Buscar

função audição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ouvido é o órgão responsável por nossa audição. Este órgão é divido em três partes distintas: ouvido externo, ouvido médio e a ouvido interno. Cada uma dessas partes possui uma função muito importante, pois, de acordo com as vibrações que acontecem em cada uma delas, o nosso sistema nervoso é ativado até que a mensagem chegue  em nosso cérebro e transforme essas vibrações em sons.
 
Foto: Reprodução
As partes do ouvido
O ouvido externo, que é a nossa orelha, é responsável por captar as ondas sonoras encaminhando este som pelo canal auditivo até que chegue ao tímpano. As ondas sonoras são concentradas nessa parte do ouvido e é nessa região que encontramos a membrana timpânica e as glândulas sebáceas, que são responsáveis pela secreção de cera.
 
O ouvido médio começa no tímpano, que é dividido em três ossículos: o martelo, a bigorna e o estribo. Essa parte é responsável por captar as vibrações que ocorrem na membrana timpânica e conduzi-las até a orelha interna. Ainda nessa parte, existe um canal chamado tuba auditiva, é ele que fica responsável pela regulação da pressão em nosso ouvido.
O ouvido interno se localiza no osso temporal, em nosso crânio. É neste local onde se encontram as células que captam as vibrações sonoras e encaminham o estímulo nervoso para o cérebro.
Como captamos o som?
Você já parou para pensar em como o som é captado pelos nossos ouvidos? Imagine que você está falando com alguém, ao falar são emitidas ondas sonoras que são captadas pelo pavilhão auricular e são transmitidas até o interior do ouvido. Essas ondas sonoras produzem uma vibração que entra pela orelha externa causando uma vibração no tímpano, essa vibração é transmitida para os três ossículos que compõem o ouvido médio (o martelo, a bigorna e o estribo) até que cheguem ao ouvido interno, fazendo com que o líquido da cóclea comece a se movimentar. Dentro da cóclea as células ciliadas, também conhecidas como células sensoriais, transformam as vibrações em impulsos nervosos que são enviados até o córtex cerebral onde a informação é processada e assim entendemos os sons.
Cuidados
Qualquer tipo de mudança do ouvido pode ocasionar a perda auditiva. Há vários fatores que causam a perda da audição, alguns deles podem ser hereditários (vem da genética), outros podem ser devido a infecções ou pelo envelhecimento.
Quando é hereditário fica mais complicado encontrar uma forma de reverter o problema, já nos casos de infecções o ideal é que se previna. Quanto aos cuidados no envelhecimento, basta ter hábitos saudáveis e se cuidar, pois pessoas que têm problemas com pressão, colesterol e diabetes tendem a ter uma facilidade maior em perder a audição.

Continue navegando