Buscar

GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS E COMUNICAÇÕES

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE STAKEHOLDERS E COMUNICAÇÕES
		
	 
	Lupa
	 
	Avaliação: NPG0061_AV_201710028246
	Aluno(a): DANIELE ESPIRITO SANTO FERREIRA
	Matríc.: 201710028246 
	Data: 24/11/2017 17:55:37 (Não Finalizada)
	Nota: 1,6 de 2,0
	
	 1a Questão (Ref.: 201710687508)
	Pontos: 0,0  / 0,4 
	O gerente de projeto é a pessoa designada para executar e liderar os esforços necessários para atingir os objetivos do projeto, inclusive a definição do rol de stakeholders existentes. Entre as características desta tarefa, podemos identificar os seguintes itens a seguir, com EXCEÇÃO de: 
		
	
	Selecionar ou influenciar na seleção dos participantes do time de projeto.
	
	Identificar as formas como cada grupo envolvido no projeto pode impactar nas mais variadas áreas do processo.
	
	Identificar o grau de influência de cada grupo envolvido no projeto e definir, o quão crítica é esta influencia. 
	
	Identificar os vários níveis da organização e diferentes hierarquias existentes. 
	
	Garantir a identificação dos níveis de interesse, as expectativas, importâncias e influências de cada segmento envolvido no projeto.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201710687510)
	Pontos: 0,4  / 0,4 
	Na elaboração do projeto e definição dos stakeholders, há um considerável esforço inicial para que os interesses de todos sejam atendidos. Com relação a influência dos stakeholders ao longo do desenvolvimento do projeto, PODEMOS afirmar que: 
		
	
	Comporta-se aleatoriamente ao longo do projeto.
	
	Diminui ao longo do projeto.
	
	Aumenta ao longo do projeto.
	
	Oscila ao longo do projeto.
	
	Mantém-se constante ao longo do projeto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201710250891)
	Pontos: 0,4  / 0,4 
	As habilidades interpessoais são necessárias para o gerente do projeto conseguir um resultado mais efetivo nas ações de gerenciamento das partes interessadas, reduzindo resistências e aumentando as expectativas em relação ao projeto. Para conseguir este objetivo, além de muito conhecimento técnico e utilização de ferramentas de gestão, o gerente do projeto deverá ser capaz de negociar e solucionar conflitos de interesses o tempo todo. Sobre estes temas podemos afirmar: 
I- Como exemplos de habilidades interpessoais necessárias ao gerente do projeto, podem citar: o estabelecimento de confiança, a capacidade de solucionar conflitos, a escuta ativa, a negociação e a superação da resistência à mudança. 
II- O conflito é uma divergência de idéias e objetivos, relacionados a personalidades diferentes. Esta situação cria uma oposição. Os conflitos estão relacionados às pessoas e crescem na mesma proporção dos interesses e objetivos particulares. O grave para o projeto é quando os interesses das partes interessadas não estão em sintonia com os objetivos do projeto. 
III- Pode parecer a princípio que conflito é sinônimo de problema, mas nem sempre os conflitos são prejudiciais. Na verdade o conflito pode ser considerado uma oportunidade, porque em certas situações pode estimular a busca de soluções criativas para muitos problemas, proporcionando inclusive ganhos, tanto para o projeto, quanto para os indivíduos pessoalmente. 
Está(ão) correta(s): 
		
	
	I e III.
	
	Somente I.
	
	I, II e III. 
	
	I e II. 
	
	Somente II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201710250893)
	Pontos: 0,4  / 0,4 
	Durante as atividades de definição dos requisitos em um projeto de desenvolvimento de software, são realizadas entrevistas com stakeholders com o objetivo de levantar suas necessidades e validar as características propostas para o software a ser desenvolvido. Os analistas, no papel de entrevistadores, em geral utilizam dois tipos de perguntas durante as entrevistas: perguntas livres de contexto (ajudam o analista a obter informação acerca do problema, minimizando ao máximo as suas influências pessoais na resposta do cliente) e perguntas no contexto da solução (direcionadas ao contexto da solução idealizada). Sobre o tema, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Perguntas no contexto da solução estão relacionadas à identificação das necessidades dos clientes, enquanto perguntas livres de contexto estão relacionadas às características do software a ser desenvolvido. 
	
	Um exemplo de pergunta no contexto da solução é "Quem são os usuários (do software a ser desenvolvido)?". 
	
	É consenso nos dias atuais que uma alternativa vantajosa às entrevistas é a distribuição de questionários aos clientes, com perguntas dos dois tipos, o que possibilita colher mais informações em menor tempo e comparar as respostas para detectar inconsistências. 
	
	Perguntas livres de contexto proporcionam ao analista um entendimento do problema a ser resolvido pelo sistema sem influenciar o entrevistado com detalhes de uma solução que o analista já tenha em mente, baseada em experiências prévias, que pode não ser a mais adequada para o projeto. Permite também perceber que soluções o cliente já tem em mente para o problema.
	
	Perguntas no contexto da solução devem ser feitas antes das perguntas livres de contexto, de forma que seja possível obter um entendimento inicial do escopo do projeto e testar se a solução proposta coincide com as expectativas dos clientes. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201710687513)
	Pontos: 0,4  / 0,4 
	Todos os stakeholders são importantes na execução da dinâmica de engajamento, porém, a medida que o projetos desenrola, é necessário que o gerente de projeto identifique aqueles que podem influenciar no resultado final do projeto, seja de forma positiva ou negativa. Durante o processo de engajamento, há diversas "entradas" do processo; entre as citadas a seguir, qual delas NÃO se encontra neste universo.
		
	
	Ativos de processos organizacionais
	
	O plano de gerenciamento das partes interessadas. 
	
	O registro das mudanças
	
	O plano de gerenciamento das comunicações.
	
	O plano de gerência de projeto com liderança democrática.

Continue navegando