Prévia do material em texto
Sobre o Imposto de Renda, assinale a opção incorreta Pode ser feito apenas através o Lucro Real. No Imposto de Renda, o Lucro Presumido é forma simplificada de apuração do imposto. Aplicação de percentual variável conforme a atividade da empresa. Renda é o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos. O Imposto de Renda Retido na Fonte compreende as situações em que o imposto apurado é retido e recolhido em nome do contribuinte pela fonte pagadora do rendimento. As alíquotas de Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas variam de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa. Respondido em 13/09/2020 11:39:45 Explicação: De acordo com a legislação vigente, o Imposto de Renda pode ser apurado com base no Lucro Real, Presumido ou Arbitrado. Gabarito Comentado 2a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda ¿ RIR/99, ( ) São consideradas como pessoas jurídicas, as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior ( ) São contribuintes do imposto e terão seus lucros apurados as pessoas jurídicas e as empresas individuais. ( ) O RIR/99 considera como empresas individuais as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos V, V, F V, F, V F, F, V F, V, V V, V, V Respondido em 13/09/2020 11:38:36 Explicação: https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_avaliacao_parcial_resultado.asp?cod_hist_prova=204714025&cod_prova=4082449545&f_cod_disc= https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_avaliacao_parcial_resultado.asp?cod_hist_prova=204714025&cod_prova=4082449545&f_cod_disc= O RIR/99, no Título I, Art. 146, apresenta como contribuintes do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, as pessoas jurídicas e as empresas individuais. Conforme determinado nos artigos 147 e 148 do RIR/99, são consideradas como pessoas jurídicas: 1) as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital; 2) as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior; 3) os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no País; 4) a Sociedade em Conta de Participação E, por fim, o RIR/99, em seu art. 150, considera como empresas individuais: I - as firmas individuais; II - as pessoas físicas que, em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiros de bens ou serviços; III - as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos 3a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 A empresa Lonely Star S/A, apresenta no mesmo ano os seguintes dados: - Prejuízo Contábil .........R$ 40.000 - Lucro Real .................R$ 25.000 Sabendo que possui exclusões ao lucro líquido no valor de R$ 11.000, informe o valor das adições ao lucro líquido desta empresa: R$ 15.000 R$ 65.000 R$ 76.000 R$ 26.000 R$ 54.000 Respondido em 13/09/2020 11:56:40 Explicação: Prejuízo Contábil (40.000) Adições X Exclusões (11.000) Lucro Real 25.000 Lucro Real = (Prejuízo) + Adições - (Exclusão) 25.000 = (40.000) + Adições - (11.000) 25.000 = Adições - 51.000 Adições = 25.000 + 51.000 Adições = 76.000 4a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 A Companhia MZX, obteve no mês X, uma receita bruta de Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 630.000 e R$ 270.000. Sabendo que a referida empresa é optante pelo Lucro real mensal com base estimada, qual o valor do Imposto de Renda devido? 20.520 11.680 50.400 86.400 32.200 Respondido em 13/09/2020 11:39:03 Explicação: BASE DE CÁLCULO ESTIMADA: Venda de Mercadorias 630.000 8% 50.400 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para IR 136.800 CÁLCULO PARA APURAÇÃO DO IR DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Alíquota Valor 136.800 15% 20.520 Adicional (136.800 ¿ 20.000) 116.800 10% 11.680 IR MENSAL DEVIDO 32.200 5a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 A Companhia Comercial WQ S/A é tributada pelo Lucro Presumido. Apresentou as seguintes informações, referentes às receitas auferidas no primeiro trimestre de X1: Venda de mercadorias R$ 550.000,00 e Serviços prestados a terceiros R$ 275.000,00. Considerando-se as informações recebidas da Companhia WQ S/A e as determinações da legislação fiscal do Imposto de Renda, para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, o valor do Imposto de Renda devido no primeiro trimestre, em reais, é: 44.000,00 27.000,00 7.200,00 19.800,00 88.000,00 Respondido em 13/09/2020 11:50:35 Explicação: Para determinação do lucro presumido é necessário encontrar a base de cálculo, aplicando sobre a receita bruta de vendas de mercadorias e produtos, bem como dos serviços prestados, os percentuais estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda. Assim: Venda de mercadorias 550.000,00 x 8% = 44.000,00 Serviços prestados 275.000,00 x 32% = 88.000,00 Base de cálculo = 132.000,00 132.000,00 x 15% = 19.800,00 72.000,00 x 10% = 7.200,00 IR devido no primeiro trimestre = 27.000,00 6a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 A empresa WQ S/A, tributada com base no lucro real, apresentou os seguintes dados no período de X1: Lucro Líquido do período, antes do imposto de renda 30.000,00; Resultado credor da equivalência patrimonial 40.000,00; Parcela não dedutível de provisão 10.000,00; Parcela relativa ao excesso de Depreciação 12.000,00; Dividendos recebidos (Tributados nas pessoas jurídicas que os distribuíram) 20.000,00; Multas por infrações de trânsito 4.000,00. Com base nos dados apresentados, o resultado apurado no período foi de: Lucro Real de R$ 4.000,00 Lucro Real de R$ 30.000,00 Prejuízo fiscal de R$ 4.000,00 Prejuízo fiscal de R$ 18.000,00 Prejuízo fiscal de R$ 64.000,00 Respondido em 13/09/2020 11:43:34 Explicação: Lucro líquido do período, antes do imposto de renda 30.000,00 LAIR Resultado credor da equivalência patrimonial (40.000,00) exclusão Parcela não dedutível de provisão 10.000,00 adição Parcela relativa ao excesso de Depreciação 12.000,00 adição Dividendos recebidos (20.000,00) exclusão Multas por infrações de trânsito 4.000,00 adição Prejuízo fiscal (4.000,00) 7a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 A empresa PWA S/A apura os tributos pelo lucro real. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que completa corretamente a frase: O lucro tributável, isto é, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro da empresa PWA será formado pelo lucro antes do imposto de renda mais despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos exclusões. receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas como receita, menos compensaçãode prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, menos exclusões, menos compensação de prejuízos fiscais. Respondido em 13/09/2020 11:44:45 Explicação: O lucro tributável, isto é, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro da empresa PWA será formado pelo lucro antes do imposto de renda mais despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa, menos compensação de prejuízos fiscais. RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DO IRPJ (+) Adições (-) Exclusões (=) RESULTADO AJUSTADO (-) Compensações (até 30% do lucro ajustado) (=) BASE DE CÁLCULO PARA CSLL 8a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 Uma instituição financeira apurou um lucro de R$ 250.000 no exercício. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, os valores do IRPJ e da CSLL apurados no exercício são respectivamente: 38.500 e 37.500 37.500 e 22.500 38.500 e 22.500 13.500 e 22.500 22.500 e 22.500 Respondido em 13/09/2020 11:48:26 Explicação: Cálculo do IR: 250.000 X 15% = 37.500 10.000 ( 250.000 ¿ 240.000) X 10% = 1.000 IRPJ = 38.500 Cálculo da CSLL: Instituição financeira não é 9% 250.000 X 15% = 37.500 CSLL = 37.500 Resp.: 38.500 e 37.500 Gabarito Comentado https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_avaliacao_parcial_resultado.asp?cod_hist_prova=204714025&cod_prova=4082449545&f_cod_disc= https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_avaliacao_parcial_resultado.asp?cod_hist_prova=204714025&cod_prova=4082449545&f_cod_disc= 9a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 Analise as assertivas abaixo sobre planejamento tributário e assinale que não encontra respaldo na legislação tributária vigente: Planejamento tributário é considerado uma atividade bastante complexa a ser realizada pelo contador tributarista, haja vista que para obter sucesso nessa tarefa é necessário que ele tenha vasto conhecimento dos meandros da apuração dos tributos, bem como das regras que regem a incidência tributária. O planejamento tributário pode ser visto, também, como o conjunto de atividades permanentemente desenvolvidas pelo contador tributarista, com o intuito de encontrar alternativas ilícitas de reduzir ou postergar a carga tributária das empresas. O contador tributarista deve sempre avaliar os riscos decorrentes de um eventual litígio, quando o planejamento tributário envolver a adoção de medidas que possam ser contestadas pelo Fisco. Planejamento tributário é uma medida lícita, proposta pelo contador tributarista e adotada pelos contribuintes, que visa reduzir o ônus tributário ou postergar a incidência de determinado tributo. O Planejamento Tributário, também denominado elisão fiscal, tem como objetivo proporcionar às empresas uma redução da carga tributária dentro da legalidade. Respondido em 13/09/2020 11:49:46 Explicação: O planejamento tributário pode ser visto, também, como o conjunto de atividades permanentemente desenvolvidas pelo contador tributarista, com o intuito de encontrar alternativas lícitas, isto é, alternativas legais, de reduzir ou postergar a carga tributária das empresas. 10a Questão Acerto: 1,0 / 1,0 Tendo sido autuada pela fiscalização tributária, a empresa PWA resolveu recorrer dos atos praticados pela Administração Tributária. De acordo com a legislação tributária vigente, a fase contenciosa do processo administrativo de natureza tributária inicia-se a partir: da data do cometimento da infração que dá suporte à imposição de multa por infração à legislação de posturas municipais. da impugnação da parte em face de lançamento tributário, fiscal e de posturas. da apresentação de requerimento ou pretensão, formulados pela municipalidade, relativamente ao teor de norma legal abstratamente considerada. do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que tiver sido cometida a infração que dá suporte à imposição de multa por infração à legislação de posturas municipais. da lavratura de Auto de Infração ou de Notificação de Lançamento tributário, fiscal ou de posturas. Respondido em 13/09/2020 11:50:45 Explicação: De acordo com o Art. 2º da Lei Complementar n° 588/2019, que institui e regula, no âmbito da Administração Pública Municipal Direta, a fase contenciosa do processo administrativo de natureza tributária, fiscal e de posturas orienta-se pelos princípios previstos no caput do Art. 37 da Constituição Federal, além da celeridade e instrumentalidade, iniciando-se a partir da impugnação da parte em face de lançamento tributário, fiscal e de posturas. A respeito da justificativa para a cobrança de dois tributos sobre o lucro no Brasil é correto afirmar que: De acordo com a legislação vigente, a União repassa para os Estados e Municípios uma parte do valor arrecadado com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União, dos Estados e dos Municípios. De acordo com a legislação vigente, a União repassa para os Estados e Municípios uma parte do valor arrecadado com a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ. Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL são utilizados para custear as despesas com educação, saúde, transporte e moradia. A União tem interesse em unificar os dois tributos em virtude da destinação dada aos valores arrecadados. Respondido em 20/08/2020 14:13:51 Explicação: Na visão dos especialistas em matéria tributária, a União não tem interesse em unificar os dois tributos em virtude da destinação dada aos valores arrecadados, pois de acordo com a legislação vigente, apenas sobre o valor arrecadado pela União referente a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ é efetuado repasse aos Estados e Municípios. Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União e são utilizados, exclusivamente, para custear as despesas da seguridade social. Desta forma, a União não repassa um percentual do valor arrecadado aos Estados e Municípios. 2 Questão Observe o enunciado abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a lacuna. _________________ é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Lucro Arbitrado Lucro Real Lucro Operacional Lucro Inflacionário Lucro Presumido Respondido em 20/08/2020 14:14:28 Explicação: Conforme estabelece o art. 6º, do Decreto-Lei Nº 1.598/77, Lucro Real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. 3 Questão Analise as afirmativas abaixo a respeito da tributação incidente sobre o lucro, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) No Brasil os tributos são cobrados com base na renda, no patrimônio e no consumo. ( ) De acordo com o Sistema Tributário Nacional, os tributos classificam-se em impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. ( ) Conforme determina a legislação vigente, incide sobre o lucro apenas o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ. V, F, F V, F, V F,V, F V, V, F F, F, V Respondido em 20/08/202014:14:53 Explicação: Segundo estabelece a legislação vigente, o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, são tributos cobrados com base na renda, isto é, são os tributos incidentes sobre o lucro das empresas. 4 Questão A respeito dos regimes de tributação incidentes sobre o lucro é correto afirmar que: Lucro Real é a receita líquida deduzida dos custos de produção e das despesas operacionais. Lucro arbitrado é a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado quando o contribuinte deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal. Lucro Presumido pode ser definido como a receita líquida deduzida dos custos de produção. Lucro Presumido é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Lucro Real é a forma de tributação simplificada que utiliza somente as receitas da empresa para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Respondido em 20/08/2020 14:15:29 Explicação: Em conformidade com o art. 530 do RIR/99, o Lucro Arbitrado é definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado tanto pela Receita Federal, nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido, quanto pelo contribuinte quando conhecida a receita. 5 Questão Com o advento da Lei 8.218/91 o livro razão passou a ser obrigatório, portanto o contribuinte que declara com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizadas para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário. O que acontece caso falte a apresentação deste livro a fiscalização nas condições determinadas? Implicará a realização do lucro da pessoa jurídica. Implicará o arbitramento do prejuízo da pessoa jurídica. Implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica. Implicará o arbitramento da despesa pessoa jurídica Implicará o arbitramento do lucro da pessoa física. Respondido em 20/08/2020 14:16:01 Explicação: Lucro arbitrado é definido, a luz do art. 530 do RIR/99, como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido. 6 Questão Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que apresenta um enunciado FALSO. A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, assim como o IRPJ, é um tributo federal. O Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ é um tributo federal, de competência da União. Estão obrigadas ao pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ todas as pessoas jurídicas que não possuem imunidade nem isenção tributária. O valor do imposto é apurado sobre o Lucro Real ou por Lucro Presumido, conforme opção feita pela empresa. A empresa poderá mudar o regime de apuração do Lucro Real para o Lucro Presumido IRPJ a qualquer momento. Respondido em 20/08/2020 14:18:22 Explicação: De acordo com a legislação vigente, a opção adotada se estende para todo o ano-calendário. Assim a empresa somente poderá mudar o regime de apuração adotado no início do exercício. 7 Questão Há dois tributos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas jurídicas> o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Sobre estes dois tributos, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é um tributo federal e é apurado pelas pessoas jurídicas conforme a opção realizada (lucro real ou presumido). II. A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal, cujo valor é apurado sobre o lucro líquido do período antes da provisão para o imposto de renda. III. A diferença entre o IRPJ e a CSLL consiste na destinação do produto da arrecadação, pois no caso do IRPJ o produto da arrecadação é utilizado exclusivamente para custear as despesas com a seguridade social, e no caso da CSLL, é repassado parcialmente a estados e municípios e o restante é utilizado pela União sem destinação específica. Somente a afirmação II está correta Somente as afirmações II e III estão corretas Somente as afirmações I e II estão corretas Somente a afirmação III está correta Somente a afirmação I está correta Respondido em 20/08/2020 14:19:08 Explicação: Há dois tributos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas jurídicas> o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é um tributo federal e é apurado pelas pessoas jurídicas conforme a opção realizada (lucro real ou presumido). A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal, cujo valor é apurado sobre o lucro líquido do período antes da provisão para o imposto de renda. A diferença entre o IRPJ e a CSLL consiste na destinação do produto da arrecadação, pois no caso do IRPJ o produto da arrecadação é repassado parcialmente a estados e municípios e o restante é utilizado pela União sem destinação específica, e no caso da CSLL, é utilizado exclusivamente para custear as despesas com a seguridade social. Desse modo, somente as afirmações I e II estão corretas. 