Buscar

Portfólio Modulo A Fase I 2018 A Lei e o dia a dia na escola

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRO INTERNACIONAL UNINTER
JÉSSICA DA SILVA CARDOSO, RU: 1380705.
PORTFÓLIO
UTA 2018
MÓDULO A – FASE I
LAGES SC
2018
A LEI E O DIA A DIA NA ESCOLA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, situada no interior do município de São José do Cerrito, cujo estado Santa Catarina. Atende alunos da própria comunidade, e alunos vindos das comunidades próximas.
Instalada em uma construção de madeira em bom estado físico que foi recentemente passado por reformas, conta com duas salas de aula, sendo uma que atende estudantes do Pré Escolar Turma da Mônica e a outra que atende do primeiro ao quinto ano do ensino Fundamental, uma sala de informática, uma sala pequena para guardar materiais de educação física, dois banheiros masculino e feminino. A cozinha para o preparo da merenda escolar é de tamanho favorável e bem equipada. O refeitório é amplo e bem arejado, possui também um pequeno jardim onde futuramente será possível plantar uma área verde. Funciona no período vespertino. Atende aproximadamente 40 alunos. Trabalham na escola 03 funcionárias, sendo 02 professoras e 01 merendeira.
Nesta escola pude ver que, não possui adaptações para dar acesso a alunos com necessidades especiais, com uma calçada externa de piso tátil, com rampas de acesso aos cadeirantes, no portão de entrada possui uma escada de vários degraus dificultando o acesso de cadeirantes e deficientes visuais, na área interna e na maioria dos ambientes, assim também a largura das portas não são acessíveis, não existe um banheiro todo adaptado com rampa e porta larga, barra e pia acessível.
Também não possui uma quadra coberta para realização de atividades físicas, quando as condições climáticas estão favoráveis é realizadas atividades e brincadeiras ao ar livre, já em dias chuvosos não é possível ter uma atividade física, assim é oferecidos jogos, filmes, leituras, desenhos para colorir, etc... (dentro da sala de aula).
Vejo que esta escola não garante o acesso de alunos com alguma necessidade especial. Atualmente a escola não atende crianças com deficiências, mas me pergunto se em um momento venha a ser matriculado um estudante especial, a escola não estará preparada para receber esse aluno? Independente de sua necessidade especial conforme a diz o Estatuto de pessoa com deficiência no capítulo IX do direito á educação parágrafo II – Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso...
No momento, a escola atende dois alunos que possuem laudo de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TD AH), mas, nesses casos o governo estadual não dispõe de um professor para acompanha-los. A metodologia adotada pela escola é sociointeracionista, onde o foco é a interação, partindo da realidade do educando abrangendo as necessidades atuais, oportunizando - lhe o desenvolvimento de suas potencialidades, valorizando-o como centro do processo e educacional, assim o ponto de partida é o conhecimento real da criança para o conhecimento potencial. São grandes as barreiras para se cumprir um princípio básico previsto por lei: o direito de todas as crianças de frequentar uma escola.
No caso das escolas municipais, o índice é ainda mais crítico: são pouquíssimas as unidades que têm as estruturas mínimas para deficientes. Um dos principais problemas é o fato de a maior parte das construções no Brasil serem antigas. A questão da acessibilidade é fundamental para o desenvolvimento da criança portadora de deficiência física. Hoje há um número significativo de alunos incluídos na rede de ensino. É preciso investir na adaptação desses locais, pois é de direito do aluno.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, “é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação”.
A mudança na educação precisa acontecer para todos os alunos e não por que os alunos com necessidades educativas especiais estão chegando às classes escolares. Bem pelo contrário, eles trazem à tona o problemático já existente colabora, assim, com este rico momento da História educacional.
Segundo Carvalho (2004, p.34)
Uma nova ética se impõe, conferindo toda a igualdade de valor, igualdade de direitos - particularmente aos de equidade - e a necessidade de superação de qualquer forma de discriminação por questões étnicas, socioeconômicas, de gênero, de classes sociais ou de peculiaridades individuais mais diferenciadas. [...] Os movimentos sociais em prol dos direitos humanos muito contribuíram para a ressignificação dos sistemas educacionais e do papel das escolas. Em vez de seletividade que as tem caracterizado, penalizando inúmeros alunos – com ou sem deficiência ou superdotação.
Argumentos esses q ocorrem no dia a dia, sendo que se refere à educação inclusiva. É preciso criar estratégias para que estes alunos possam ser beneficiados da educação assim como os demais.
Referências Bibliográficas:
Orientações Curriculares com foco no que ensinar
Escola de Ensino Fundamental Bela Vista, Secretaria de Educação Cultura e Desporto de São José do Cerrito.

Continue navegando