Buscar

Atividade 01

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 01. 
Olá!
Estamos iniciando com esta aula nossos contatos e o desenvolvimento da disciplina. Desejo um excelente e produtivo estudo.
Como não nos conhecemos ainda, peço que elabore uma pequena apresentação e, juntamente com a atividade 01, envie uma pequena apresentação sua. Nome, idade, motivos que lhe levaram a fazer o curso superior, etc. Essas informações me ajudarão a ter uma noção, ainda que muito restrita, dos/as estudantes e poderão me ajudar em algumas discussões a serem realizadas a partir das atividades das aulas.
ATIVIDADE ESCRITA 01 – esta atividade é composta da elaboração de três respostas.
Uma apresentação pessoal;
Uma resposta elaborada a partir do texto “Uma Experiência absurda” e 
Uma resposta em que você precisa elaborar um texto estabelecendo uma relação entre Trabalho, Cultura, Ciência e Sociologia.
Para elaborar as respostas 2 e 3, siga as orientações abaixo.
Sou Vitor, tenho 31 anos, sou funcionário público do Município de Guiratinga e convivo com muita gente pelo fato de exercer minha profissão na secretaria de obras da cidade. Apesar de trabalhar em um setor da secretaria que pode-se dizer o trabalho é braçal, no sentido amplo da palavra, coloca-se mesmo a “mão na Massa”, Sou motorista do Caminhão de lixo da cidade, tenho a pretensão de ter uma vida melhor e utilizar menos a força do “braço” e mais a força da mente. Por esse motivo estou cursando Administração, com o intuito de ter novos planos profissionais e consequentemente pessoais. Sonho de ver nossos filhos crescendo bem, enfim, sonho com um país melhor para todos, com menos desigualdade e menos injustiça social. Com todas as pessoas, trabalhando e conseguindo viver daquilo em que trabalha.
Para a resposta 2: Observando a diagramação e fundamentado no conteúdo do texto “Uma Experiência Absurda”, extraído do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia, elabore um texto de até 20 linhas seguindo os passos explicados abaixo:
De que gênero de texto você acha que se trata? Uma notícia? Uma reportagem? Um texto científico? Por que vocês acham assim? Existem algumas palavras desconhecidas no texto? Tentem compreendê-las no contexto em que o autor as utiliza.
Qual é o tema que o autor discute? Qual é a tese que o autor quer sustentar no texto? A quem ele recorre para explicar e dar sustentação à sua tese? Como ele utiliza essas informações? Faz citações diretas? Elas ajudam a compreender o texto?
Quais as hipóteses do grupo sobre as intenções que o autor tem com o texto? O autor apresenta fatos ou dados. As informações que o autor utiliza de outros autores são coerentes e convincentes? Ajudam a entender e a explicar melhor o que ele quer explicar?
Que inferências (operação mental pela qual extraímos uma conclusão) o grupo consegue fazer sobre o texto com base em seu conhecimento de mundo? Quais as conclusões que o autor chega? Ou, que conclusões vocês conseguem extrair do texto?
Agora, Fundamentado/a no texto e seguindo pelo menos estes apontamentos, construa um texto coerente e conciso sobre o conteúdo do texto apresentando suas inferências (conclusões). Por fim, tente estabelecer relações com o conteúdo da aula 01 em que abordamos sobre a produção do conhecimento e a forma como nós organizamos e produzimos as condições materiais e culturais no dia-a-dia na atualidade.
Peço que elabore um texto que expressa o seu entendimento. Esse texto deve ser elaborado a partir do texto de Laraia e do conteúdo da aula. Favor enviar a atividade no portfólio da aula 01. (Seu texto poderá ter até 25 linhas).
O texto “Uma Experiência Absurda” é um texto científico que tem como principal propósito propor discussões sobre a linguagem utilizada pelo ser humano e, consequentemente, a cultura.
			O autor questiona se a linguagem é um elemento natural ou é um elemento resultante do meio social em que vivemos. E ele faz esses questionamentos em um trecho...”se for permitido deduzir qualquer inferência de tão apócrifa anedota, o que ela prova é que não há nenhuma língua humana natural...”
			No texto fica provado que a linguagem é um elemento cultural, tanto, que na primeira experiência, onde as crianças ficaram sozinhas com cabras, elas saíram falando a palavra “bek”, som parecido com o “bé” das cabras. Já na segunda experiência, onde as crianças ficaram sozinhas, elas saíram mudas, caladas.
			Por tudo isso, podemos chegar á conclusão que a linguagem é um elemento cultural, que se aprende no meio onde se vive e cultura também é um produto do meio. Como diz o texto: ...”os homens sem cultura...seriam monstruosidades incontroláveis, com muito poucos instintos úteis...”
Para a resposta 3: Fundamentado/a nos conteúdos das aulas 01 e 02, elabore um texto em que você expresse um conceito de cultura, trabalho e ciência. Aponte em seu texto as relações você consegue estabelecer entre Trabalho, Cultura, Ciência e Sociologia? Por último, fundamentado/a nos conteúdos destas aulas, interprete a frase de Karl Marx, “o estudo do modo de produção que a sociedade humana adota é fundamental para se compreender como se organiza e funciona uma sociedade”.
Fundamentado/a nos estudos e a partir de seu entendimento seria possível afirmar que as relações de produção, nesse sentido, são consideradas as mais importantes relações sociais? As formas de família, as leis, a religião, a organização educacional, as idéias políticas, os valores sociais são aspectos cuja explicação depende, em princípio, do estudo do modo de produção de uma sociedade? Analise e discuta essas questões buscando fundamentação nas aulas 01 e 02.
Podemos dizer que Trabalho, Cultura, Ciência e Sociologia estão interligadas. A Sociologia é uma Ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Não há como pensar em Cultura e não se associar com a Ciência. De fato como tudo é Trabalho não pode deixar de associar também este tema da Sociologia. Todos eles estão interligados e como tal associados, dessa forma não há como falar somente de um tema sem o associar a muitos outros, ou seja, cada um deles é um “braço” da Sociologia.
ATENÇÃO: no Plano de Ensino estão todas as informações sobre essa disciplina: conteúdo, metodologia, avaliação, bibliografia básica e complementar. Antes de realizar a atividade, recomendo a leitura do mesmo.

Continue navegando