Buscar

Fim do Sonho Americano

Prévia do material em texto

FACULDADE BATISTA BRASILEIRA
ANDERSON SOARES
ANNE MIRANDA
CAMILA BARROS
CARLOS HENRIQUE RAMOS
GABRIELA SANTOS COSTA
JADSON PORTELA
LILIANE LOPES
RÚBIA CRISTINA FERNANDES
O FIM DO SONHO AMERICANO
Salvador-Bahia
2018
ANDERSON SOARES
ANNE MIRANDA
CAMILA BARROS
CARLOS HENRIQUE RAMOS
GABRIELA SANTOS COSTA
JADSON PORTELA
LILIANE LOPES
RÚBIA CRISTINA FERNANDES
O FIM DO SONHO AMERICANO
Trabalho apresentado a Faculdade Batista Brasileira, como parte das exigências para obtenção da nota para a Disciplina Teoria Geral do Estado.
Profª. Ingrid Gil.
Salvador-Bahia
2018
DOCUMENTÁRIO O FIM DO SONHO AMERICANO
O documentário O Fim do Sonho Americano, mostra o colapso, que era trabalhar duro a vida toda para ter em troca segurança, conforto, boa educação, saúde, emprego. Porém não foi o que aconteceu e acabou havendo uma desigualdade sem precedente e prejudicando assim à democracia.
Alguns autores tem uma contribuição direta à conceituação da Teoria Geral do Estado.
Para, PEDRO CALMON conceitua Teoria geral do Estado como estudo da estrutura do Estado, sob os aspectos jurídico, sociológico e histórico. 
Já ANDERSON DE MENEZES, propõe: "a Teoria Geral do Estado é a ciência geral que, na análise dos fatos sociais, jurídicos e políticos do Estado, unifica esse tríplice aspecto e elabora uma síntese que lhe é peculiar, para estudá-lo e explicá-lo na origem, na evolução e nos fundamentos de sua existência".
Isso mostra a relação da Teoria Geral do Estado com o documentário, como o próprio Chomsky cita: “A concentração de riqueza gera concentração de poder político”. “O estado ajuda os ricos, o governo é o problema e não a solução para os pobres: isso é, essencialmente, o neoliberalismo. Tem um caráter dualista que remonta à história econômica. Um conjunto de regras para os ricos e regras contrárias para os pobres. Não há surpresa nisso. É exatamente a dinâmica que você esperaria. Se a população permitir que isso prossiga, continuará sendo assim até o próximo colapso, que é tão esperado que as agências de crédito, que avaliam as posições das empresas, já estão considerando em seus cálculos o socorro do contribuinte previsto para o próximo colapso”, prossegue o pensador.
O que podemos perceber em relação ao Estado, os que tem poder não gostam da democracia, pois dessa forma tiraria o controle deles. É nessa concentração de riqueza e poder, por parte uma pequena elite centralizou a sociedade americana provocando a queda da classe média. Com isso ele permeia entre as áreas da economia, política e sociedade fazendo referência e embasando-se em dez tópicos que ele nominalmente os chama de princípios da concentração de riqueza e poder, a conhecer: 1) Redução da Democracia; 2) Reformulação da Economia; 3) Atacar a solidariedade; 4) Moldar a ideologia; 5) Deslocar o fardo de sustentar a sociedade para os pobres e classe média; 6) Controlar os reguladores; 7) Controlar as eleições; 8) Manter a ralé na linha; 9) Fabricar consensos e criar consumidores; 10) Marginalizar a população.
Podemos perceber que existe uma crítica para a desigualdade social onde prejudica e limita as pessoas, impedindo seu crescimento e desenvolvimento, influenciando diretamente nos direitos de cada cidadão. O objetivo do Sonho Americano seria potencializar e fazer com que os menos favorecidos (pobres) tivessem a oportunidade de melhorar a condições de vida. Para que o Sonho Americano fosse realizado, o planejamento tinha que ser bem preparado para que as pessoas e a sociedade pudessem ter mais possibilidade de desenvolvimento, e com o passar do tempo manter uma estabilidade, sem pensar em manter somente os mais ricos e influentes no topo da elite.
A desigualdade social é um processo existente dentro das relações da sociedade, presente em todos os países ao mundo. Ela determina um lugar dos desiguais por questões econômicas, de cor, de gênero entre outras. A desigualdade prejudica o status social das pessoas por vários motivos, sendo eles educação, saúde de qualidade, direito de trabalho, direito de moradia, direito a propriedade, ter boas condições de transporte, locomoção entre outros.
O outro pilar da concentração de renda baseia-se no sistema político. Os partidos recorrem às grandes corporações, que financiam suas campanhas, uma troca de favores, que um dia eles cobrarão, sendo legislações que lhes beneficiem e tragam mais lucro aos seus negócios.
Por fim, a formação de um estado estrutural com um governo preocupado com a sociedade seria um grande potencial para manter firme o sonho americano com uma realidade natural até os dias de hoje. A preocupação com o povo, seu desenvolvimento e qualidade de vida seria muito importante para poder melhorar cada território e suas divisões. O poder com a democracia planejada tem grandes chances de manter uma sociedade estrutural e suas desigualdades sociais que existem até hoje.
Correlacionando com a Teoria Geral do Estado fica evidente a singularidade uma vez que a Teoria Geral do Estado busca compreender o fenômeno estatal, analisando o fenômeno do poder como realidade social, política e jurídica, em meio a determinados momentos históricos.

Continue navegando