8 Questão Qual das opções reflete o que chamamos de lucro real conforme as normas tributárias atuais. É o lucro liquido do período de apuração com adições, e exclusões autorizadas pela legislação. É o lucro bruto do período de apuração com adições, exclusões ou compensação não autorizadas pela receita. É o lucro bruto do período de operação ajustado pelas adições, exclusões, ou compensações autorizadas pela receita. É o lucro liquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões, ou compensações autorizadas pela legislação fiscal. É o lucro do período de operação com adições, e exclusões não autorizadas pela legislação. Respondido em 20/08/2020 14:19:59 Explicação: Conforme estabelece o art. 6º, do Decreto-Lei Nº 1.598/77, lLucro Real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. De acordo com a legislação vigente, o Lucro que pode ser utilizado quando o contribuinte mantém a escrituração contábil fora dos padrões legais e normativos é: Lucro Arbitrado Lucro Presumido Lucro Real Lucro Operacional Lucro Bruto Respondido em 03/09/2020 11:59:12 Explicação: Em conformidade com o art. 530 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR), o Lucro arbitrado pode ser definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que, pode ser utilizado quando, por exemplo, o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos ou deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal. 2 Questão A respeito da justificativa para a cobrança de dois tributos sobre o lucro no Brasil é corretoafirmar que: Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União, dos Estados e dos Municípios. A União tem interesse em unificar os dois tributos em virtude da destinação dada aos valores arrecadados. De acordo com a legislação vigente, a União repassa para os Estados e Municípios uma parte do valor arrecadado com a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ. De acordo com a legislação vigente, a União repassa para os Estados e Municípios uma parte do valor arrecadado com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL são utilizados para custear as despesas com educação, saúde, transporte e moradia. Respondido em 03/09/2020 11:59:44 Explicação: Na visão dos especialistas em matéria tributária, a União não tem interesse em unificar os dois tributos em virtude da destinação dada aos valores arrecadados, pois de acordo com a legislação vigente, apenas sobre o valor arrecadado pela União referente a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ é efetuado repasse aos Estados e Municípios. Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União e são utilizados, exclusivamente, para custear as despesas da seguridade social. Desta forma, a União não repassa um percentual do valor arrecadado aos Estados e Municípios. 3 Questão Observe as assertivas abaixo a respeito da tributação sobre o lucro, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Apenas sobre o valor arrecadado pela União referente a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ é efetuado repasse aos Estados e Municípios. ( ) Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União e são utilizados, exclusivamente, para custear as despesas da seguridade social. ( ) A União repassa um percentual do valor arrecadado com a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL aos Estados e Municípios. C, E, E E, C, C E, E, C C, E, C C, C, E Respondido em 03/09/2020 12:00:21 Explicação: De acordo com a legislação vigente, apenas sobre o valor arrecadado pela União referente a cobrança do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ é efetuado repasse aos Estados e Municípios. Os recursos arrecadados com a cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL integram as receitas da União e são utilizados, exclusivamente, para custear as despesas da seguridade social. Desta forma, a União não repassa um percentual do valor arrecadado aos Estados e Municípios. 4 Questão "Estima-se o lucro da empresa aplicando-se percentuais previstos em lei, a partir de faixas por faturamento. É permitido somente para alguns tipos de empresas." E "Chega-se à base de cálculo do imposto de renda partindo do lucro contábil da empresa, ajustando-o extra-contabilmente, o que se dá através de registro em livro próprio para apuração do referido imposto." Os textos acima fazem referência às formas de tributação do IRPJ denominadas, respectivamente: lucro ajustado e lucro real. lucro presumido e lucro real. lucro deduzido do faturamento e lucro real. lucro real e lucro presumido. lucro presumido e lucro contábil. Respondido em 03/09/2020 12:01:10 Explicação: Conforme estabelece o art. 6º, do Decreto-Lei Nº 1.598/77, Lucro Real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Lucro presumido pode ser conceituado como a forma de tributação simplificada que utiliza somente as receitas da empresa para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das pessoas jurídicas que não estão obrigadas à apuração do Lucro Real. 5 Questão Com o advento da Lei 8.218/91 o livro razão passou a ser obrigatório, portanto o contribuinte que declara com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizadas para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário. O que acontece caso falte a apresentação deste livro a fiscalização nas condições determinadas? Implicará a realização do lucro da pessoa jurídica. Implicará o arbitramento do lucro da pessoa jurídica. Implicará o arbitramento do prejuízo da pessoa jurídica. Implicará o arbitramento da despesa pessoa jurídica Implicará o arbitramento do lucro da pessoa física. Respondido em 03/09/2020 12:01:41 Explicação: Lucro arbitrado é definido, a luz do art. 530 do RIR/99, como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido. 6 Questão Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que apresenta um enunciado FALSO. O valor do imposto é apurado sobre o Lucro Real ou por Lucro Presumido, conforme opção feita pela empresa. A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, assim como o IRPJ, é um tributo federal. Estão obrigadas ao pagamento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ todas as pessoas jurídicas que não possuem imunidade nem isenção tributária. O Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ é um tributo federal, de competência da União. A empresa poderá mudar o regime de apuração do Lucro Real para o Lucro Presumido IRPJ a qualquer momento. Respondido em 03/09/2020 12:02:18 Explicação: De acordo com a legislação vigente, a opção adotada se estende para todo o ano-calendário. Assim a empresa somente poderá mudar o regime de apuração adotado no início do exercício. 7 Questão De acordo com a Legislação Brasileira, a respeito dos tributos incidentes sobre o lucro das empresas, é correto afirmar: Incide a Contribuição de Melhoria para o Financiamento da Seguridade Social Incide o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas ou a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Incide apenas o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas Incidem o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Incide somente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Respondido em 03/09/2020 12:02:47 Explicação: O Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, são tributos federais, de competência da União, apurados sobre o Lucro, Real ou Presumido, conforme opção feita pela empresa. 8 Questão Observe o enunciado abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a lacuna. _________________ é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Lucro Real Lucro Arbitrado Lucro Inflacionário Lucro Presumido Lucro Operacional Respondido em 03/09/2020 12:03:12 Explicação: Conforme estabelece o art. 6º, do Decreto-Lei Nº 1.598/77, Lucro Real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Qual das opções reflete o que chamamos de lucro real conforme as normas tributárias atuais. É o lucro liquidodo período de apuração com adições, e exclusões autorizadas pela legislação. É o lucro bruto do período de operação ajustado pelas adições, exclusões, ou compensações autorizadas pela receita. É o lucro bruto do período de apuração com adições, exclusões ou compensação não autorizadas pela receita. É o lucro do período de operação com adições, e exclusões não autorizadas pela legislação. É o lucro liquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões, ou compensações autorizadas pela legislação fiscal. Respondido em 03/09/2020 15:22:10 Explicação: Conforme estabelece o art. 6º, do Decreto-Lei Nº 1.598/77, lLucro Real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Gabarito Comentado 2 Questão Analise a assertiva abaixo e marque a alternativa que completa corretamente as lacunas. _______________________ pode ser conceituado como a forma de tributação simplificada que utiliza somente as receitas da empresa para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das pessoas jurídicas que não estão obrigadas à apuração do _____________________. Lucro Arbitrado e Lucro Real Lucro Presumido e Lucro Real Lucro Operacional e Lucro Real Lucro Presumido e Arbitrado Lucro Inflacionário e Lucro Operacional Respondido em 03/09/2020 15:22:34 Explicação: De acordo com a legislação vigente, Lucro presumido pode ser conceituado como a forma de tributação simplificada que utiliza somente as receitas da empresa para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das pessoas jurídicas que não estão obrigadas à apuração do Lucro Real. 3 Questão Os tributos no Brasil são cobrados com base na renda, no patrimônio e no consumo. Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta considerando a legislação tributária vigente: I - Impostos, taxas, tarifas e contribuições de melhoria são espécies de tributos. II - Tributo é uma prestação pecuniária compulsória, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. III - No Brasil incide apenas um tributo sobre o lucro: o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ Apenas as alternativas I e III estão corretas. Apenas a alternativa III está correta. Apenas a alternativa II está correta. Todas as alternativas estão corretas Apenas as alternativas I e II estão corretas. Respondido em 03/09/2020 15:23:08 Explicação: https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069382077&cod_hist_prova=203822790&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069382077&cod_hist_prova=203822790&pag_voltar=otacka I - De acordo com a legislação vigente há, no Brasil, cinco espécies de tributos: impostos; taxas; contribuição de melhoria; empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais ou especiais. II - Conforme determina o artigo 3º do CTN, tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. III - No Brasil incidem dois tributos sobre o lucro: o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL. 4 Questão Sobre o Imposto de Renda, assinale a opção incorreta O Imposto de Renda Retido na Fonte compreende as situações em que o imposto apurado é retido e recolhido em nome do contribuinte pela fonte pagadora do rendimento. Pode ser feito apenas através o Lucro Real. No Imposto de Renda, o Lucro Presumido é forma simplificada de apuração do imposto. Aplicação de percentual variável conforme a atividade da empresa. Renda é o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos. As alíquotas de Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas variam de acordo com a atividade desenvolvida pela empresa. Respondido em 03/09/2020 15:31:05 Explicação: De acordo com a legislação vigente, o Imposto de Renda pode ser apurado com base no Lucro Real, Presumido ou Arbitrado. Gabarito Comentado 5 Questão No ano de X0 a empresa ALFA LTDA, optante pelo Lucro Presumido, contabilizou no segundo trimestre uma receita de R$ 800.000,00, sendo R$ 250.000,00 referente a serviços prestados, R$ 500.000,00, referente a venda de mercadorias e R$ 50.000,00 referente a receitas financeiras. Com base nestes dados é possível afirmar que valor do Imposto de Renda devido é de: 92.500,00 73.500,00 25.500,00 64.000,00 36.500,00 Respondido em 03/09/2020 15:38:44 Explicação: https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069382077&cod_hist_prova=203822790&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069382077&cod_hist_prova=203822790&pag_voltar=otacka ATIVIDADES RECEITA BRUTA DO TRIMESTRE ALÍQUOTA BASE DE CÁLCULO Venda de Mercadorias 500.000 8% 40.000 Serviços 250.000 32% 80.000 Receitas Financeiras 50.000 100% 50.000 Base de Cálculo para o LUCRO PRESUMIDO 170.000 Cálculo do IR devido: Alíquota 15% x 170.000 = 25.500 Adicional 10% x (170.000 ¿ 60.000) = 11.000 IR devido = 36.500 Gabarito Comentado 6 Questão A respeito dos regimes de tributação incidentes sobre o lucro é correto afirmar que: Lucro arbitrado é a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado quando o contribuinte deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal. Lucro Real é a receita líquida deduzida dos custos de produção e das despesas operacionais. Lucro Presumido pode ser definido como a receita líquida deduzida dos custos de produção. Lucro Real é a forma de tributação simplificada que utiliza somente as receitas da empresa para determinar a base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Lucro Presumido é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. Respondido em 03/09/2020 15:32:02 Explicação: Em conformidade com o art. 530 do RIR/99, o Lucro Arbitrado é definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado tanto pela Receita Federal, nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido, quanto pelo contribuinte quando conhecida a receita. https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069382077&cod_hist_prova=203822790&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069382077&cod_hist_prova=203822790&pag_voltar=otacka 7 Questão Toda empresa legalmente constituída no Brasil pode ser enquadrada pela legislação tributária em cinco situações distintas, em relação a tributação.A forma de tributação que decorre, principalmente, da não validade da escrituração contábil ou da impossibilidade de se calcular os tributos pelas vias normais é o: Lucro Presumido Lucro Real Imunes e Isentas Simples Nacional Lucro Arbitrado Respondido em 03/09/2020 15:32:26 Explicação: Em conformidade com o art. 530 do RIR/99, o Lucro Arbitrado é definido como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado tanto pela Receita Federal, nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido, quanto pelo contribuinte quando conhecida a receita. 8 Questão Há dois tributos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas jurídicas> o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Sobre estes dois tributos, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é um tributo federal e é apurado pelas pessoas jurídicas conforme a opção realizada (lucro real ou presumido). II. A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal, cujo valor é apurado sobre o lucro líquido do período antes da provisão para o imposto de renda. III. A diferença entre o IRPJ e a CSLL consiste na destinação do produto da arrecadação, pois no caso do IRPJ o produto da arrecadação é utilizado exclusivamente para custear as despesas com a seguridade social, e no caso da CSLL, é repassado parcialmente a estados e municípios e o restante é utilizado pela União sem destinação específica. Somente as afirmações I e II estão corretas Somente a afirmação I está correta Somente a afirmação II está correta Somente a afirmação III está correta Somente as afirmações II e III estão corretas Respondido em 03/09/2020 15:33:06 Explicação: Há dois tributos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas jurídicas> o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é um tributo federal e é apurado pelas pessoas jurídicas conforme a opção realizada (lucro real ou presumido). A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal, cujo valor é apurado sobre o lucro líquido do período antes da provisão para o imposto de renda. A diferença entre o IRPJ e a CSLL consiste na destinação do produto da arrecadação, pois no caso do IRPJ o produto da arrecadação é repassado parcialmente a estados e municípios e o restante é utilizado pela União sem destinação específica, e no caso da CSLL, é utilizado exclusivamente para custear as despesas com a seguridade social. Desse modo, somente as afirmações I e II estão corretas. Segundo a definição das partes da Obrigação Tributária, temos àquele que "é o ente público que tem o direito de instituir e cobrar o tributo", esta conceituação refere-se a(o): Sujeito ativo Objeto do tributo Contribuinte Sujeito passivo Responsável Tributário Respondido em 20/08/2020 14:21:27 Explicação: De acordo com a legislação vigente, na relação tributária o Estado assume a condição de sujeito ativo e, por sua vez, o Contribuinte ou o Responsável assumem a condição de sujeito passivo, devendo ambos obedecer a legislação tributária. 2 Questão A empresa ABC apurou um lucro de R$ 360.000 no TRIMESTRE. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, o valor do IRPJ apurado no trimestre é de: 30.000 84.000 54.000 53.500 62.500 Respondido em 20/08/2020 14:25:19 Explicação: 360.000 x 15% = 54.000 Cálculo do Adicional: 300.000 (360.000 - 60.000) x 10% = 30.000 Total do IRPJ devido = 84.000 Gabarito Comentado https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062873562&cod_hist_prova=203048384&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062873562&cod_hist_prova=203048384&pag_voltar=otacka 3 Questão A empresa ABC apurou um lucro de R$ 350.000 no exercício. