Buscar

Recursos humanos Atividade 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 07
01 - Quais os desafios do administrador frente à comunicação empresarial em se tratando da Administração de Recursos Humanos? Responda conceituando o assunto;
O processo de comunicação empresarial representa uma troca de mensagens entre líderes e liderados, entre empresa e clientes. Cabe ao administrador lembrar que o emissor tem expectativas, mas o receptor também. Quando a mensagem não é clara, pode frustrar expectativas. Não devemos nos esquecer de que o indivíduo se esforça em direção a um símbolo, reforço ou recompensa em decorrência de sua expectativa (Teoria da expectância). Assim, a comunicação tem um papel significativo nesses aspectos. Requer atenção, controle, planejamento, organização. Requer ética e eficácia. Portanto o desafio do administrador frente a comunicação é muito importante qualquer erro ou a mensagem transmitida errada pode ser fatal, ou acabar com sua empresa seu trabalho etc. A comunicação organizacional eficaz torna-se uma estratégia de relacionamento para otimização dos resultados desejados. Depende de fatores técnicos, humanos, estruturais e culturais.
02 - Caracterize as etapas que formam o processo de comunicação;
A mensagem é o resultado ou o produto físico e real da codificação do emissor, ou seja, é o que realmente vai ser entendido e percebido pelo receptor, seja por sinal, pela fala, pela escrita, ou outros meios de comunicação. Canal é o meio através do qual a mensagem viaja (é transmitida). Ele é escolhido pela fonte, que determina que canais sejam formais e informais. Canais formais são estabelecidos pela organização e transmitem mensagens pertinentes a sua atividade e ao trabalho de seus membros. Na organização, tradicionalmente, o canal de comunicação e a mensagem seguem a rede de autoridade. Outras formas de comunicação, social ou pessoal, seguem os canais informais da organização. Isso quer dizer que, se a mensagem não for oficial e não se deseja transmitir uma mensagem de interesse da organização, ela se torna informal. O receptor é o ouvinte para quem a mensagem é dirigida. Porém, antes da mensagem ser recebida, os símbolos ou sinais dela devem ser entendidos pelo receptor, de forma limpa e clara. A isso denominamos decodificação da mensagem. Assim como o codificador foi limitado por suas habilidades, atitudes, formação sociocultural e conhecimentos, o receptor é limitado da mesma maneira. Para Robbins, “o conhecimento, atitudes e formação cultural do receptor, do codificador e do emissor, interferem na comunicação”.
03 – Em pleno séc. XXI, com toda evolução tecnológica, a comunicação ainda tem sido um dos maiores “gargalos” de uma gestão eficiente e eficaz. Como, em sua opinião, essa realidade pode ser mudada? Isso é possível? Justifique sua resposta. 
A comunicação empresarial tem sido frequentemente discutida no sentido de trazer para a organização soluções que visem o bem comum, o desenvolvimento e a busca de resultados satisfatórios. Toda empresa necessita de uma comunicação clara e objetiva com o intuito de melhorar a convivência entre setores e evitar erros. Hoje na chamada sociedade da informação, novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros, são inúmeras as formas de adquirir conhecimento, bem como também são diversas as ferramentas que propiciam essa aquisição, outras as maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, em que a afetividade, as relações, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados.
04 – O que mais atrapalha a comunicação empresarial, á partir de sua experiência nas organizações que já trabalhou? Porquê é tão difícil “resolver” esse problema nas organizações? Argumente. 
São muitos os fatores que atrapalham a comunicação empresarial. Porém creio que o fator que mais atrapalha é a falta de conhecimento. Sem o conhecimento específico não é possível nem mesmo ser líder! Infelizmente as empresas têm deixado a desejar. As pessoas trabalham como robôs sem ao menos saber o que acontece, o motivo pelo qual estão desempenhando aquela atividade, depois dela, o que irá acontecer. Há que se pensar muito em treinamento de equipes, principalmente nas grandes empresas, onde o serviço e os produtos são padronizados. Tem que haver treinamento.
ATIVIDADE AULA 08
01 - A Motivação é um assunto comentado a todo momento e tido como motivo de sucesso, e no caso de ausência, de insucesso nas organizações. Faça um entendimento sobre essa última aula e conceitue esse assunto, listando sua importância para os colaboradores e para a organização. Desenvolver e se preocupar com esse assunto na cultura organizacional é motivo ou necessidade? 
A motivação, sem dúvida é a engrenagem que leva o trabalhador a ser melhor, se esforçar, ser bom naquilo que faz. Estar motivado é saber que fazendo aquele serviço, vendendo aquele produto, o indivíduo irá receber algo muito bom por isso. E esse sentimento leva o indivíduo a bater recordes sobre si mesmo. Faz com que ele tenha a vontade de fazer sempre melhor e sempre mais, porque haverá recompensas. Por isso a motivação é necessária em uma organização e, com certeza fará com que ela obtenha sucesso em suas metas e objetivos, porque toda a sua equipe estará motivada a trabalhar para o bem da empresa e de todos. Vários tipos de motivação existem e devem existir por causa desse sentimento citado acima. Seja um prêmio, seja participação em lucros, seja um nome num quadro, tudo isso é motivação e gera uma competitividade saudável entre os funcionários, que no final, sairão ganhando juntamente com a empresa. 
 (texto mínimo 10 e máximo 15 linhas)
BOM ESTUDO!

Outros materiais