a extensão do exame das informações contábeis.
	
	Objetiva atender às necessidades de terceiros interessados pela empresa auditada.
	Ref.: 201609243181
		
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Tem por princípio manter as organizações preparadas para situações adversas, seja na prevenção de fraudes, desvios, falhas e/ou erros internos, lítigios trabalhistas; apuração de contencioso tributário, a fim de se evitar multas elevadas por inconsistências nos procedimentos fiscais até mesmo para o caso de levantamento de pontos vulneráveis quanto a procedimentos de controle financeiro, estoque, materiais de consumo e custos. De que tipo de auditoria falamos?
		
	
	Contábil.
	
	Processual.
	
	Anual.
	
	Punitiva.
	
	Preventiva.
	
	Ref.: 201609244086
		
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Ao conduzir uma auditoria de demonstrações contábeis , são objetivos gerais do auditor obter segurança
		
	
	Razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção irrelevante, devido a erros , possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro
	
	Razoável de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos considerados, em conformidade com a estrutura de parecer financeiro consolidado do auditor independente.
	
	Total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
	
	Total de que as demonstrações contábeis em parte estão livres de distorção irrelevante, devido a fraude, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
	
	Razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, devido à fraude ou erro, possibilitando que o auditor expresse opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.