Buscar

2ª Atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva 2 
1 
Esta atividade se refere às aulas virtuais 6 a 8 e aos capítulos 6 a 8 do livro básico da disciplina que se relacionam e integram à atividade prática já realizada 3 e ao fórum de conteúdo 2. 
O que fazer? 
a) Tenha em mãos  o relatório sintético por vocês elaborado na atividade prática 3.
b) Aproveite as suas percepções sobre as questões e as ideias trocadas com os colegas no fórum de conteúdo 2.
c) Responda os questionamentos propostos, incorporando as suas percepções e participações no fórum.
d) Centre o seu texto numa análise crítica.
Justifique suas explicações. Utilize como resposta um texto dissertativo corrido e contínuo. Não separe por partes ou use numeração. Faça uma dissertação de todo o conjunto.
Questionamento:
Faça uma dissertação analítico crítica englobando os temas que vem sendo trabalhados e que podem ser recordados: Como se dá o direcionamento do esforço estratégico?  O que e como controlar a estratégia? Como se dá o controle da evolução estratégica? Quais os passos do controle estratégico? Como se dá o desenvolvimento das estratégias? E quais são as atividades apoiadoras? Conclua com uma visão global destes temas. Porque tudo isto é tão importante na administração estratégica? Justifique sua visão.
Importante
Quando defender as suas percepções utilize suas próprias palavras. Caso faça alguma citação não esqueça de fazer a referência (autor e ano) para não zerar a avaliação da resposta.
Seja sintético. Reduza seu texto para aproximadamente 20 linhas
O direcionamento dos esforços é considerado a etapa de colocar em prática tudo que foi estudado sobre conceitos de estratégia, metodologia de gestão e planejamento, diante disso é crucial que todos dentro da organização estejam alinhados para que ocorra tudo certo. Podemos considerar que o processo de estratégia é um processo de mudança e cada empresa possui o seu não tendo um padrão, uma etapa muitas vezes longa, desconfortável devido envolver todos da organização, sendo que tem por objetivo sempre aumentar os resultados. Para que seja feito o acompanhamento e existam parâmetros de verificação, deve-se ter critérios internos e externos. Wright (1995) cita duas frentes, a primeira relativa ao macro ambiente e a segunda ao ambiente social. A decisão de como controlar está geralmente relacionada aos objetivos da organização porque é através deles que é decida as metas. Os passos que do controle estratégico são seis conforme Wright (1998), começa pelo passo 1 (dentro do parâmetro da missão e dos objetivos gerais e específicos da organização, determinar que necessidades devem ser monitoradas, avaliadas e controladas), passo 2 (estabelecer padrões), passo 3 (mensurar o desempenho), passo 4 (comparar desempenho com padrões, passo 5 (não tomar medida alguma se o desempenho se harmoniza com os padrões) e passo 6 (tomar medidas corretivas se o desempenho não se harmoniza com os padrões).Segundo Luecke (2008) o desenvolvimento das estratégias é o momento do alinhamento, através de aspectos de gestão de pessoal, métodos e incentivos, atividades apoiadoras, aspectos estruturais da organização, tantos físicos como ideológicos em nível de cultura e comportamento organizacional. As atividades apoiadoras são aquelas ditas administrativas, como as das áreas financeira, de compras, de gestão de materiais, de recursos humanos. Diante de tudo isto descrito acima podemos dizer que dificilmente algum projeto vai dar certo sem ser bem planejado, direcionado, acompanhando durante a execução, ou seja, é muito importante que tudo seja levado em consideração porque um detalhe que naquele momento possa ser insignificativo no final pode fazer muita diferença.

Outros materiais