Buscar

Resumo da Revista GUILHERME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

RESUMO – DIREITO E REALIDADE: DESAFIOS PARA O ENSINO JURÍDICO
METODOLOGIA
Aluno: José Guilherme de Matos – RA 0120180220
	Tipo: Revista Científica
	Assunto/Tema: Direito
	Referência Bibliográfica:
ALMEIDA, Frederico de; SOUZA, André Lucas Delgado; CAMARGO, Sarah Bria de. Direito e Realidade: desafios para o ensino jurídico. In: Ensino do direito em debate: reflexões a partir do 1º Seminário Ensino Jurídico e Formação Docente / José Garcez Ghirardi e Marina Feferbaum (organizadores). São Paulo: Direito GV, 2013. (Série pesquisa Direito GV). p. 19-32
	Palavra Chave: direito, ensino, dogmática e zetética e profissionais.
	Menciona sobre a aproximação do Direito e de seu ensino com a realidade. Destaca que o ensino jurídico não tem conseguido acompanhar as transformações sociais.
Distingui as ciências dogmáticas e zetética. Esclarece que enquanto as dogmáticas se preocupam com as resoluções práticas, as zetética têm como finalidade desenvolver o senso crítico baseado nos âmbitos da Sociologia, Antropologia, Psicologia, História, Ciência Política, entre outras. 
Ressalta que seria interessante a flexibilização da grade curricular para que o aluno fizesse sua opção de matérias nas áreas de maior interesse nos anos finais da curso. Assim, teriam um conhecimento mais focado em resolução de problemas práticos dessas áreas, tornando-se mais aptos pra atender as demandas sociais.
Segundo as Diretrizes impostas pelo Conselho Nacional de Educação, os estágios supervisionados deveriam ser realizados principalmente pelas instituições. No entanto, é verificado que os cursos jurídicos ainda se valem da opção subsidiária como a principal estratégia de ensino da prática jurídica.
Os cursos de Direito buscam tirar os alunos da sua zona de conforto para que possa absorver outros conhecimentos de varias áreas, para que se desenvolvam habilidades necessárias para o mercado de trabalho, e sim caminhar com autonomia, para que possa acompanhar as transformações sociais e politicas, que exigem uma qualificação permanente.
E os profissionais estejam comprometidos com estratégia metodológica que seja inovadora para que possam ser protagonistas de aprendizado que conecte o Direito com sua própria realidade.