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, o valor do IRPJ apurado no exercício é de: 52.500 63.500 53.500 62.500 11.000 Respondido em 20/08/2020 14:28:41 Explicação: Base de cálculo = 350.000 IR: 350.000 x 15% = 52.500 Cálculo do Adicional: 110.000 (350.000 - 240.000) x 10% = 11.000 Total do IR devido = 63.500 Gabarito Comentado 4 Questão Observe o enunciado abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a lacuna. De acordo com o princípio da ___________________ toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. Anterioridade Generalidade Legalidade Progressividade Universalidade Respondido em 20/08/2020 14:29:10 Explicação: O princípio da universalidade determina que o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062873562&cod_hist_prova=203048384&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062873562&cod_hist_prova=203048384&pag_voltar=otacka O princípio da progressividade estabelece que o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. Princípio da Legalidade, que é uma garantia dada pela Constituição Federal a todo e qualquer particular, nenhum tributo pode ser cobrado sem que uma Lei anterior o tenha instituído. De acordo com o princípio da anterioridade tributária, conforme estabelece o art. 150, inciso III, alínea "b", da CF/88, a lei que cria ou aumenta tributos, salvo as exceções constitucionalmente previstas, deve ser publicada no ano anterior ao de início da cobrança do tributo a que se refere. 5 Questão Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda ¿ RIR/99, ( ) São consideradas como pessoas jurídicas, as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior ( ) São contribuintes do imposto e terão seus lucros apurados as pessoas jurídicas e as empresas individuais. ( ) O RIR/99 considera como empresas individuais as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos V, V, F V, F, V V, V, V F, V, V F, F, V Respondido em 20/08/2020 14:29:54 Explicação: O RIR/99, no Título I, Art. 146, apresenta como contribuintes do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, as pessoas jurídicas e as empresas individuais. Conforme determinado nos artigos 147 e 148 do RIR/99, são consideradas como pessoas jurídicas: 1) as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital; 2)as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior; 3) os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no País; 4) a Sociedade em Conta de Participação E, por fim, o RIR/99, em seu art. 150, considera como empresas individuais: I - as firmas individuais; II - as pessoas físicas que, em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiros de bens ou serviços; III - as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos 6 Questão O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. Sobre os princípios tributários, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. O Princípio da Universalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. II. O Princípio da Generalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de gênero, de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. III. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Somente a afirmação III está correta Somente as afirmações II e III estão corretas Somente a afirmação II está correta Somente a afirmação I está correta Somente as afirmações I e II estão corretas Respondido em 20/08/2020 14:30:41 Explicação: O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. O Princípio da Generalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. O Princípio da Universalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Desse modo, somente a afirmação III está correta. 7 Questão Analise as assertivas abaixo sobre os procedimentos necessários para a apuração e cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoa Jurídica (IRPJ), marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A base de cálculo do IRPJ é o valor do fato gerador do tributo, isto é, o valor da renda ou dos proventos, contido na norma que descreve a hipótese de incidência tributária. ( ) O período de apuração do IRPJ é trimestral, ocorrendo seu encerramento três vezes durante o ano. ( ) São contribuintes do IRPJ as pessoas jurídicas e as empresas individuais. F, F, V V, F, F V, V, F F, V, V V, F, V Respondido em 20/08/2020 14:31:19 Explicação: O período de apuração, conforme determinam a Lei 9.430/96 e o RIR/99, é trimestral. Desta forma, seu encerramento ocorre quatro vezes durante o ano, nos dias 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12. 8 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre os critérios que o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IR deve atender, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) De acordo com o princípio da generalidade toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. ( ) Segundo determina o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. ( ) Conforme estabelece o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. V, F, F F, V, F F, F, V V, V, F V, F, V Respondido em 20/08/2020 14:31:52 Explicação: De acordo com o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. E, segundo estabelece o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. Conforme estabelece a legislação vigente, a escrituração contábil deve ser realizada com observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Analise as alternativas abaixo e identifique o livro que a empresa tributada pelo Lucro Real NÃO está obrigada a escriturar. Caixa Razão Registro de entradas Diário Registro de inventário Respondido em 03/09/2020 12:17:57 Explicação: As pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real, obedecendo à legislação comercial e fiscal, devem manter escrituração contábil nos livros: Diário Razão Registro de inventário Registro de entradas (compras) Apuração do Lucro Real Registro permanente de estoque Movimentação de Combustíveis 2 Questão Considerando os critérios determinados pelos princípios constitucionais do sistema tributário nacional, é correto afirmar que: O princípio da legalidade determina que o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda. O princípio da universalidade determina que toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei O princípio da generalidade estabelece que o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. O princípio da legalidade estabelece que todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. O princípio da universalidade determina que o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei. Respondido em 03/09/2020 12:18:41 Explicação: De acordo com o princípio da generalidade toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. O princípio da universalidade determina que o Imposto de Renda deva ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. Segundo o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. 3 Questão De acordo com a Legislação vigente, quem tem competência para instituir o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ? Estados Distrito Federal Municípios Territórios União Respondido em 03/09/2020 12:18:50 Explicação:Conforme determina o art. 153 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IR é um tributo federal, de competência da União, que incide sobre a renda das pessoas físicas e jurídicas. 4 Questão Analise as assertivas abaixo sobre o fato gerador do Imposto sobre a Renda ¿ IR, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ( ) O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de proventos de qualquer natureza ( ) O Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza tem como fato gerador a aquisição de mercadorias e serviços de qualquer natureza V, V, F V, F, F F, V, F V, F, V F, F, V Respondido em 03/09/2020 12:20:12 Explicação: De acordo com o Art. 43, do Código Tributário Nacional, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica: I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos; II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior. § 1o A incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção. § 2o Na hipótese de receita ou de rendimento oriundos do exterior, a lei estabelecerá as condições e o momento em que se dará sua disponibilidade, para fins de incidência do imposto referido neste artigo. 5 Questão O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. Sobre os princípios tributários, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. O Princípio da Universalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. II. O Princípio da Generalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de gênero, de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. III. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Somente as afirmações II e III estão corretas Somente as afirmações I e II estão corretas Somente a afirmação III está correta Somente a afirmação II está correta Somente a afirmação I está correta Respondido em 03/09/2020 12:20:40 Explicação: O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. O Princípio da Generalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. O Princípio da Universalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Desse modo, somente a afirmação III está correta. 6 Questão Analise as assertivas abaixo sobre os procedimentos necessários para a apuração e cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoa Jurídica (IRPJ), marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A base de cálculo do IRPJ é o valor do fato gerador do tributo, isto é, o valor da renda ou dos proventos, contido na norma que descreve a hipótese de incidência tributária. ( ) O período de apuração do IRPJ é trimestral, ocorrendo seu encerramento três vezes durante o ano. ( ) São contribuintes do IRPJ as pessoas jurídicas e as empresas individuais. F, V, V F, F, V V, F, V V, V, F V, F, F Respondido em 03/09/2020 12:21:52 Explicação: O período de apuração, conforme determinam a Lei 9.430/96 e o RIR/99, é trimestral. Desta forma, seu encerramento ocorre quatro vezes durante o ano, nos dias 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12. 7 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre os critérios que o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IR deve atender, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) De acordo com o princípio da generalidade toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. ( ) Segundo determina o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. ( ) Conforme estabelece o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. V, F, F V, F, V V, V, F F, V, F F, F, V Respondido em 03/09/2020 14:52:55 Explicação: De acordo com o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. E, segundo estabelece o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. 8 Questão Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda ¿ RIR/99, ( ) São consideradas como pessoas jurídicas, as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior ( ) São contribuintes do imposto e terão seus lucros apurados as pessoas jurídicas e as empresas individuais. ( ) O RIR/99 considera como empresas individuais as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos V, V, V F, V, V V, V, F F, F, V V, F, V Respondido em 03/09/2020 14:52:13 Explicação: O RIR/99, no Título I, Art. 146, apresenta como contribuintes do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, as pessoas jurídicas e as empresas individuais. Conforme determinado nos artigos 147 e 148 do RIR/99, são consideradas como pessoas jurídicas: 1) as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital; 2) as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior; 3) os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no País; 4) a Sociedade em Conta de Participação E, por fim, o RIR/99, em seu art. 150, considera como empresas individuais: I - as firmas individuais; II - as pessoas físicasque, em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiros de bens ou serviços; III - as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos Segundo a definição das partes da Obrigação Tributária, temos àquele que "é o ente público que tem o direito de instituir e cobrar o tributo", esta conceituação refere-se a(o): Sujeito ativo Objeto do tributo Responsável Tributário Contribuinte Sujeito passivo Respondido em 03/09/2020 15:40:00 Explicação: De acordo com a legislação vigente, na relação tributária o Estado assume a condição de sujeito ativo e, por sua vez, o Contribuinte ou o Responsável assumem a condição de sujeito passivo, devendo ambos obedecer a legislação tributária. 2 Questão A empresa ABC apurou um lucro de R$ 360.000 no TRIMESTRE. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, o valor do IRPJ apurado no trimestre é de: 62.500 30.000 53.500 54.000 84.000 Respondido em 03/09/2020 15:40:39 Explicação: 360.000 x 15% = 54.000 Cálculo do Adicional: 300.000 (360.000 - 60.000) x 10% = 30.000 Total do IRPJ devido = 84.000 Gabarito Comentado 3 Questão A empresa ABC apurou um lucro de R$ 350.000 no exercício. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, o valor do IRPJ apurado no exercício é de: 63.500 62.500 53.500 11.000 52.500 Respondido em 03/09/2020 15:42:33 Explicação: Base de cálculo = 350.000 IR: 350.000 x 15% = 52.500 Cálculo do Adicional: 110.000 (350.000 - 240.000) x 10% = 11.000 Total do IR devido = 63.500 Gabarito Comentado https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069386421&cod_hist_prova=203824545&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069386421&cod_hist_prova=203824545&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069386421&cod_hist_prova=203824545&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069386421&cod_hist_prova=203824545&pag_voltar=otacka 4 Questão Observe o enunciado abaixo e marque a alternativa que completa corretamente a lacuna. De acordo com o princípio da ___________________ toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. Generalidade Universalidade Progressividade Legalidade Anterioridade Respondido em 03/09/2020 15:42:45 Explicação: O princípio da universalidade determina que o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. O princípio da progressividade estabelece que o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. Princípio da Legalidade, que é uma garantia dada pela Constituição Federal a todo e qualquer particular, nenhum tributo pode ser cobrado sem que uma Lei anterior o tenha instituído. De acordo com o princípio da anterioridade tributária, conforme estabelece o art. 150, inciso III, alínea "b", da CF/88, a lei que cria ou aumenta tributos, salvo as exceções constitucionalmente previstas, deve ser publicada no ano anterior ao de início da cobrança do tributo a que se refere. 5 Questão Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, de acordo com o Regulamento do Imposto de Renda ¿ RIR/99, ( ) São consideradas como pessoas jurídicas, as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior ( ) São contribuintes do imposto e terão seus lucros apurados as pessoas jurídicas e as empresas individuais. ( ) O RIR/99 considera como empresas individuais as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos F, F, V V, F, V V, V, F F, V, V V, V, V Respondido em 03/09/2020 15:43:00 Explicação: O RIR/99, no Título I, Art. 146, apresenta como contribuintes do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, as pessoas jurídicas e as empresas individuais. Conforme determinado nos artigos 147 e 148 do RIR/99, são consideradas como pessoas jurídicas: 1) as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital; 2) as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior; 3) os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no País; 4) a Sociedade em Conta de Participação E, por fim, o RIR/99, em seu art. 150, considera como empresas individuais: I - as firmas individuais; II - as pessoas físicas que, em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiros de bens ou serviços; III - as pessoas físicas que promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos 6 Questão O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. Sobre os princípios tributários, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. O Princípio da Universalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. II. O Princípio da Generalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de gênero, de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. III. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Somente a afirmação II está correta Somente a afirmação I está correta Somente as afirmações I e II estão corretas Somente a afirmação III está correta Somente as afirmações II e III estão corretas Respondido em 03/09/2020 15:43:18 Explicação: O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) segue os princípios constitucionais e tributários, estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Código Tributário Nacional. O Princípio da Generalidade estabelece que toda e qualquer renda deve ser tributada nos termos da lei. O Princípio da Universalidade determina que deva ser cobrado de todos o que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, sem distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião etc. O Princípio da Progressividade estabelece que deve ser graduado por faixas de renda, recaindo alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda. Desse modo, somente a afirmação III está correta. 