Buscar

RESUMO PARA A P2 DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PARA A P2 DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO IV
DIEGO TARTAGLIA LIMOEIRO DE ANDRADE
1) Qual é a diferença entre aço e ferro fundido?
R: Aço é uma liga ferro carbono com teor de carbono de até 2,1%, além de ser dúctil é fabricado pelo processo de deformação plástica. Já o ferro fundido, possui teor de carbono maior que 2,1 %, além de ser frágil e impossível de ser fabricado pelo processo de deformação plástica, produzido apenas pelo processo de fundição.
2) O que é ferro gusa? Como se utiliza?
R: O ferro-gusa é um material metálico que resulta quando o minério de ferro, o carvão vegetal e o calcário são derretidos juntos sob pressão de ar intensa. Quando o material combinado esfria, ele forma um produto de alto carbono conhecido como ferro-gusa. O material resfriado raramente é usado puro, pois a grande quantidade de carbono torna o material frágil e instável. Normalmente, este tipo de ferro é mais refinado por meio de fusões adicionais e processos de mistura a fim de criar o ferro forjado, ferro fundido ou o aço, pois como se trata de um material quebradiço, não é comum o uso direto.
3) O que é folha galvanizada? Por que galvanizar com estanho e não com zinco?
R: O revestimento de finas lâminas de aço com o metal estanho tem como produto as chamadas “folhas de flandres” utilizadas na fabricação de latas para armazenar diversos produtos como conservas, óleos, etc. O estanho é utilizado para esta aplicação porque é um metal que apresenta maior resistência à oxidação em contato com a água, geralmente presente nesses produtos. O processo de revestimento do aço por estanho é geralmente realizado por imersão.
No caso do ferro, a proteção contra a corrosão mais comum é feita pela deposição de zinco metálico. O zinco possui característica de oxidar mais rápido do que o ferro. Assim, se em uma placa de ferro galvanizado ocorrer rachaduras ou desplacamento, deixando o ferro exposto, o zinco irá oxidar mais rápido, então enquanto houver zinco, o ferro não será oxidado. Justamente por causa do maior poder de oxidação do zinco, é melhor utilizá-lo ao invés do estanho.
4) O que é alotropia? Qual a sua relação com a capacidade de dissolver carbono?
R: A alotropia se define pela capacidade de um mesmo elemento, com mesma constituição, estar em diferentes estruturas cristalinas e assim adquirir propriedades diferentes. Por exemplo, a forma CFC, em que por possuir mais vazios que a forma CCC possui uma maior capacidade de solubilizar carbono.
5) O que é aço autopatinável?
R: Aço autopatinável é aquele aço que ao sofrer o processo de corrosão forma uma camada de alta aderência e impermeabilidade, protegendo assim o metal base da superfície. Esses aços são comumente chamados de ARBL, e no Brasil o produzido pela CSN é o Neocore, com 0,04% de Nióbio.
6) O que são Austenita, Ferrita, Perlita e Cementita?
R: Austenita é uma solução sólida de carbono intersticial em matriz de ferro na forma CFC, podendo solubilizar até 2,1% de carbono. 
Já a Ferrita é também uma solução sólida de carbono intersticial, mas na forma CCC, podendo solubilizar até 0,02% de carbono possui maciez e ductilidade.
Cementita é o carbono que não está em solução, o carbono que precipitou, podendo estar ou no contorno dos grãos quando a variação de temperatura está entre 1130°C e 723°C ou dentro do grão quando o resfriamento é abaixo de 723°C. Lembrando que se o resfriamento for rápido, o carbono não tem tempo de sair da rede, torcendo-a e formando a forma TCC, a Martencita. 
A Perlita são lamelas de Cementita na matriz de Ferrita, possui 0,77 % de teor de carbono e combina a maciez da Ferrita com a dureza e resistência da Cementita.
7) O que são ligas eutetóides, hipoeutetóides e hipereutetóides?
R: As ligas eutetóides possuem um teor de 0,77 de carbono, é são 100% de Perlita. As hipoeutetóides possuem teor abaixo de 0,77% é são uma parte de Ferrita e outra de Perlita. As hipereutetóides são ligas com teor de carbono acima de 0,77% que possuem Perlita e Cementita II.
8) Como é feita a proteção contra a corrosão nas armaduras de concreto?
R: Se bem executado, a grande vantagem do concreto armado é que o próprio concreto protege a armadura da corrosão tanto por processos físicos quanto por processos químicos. A proteção física é garantida por um bom recobrimento da armadura, de acordo com a região de aplicação, impedindo a ação do ar, água, dejetos orgânicos, etc., através de um teor de argamassa adequado e homogêneo. A proteção química é garantida pela alcalinidade do concreto formando uma película protetora de caráter passivo. Assim o recobrimento do concreto protege a armadura contra danos mecânicos e a mantem estável.
9) Como se previne a corrosão?
R: Há, basicamente, três métodos de proteção: revestimentos protetores, evitar a formação de pares galvânicos e utilização de proteção galvânica.
Pinturas e vernizes, recobrimento do metal com outro metal mais resistente à corrosão (não galvânica), recobrimento do metal com outro metal menos resistente à corrosão (galvânica) e proteção eletrolítica ou catódica (utilizam-se metais de sacrifício).
10) Cite e explique os diferentes tipos de soldagem.
R: A soldagem por eletroduto revestido possui uma proteção de banho pela própria escoria formada no processo. Portanto faz se necessário retirar para soldar novamente, tornando o processo não continuo. Apesar de ser versátil, não é nada econômico.
A soldagem MIG/MAG utiliza-se uma proteção de banho através de um gás, sendo assim um processo continuo. Lembrando que no processo MIG, o gás é inerte e no MAG, não.
A soldagem TIG, o eletroduto não é consumível, a proteção é por gases inertes, Ar e He, mas apesar da versatilidade e qualidade é muito caro. 
A soldagem por arame tubular é feita por injeção de pó que virará a escoria que protege da corrosão. A produtividade é boa.
11) Identifique as principais características dos pontos E, F e G do gráfico abaixo:
 
R: O ponto E (eutetóide) é a menor temperatura de equilíbrio entre a Ferrita e a Austenita, correspondendo a cerca de 0,77% de carbono. E os aços podem ser eutetóides, hipoeutetóides ou hipereutetóides.
O ponto F corresponde ao máximo teor de carbono que a Austenita pode conter, isto é, 2,11%. É usado na distinção do aço do ferro fundido, conforme definição vista em página anterior.
Quando o ferro fundido eutético é solidificado, logo abaixo do ponto G, há formação de uma estrutura com fundo de Cementita e glóbulos de Austenita. Continuando o resfriamento, abaixo de 727°C não poderá mais existir a Austenita.____________________

Outros materiais