Buscar

Questões sobre história

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Que fatores contribuíram para a decisão portuguesa de implantar a produção açucareira em sua colônia americana?
As condições naturais favoráveis ao desenvolvimento da lavoura canavieira, o domínio dos portugueses dobre o cultivo da cana e a produção do açúcar e como o açúcar era considerado um produto de luxo e era bem aceito na Europa, acreditava-se que renderia grandes lucros.
O que significa a expressão inglesa plantation e qual sua ligação com o empreendimento açucareiro implantado no Brasil?
O Plantation (em português, plantação) se caracteriza pelo emprego da monocultura (plantação de apenas um tipo de semente) em grandes propriedades de terra, e é geralmente utilizada para exportação. Isso ocorreu no Brasil colonial e no empreendimento açucareiro que esteve presente no nosso país.
Por que alguns historiadores, em trabalhos recentes, julgam um exagero limitar a economia colonial apenas ao setor exportador?
Porque há difícil investimento em colônias de exploração, fazendo assim, a metrópole usufruir de todos os bens que teriam de ser colônia. Essa situação prejudica a economia colonial.
Qual foi o papel da pecuária dentro da economia colonial?
Os pecuaristas e pequenos proprietários rurais produziam as chamadas culturas de subsistência, pois essa cultura era essencial para a população da colônia. A criação de gado para o mercado local tornou-se uma das principais atividades econômicas no período colonial, além de servir de alimento e fornecer couro, os bois também eram utilizados como força motriz e meio de transporte.
Explique a teoria dos três P, segundo o texto do boxe da página anterior,e como ela foi cumprida pelos senhores de engenho.
Os cativos necessitavam d três P: pau, pano e pão. Os escravos brasileiros eram mal alimentados, mal abrigados e malvestidos. Os senhores eram presos quando seus crimes contra os cativos tornavam-se públicos. Francisco Jorge foi preso por açoitar ate a morte. A vestimenta fornecida aos cativos eram exíguas, muitas vezes os escravos andavam nus e constantemente expostos às oscilações do clima. Os homens normalmente usavam ceroulas que lês cobriam ate abaixo do joelho, andavam sem camisas e envolviam a testa com um lenço ou uma faixa. As mulheres usavam saias, anáguas, blusas e corpete. Os escravos comiam tudo o que lhes caísse em nas mãos, recebiam um pão e um copo de cachaça ao saírem para o campo e as nove da manha paravam para refeição composta de arroz, toucinho e café; o jantar consistia de carne-seca e legumes, ao anoitecer comia-se uma ceia de legumes cozido, farinha de mandioca e frutas. Os escravos eram mal tratados e não recebiam tão grande coisas.
Enumere os principais argumentos usados pelos historiadores para explicar a implantação da escravidão africana na America portuguesa.
1. O índio não estava adaptado ao trabalho na lavoura. 2. O contato intenso com os colonizadores levou a transmissão de varias doenças européias, os índios não tinham resistência imunológica contra essas doenças. 3. Muitos negros provinham de culturas familiarizadas com a metalurgia e a criação de gado. 4. Vários setores da igreja e da coroa se opuseram à escravidão dos indígenas, mas não combateram a escravidão dos africanos. 5. A resistência a submissão da parte dos índios e as consequentes fugas tornaram a escravidão indígena menos lucrativa. A escravidão dos africanos foi principalmente motivada pelos lucros gerados pelo trafico negreiro.
Que papel teve o escravo africano na vida colonial?
A principal foi a mão de obra para as grandes propriedades monocultoras produtoras de cana. Mas também eles eram obrigados a trabalharem de dia e noite. Eles foram um grande motivo para o desenvolvimento dos engenhos de açúcar, e as colônias tinham desenvolvimento graças os escravos africanos.
Interprete a frase a seguir e responda as questões:
 “Com a implantação da empresa açucareira no Brasil, a atividade extrativa (do pau-brasil) foi perdendo sua importância para aquela organização produtiva”.
a) Por que atualmente se diz que a extração do pau-brasil era uma atividade predatória?