7 Questão Analise as assertivas abaixo sobre os procedimentos necessários para a apuração e cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoa Jurídica (IRPJ), marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinalea alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A base de cálculo do IRPJ é o valor do fato gerador do tributo, isto é, o valor da renda ou dos proventos, contido na norma que descreve a hipótese de incidência tributária. ( ) O período de apuração do IRPJ é trimestral, ocorrendo seu encerramento três vezes durante o ano. ( ) São contribuintes do IRPJ as pessoas jurídicas e as empresas individuais. V, V, F V, F, F F, V, V F, F, V V, F, V Respondido em 03/09/2020 15:43:51 Explicação: O período de apuração, conforme determinam a Lei 9.430/96 e o RIR/99, é trimestral. Desta forma, seu encerramento ocorre quatro vezes durante o ano, nos dias 31/03, 30/06, 30/09 e 31/12. 8 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre os critérios que o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza - IR deve atender, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) De acordo com o princípio da generalidade toda e qualquer renda ou provento deve ser tributado nos termos fixados na lei, ou seja, todas as pessoas que auferiram renda irão se submeter à imposição tributária. ( ) Segundo determina o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. ( ) Conforme estabelece o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. F, F, V V, F, F F, V, F V, V, F V, F, V Respondido em 03/09/2020 15:44:05 Explicação: De acordo com o princípio da universalidade o Imposto de Renda deve ser cobrado de todos os que auferirem renda, nos limites e condições estabelecidos na lei, independentemente de onde os rendimentos foram auferidos, sem fazer distinção de nacionalidade, sexo, cor, profissão, religião, etc. E, segundo estabelece o princípio da progressividade o Imposto de Renda deve ser graduado por faixas de renda, recaindo as alíquotas mais elevadas sobre as maiores faixas de renda, isto é, a alíquota do tributo aumenta, na medida em que aumenta a base de cálculo. O Lucro Real é à base de cálculo do imposto de renda partindo do resultado apresentado na contabilidade, com os devidos ajustes. Como é calculado o lucro real? O lucro real é calculado partindo da Receita contábil com as adições e exclusões O lucro real é calculado partindo do resultado contábil com as adições O lucro real é calculado partindo das despesas contábil com as adições e exclusões O lucro real é calculado partindo do resultado contábil com as exclusões O lucro real é calculado partindo do resultado contábil com as adições e exclusões Respondido em 20/08/2020 14:32:43 Explicação: O cálculo do Lucro Real é feito tomando-se por base o Lucro apurado antes do IRPJ, também denominado de Lucro Contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações determinadas na legislação do IR. 2 Questão O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é baseado no crédito tributário apurado pelo contribuinte de acordo com o lucro, considerando-se as definições de renda e lucro. Na contabilidade, temos diversos conceitos de lucro, mas aquele que é oferecido à tributação é o lucro líquido do período, definido como sendo o lucro operacional subtraído dos resultados não operacionais e das participações. Sobre os tipos de lucro para apuração do IRPJ, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. A apuração do IRPJ pelo lucro real corresponde ao lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações. II. A apuração do IRPJ pelo lucro presumido é uma forma simplificada que utiliza somente as receitas como base de cálculo das empresas que não estão obrigadas à apuração pelo lucro real. III. A apuração do IRPJ pelo lucro arbitrado ocorre quando a empresa deixar de apurar o IRPJ, sendo o valor do imposto estabelecido pela Receita Federal. Somente as afirmações I e II estão corretas As afirmações I, II e III estão corretas Somente as afirmações I e III estão corretas Somente as afirmações II e III estão corretas As afirmações I, II e III estão erradas Respondido em 20/08/2020 14:33:22 Explicação: O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é baseado no crédito tributário apurado pelo contribuinte de acordo com o lucro, considerando-se as definições de renda e lucro. Na contabilidade, temos diversos conceitos de lucro, mas aquele que é oferecido à tributação é o lucro líquido do período, definido como sendo o lucro operacional subtraído dos resultados não operacionais e das participações. A apuração do IRPJ pelo lucro real corresponde ao lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações. A apuração do IRPJ pelo lucro presumido é uma forma simplificada que utiliza somente as receitas como base de cálculo das empresas que não estão obrigadas à apuração pelo lucro real. A apuração do IRPJ pelo lucro arbitrado ocorre quando a empresa deixar de apurar o IRPJ, sendo o valor do imposto estabelecido pela Receita Federal. Desse modo, todas as afirmações estão corretas. 3 Questão A pessoa jurídica que faz a opção para tributar os seus resultados com base no lucro real, deve apurar o resultado contábil de que forma? Pelo regime de competência pelo regime de apuração pelo regime de tributação pelo regime de complexidade pelo regime de receitas Respondido em 20/08/2020 14:33:44 Explicação: Na apuração dos tributos, como regra deve se observar o Regime de Competência. Todavia, apesar da legislação fiscal permitir que algumas operações sejam tributadas pelo regime de caixa, a exemplo do Lucro Presumido e do SIMPLES, as empresas não devem adotar este regime pois contraria a legislação contábil que estabelece o Princípio ou Regime de Competência como regra para as empresas privadas. 4 Questão _________________ é à base de cálculo do imposto de renda partindo do resultado apresentado na contabilidade, com os devidos ajustes. O Lucro presumido O Lucro Bruto O Lucro arbitrado O Lucro Líquido O lucro real Respondido em 20/08/2020 14:34:21 Explicação: Lucro Real pode ser definido como a base de cálculo do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas, apurada com base na escrituração contábil elaborada em conformidade com as leis comerciais e fiscais. O cálculo do Lucro Real é feito tomando-se por base o Lucro apurado antes do IRPJ, também denominado de Lucro Contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações determinadas na legislação do IR. 5 Questão A empresa X obteve uma receita de serviços no valor de 300.000,00. Sabendo-se que o valor das deduções foi de 13.000.00 e que os custos dos serviços totalizaram 185.000,00, assinale a alternativa que apresenta o lucro bruto que ela obteve no período. 287.000,00 472.000,00 102.000,00 115.000,00 198.000.00 Respondido em 20/08/2020 14:35:20 Explicação: Conforme estabelece a legislação vigente, o lucro bruto corresponde à diferença entre a receita líquida das vendas e serviços e o custo dos bens e serviços vendidos. Receita 300.000,00 (-) Deduções 13.000,00 Receita Líquida 287.000,00 (-) Custo dos bens e serviços 185.000,00 Lucro Bruto102.000,00 6 Questão Uma empresa tributada pelo lucro real trimestral iniciou suas atividades em janeiro/20X1. Nos meses de fevereiro a março de 20X1, essa empresa apurou um lucro real de R$ 500.000,00. Considerando- se a legislação fiscal vigente no primeiro trimestre de 20X1, o Imposto de Renda da empresa, nesse trimestre, em reais, é 119.000,00 105.000,00 121.000,00 125.000,00 101.000,00 Respondido em 20/08/2020 14:37:41 Explicação: Como são apenas dois meses, o aluno deve adicionar os 10% sobre a diferença do lucro com 40.000. Como são apenas dois meses (fevereiro e março - fato gerador do imposto), o aluno deve adicionar os 10% sobre a diferença do lucro que exceder 40.000. Lucro Real 500.000,00 IR 15% = 75.000,00 Adicional de 10% = 46.000,00 (500.000 - 40.000 = 460.000) IR DEVIDO = 75.000,00 + 46.000,00 IR DEVIDO = 121.000,00 7 Questão Uma sociedade empresária tributada pelo Lucro Real Trimestral apurou no 1º trimestre de X0 um lucro antes da apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) no valor de R$ 825.000,00. Considerando que, na apuração do Lucro Real, efetuada no Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR houve adições à base de cálculo no valor de R$ 156.000,00 e exclusões da base de cálculo no valor de R$ 281.000,00. Assinale a alternativa que apresenta o valor devido do IRPJ para esse trimestre. 105.000,00 169.000,00 175.000,00 64.000,00 179.000,00 Respondido em 20/08/2020 14:41:56 Explicação: Base de cálculo para o IRPJ = LAIR + adições - deduções Alíquotas IRPJ = 15% sobre o LAIR ajustado + 10% sobre o LAIR ajustado sobre o lucro real trimestral que excedeu a 60.000 825.000 + 156.000 - 281.000 = 700.000 LAIR ajustado. IRPJ: (700.000 x 15%) + (640.000 x 10%) = 105.000 + 64.000 IR devido = 169.000 8 Questão De acordo com a legislação vigente, existem diversas formas de Lucro. Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Lucro Inflacionário pode ser conceituado como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda utilizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte mantem a escrituração contábil fora dos padrões legais e normativos. ( ) O Lucro Arbitrado pode ser utilizado pela Receita Federal quando o contribuinte faz a opção equivocada pelo Lucro Presumido. ( ) A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração. V, V, F V, V, V F, F, F V, F, V F, V, V Respondido em 20/08/2020 14:45:49 Explicação: O Lucro arbitrado é definido, a luz do Art. 530 do RIR/99, como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido. De acordo com Art. 247, § 1 º, do Regulamento do Imposto de Renda - RIR/9, a determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração com observância das disposições das leis comerciais. A empresa Omega & Alfa S/A para fins de apuração do imposto de renda pelo lucro real tem as seguintes informações no período: Resultado Contábil Prejuízo de R$ 150.000,00 Adições R$ 380.000,00 Exclusões R$ 120.000,00 Prejuízos fiscais em períodos anteriores R$ 40.000,00 O valor a ser recolhido pela empresa sabendo-se que o IRPJ é de 15% sobre o lucro: R$ 39.000,00 R$ 11.550,00 R$ 57.000,00 R$ 10.500,00 O imposto não se aplica pelo resultado contábil ser negativo Respondido em 03/09/2020 14:54:00 Explicação: Demonstrando: Prejuízo (150.000,00) Adições 380.000,00 Exclusões (120.000,00) Resultado 110.000,00 Compensação ( 33.000,00) (30% de 110.000,00) Lucro Real 77.000,00 Imposto de Renda será igual a 15% de 77.000,00 IR = 11.550,00 2 Questão O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é baseado no crédito tributário apurado pelo contribuinte de acordo com o lucro, considerando-se as definições de renda e lucro. Na contabilidade, temos diversos conceitos de lucro, mas aquele que é oferecido à tributação é o lucro líquido do período, definido como sendo o lucro operacional subtraído dos resultados não operacionais e das participações. Sobre os tipos de lucro para apuração do IRPJ, analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I. A apuração do IRPJ pelo lucro real corresponde ao lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações. II. A apuração do IRPJ pelo lucro presumido é uma forma simplificada que utiliza somente as receitas como base de cálculo das empresas que não estão obrigadas à apuração pelo lucro real. III. A apuração do IRPJ pelo lucro arbitrado ocorre quando a empresa deixar de apurar o IRPJ, sendo o valor do imposto estabelecido pela Receita Federal. Somente as afirmações II e III estão corretas Somente as afirmações I e II estão corretas Somente as afirmações I e III estão corretas As afirmações I, II e III estão erradas As afirmações I, II e III estão corretas Respondido em 03/09/2020 14:55:55 Explicação: O Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) é baseado no crédito tributário apurado pelo contribuinte de acordo com o lucro, considerando-se as definições de renda e lucro. Na contabilidade, temos diversos conceitos de lucro, mas aquele que é oferecido à tributação é o lucro líquido do período, definido como sendo o lucro operacional subtraído dos resultados não operacionais e das participações. A apuração do IRPJ pelo lucro real corresponde ao lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações. A apuração do IRPJ pelo lucro presumido é uma forma simplificada que utiliza somente as receitas como base de cálculo das empresas que não estão obrigadas à apuração pelo lucro real. A apuração do IRPJ pelo lucro arbitrado ocorre quando a empresa deixar de apurar o IRPJ, sendo o valor do imposto estabelecido pela Receita Federal. Desse modo, todas as afirmações estão corretas. 3 Questão Conforme estabelece a legislação vigente, o lucro líquido do exercício, ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária é denominado: Lucro Presumido Lucro Estimado Lucro Bruto Lucro Operacional Lucro Real Respondido em 03/09/2020 14:54:36 Explicação: A definição e composição do Lucro Real encontram-se no art. 6º do Decreto-Lei nº 1.598/77, e no art. 247 do Regulamento do Imposto de Renda - RIR/99, segundo o qual Lucro real é o lucro líquido do exercício ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação tributária. 4 Questão O Lucro Real é à base de cálculo do imposto de renda partindo do resultado apresentado na contabilidade, com os devidos ajustes. Como é calculado o lucro real? O lucro real é calculado partindo do resultado contábil com as exclusões O lucro real é calculado partindo das despesas contábil com as adições e exclusões O lucro real é calculado partindo do resultado contábil com as adições O lucro real é calculado partindo da Receita contábil com as adições e exclusões O lucro real é calculado partindo do resultado contábil com as adições e exclusões Respondido em 03/09/2020 14:54:57Explicação: O cálculo do Lucro Real é feito tomando-se por base o Lucro apurado antes do IRPJ, também denominado de Lucro Contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações determinadas na legislação do IR. 5 Questão _________________ é à base de cálculo do imposto de renda partindo do resultado apresentado na contabilidade, com os devidos ajustes. O Lucro presumido O Lucro Bruto O lucro real O Lucro Líquido O Lucro arbitrado Respondido em 03/09/2020 14:55:16 Explicação: Lucro Real pode ser definido como a base de cálculo do imposto sobre a renda das pessoas jurídicas, apurada com base na escrituração contábil elaborada em conformidade com as leis comerciais e fiscais. O cálculo do Lucro Real é feito tomando-se por base o Lucro apurado antes do IRPJ, também denominado de Lucro Contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações determinadas na legislação do IR. 6 Questão A empresa X obteve uma receita de serviços no valor de 300.000,00. Sabendo-se que o valor das deduções foi de 13.000.00 e que os custos dos serviços totalizaram 185.000,00, assinale a alternativa que apresenta o lucro bruto que ela obteve no período. 198.000.00 102.000,00 287.000,00 115.000,00 472.000,00 Respondido em 03/09/2020 14:57:39 Explicação: Conforme estabelece a legislação vigente, o lucro bruto corresponde à diferença entre a receita líquida das vendas e serviços e o custo dos bens e serviços vendidos. Receita 300.000,00 (-) Deduções 13.000,00 Receita Líquida 287.000,00 (-) Custo dos bens e serviços 185.000,00 Lucro Bruto 102.000,00 7 Questão Uma sociedade empresária tributada pelo Lucro Real Trimestral apurou no 1º trimestre de X0 um lucro antes da apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) no valor de R$ 825.000,00. Considerando que, na apuração do Lucro Real, efetuada no Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR houve adições à base de cálculo no valor de R$ 156.000,00 e exclusões da base de cálculo no valor de R$ 281.000,00. Assinale a alternativa que apresenta o valor devido do IRPJ para esse trimestre. 105.000,00 169.000,00 175.000,00 64.000,00 179.000,00 Respondido em 03/09/2020 15:11:37 Explicação: Base de cálculo para o IRPJ = LAIR + adições - deduções Alíquotas IRPJ = 15% sobre o LAIR ajustado + 10% sobre o LAIR ajustado sobre o lucro real trimestral que excedeu a 60.000 825.000 + 156.000 - 281.000 = 700.000 LAIR ajustado. IRPJ: (700.000 x 15%) + (640.000 x 10%) = 105.000 + 64.000 IR devido = 169.000 8 Questão Uma empresa tributada pelo lucro real trimestral iniciou suas atividades em janeiro/20X1. Nos meses de fevereiro a março de 20X1, essa empresa apurou um lucro real de R$ 500.000,00. Considerando- se a legislação fiscal vigente no primeiro trimestre de 20X1, o Imposto de Renda da empresa, nesse trimestre, em reais, é 105.000,00 101.000,00 125.000,00 119.000,00 121.000,00 Respondido em 03/09/2020 15:00:45 Explicação: Como são apenas dois meses, o aluno deve adicionar os 10% sobre a diferença do lucro com 40.000. Como são apenas dois meses (fevereiro e março - fato gerador do imposto), o aluno deve adicionar os 10% sobre a diferença do lucro que exceder 40.000. Lucro Real 500.000,00 IR 15% = 75.000,00 Adicional de 10% = 46.000,00 (500.000 - 40.000 = 460.000) IR DEVIDO = 75.000,00 + 46.000,00 IR DEVIDO = 121.000,00 A empresa Lonely Star S/A, apresenta no mesmo ano os seguintes dados: - Prejuízo Contábil .........R$ 40.000 - Lucro Real .................R$ 25.000 Sabendo que possui exclusões ao lucro líquido no valor de R$ 11.000, informe o valor das adições ao lucro líquido desta empresa: R$ 26.000 R$ 65.000 R$ 76.000 R$ 15.000 R$ 54.000 Respondido em 03/09/2020 15:46:21 Explicação: Prejuízo Contábil (40.000) Adições X Exclusões (11.000) Lucro Real 25.000 Lucro Real = (Prejuízo) + Adições - (Exclusão) 25.000 = (40.000) + Adições - (11.000) 25.000 = Adições - 51.000 Adições = 25.000 + 51.000 Adições = 76.000 2 Questão De acordo com a legislação tributária vigente, existem algumas situação em que o Lucro Arbitrado poderá ser utilizado. Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Imposto de Renda será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando o contribuinte, obrigado à tributação com base no lucro real, não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fiscais. ( ) O Imposto de Renda será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando o contribuinte apresentar à autoridade tributária os livros e documentos da escrituração comercial e fiscal. ( ) O Imposto de Renda será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando o contribuinte optar devidamente pela tributação com base no lucro presumido. V, V, F F, F, V F, V, V V, F, V V, F, F Respondido em 03/09/2020 15:48:29 Explicação: De acordo com o Art. 530, do RIR/99, o imposto, devido trimestralmente, no decorrer do ano- calendário, será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando: III - o contribuinte deixar de apresentar à autoridade tributária os livros e documentos da escrituração comercial e fiscal, ou o Livro Caixa, na hipótese do parágrafo único do art. 527; IV - o contribuinte optar indevidamente pela tributação com base no lucro presumido; 3 Questão A empresa ABC apurou um lucro de R$ 360.000 no TRIMESTRE. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, o valor do Adicional do IRPJ apurado no trimestre é de: 63.500 54.000 30.000 84.000 52.500 Respondido em 03/09/2020 15:50:07 Explicação: 360.000 x 15% = 54.000 Calculando o Adicional: 300.000 (360.000 - 60.000) x 10% = 30.000 Logo, o valor do IRPJ devido = 84.000 e o valor do Adicional, conforme solicita o enunciado da questão, é de R$ 30.000,00. Gabarito Comentado 4 Questão A empresa Minerales S/A terminou o ano de X1 com um Lucro Contábil de R$ 420.000,00 e com um Lucro Fiscal de R$ 380.000,00. Com base nestas informações qual o valor do Adicional do Imposto de Renda que deverá ser recolhido pela empresa? 63.000,00 https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069387173&cod_hist_prova=203824917&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069387173&cod_hist_prova=203824917&pag_voltar=otacka 14.000,00 57.000,00 40.000,00 71.000,00 Respondido em 03/09/2020 15:57:04 Explicação: Para responder a esta questão, primeiro é preciso verificar se o Lucro Fiscal excedeu ao limite de 240.000,00 estabelecido pela legislação vigente. Neste caso, excedeu em 140.000 (380.000 - 240.000 = 140.000) Depois calcula o Adicional de 10% sobre o valor que excedeu, ou seja, sobre 140.000. 140.000 x 10% = 14.000 ADICIONAL DO IR DEVIDO = 14.000,00 5 Questão A empresa Zeta S/A terminou o ano de X0 com um Lucro Contábil de R$ 420.000,00 e com um Lucro Fiscal de R$ 380.000,00. Com base nestas informações qual o valor do Imposto de Renda que deverá ser recolhido pela empresa? R$ 57.000,00 R$ 71.000,00 R$ 120.000,00R$ 14.000,00 R$ 63.000,00 Respondido em 03/09/2020 15:57:55 Explicação: Primeiro calcula 15% sobre o Lucro Fiscal 380.000,00 x 15% = 57.000,00 Depois calcula o Adicional de 10% sobre o valor que excede 240.000 ao ano (380.000 - 240.000 ) 140.000 x 10% = 14.000 Logo, o valor a ser recolhido é o somatório: 57.000 + 14.000 = 71.000 IR DEVIDO = 71.000,00 6 Questão Considere as seguintes afirmações quanto ao Lucro Real: I - Somente as grandes empresas, isto é, aquelas com Receita Bruta no ano anterior excedente a determinado limite podem optar pelo Lucro Real; II - As empresas obrigadas ao Lucro Real devem manter escrituração contábil e levantar balanços trimestrais ou anuais com observância das leis comerciais e fiscais, mesmo não sendo Sociedades Anônimas; III - O Lucro Real é apurado a partir do lucro contábil antes da provisão para o IR, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação pertinente. Das afirmativas acima: As afirmativas II e III estão corretas; Somente a alternativa I está correta; As afirmativas I, II e III estão corretas; As afirmativas I e II estão corretas; Somente a alternativa II está correta Respondido em 03/09/2020 15:59:19 Explicação: A assertiva I é falsa, pois está limitando a possibilidade de opção somente para grandes empresas, isto é, para aquelas que excedem o valor estipulado pela legislação. Esta afirmativa não é verdadeira, haja vista que qualquer empresa, independente do porte, mesmo que não esteja obrigada, pode optar pelo Lucro Real. 7 Questão A Provisão para Pagamento do Imposto sobre a Renda é: Facultativa tanto pela Lei das Sociedades por Ações como pela legislação do Imposto sobre a Renda; Compulsória tanto pela Lei das Sociedades por Ações e facultativa pela legislação do Imposto sobre a Renda; Às vezes facultativa e às vezes compulsória por ambas as legislações. Compulsória tanto pela Lei das Sociedades por Ações como pela legislação do Imposto sobre a Renda; Facultativa pela Lei das Sociedades por Ações e compulsória pela legislação do Imposto sobre a Renda; Respondido em 03/09/2020 16:00:09 Explicação: Saber sobre a obrigatoriedade da Provisão para o IRPJ 8 Questão De acordo com a legislação vigente, existem diversas formas de Lucro. Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Lucro Inflacionário pode ser conceituado como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda utilizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte mantem a escrituração contábil fora dos padrões legais e normativos. ( ) O Lucro Arbitrado pode ser utilizado pela Receita Federal quando o contribuinte faz a opção equivocada pelo Lucro Presumido. ( ) A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração. V, V, F F, V, V V, F, V F, F, F V, V, V Respondido em 03/09/2020 16:01:27 Explicação: O Lucro arbitrado é definido, a luz do Art. 530 do RIR/99, como a forma de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda que pode ser utilizado pela Receita Federal nas situações em que o contribuinte obrigado à tributação com base no lucro real, mantiver escrituração imprestável, isto é, fora dos padrões legais e normativos, deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal ou fizer a opção equivocada pelo Lucro Presumido. De acordo com Art. 247, § 1 º, do Regulamento do Imposto de Renda - RIR/9, a determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração com observância das disposições das leis comerciais. A empresa Flores Rosas Comércio de Flores Ltda. apurou lucro Real referente a determinado trimestre equivalente a $ 348.000,00. A somatória do imposto de renda e da CSLL devido pela organização nesse período é de: 112.320,00 59.160,00 114.620,00 84.520,00 83.520,00 Respondido em 20/08/2020 14:53:43 Explicação: IRPJ: 348.000,00*15%= 52.200,00 + 288.000*10%= 28.800,00 = 81.000,00 CSLL: 348.000*9% = 31.320,00 TOTAL = 81.000 + 31.320 = 112.320,00 Gabarito Comentado 2 Questão https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062892081&cod_hist_prova=203049958&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062892081&cod_hist_prova=203049958&pag_voltar=otacka A empresa de Pedras & Pedreiras S/A demonstrou no exercício de 2001, os valores, como seguem: Lucro bruto R$ 90.000,00 Lucro operacional R$ 70.000,00 Receitas operacionais R$ 7.500,00 Despesas operacionais R$ 27.500,00 Participação de administradores R$ 2.500,00 Participação de debenturistas R$ 3.500,00 Participação de empregados R$ 3.000,00 A tributação do lucro dessa empresa deverá ocorrer à alíquota de 30% para Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido, conjuntamente. Assim, se forem calculados corretamente o IR e a CSLL, certamente o valor destinado, no exercício, à constituição da reserva legal, deverá ser de: 2.090,00 2.097,00 2.000,00 2.070,00 2.135,00 Respondido em 20/08/2020 14:57:38 Explicação: Para resolver esta questão, é preciso estar atento a legislação do IR e considerar como dedutíveis da base de cálculo do IRPJ, apenas, a Participação de debenturistas e a Participação de empregados. À luz dos artigos 303 e 463 do RIR/99, não serão dedutíveis, como custos ou despesas operacionais, as gratificações ou participações no resultado, atribuídas aos dirigentes ou administradores da pessoa jurídica. Lucro Operacional 70.000 Participação de debenturista (3.500) Participação de empregados (3.000) Lucro Real 63.500,00 IR e CSLL 19.050,00 (= 30% de R$ 63.500,00) Lucro Líquido 41.950,00 (= 70.000 - 19.050 - 3.500 - 3.000 - 2.500) Reserva Legal = 5% de R$41.950,00 = R$2.097,50 3 Questão (TRF - 2002/ESAF) A empresa Andaraqui S/A possui no Ativo Imobilizado um imóvel adquirido por R$ 65.000,00 e Móveis e Utensílios adquiridos por R$20.000,00. O desgaste desses bens é contabilizado anualmente, calculado pelo método da linha reta. No encerramento do exercício, em 31.12.01, o imóvel completou exatos oito anos de uso e os móveis apenas quatro anos. A vida útil do imóvel (edificação) foi estimada em 25 anos e a dos móveis e utensílios em 10 anos. Os saldos não sofreram baixas, reavaliação, nem correção monetária. O custo do terreno equivale a 60% do imóvel. Com as informações supra alinhadas, feitos os cálculos corretos, podemos dizer que no balanço de 31.12.01, a depreciação acumulada de imóveis e de móveis e utensílios estará com saldo credor de: 28.800,00 14.720,00 4.600,00 18.400,00 16.320,00 Respondido em 20/08/2020 15:20:54 Explicação: Solução: Inicialmente, vamos nos lembrar que Terrenos não se depreciam. Desta forma, temos que separar o valor do Terreno do valor da Edificação, do imóvel adquirido. O Imóvel foi adquirido por R$ 65.000,00. O terreno representa 60% deste valor. Conseqüentemente, a parte edificada equivale a 40%, ou seja, R$ 26.000,00 (4% x R$ 65.000,00). Quando calcularmos a depreciação do imóvel devemos considerar apenas o valor de R$ 26.000,00. Os Imóveis são depreciados em 25 anos, ou seja, 4% ao ano. Em 31.12.01 este ativo completou oito anos na empresa. Portanto, a sua Depreciação Acumulada será de R$ 8.320,00 (8 anos x 4% ao ano x R$ 26.000,00). Os Móveis e Utensílios completaram quatro anos na empresa,em 31.12.01.Como eles se depreciam em 10 anos, ou seja, 10% ao ano, a depreciação acumulada deste ativo será de R$ 8.000,00 (4 anos x 10% ao ano x R$20.000,00). Como a questão pede a Depreciação Acumulada dos Imóveis e dos Móveis e Utensílios, a resposta é a letra C R$ 16.320,00 (R$ 8.320,00 + R$ 8.000,00). Gabarito: C 4 Questão A Companhia MZX, obteve no mês X, uma receita bruta de Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 630.000 e R$ 270.000. Sabendo que a referida empresa é optante pelo Lucro real mensal com base estimada, qual o valor do Imposto de Renda devido? 11.680 32.200 86.400 20.520 50.400 Respondido em 20/08/2020 15:14:54 Explicação: BASE DE CÁLCULO ESTIMADA: Venda de Mercadorias 630.000 8% 50.400 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para IR 136.800 CÁLCULO PARA APURAÇÃO DO IR DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Alíquota Valor 136.800 15% 20.520 Adicional (136.800 ¿ 20.000) 116.800 10% 11.680 IR MENSAL DEVIDO 32.200 5 Questão Analise as assertivas abaixo, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Lucro Bruto pode ser conceituado como sendo o resultado operacional das atividades da empresa. ( ) O Lucro Bruto pode ser definido como a receita líquida deduzida dos custos de produção. ( ) O Lucro Líquido do Exercício pode ser definido como o resultado que restar depois de deduzidas as despesas operacionais e não operacionais, participações estatutárias de empregados, administradores e partes beneficiárias e os impostos. V, V, F V, V, V F, V, V V, F, V F, F, V Respondido em 20/08/2020 15:09:55 Explicação: De acordo com a legislação vigente, será classificado como lucro operacional o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam objeto da pessoa jurídica. Por esta razão, o Lucro Operacional é que pode ser conceituado como sendo o resultado operacional das atividades da empresa. 6 Questão Na apuração do Lucro Real, conforme determina a legislação tributária, as despesas são classificadas em despesas dedutíveis e despesas não dedutíveis. Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta. Somente rendimentos e receitas não incluídos na apuração do lucro líquido poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Encargos, perdas, provisões e participações não poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Apenas custos, despesas e receitas poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Resultados, rendimentos e receitas não incluídos na apuração do lucro líquido, não poderão ser deduzidas para apuração do Lucro Real Custos, despesas e receitas poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Respondido em 20/08/2020 15:08:02 Explicação: Conforme dispõe o art. 6º, § 2º, § 3º e § 4º, do Decreto-Lei 1.598/77, poderão ser deduzidas para apuração do Lucro Real custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações, e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido; resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido. 7 Questão Na apuração do Lucro Real, segundo determina a legislação tributária vigente, as despesas são classificadas em Dedutíveis e Não Dedutíveis. Analise as assertivas abaixo e identifique a alternativa INCORRETA. As despesas devem estar devidamente comprovadas e escrituradas mediante documentação válida As despesas devem ser debitadas no período-base, isto é, obedecer ao regime de Caixa As despesas devem ser necessárias à atividade da empresa As despesas não podem ser computadas nos custos As despesas não podem constituir inversões de capital Respondido em 20/08/2020 15:07:01 Explicação: As despesas devem ser debitadas no período-base, isto é, obedecer ao regime de Competência. Diferentemente do regime de Competência, o regime de Caixa é o regime contábil no qual as despesas são contabilizadas apenas quando os recursos saem do caixa, ou seja, as despesas são reconhecidas no período de seu efetivo pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas. 8 Questão A empresa Foto Print, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X0 um Lucro Contábil de 440.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de 80.000,00 incluídas no resultado. Com base nas informações acima, qual o valor do Lucro Real? 360.000 520.000 440.000 460.000 500.000 Respondido em 20/08/2020 15:11:18 Explicação: Lucro Contábil 440.000 (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 80.000 Resultado Ajustado 520.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 520.000 A empresa Foto Print, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X0 um Lucro Contábil de 440.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de 80.000,00 incluídas no resultado. Com base nas informações acima, qual o valor do Imposto de Renda devido? 78.000 28.000 186.000 75.000 106.000 Respondido em 03/09/2020 12:05:05 Explicação: Lucro Contábil 440.000 (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 80.000 Resultado Ajustado 520.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 520.000 Imposto de Renda (15% de 520.000) 78.000 Adicional 10% x 280.000 28.000 (520.000 - 240.000 = 280.000) IR devido ( 78.000 + 28.000) 106.000 2 Questão A Companhia MZX, obteve no mês X, uma receita bruta de Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 630.000 e R$ 270.000. Sabendo que a referida empresa é optante pelo Lucro real mensal com base estimada, qual o valor do Imposto de Renda devido? 32.200 50.400 11.680 86.400 20.520 Respondido em 03/09/2020 12:07:43 Explicação: BASE DE CÁLCULO ESTIMADA: Venda de Mercadorias 630.000 8% 50.400 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para IR 136.800 CÁLCULO PARA APURAÇÃO DO IR DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Alíquota Valor 136.800 15% 20.520 Adicional (136.800 ¿ 20.000) 116.800 10% 11.680 IR MENSAL DEVIDO 32.200 3 Questão A Companhia Tetraplek, optante pelo Lucro real mensal com base estimada, obteve no mês de Agosto uma receita bruta de Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 630.000 e R$ 270.000. Com base nas informações supra citadas, qual o valor da Base de Cálculo para o Imposto de Renda? 360.000 900.000 630.000 136.800 270.000 Respondido em 03/09/2020 12:09:23 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Venda de Mercadorias 630.000 8% 50.400 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para IR 136.800 4 Questão A demonstração do resultado do exercício apresenta a despesa com imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). No entanto, na maioria das vezes, ao aplicar-se a alíquota do IRPJ e da CSLL sobre o lucro contábil (lucro antes do IRPJ e da CSLL), o valor não confere. Isso acontece porque o lucro contábil é diferente do lucro fiscal, ou seja, a base de cálculo para aplicação das alíquotas é diferente. Considerando as diferenças entre lucro contábil e lucro fiscal,assinale a alternativa errada: Adições também correspondem a receitas que não haviam sido incluídas para o cálculo do lucro contábil, mas devem ser incluídas para o cálculo do lucro fiscal A diferença pode ocorrer por conta das adições e exclusões ao lucro contábil Exclusões correspondem a receitas que foram incluídas no cálculo do lucro contábil, mas que não são aceitas pela legislação do imposto de renda Exclusões correspondem também a despesas dedutíveis foram incluídas no lucro contábil, mas que são reconhecidas como despesa pela legislação do imposto de renda Adições correspondem a despesas não-dedutíveis que haviam sido incluídas no lucro contábil, mas que não são reconhecidas pela legislação do imposto de renda Respondido em 03/09/2020 12:11:12 Explicação: A demonstração do resultado do exercício apresenta a despesa com imposto de renda da pessoa jurídica (IRPJ) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). No entanto, na maioria das vezes, ao aplicar-se a alíquota do IRPJ e da CSLL sobre o lucro contábil (lucro antes do IRPJ e da CSLL), o valor não confere. Isso acontece porque o lucro contábil é diferente do lucro fiscal, ou seja, a base de cálculo para aplicação das alíquotas é diferente. A diferença pode ocorrer por conta das adições e exclusões ao lucro contábil. Adições correspondem a despesas não-dedutíveis que haviam sido incluídas no lucro contábil, mas que não são reconhecidas pela legislação do imposto de renda. Adições também correspondem a receitas que não haviam sido incluídas para o cálculo do lucro contábil, mas devem ser incluídas para o cálculo do lucro fiscal. Exclusões correspondem a receitas que foram incluídas no cálculo do lucro contábil, mas que não são aceitas pela legislação do imposto de renda. Exclusões correspondem também a despesas que não foram incluídas no lucro contábil, mas que são reconhecidas como despesa pela legislação do imposto de renda. 