Buscar

Tributos Incidentes Sobre Lucros

Prévia do material em texto

Tributos Incidentes Sobre Lucros – Resultado Positivo AULA 1/02
Incidem sobre o lucro das empresas dois tributos: Imposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) e a Contribuição Social Sobre o Lucro (CSLL). O IR incide tanto sobre a renda das pessoas como das empresas (pessoas jurídicas). Quando se trata do IR relativo às pessoas jurídicas, é costume usar a sigla IRPJ.
A base de cálculo dos dois tributos é o lucro, na forma definida na legislação. Uma vez que cada tributo tem sua legislação especifica, o valor em reais da base de cálculo de cada um dos dois tributos pode ser diferente.
Segundo a legislação do IRPJ, o lucro tributável pode ser apurado de três formas, ou regimes de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Ar britado. O contribuinte pode optar em qual modalidade de apuração quer ser tributado, observadas algumas restrições ligadas à atividade realizada ou ao volume de receitas- no caso do lucro real ou presumido-, e de eventos justificadores do tratamento excepcional – no caso do lucro ar britado.
O Lucro Presumido corresponde ao lucro calculado pela aplicação, ao valor do faturamento, de um percentual de margem de lucro determinado na legislação, ou seja, o lucro não é apurado pelo encontro entre receitas e despesas do período, mais sim presumido. Corresponde a um processo de apuração simplificada da base de cálculo do imposto.
O Lucro Ar britado é apurado de forma semelhante ao presumido, com o acréscimo de 20%, quando a receita é conhecida, ou por parâmetros técnicos, em situações especiais em que não é possível determinar o montante do faturamento.
A opção pelo regime de tributação do IRPJ não traz conseqüências apenas para esse tributo, mas condiciona também a base de cálculo da CSLL(com base no lucro contábil ajustado, Lucro Presumido, ou Lucro Ar britado), Pis/Pasep e Cofins ( na forma cumulativa e não cumulativa). 
Quadro Resumo d+o IR.
	Tributo
	Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza - IR
	Espécie 
	Imposto
	Competência 
	União
	Função 
	Fiscal
	Fato Gerador
	É a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; e de proventos de qualquer natureza, assim entendidos ao acréscimos patrimoniais não compreendidos no conceito de renda.
	Contribuintes 
	Pessoas Físicas e Jurídicas 
	Base de Cálculo
	A base de cálculo do imposto é o montante real, ar britado ou presumido de renda ou dos proventos tributáveis.
	Lançamento
	Por homologação
	Outras Considerações
	Sobre alguns pagamentos a pessoas físicas ou jurídicas, a pessoa jurídica que efetuou pagamento deve atuar como contribuinte responsável, efetuando a retenção do Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, e posterior recolhimento.
O imposto retido, na maioria dos casos é compensável na apuração do imposto devido pelo contribuinte que sofreu a retenção.
Alguns exemplos de rendimentos sujeitos à retenção, e alíquotas respectivas:
Rendimento do Trabalho: 7,5, 15, 22 e 27,5% conforme tabela progressiva mensal 
Rendimentos de capital: fundos de longo prazo e aplicações de renda fixa, em geral – de 15 a 22,5% conforme o prazo de aplicação. 
Fundos de curto prazo – 20 ou 22% conforme o prazo. Fundos de Ações 15%
Prêmios e sorteios pagos em dinheiro: 30%
Remuneração de Serviços Profissionais prestados Factoring por PJ: 1,5%
Remuneração de Serviços de locação de mão de obra, limpeza, conservação, segurança e vigilância 1,0%.
	Alíquota IRPJ 
	15%
Quadro Resumo da CSLL
	Tributo
	Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido (CSLL)
	Espécie 
	Contribuição Social 
	Competência 
	União
	Função 
	Parafiscal
	Fato Gerador
	É a obtenção do lucro no exercício.
	Contribuintes 
	As pessoas jurídicas domiciliadas no país e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda 
	Base de Cálculo
	Resultado apurado pela contabilidade, ajustado conforme determinações legais, resultado presumido ou ar britado 
	Lançamento
	Por homologação
	Outras Considerações
	Por ser uma consideração social, este tributo está sujeito a anterioridade de 90 dias.
	Alíquota CSLL
	9%

Continue navegando