Por que os portugueses extraiam o pau-brasil e não reflorestavam, havia o desmatamento da espécie que acabou sendo extinta.
b) Por que se afirma que a empresa açucareira era uma organização produtiva?
Por que os lucros eram enormes e muitas vezes superiores do pau-brasil, pois o açúcar era de muita aceitação na Europa e alcançava grandes valores.
c) Em que sentido se pode dizer que a empresa açucareira foi também predatória?
Devido ao desmatamento para a maior plantação de cana-de-açúcar e o não reflorestamento a empresa açucareira foi predatória. 
Pesquise a produção atual de cana-de-açúcar no Brasil: onde ela é plantada, seus subprodutos e seu impacto no meio ambiente e na vida das populações de seu entorno. Converse com os professores de Biologia, Geografia e Química.
Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. A produtividade média brasileira tem apresentado significativa elevação, pois o maior produtor brasileiro, São Paulo, apresenta produtividade média de 78 toneladas de cana por hectare. A produção da cana-de-açúcar contribui com o meio ambiente, com a sustentabilidade em cadeias produtivas. Sua utilização sistemática pode promover o progresso técnico e induzir o advento de mudanças positivas no impacto ecológico e nas condições de trabalho. A cana-de-açúcar nos faz um grande favor retirando o CO2 da atmosfera, fazendo com que diminua o efeito do aquecimento global.
“Com a implantação da economia açucareira também iniciou-se um processo de discriminação e exclusão de uma parcela importante da sociedade colonial em formação:os africanos e seus descendentes.”
Comente quais as consequências dessa discriminação e exclusão.
Como em certas regiões da África eram divididas em tribos, os portugueses se aproveitavam e convenciam os lideres dessas tribos a negociar a própria população, e como recompensa recebiam: armas, tecidos, especiarias e entres outros. Como resultado nessas negociações eram tragos centenas de Africanos para que estes trabalhassem em condições desumanas. Todo esse processo fez a sociedade em geral pensar que os africanos e seus descendentes fossem julgados como uma raça inferior. Já que foram escravizados pelos europeus. 
A concentração de terras do Brasil contemporâneo tem raízes na forma de colonização adotada pela metrópole portuguesa.
Pesquise o que a população e o governo brasileiro tem feito sobre essa questão. Qual a sua opinião a respeito da reforma agrária?
Tem feito leis, que ajudem os sem tetos a invadirem uma propriedade privada, e tomarem para si, o que não é seu por direito, minha opinião, é que seja punida qualquer tipo de tentativa de invasão de propriedades privadas, porque os revoltosos acham que tem direito a invadir um lugar que não lhes pertence, isso é absurdo
Foram características marcantes do processo de colonização do Brasil no período colonial:
(d) Mão de obra escrava, produção para o mercado externo, grande propriedade e monocultura.
“A cana-de-açúcar começou a ser cultivada igualmente em São Vicente e em Pernambuco, estendendo-se depois a Bahia e ao Maranhão a sua cultura, que onde logrou êxito-medíocre como em São Vicente ou máximo como em Pernambuco, no Recôncavo e no Maranhão – trouxe em consequência uma sociedade e um gênero de vida de tendências mais ou menos aristocráticas”.
 Tendo por base as afirmações do autor;
a) Cite um motivo do maior sucesso da exploração da cana-de-açúcar em Pernambuco do que em São Vicente.
Embora o primeiro engenho tenha sido instalado na capitania de São Vicente, esta ficava distante do mercado consumidor, o solo esgotou-se rapidamente e assim, gradativamente, o plantio de cana de açúcar foi abandonado na região. Já no Nordeste, o solo eo clima favoráveis estimularam a manutenção da atividade.
Explique por que o autor definiu “o gênero de vida” da sociedade constituída pela cultura da cana-de-açúcar como apresentado “tendências mais ou menos aristocráticas”O autor faz referencia ao poder dos senhores de engenho, que desfrutavam de um prestigio destacado na sociedade colonial. Cabe um registro de que embora a história tradicional relate a riqueza e o poder dos senhores, estudos historiográficos mais recentes refutam essa ideia, apontando que esses senhores enfrentavam uma vida difícil e sem brilho.

Outros materiais