5 Questão A empresa DIGITEX, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X0 um Lucro Contábil de 460.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de 40.000,00 incluídas no resultado. Com base nas informações acima, qual o valor do Imposto de Renda devido? 420.000 26.000 101.000 75.000 40.000 Respondido em 03/09/2020 12:13:27 Explicação: Lucro Contábil 460.000 (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 40.000 Resultado Ajustado 500.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 500.000 Imposto de Renda (15% de 500.000) 75.000 Adicional 10% x 260.000 26.000 (500.000 - 240.000 = 260.000) IR devido ( 75.000 + 26.000) 101.000 6 Questão Na apuração do Lucro Real, segundo determina a legislação tributária vigente, as despesas são classificadas em Dedutíveis e Não Dedutíveis. Analise as assertivas abaixo e identifique a alternativa INCORRETA. As despesas devem ser debitadas no período-base, isto é, obedecer ao regime de Caixa As despesas não podem ser computadas nos custos As despesas devem estar devidamente comprovadas e escrituradas mediante documentação válida As despesas devem ser necessárias à atividade da empresa As despesas não podem constituir inversões de capital Respondido em 03/09/2020 12:11:48 Explicação: As despesas devem ser debitadas no período-base, isto é, obedecer ao regime de Competência. Diferentemente do regime de Competência, o regime de Caixa é o regime contábil no qual as despesas são contabilizadas apenas quando os recursos saem do caixa, ou seja, as despesas são reconhecidas no período de seu efetivo pagamento, independentemente do momento em que foram realizadas. 7 Questão A empresa Foto Print, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X0 um Lucro Contábil de 440.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de 80.000,00 incluídas no resultado. Com base nas informações acima, qual o valor do Lucro Real? 460.000 360.000 500.000 520.000 440.000 Respondido em 03/09/2020 12:15:46 Explicação: Lucro Contábil 440.000 (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 80.000 Resultado Ajustado 520.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 520.000 8 Questão Na apuração do Lucro Real, conforme determina a legislação tributária, as despesas são classificadas em despesas dedutíveis e despesas não dedutíveis. Analise as sentenças abaixo e assinale a opção correta. Apenas custos, despesas e receitas poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Resultados, rendimentos e receitas não incluídos na apuração do lucro líquido, não poderão ser deduzidas para apuração do Lucro Real Encargos, perdas, provisões e participações não poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Somente rendimentos e receitas não incluídos na apuração do lucro líquido poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Custos, despesas e receitas poderão ser deduzidos para apuração do Lucro Real Respondido em 03/09/2020 12:16:44 Explicação: Conforme dispõe o art. 6º, § 2º, § 3º e § 4º, do Decreto-Lei 1.598/77, poderão ser deduzidas para apuração do Lucro Real custos, despesas, encargos, perdas, provisões, participações, e quaisquer outros valores deduzidos na apuração do lucro líquido; resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores não incluídos na apuração do lucro líquido. A empresa Pau Brasil, optante pelo Lucro presumido, apurou durante os meses de janeiro, fevereiro e março um Lucro Presumido no valor de R$ 540.000,00. Qual o valor do Imposto de Renda devido no primeiro trimestre? 48.000 129.000 81.000 60.000 144.000 Respondido em 20/08/2020 15:38:43 Explicação: Para encontrar o valor do Imposto de Renda devido deve-se aplicar a alíquota de 15% e o adicional de 10% sobre o valor que ultrapassou 60.000 no trimestre. 540.000 x 15% = 81.000 Adicional de 10% x 480.000 = 48.000 (540.000 - 60.000) IR devido = 129.000 (81.000 + 48.000) 2 Questão A empresa PABX Ltda, prestadora de serviços de limpeza, obteve no quarto trimestre de X0 um faturamento de R$ 695.000,00, sendo a receita com revendas de produtos no valor de R$ 295.000,00 e a receita com a prestação de serviços no valor de 400.000,00. Com base nas informações mencionadas, assinale a alternativa que apresenta a base de cálculo do Lucro Presumido. 151.600,00 23.600,00 9.160,00 22.740,00 128.000,00 Respondido em 20/08/2020 15:45:41 Explicação: 295.000 x 8% = 23.600,00 400.000 x 32% = 128.000,00 Base de cálculo = 151.600,00 3 Questão A empresa JMX Ltda alcançou no segundo trimestre de X2 um faturamento de R$ 975.000,00, sendo a receita com vendas de mercadorias no valor de R$ 550.000,00 e a receita com serviços prestados no valor de R$ 425.000,00. Com base nestas informações, é possível afirmar que os valores da base de cálculo do Lucro Presumido e do Imposto de Renda devido são, respectivamente: 180.000,00 e 39.000,00 975.000 e 219.750,00 180.000,00 e 27.000,00 975.000 e 237.750,00 550.000,00 e 112.500 Respondido em 20/08/2020 15:44:42 Explicação: 550.000 x 8% = 44.000 425.000 x 32% = 136.000 Base de cálculo = 180.000 IR: 180.000 x 15% = 27.000 120.000 (180.000 ¿ 60.000) x 10% = 12.000 IR = 39.000 Gabarito Comentado 4 QuestãoDe acordo com a legislação vigente, sobre o Lucro Presumido é correto afirmar: A pessoa jurídica que optar pela tributação com base no lucro presumido não precisa manter escrituração contábil nem o livro Caixa. A opção pela apuração do imposto de renda com base no lucro presumido pode ser modificada a qualquer momento do ano-calendário. Podem optar pelo lucro presumido todas as pessoas jurídicas que estiverem obrigadas, no ano-calendário, à apuração do lucro real. No Lucro Presumido o imposto de renda é devido trimestralmente. No lucro presumido, o imposto de renda devido, apurado anualmente, será pago em quota única. Respondido em 20/08/2020 15:36:54 Explicação: https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062917559&cod_hist_prova=203052178&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062917559&cod_hist_prova=203052178&pag_voltar=otacka Conforme determina o art. 516, § 5º, do RIR/99, o imposto de renda devido é trimestralmente, ou seja, será determinado por períodos de apuração trimestral. Gabarito Comentado 5 Questão O lucro presumido é uma das formas que as empresas podem se utilizar para apuração da base de cálculo e do imposto de renda a pagar. No entanto, ele possui características específicas que o diferencia das outras possibilidades de apuração do imposto de renda. Considerando as características do lucro presumido, assinale a alternativa errada: Excluem-se da base de cálculo do imposto as vendas canceladas e as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que estão obrigadas à apuração pelo lucro real A base para a apuração do imposto de renda pelo lucro presumido são as receitas por ela obtidas As alíquotas a serem aplicadas variam de 1,6% a 32%, dependendo da atividade exercida pela empresa Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que tiverem sido tributadas pelo lucro arbitrado Respondido em 20/08/2020 15:33:02 Explicação: O lucro presumido é uma das formas que as empresas podem se utilizar para apuração da base de cálculo e do imposto de renda a pagar. No entanto, ele possui características específicas que o diferencia das outras possibilidades de apuração do imposto de renda. A base para a apuração do imposto de renda pelo lucro presumido são as receitas por ela obtidas. Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que estão obrigadas à apuração pelo lucro real. Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que tiverem receita bruta anual superior a setenta e oito milhões de reais. As alíquotas a serem aplicadas variam de 1,6% a 32%, dependendo da atividade exercida pela empresa. Excluem-se da base de cálculo do imposto as vendas canceladas e as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados. 6 Questão A Companhia Comercial WQ S/A é tributada pelo Lucro Presumido. Apresentou as seguintes informações, referentes às receitas auferidas no primeiro trimestre de X1: Venda de mercadorias R$ 550.000,00 e Serviços prestados a terceiros R$ 275.000,00. Considerando-se as informações recebidas da Companhia WQ S/A e as determinações da legislação fiscal do Imposto de Renda, para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, o valor do Imposto de Renda devido no primeiro trimestre, em reais, é: 7.200,00 88.000,00 44.000,00 27.000,00 19.800,00 Respondido em 20/08/2020 15:30:51 https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062917559&cod_hist_prova=203052178&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4062917559&cod_hist_prova=203052178&pag_voltar=otacka Explicação: Para determinação do lucro presumido é necessário encontrar a base de cálculo, aplicando sobre a receita bruta de vendas de mercadorias e produtos, bem como dos serviços prestados, os percentuais estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda. Assim: Venda de mercadorias 550.000,00 x 8% = 44.000,00 Serviços prestados 275.000,00 x 32% = 88.000,00 Base de cálculo = 132.000,00 132.000,00 x 15% = 19.800,00 72.000,00 x 10% = 7.200,00 IR devido no primeiro trimestre = 27.000,00 7 Questão A empresa Encontra Tudo e Algo Mais, optante pelo Lucro Presumido, obteve no primeiro trimestre de X0, uma receita total no valor de 850.000, sendo 350.000 com a venda de mercadorias e 500.000 com a Prestação de Serviços. Com base nestas informações, qual o valor da Base de Cálculo do Lucro Presumido? 28.000 188.000 152.000 160.000 52.000 Respondido em 20/08/2020 15:27:55 Explicação: Para encontrar a Base de Cálculo, primeiro aplica-se as alíquotas de Presunção: RECEITAS ALÍQUOTA BASE DE CÁLCULO Venda de Mercadorias 350.000 8% 28.000 Prestação de Serviços 500.000 32% 160.000 Base de Cálculo para IR 188.000 8 Questão A empresa Mais Tudo, optante pelo Lucro Presumido, obteve no segundo trimestre de X1, uma Receita total no valor de R$ 850.000,00, sendo R$ 500.000,00 com a venda de mercadorias e R$ 350.000,00 com a Prestação de Serviços. Com base nas informações mencionadas, qual o valor do Imposto de Renda devido? 75.000,00 22.800,00 9.200,00 32.000,00 52.500,00 Respondido em 20/08/2020 15:24:49 Explicação: Receitas Alíquota Base 500.000 8% 40.000 350.000 32% 112.000 Base de Cálculo Presumida 152.000 CÁLCULO PARA APURAÇÃO DO IR DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Alíquota Valor 152.000 15% 22.800 Adicional (152.000 - 60.000) 92.000 10% 9.200 IR MENSAL DEVIDO 32.000 A empresa PABX Ltda, prestadora de serviços de limpeza, obteve no quarto trimestre de X0 um faturamento de R$ 695.000,00, sendo a receita com revendas de produtos no valor de R$ 295.000,00 e a receita com a prestação de serviços no valor de 400.000,00. Com base nas informações mencionadas, assinale a alternativa que apresenta a base de cálculo do Lucro Presumido. 23.600,00 128.000,00 9.160,00 151.600,00 22.740,00 Respondido em 03/09/2020 11:49:41 Explicação: 295.000 x 8% = 23.600,00 400.000 x 32% = 128.000,00 Base de cálculo = 151.600,00 2 Questão A Companhia Comercial WQ S/A é tributada pelo Lucro Presumido. Apresentou as seguintes informações, referentes às receitas auferidas no primeiro trimestre de X1: Venda de mercadorias R$ 550.000,00 e Serviços prestados a terceiros R$ 275.000,00. Considerando-se as informações recebidas da Companhia WQ S/A e as determinações da legislação fiscal do Imposto de Renda, para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, o valor do Imposto de Renda devido no primeiro trimestre, em reais, é: 19.800,00 44.000,00 7.200,00 27.000,00 88.000,00 Respondido em 03/09/2020 11:52:02 Explicação: Para determinação do lucro presumido é necessário encontrar a base de cálculo, aplicando sobre a receita bruta de vendas de mercadorias e produtos, bem como dos serviços prestados, os percentuais estabelecidos pelo Regulamento do Imposto de Renda. Assim: Venda de mercadorias 550.000,00 x 8% = 44.000,00 Serviços prestados 275.000,00 x 32% = 88.000,00 Base de cálculo = 132.000,00 132.000,00 x 15% = 19.800,00 72.000,00 x 10% = 7.200,00 IR devido no primeiro trimestre = 27.000,00 3 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre a alíquota de presunção aplicada no Lucro Presumido, marqueVerdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A alíquota ou percentual de presunção do lucro presumido aplicável sobre a receita bruta depende da atividade exercida pela pessoa jurídica. ( ) A pessoa jurídica que tenha como objeto social, declarado em seus atos constitutivos, a compra de venda de veículos automotores, que pratique as vendas em consignação, terá como base de cálculo o valor da diferença entre o valor de venda e o da compra. ( ) A alíquota ou percentual de presunção do lucro presumido aplicável sobre a receita bruta é estimada em 32%. F,V, V F, V, F V, F, F V, V, F F, F, V Respondido em 03/09/2020 11:53:21 Explicação: A alíquota ou percentual de presunção do lucro presumido aplicável sobre a receita bruta depende da atividade exercida pela pessoa jurídica e encontra-se regulamentada no art. 519 do RIR/99. 4 Questão O lucro presumido ou arbitrado corresponde a uma presunção obtida mediante a aplicação de percentuais, variáveis conforme o ramo de atividade da empresa, sobre o valor da receita bruta da pessoa jurídica. Que tipo de imposto é retirado deste lucro? Imposto de contribuição Imposto de renda de pessoa física Imposto de renda da fonte Imposto sobre vendas Imposto de renda de pessoa jurídica Respondido em 03/09/2020 11:53:53 Explicação: De acordo com a legislação vigente, os tributos incidentes sobre o Lucro são Imposto de Renda e Contribuição Social. 5 Questão O lucro presumido é uma das formas que as empresas podem se utilizar para apuração da base de cálculo e do imposto de renda a pagar. No entanto, ele possui características específicas que o diferencia das outras possibilidades de apuração do imposto de renda. Considerando as características do lucro presumido, assinale a alternativa errada: Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que estão obrigadas à apuração pelo lucro real A base para a apuração do imposto de renda pelo lucro presumido são as receitas por ela obtidas As alíquotas a serem aplicadas variam de 1,6% a 32%, dependendo da atividade exercida pela empresa Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que tiverem sido tributadas pelo lucro arbitrado Excluem-se da base de cálculo do imposto as vendas canceladas e as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados Respondido em 03/09/2020 11:54:44 Explicação: O lucro presumido é uma das formas que as empresas podem se utilizar para apuração da base de cálculo e do imposto de renda a pagar. No entanto, ele possui características específicas que o diferencia das outras possibilidades de apuração do imposto de renda. A base para a apuração do imposto de renda pelo lucro presumido são as receitas por ela obtidas. Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que estão obrigadas à apuração pelo lucro real. Não podem optar pelo lucro presumido as empresas que tiverem receita bruta anual superior a setenta e oito milhões de reais. As alíquotas a serem aplicadas variam de 1,6% a 32%, dependendo da atividade exercida pela empresa. Excluem-se da base de cálculo do imposto as vendas canceladas e as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados. 6 Questão A empresa Encontra Tudo e Algo Mais, optante pelo Lucro Presumido, obteve no primeiro trimestre de X0, uma receita total no valor de 850.000, sendo 350.000 com a venda de mercadorias e 500.000 com a Prestação de Serviços. Com base nestas informações, qual o valor da Base de Cálculo do Lucro Presumido? 188.000 28.000 160.000 152.000 52.000 Respondido em 03/09/2020 11:55:54 Explicação: Para encontrar a Base de Cálculo, primeiro aplica-se as alíquotas de Presunção: RECEITAS ALÍQUOTA BASE DE CÁLCULO Venda de Mercadorias 350.000 8% 28.000 Prestação de Serviços 500.000 32% 160.000 Base de Cálculo para IR 188.000 7 Questão A empresa Mais Tudo, optante pelo Lucro Presumido, obteve no segundo trimestre de X1, uma Receita total no valor de R$ 850.000,00, sendo R$ 500.000,00 com a venda de mercadorias e R$ 350.000,00 com a Prestação de Serviços. Com base nas informações mencionadas, qual o valor do Imposto de Renda devido? 75.000,00 22.800,00 52.500,00 9.200,00 32.000,00 Respondido em 03/09/2020 11:57:36 Explicação: Receitas Alíquota Base 500.000 8% 40.000 350.000 32% 112.000 Base de Cálculo Presumida 152.000 CÁLCULO PARA APURAÇÃO DO IR DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Alíquota Valor 152.000 15% 22.800 Adicional (152.000 - 60.000) 92.000 10% 9.200 IR MENSAL DEVIDO 32.000 8 Questão A empresa Pau Brasil, optante pelo Lucro presumido, apurou durante os meses de janeiro, fevereiro e março um Lucro Presumido no valor de R$ 540.000,00. Qual o valor do Imposto de Renda devido no primeiro trimestre? 129.000 81.000 60.000 48.000 144.000 Respondido em 03/09/2020 11:58:45 Explicação: Para encontrar o valor do Imposto de Renda devido deve-se aplicar a alíquota de 15% e o adicional de 10% sobre o valor que ultrapassou 60.000 no trimestre. 