Buscar

Comissão Interamericana de Direitos Humano CASOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha referente à palestra sobre Direitos Humanos
 Um dos pontos principais discutidos na mesa-redonda trata-se da Comissão Interamericana de Direitos Humano, criado pela carta da OEA e potencializado pelo Pacto de São José da Costa Rica, que tem como objetivo promover, supervisionar e defender os direitos humanos. Explanou-se, ainda, que diferente do Tribunal Internacional Penal, a CIDH considera como uma das partes o Estado, e não pessoas a nível criminal. 
 Ademais, para que o caso seja julgado na ... deve ter se esgotado todos os recursos internos. Precisa ter sido interposto todos os meios administrativos e judiciários antes de acionar o Sistema Interamericano. Além disto, caso seja decretada indenização, faz-se o pagamento em dólar. À vista disto, se mencionou o caso de Damião Ximenes Lopes, onde o Brasil foi julgado e responsabilizado. 
 Abordou-se na palestra o caso do Presídio Miguel Castro vs. Peru, na qual retratou atos de extrema violência e degradantes, pois as forças armadas chegando até mesmo a explodir o pavilhão em que as mulheres se encontravam, além de inúmeras práticas desumanas, levando à condenação o Estado do Peru.
 Destarte, por fim, relatou-se sobre o caso Atala Riffo y Ninãs Vs. Chile, sendo o primeiro caso de violência de gênero no contexto doméstico, abordando ainda o direito à guarda da criança. Nestas circunstancias, a Corte definiu que a orientação sexual não poderia influenciar as decisões que guarda, baseado no princípio da igualdade e não discriminação.

Continue navegando