540.000 x 15% = 81.000 Adicional de 10% x 480.000 = 48.000 (540.000 - 60.000) IR devido = 129.000 (81.000 + 48.000) A empresa WQ S/A, tributada com base no lucro real, apresentou os seguintes dados no período de X1: Lucro Líquido do período, antes do imposto de renda 30.000,00; Resultado credor da equivalência patrimonial 40.000,00; Parcela não dedutível de provisão 10.000,00; Parcela relativa ao excesso de Depreciação 12.000,00; Dividendos recebidos (Tributados nas pessoas jurídicas que os distribuíram) 20.000,00; Multas por infrações de trânsito 4.000,00. Com base nos dados apresentados, o resultado apurado no período foi de: Lucro Real de R$ 30.000,00 Lucro Real de R$ 4.000,00 Prejuízo fiscal de R$ 4.000,00 Prejuízo fiscal de R$ 64.000,00 Prejuízo fiscal de R$ 18.000,00 Respondido em 03/09/2020 08:27:54 Explicação: Lucro líquido do período, antes do imposto de renda 30.000,00 LAIR Resultado credor da equivalência patrimonial (40.000,00) exclusão Parcela não dedutível de provisão 10.000,00 adição Parcela relativa ao excesso de Depreciação 12.000,00 adição Dividendos recebidos (20.000,00) exclusão Multas por infrações de trânsito 4.000,00 adição Prejuízo fiscal (4.000,00) 2 Questão Qual o valor do Imposto de Renda devido pela empresa JMB, sabendo que no exercício de X5 o resultado antes da Contribuição Social e do Imposto de Renda foi no valor de R$ 780.000,00 e que nesse resultado, estavam embutidos dividendos de participações avaliadas pelo custo, de R$ 90.000,00, e perdas com equivalência patrimonial, de R$ 70.000,00. A empresa apresenta um prejuízo fiscal acumulado no valor de R$ 240.000,00. 199.800,00 133.000,00 53.200,00 79.800,00 109.000,00 Respondido em 03/09/2020 08:30:30 Explicação: DEMONSTRANDO: Lucro antes da CSSL e IR 780.000,00 ( - ) Dividendos de participações (90.000,00) ( + ) Perdas com equivalência patrimonial 70.000,00 Lucro Líquido Ajustado 760.000,00 O prejuízo fiscal acumulado foi de R$ 240.000,00. Logo, o valor da compensação do prejuízo fiscal será: 30% de 760.000,00 = 228.000,00 Lucro Líquido Ajustado 760.000 ( - ) Prejuízos Fiscais Acumulados ( - ) Prejuízos FiscaisAcumulados Lucro Real 532.000 Base de cálculo = 532.000 IR: 532.000 x 15% = 79.800 292.000 (532.000 ¿ 240.000) x 10% = 29.200 IR = 109.000 Gabarito Comentado 3 Questão A empresa Jota KX, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X5 um Lucro Contábil de 460.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de 40.000,00 incluídas no resultado, incluindo receitas não tributáveis de 60.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Imposto de Renda devido? 40.000 86.000 66.000 https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4067866841&cod_hist_prova=203493130&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4067866841&cod_hist_prova=203493130&pag_voltar=otacka 20.000 91.000 Respondido em 03/09/2020 08:33:37 Explicação: Lucro Contábil 460.000 (+) Adições 40.000 (-) Exclusões (60.000) Resultado Ajustado 440.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 440.000 Imposto de Renda (15% de 440.000) 66.000 Adicional 10% x 200.000 20.000 IR devido (66.000 + 20.000) 86.000 4 Questão A empresa Sol de Verão, prestadora de serviços de limpeza, apresentou como resultado, antes da Contribuição Social e do Imposto de Renda, o valor de R$ 695.000,00. Nesse resultado, estavam embutidos perdas com equivalência patrimonial, de R$ 105.000,00. Sabendo-se que o prejuízo fiscal acumulado foi de R$ 295.000,00, o valor da compensação do prejuízo fiscal será de: 240.000,00 560.000,00 800.000,00 711.500,00 105.000,00 Respondido em 03/09/2020 08:40:00 Explicação: Lucro líquido 695.000,00 (+) Adições 105.000,00 (perdas) (-) Exclusões 0 Lucro ajustado antes da compensação 800.000,00 (-) Compensação de Prejuízo fiscal 240.000,00 (até 30% do Lucro Ajustado) Lucro Real 560.000,00 5 Questão A empresa Manda Bem , tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X1. No primeiro trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No 2o trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor que será compensado pela empresa no segundo trimestre? 56.000 22.400 65.000 102.000 42.600 Respondido em 03/09/2020 08:42:16 Explicação: Prejuízo contábil (60.000) (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 4.000 Prejuízo fiscal (1º Trimestre) (56.000) Lucro Contábil (2º Trimestre) 360.000 Exclusões (Receitas não tributáveis) (20.000) Lucro Ajustado no 2º trimestre 340.000 Apesar da empresa poder Compensar até R$ 102.000,00, ou seja, até 30% do Lucro Ajustado, a mesma compensará apenas R$ 56.000,00, equivalente ao Prejuízo Fiscal que tem acumulado. 6 Questão A empresa Encontre Tudo, tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X0. No 1o trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No 2o trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor das Exclusões? 60.000,00 20.000,00 16.000,00 4.000,00 24.000,00 Respondido em 03/09/2020 08:44:13 Explicação: De acordo com a Legislação vigente, o valor das Exclusões é R$ 20.000,00, referente às Receitas não tributáveis. 7 Questão A empresa Tudo Tem, tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X0. No primeiro trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No 2o trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Lucro Real no 2o trimestre? 340.000 360.000 60.000 284.000 56.000 Respondido em 03/09/2020 08:47:05 Explicação: Prejuízo contábil (60.000) (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 4.000 Prejuízo fiscal (1º Trimestre) (56.000) Lucro Contábil (2º Trimestre) 360.000 Exclusões (Receitas não tributáveis) (20.000) Resultado Ajustado no 2º trimestre 340.000 (-) Compensação Prejuízo Fiscal (56.000) Lucro Real 284.000 8 Questão A empresa Mega EX, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X5 um Lucro Contábil de 460.000,00, incluídas no resultado despesas não dedutíveis no valor de 40.000,00 e receitas não tributáveis no valor de 60.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Lucro Real? 440.000 560.000 460.000 420.000 520.000 Respondido em 03/09/2020 08:45:17 Explicação: Lucro Contábil 460.000 (+) Adições 40.000 (-) Exclusões (60.000) Resultado Ajustado 440.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 440.000 Qual o valor do Imposto de Renda devido pela empresa JMB, sabendo que no exercício de X5 o resultado antes da Contribuição Social e do Imposto de Renda foi no valor de R$ 780.000,00 e que nesse resultado, estavam embutidos dividendos de participações avaliadas pelo custo, de R$ 90.000,00, e perdas com equivalência patrimonial, de R$ 70.000,00. A empresa apresenta um prejuízo fiscal acumulado no valor de R$ 240.000,00. 133.000,00 199.800,00 53.200,00 109.000,00 79.800,00 Respondido em 03/09/2020 10:47:36 Explicação: DEMONSTRANDO: Lucro antes da CSSL e IR 780.000,00 ( - ) Dividendos de participações (90.000,00) ( + ) Perdas com equivalência patrimonial 70.000,00 Lucro Líquido Ajustado 760.000,00 O prejuízo fiscal acumulado foi de R$ 240.000,00. Logo, o valor da compensação do prejuízo fiscal será: 30% de 760.000,00 = 228.000,00 Lucro Líquido Ajustado 760.000 ( - ) Prejuízos Fiscais Acumulados ( - ) Prejuízos Fiscais Acumulados Lucro Real 532.000 Base de cálculo = 532.000 IR: 532.000 x 15% = 79.800 292.000 (532.000 ¿ 240.000) x 10% = 29.200 IR = 109.000 Gabarito Comentado 2 Questão A empresa Nada Falta, tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X0. No primeiro trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No segundo trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Imposto de Renda devido pela empresa referente no 2o trimestre? 102.000 42.600 284.000 22.400 65.000 Respondido em03/09/2020 11:44:29 Explicação: Prejuízo contábil (60.000) (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 4.000 Prejuízo fiscal (1º Trimestre) (56.000) Lucro Contábil (2º Trimestre) 360.000 Exclusões (Receitas não tributáveis) (20.000) Resultado Ajustado no 2º trimestre 340.000 (-) Compensação Prejuízo Fiscal (56.000) https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069330431&cod_hist_prova=203805732&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069330431&cod_hist_prova=203805732&pag_voltar=otacka Lucro Real 284.000 Imposto de Renda (15% de 284.000) 42.600 Adicional (10% de 284.000 - 60.000) 22.400 IR devido ( 42.600 + 22.400) 65.000 Lembrando que a empresa poderia Compensação até 102.000, ou seja, até 30% do Lucro Ajustado. 3 Questão A empresa Mega EX, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X5 um Lucro Contábil de 460.000,00, incluídas no resultado despesas não dedutíveis no valor de 40.000,00 e receitas não tributáveis no valor de 60.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Lucro Real? 420.000 520.000 440.000 560.000 460.000 Respondido em 03/09/2020 11:43:10 Explicação: Lucro Contábil 460.000 (+) Adições 40.000 (-) Exclusões (60.000) Resultado Ajustado 440.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 440.000 4 Questão A empresa Jota KX, tributada pelo lucro real, obteve no ano de X5 um Lucro Contábil de 460.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de 40.000,00 incluídas no resultado, incluindo receitas não tributáveis de 60.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Imposto de Renda devido? 40.000 66.000 91.000 20.000 86.000 Respondido em 03/09/2020 11:42:19 Explicação: Lucro Contábil 460.000 (+) Adições 40.000 (-) Exclusões (60.000) Resultado Ajustado 440.000 (-) Compensação 0 Lucro Real 440.000 Imposto de Renda (15% de 440.000) 66.000 Adicional 10% x 200.000 20.000 IR devido (66.000 + 20.000) 86.000 5 Questão A empresa Sol de Verão, prestadora de serviços de limpeza, apresentou como resultado, antes da Contribuição Social e do Imposto de Renda, o valor de R$ 695.000,00. Nesse resultado, estavam embutidos perdas com equivalência patrimonial, de R$ 105.000,00. Sabendo-se que o prejuízo fiscal acumulado foi de R$ 295.000,00, o valor da compensação do prejuízo fiscal será de: 240.000,00 105.000,00 711.500,00 800.000,00 560.000,00 Respondido em 03/09/2020 11:39:15 Explicação: Lucro líquido 695.000,00 (+) Adições 105.000,00 (perdas) (-) Exclusões 0 Lucro ajustado antes da compensação 800.000,00 (-) Compensação de Prejuízo fiscal 240.000,00 (até 30% do Lucro Ajustado) Lucro Real 560.000,00 6 Questão A empresa Manda Bem , tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X1. No primeiro trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No 2o trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor que será compensado pela empresa no segundo trimestre? 65.000 42.600 22.400 56.000 102.000 Respondido em 03/09/2020 11:37:12 Explicação: Prejuízo contábil (60.000) (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 4.000 Prejuízo fiscal (1º Trimestre) (56.000) Lucro Contábil (2º Trimestre) 360.000 Exclusões (Receitas não tributáveis) (20.000) Lucro Ajustado no 2º trimestre 340.000 Apesar da empresa poder Compensar até R$ 102.000,00, ou seja, até 30% do Lucro Ajustado, a mesma compensará apenas R$ 56.000,00, equivalente ao Prejuízo Fiscal que tem acumulado. 7 Questão A empresa Encontre Tudo, tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X0. No 1o trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No 2o trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor das Exclusões? 16.000,00 60.000,00 20.000,00 24.000,00 4.000,00 Respondido em 03/09/2020 11:36:21 Explicação: De acordo com a Legislação vigente, o valor das Exclusões é R$ 20.000,00, referente às Receitas não tributáveis. 8 Questão A empresa Tudo Tem, tributada pelo lucro real trimestral, iniciou suas atividades em janeiro de X0. No primeiro trimestre, apresentou prejuízo contábil de R$ 60.000,00, com despesas não dedutíveis no valor de R$ 4.000,00 incluídas no resultado. No 2o trimestre, obteve lucro contábil de R$ 360.000,00, incluindo receitas não tributáveis de R$ 20.000,00. Com base nas informações acima, qual o valor do Lucro Real no 2o trimestre? 60.000 340.000 284.000 360.000 56.000 Respondido em 03/09/2020 11:35:20 Explicação: Prejuízo contábil (60.000) (+) Adições (Despesas não dedutíveis) 4.000 Prejuízo fiscal (1º Trimestre) (56.000) Lucro Contábil (2º Trimestre) 360.000 Exclusões (Receitas não tributáveis) (20.000) Resultado Ajustado no 2º trimestre 340.000 (-) Compensação Prejuízo Fiscal (56.000) Lucro Real 284.000 Na apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL devem ser aplicadas as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, ou seja, a apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ. Assim, a empresa visando proceder a tributação, tanto do IRPJ quanto da CSLL, qual deverá ser a opção de apuração escolhida? Trimestral ou Semestral Trimestral ou Mensal Semestral ou Mensal Semestral ou Anual Trimestral ou Anual Respondido em 03/09/2020 09:27:44 Explicação: Tendo em vista que, de acordo com o Art 57, da Lei nº 8.981/95, aplicam-se à Contribuição Social sobre o Lucro as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o imposto de renda das pessoas jurídicas, a apuração da CSLL deverá ser trimestralmente, como regra, e opcionalmente para as empresas que optam pelo Lucro Real, também, poderá ser anual, com recolhimento mensal em base estimada. 2 Questão Analise as afirmativas abaixo a respeito da Base de Cálculo para apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.( ) Em conformidade com a legislação vigente, as pessoas jurídicas sujeitas à contribuição social sobre o lucro líquido - CSLL deverão ajustar o resultado do período com as adições determinadas e exclusões admitidas, para fins de determinação da base de cálculo da contribuição. ( ) Para as pessoas jurídicas que estão desobrigadas de escrituração contábil, a base de cálculo da contribuição corresponderá a 9% da receita bruta auferida no período de 1º janeiro a 31 de dezembro de cada ano ( ) A base de cálculo da Contribuição, no caso de incorporação, fusão, cisão ou encerramento de atividades, a base de cálculo é o resultado apurado no respectivo balanço. F,V, F V, V, F V, F, V F, F,V V, F, F Respondido em 03/09/2020 09:30:40 Explicação: De acordo com o Art. 2º, § 2º, da Lei 7.689/88, no caso de pessoa jurídica desobrigada de escrituração contábil, a base de cálculo da contribuição corresponderá a dez por cento da receita bruta auferida no período de 1º janeiro a 31 de dezembro de cada ano, exceto quando se tratar de incorporação, fusão, cisão ou encerramento de atividades, que a base de cálculo será o resultado apurado no respectivo balanço. 3 Questão De acordo com a Legislação vigente, como regra geral, quem tem competência para instituir Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL? Distrito Federal Territórios Municípios Estados União Respondido em 03/09/2020 09:30:52 Explicação: De acordo com o Art. 149 da CF/88 compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo. Vale ressaltar que à luz do § 1º do referido artigo, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada exclusivamente de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário. 4 Questão Observe as afirmativas abaixo sobre respeito da competência tributária para instituir a Contribuição SociaL, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Compete, exclusivamente, à União cobrar a Contribuição Social dos Servidores Públicos ( ) Compete apenas aos Estados e ao Distrito Federal cobrar a Contribuição Social dos Servidores Públicos ( ) Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios têm competência para instituir a Contribuição Social cobrada de seus servidores. F,V, F F,V, V F, F, V V, F, V V, V, F Respondido em 03/09/2020 09:32:53 Explicação: Conforme estabelece o Art. 149 da CF/88 compete exclusivamente à União instituir Contribuições Sociais. Todavia, de acordo com o § 1º do referido artigo, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão contribuição, cobrada exclusivamente de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, do regime previdenciário. 5 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre os contribuintes da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) São contribuintes da CSLL todas as pessoas jurídicas domiciliadas no País e as que lhes são equiparadas pela legislação do imposto sobre a renda. ( ) As associações de poupança e empréstimo não são contribuintes da CSLL. ( ) As bolsas de mercadorias e de valores são isentas da CSLL e do Imposto sobre a Renda. V, F, F F,V, V F, F, V V, V, F F,V, F Respondido em 03/09/2020 09:33:53 Explicação: De acordo com a legislação tributária, em especial o RIR/99 em seus artigos 147 a 150, podemos considerar como contribuintes da contribuição social sobre o lucro - CSLL as pessoas jurídicas e as empresas individuais. Segundo Art. 147 do referido Regulamento, consideram-se pessoas jurídicas, para efeito do disposto no inciso I do artigo anterior: I - as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital; II - as filiais, sucursais, agências ou representações no País das pessoas jurídicas com sede no exterior; III - os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operações realizadas por seus mandatários ou comissários no País. 6 Questão Sobre a Contribuição Social para o Lucro Líquido (CSLL), instituída pela Lei n. 7.689/88, julgue os itens abaixo, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opção adequada às suas respostas: I. a sua base de cálculo é a mesma do imposto de renda das pessoas físicas, sendo que as deduções e compensações admissíveis para a apuração de um correspondem àquelas admitidas para fins de apuração da base de cálculo do outro; II. a sua base de cálculo é o valor do resultado do exercício antes da provisão para o imposto de renda; III. a CSLL poderá incidir sobre o resultado presumido ou arbitrado, quando tal seja o regime de apuração a que a pessoa jurídica se submete relativamente ao imposto de renda. Todos os itens estão corretos. Todos os itens estão errados. Estão corretos os itens II e III. Estão corretos os itens I e III. Estão corretos os itens I e II. Respondido em 03/09/2020 09:35:01 Explicação: A base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, segundo dispõe o art. 2º da Lei 7.689/88, é o valor do resultado do exercício, antes da provisão para o Imposto de Renda. Gabarito Comentado 7 Questão A empresa PWA S/A apura os tributos pelo lucro real. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que completa corretamente a frase: O lucro tributável, isto é, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro da empresa PWA será formado pelo lucro antes do imposto de renda mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas como receita, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, menos exclusões, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos exclusões. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa. https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069314857&cod_hist_prova=203801214&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069314857&cod_hist_prova=203801214&pag_voltar=otacka Respondido em 03/09/2020 09:36:49 Explicação: O lucro tributável, isto é, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro da empresa PWA será formado pelo lucro antes do imposto de renda mais despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa, menos compensação de prejuízos fiscais. RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DO IRPJ (+) Adições (-) Exclusões (=) RESULTADO AJUSTADO (-) Compensações (até 30% do lucro ajustado) (=) BASE DE CÁLCULO PARA CSLL 8 QuestãoAnalise as afirmativas abaixo sobre as alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) De acordo com a legislação vigente, existe uma alíquota única para apuração e cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. ( ) A legislação vigente estabeleceu alíquotas diferenciadas para apuração e cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. ( ) Segundo determina a legislação vigente, as alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido para as Instituições Financeiras são diferenciadas das Empresas Comerciais. F,V, V V, F, F F,V, F V, V, F F, F,V Respondido em 03/09/2020 09:37:55 Explicação: A Lei 7.689/88 estabeleceu as alíquotas diferenciadas para apuração e cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das pessoas jurídicas de seguros privados, de capitalização; bancos de qualquer espécie; distribuidoras de valores mobiliários; corretoras de câmbio e de valores mobiliários; sociedades de crédito, financiamento e investimentos; sociedades de crédito imobiliário; administradoras de cartões de crédito; sociedades de arrendamento mercantil; cooperativas de crédito; associações de poupança e empréstimo. A respeito da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), instituída pela Lei n.° 7.689/1988, é corret o afirmar que a administração e a fiscalização dessa contribuição social competem à Procuradoria Geral da República. são contribuintes da CSLL as pessoas jurídicas domiciliadas no país, bem como as pessoas físicas. sua base de cálculo é o valor total das receitas auferidas no período. é um imposto de competência estadual. é destinada ao financiamento da seguridade social. Respondido em 03/09/2020 10:35:05 Explicação: A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL foi instituída em 1988, mediante a Lei nº 7.689. Segundo determina o art. 1º da referida Lei, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL tem como objetivo financiar a seguridade social. 2 Questão A Cia. Esmeralda recolhe a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido com base no resultado presumido. No 1o trimestre de 2010, foram extraídos os seguintes dados de sua escrituração contábil, em R$: Receita da venda de mercadorias 850.000 Reeitas Financeiras 80.000 Ganho de capital na venda de imobilizado 90.000 Com base nessas informações, o valor da CSLL devida nesse trimestre pela Companhia montou a, em R$, 19.350,00. 17.820,00. 7.416,00. 21.330,00. 24.480,00. Respondido em 03/09/2020 10:36:41 Explicação: RECEITA BRUTA Valor % de presunção Receita de Vendas 850.000 12% 102.000 ( + ) GANHO DE CAPITAL Venda de Imobilizado 90.000 100% 90.000 ( + ) RECEITA FINANCEIRA Receitas Financeiras 80.000 100% 80.000 BASE DE CÁLCULO 272.000 Cálculo da CSLL devido: Alíquota 12% x 272.000 = 24.480 CSLL devida = 24.480 Gabarito Comentado 3 Questão Observe o enunciado abaixo e marque, em conformidade com a legislação tributária vigente, a alternativa que completa corretamente as lacunas. As pessoas jurídicas sujeitas à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido deverão ajustar o resultado do período com ___________ determinadas e ____________ admitidas, para fins de determinação da base de cálculo da contribuição. as adições e as exclusões as entradas e as aplicações as origens de recursos e as aplicações as entradas e as saídas as saídas e as origens de recursos Respondido em 03/09/2020 10:39:53 Explicação: Em conformidade com a legislação vigente, as pessoas jurídicas sujeitas à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL deverão ajustar o resultado do período com as adições determinadas e exclusões admitidas, para fins de determinação da base de cálculo da contribuição. 4 Questão A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é uma das espécies de tributo que tem como fato gerador o lucro, ou seja, é um tributo que incide sobre o lucro das pessoas jurídicas. A competência para instituir a CSLL é, exclusivamente: Dos Municípios Do Distrito Federal Da União Da Receita Federal Dos Estados Respondido em 03/09/2020 10:40:07 https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069329101&cod_hist_prova=203805179&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069329101&cod_hist_prova=203805179&pag_voltar=otacka Explicação: Conforme estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 149, compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas. 5 Questão A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo de competência exclusiva da União Federal. Analise as assertivas abaixo e, de acordo com a legislação que regulamenta a CSLL, assinale a alternativa correta. A base de cálculo da CSLL é o lucro bruto do exercício, antes da provisão para o Imposto de Renda. A base de cálculo da CSLL é o valor do resultado do exercício, após a provisão para o Imposto de Renda. A base de cálculo da CSLL é o valor do resultado do exercício, antes da provisão para o Imposto de Renda. A base de cálculo da CSLL é o lucro líquido do exercício, após a provisão para o Imposto de Renda. A base de cálculo da CSLL é o lucro operacional do exercício, antes da provisão para o Imposto de Renda. Respondido em 03/09/2020 10:40:32 Explicação: A base de cálculo da Contribuição Social sobre o lucro Líquido, segundo dispõe o art. 2º da Lei 7.689/88, é o valor do resultado do exercício, antes da provisão para o Imposto de Renda. 6 Questão Com relação aos contribuintes da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, pode-se afirmar que: São contribuintes da CSLL todas as pessoas jurídicas domiciliadas no País e as que lhes são equiparadas pela legislação do imposto sobre a renda As associações de poupança e empréstimo e as bolsas de mercadorias e de valores, não são contribuintes da CSLL As entidades sem fins lucrativos, sem exceção, não estão sujeitas à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido As bolsas de mercadorias e de valores são isentas da CSLL e do imposto sobre a renda As pessoas jurídicas equiparadas pela legislação do imposto sobre a renda as domiciliadas no País não são contribuintes da CSLL Respondido em 03/09/2020 10:40:50 Explicação: Segundo estabeleceo o Art. 4º, da Lei 7.689/88, são contribuintes as pessoas jurídicas domiciliadas no País e as que lhes são equiparadas pela legislação tributária. Gabarito Comentado 7 Questão A empresa PWA S/A apura os tributos pelo lucro real. Analise as assertivas abaixo e assinale a opção que completa corretamente a frase: O lucro tributável, isto é, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro da empresa PWA será formado pelo lucro antes do imposto de renda mais despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos exclusões. receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas como receita, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco,mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, menos exclusões, menos compensação de prejuízos fiscais. despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa. Respondido em 03/09/2020 10:41:56 Explicação: O lucro tributável, isto é, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro da empresa PWA será formado pelo lucro antes do imposto de renda mais despesas contabilizadas não aceitas pelo Fisco, mais receitas exigidas pelo Fisco não contabilizadas, menos receitas contabilizadas que não são exigidas pelo Fisco, menos despesas aceitas pelo Fisco e não contabilizadas em despesa, menos compensação de prejuízos fiscais. RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DO IRPJ (+) Adições (-) Exclusões (=) RESULTADO AJUSTADO (-) Compensações (até 30% do lucro ajustado) (=) BASE DE CÁLCULO PARA CSLL 8 Questão https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069329101&cod_hist_prova=203805179&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069329101&cod_hist_prova=203805179&pag_voltar=otacka Analise as afirmativas abaixo sobre as alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) De acordo com a legislação vigente, existe uma alíquota única para apuração e cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. ( ) A legislação vigente estabeleceu alíquotas diferenciadas para apuração e cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. ( ) Segundo determina a legislação vigente, as alíquotas da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido para as Instituições Financeiras são diferenciadas das Empresas Comerciais. F,V, F F,V, V V, F, F V, V, F F, F,V Respondido em 03/09/2020 10:42:30 Explicação: A Lei 7.689/88 estabeleceu as alíquotas diferenciadas para apuração e cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido das pessoas jurídicas de seguros privados, de capitalização; bancos de qualquer espécie; distribuidoras de valores mobiliários; corretoras de câmbio e de valores mobiliários; sociedades de crédito, financiamento e investimentos; sociedades de crédito imobiliário; administradoras de cartões de crédito; sociedades de arrendamento mercantil; cooperativas de crédito; associações de poupança e empréstimo. Uma instituição financeira apurou um lucro de R$ 250.000 no exercício. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, os valores do IRPJ e da CSLL apurados no exercício são respectivamente: 38.500 e 22.500 37.500 e 22.500 38.500 e 37.500 22.500 e 22.500 13.500 e 22.500 Respondido em 03/09/2020 09:04:28 Explicação: Cálculo do IR: 250.000 X 15% = 37.500 10.000 ( 250.000 ¿ 240.000) X 10% = 1.000 IRPJ = 38.500 Cálculo da CSLL: Instituição financeira não é 9% 250.000 X 15% = 37.500 CSLL = 37.500 Resp.: 38.500 e 37.500 Gabarito Comentado 2 Questão A empresa ÔMEGA X S/A apresentou em X1 o Resultado do Exercício antes do IRPJ no montante de R$ 200.000,00. Sabendo-se que o valor das Adições totalizou R$ 10.000,00 e que o valor das Exclusões totalizou R$ 40.000,00, determine o valor da base de cálculo para a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - CSLL. 170.000,00 160.000,00 150.000,00 180.000,00 240.000,00 Respondido em 03/09/2020 09:05:54 Explicação: RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DO IRPJ 200.000 (+) Adições 10.000 (-) Exclusões (40.000) (=) RESULTADO AJUSTADO 170.000 (-) Compensações (até 30% do lucro ajustado) 0 (=) BASE DE CÁLCULO PARA CSLL 170.000 3 Questão A empresa Atende Bem Ltda obteve no mês de fevereiro de X0 uma receita bruta com Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 520.000 e R$ 270.000. Com base nestas informações é possível afirmar que a base de cálculo para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é de: 148.800 62.400 86.400 106.000 71.100 Respondido em 03/09/2020 09:15:32 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Venda de Mercadorias 520.000 12% 62.400 https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069309800&cod_hist_prova=203800079&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069309800&cod_hist_prova=203800079&pag_voltar=otacka Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para CSLL 148.800 Gabarito Comentado 4 Questão No primeiro trimestre do ano X0, a Companhia ABC obteve uma receita bruta de Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 330.000 e R$ 270.000. Com base nas referidas informações, qual o valor da Contribuição Social devida? 106.000 11.340 126.000 56.900 39.600 Respondido em 03/09/2020 09:17:05 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Vendas de Mercadoria 330.000 12% 39.600 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo 126.000 APURAÇÃO DA CSLL DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Alíquota Valor Base de Cálculo 126.000 9% 11.340 CSLL MENSAL DEVIDA 11.340 5 Questão A empresa Sol de Verão apresentou como resultado, antes do Imposto de Renda, o valor de R$ 695.000,00. Nesse resultado estavam embutidos perdas com equivalência patrimonial no valor de R$ 105.000,00. Sabendo-se que o prejuízo fiscal acumulado foi de R$ 295.000,00, qual será o valor da base de cálculo para a CSLL? https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069309800&cod_hist_prova=203800079&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069309800&cod_hist_prova=203800079&pag_voltar=otacka 800.000,00 105.000,00 695.000,00 560.000,00 240.000,00 Respondido em 03/09/2020 09:18:39 Explicação: Lucro líquido antes do IR 695.000,00 (+) Adições 105.000,00 (perdas) (-) Exclusões 0 Lucro ajustado antes da compensação 800.000,00 (-) Prejuízo fiscal de períodos anteriores 240.000,00 (até 30% de 800.000) Base de Cálculo para a CSLL 560.000,00 6 Questão No terceiro trimestre do ano X3, a empresa Capitivas Plus obteve uma receita bruta com a Prestação de Serviços no valor de R$ 770.000,00, qual o valor da Contribuição Social devida? 22.176 126.000 115.500 69.300 246.000 Respondido em 03/09/2020 09:20:06 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Prestação de Serviços 770.000 32% Base de Cálculo para CSLL 246.000 Alíquota Valor Base de Cálculo 246.000 9% 22.176 CSLL DEVIDA 22.176 7 Questão A empresa Compamax obteve no segundo trimestre do ano X5 uma receita bruta no valor de R$600.000,00, sendo R$ 330.000,00 referente às Vendas de Mercadorias e R$ 270.000,00 referente a Prestação de Serviços. Com base nas informações mencionadas, qual o valor da Base de Cálculo para Contribuição Social? 126.000 56.900 39.600 106.000 11.340 Respondido em 03/09/2020 09:25:48 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Venda de Mercadorias 330.000 12% 39.600 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para CSLL 126.000 8 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre os procedimentos necessários para a apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Na apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido devem ser aplicadas as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas. ( ) A apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido não precisa acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas. ( ) Após escolher a opção de apuração trimestral ou anual, a empresa deverá proceder á tributação, tanto do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas ¿ IRPJ, quanto da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, pela forma escolhida. F, V, V F, F, V V, F, V V, V, F F, V, F Respondido em 03/09/2020 09:26:59 Explicação: De acordo com a legislação tributária vigente, na apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido ¿ CSLL a empresa deve aplicar as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, ou seja, a apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ. Uma sociedade empresária tributada pelo Lucro Real Trimestral apurou no 3º trimestre de X1 um lucro antes da apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) no valor de R$ 825.000,00. Considerando que, na apuração do Lucro Real, efetuada no Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR houve adições à base de cálculo no valor de R$ 156.000,00 e exclusões da base de cálculo no valor de R$ 281.000,00. Assinale a alternativa que apresenta o valor devido da CSLL para esse trimestre é de R$: 70.000,00 74.250,00 123.750,00 105.000,00 63.000,00 Respondido em 03/09/2020 10:08:10 Explicação: Base de cálculo para a CSLL = LAIR + adições - deduções 825.000 + 156.000 - 281.000 = 700.000 LAIR ajustado. Alíquota CSLL = 9 % sobre o LAIR ajustado CSLL: (700.000 x 9%) = 63.000 CSLL devido = 63.000 2 Questão A empresa Poli X Ltda apura anualmente o Imposto sobre a Renda (IRPJ) com base no Lucro Real. Sabendo-se que durante o mês X, a empresa obteve uma receita bruta de Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 580.000 e R$ 350.000, qual o valor estimado da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido? 69.600,00 16.344,00 20.484,00 181.600,00 227.600,00 Respondido em 03/09/2020 10:25:58 Explicação: Atividades Receita Alíquota Base de Cálculo Venda de Mercadorias 580.000 12% 69.600 Prestação de Serviços 350.000 32% 112.000 Base de Cálculo para CSLL 181.600 APURAÇÃO DA CSLL DEVIDO COM BASE ESTIMADA: Base de Cálculo 181.600 x 9% = 16.344 CSLL = 16.344 Gabarito Comentado 3 Questão A empresa Atende Bem Ltda obteve no mês de fevereiro de X0 uma receita bruta com Vendas de Mercadorias e Prestação de Serviços no valor, respectivamente, de R$ 520.000 e R$ 270.000. Com base nestas informações é possível afirmar que a base de cálculo para a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido é de: 62.400 86.400 71.100 148.800 106.000 Respondido em 03/09/2020 10:28:11 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Venda de Mercadorias 520.000 12% 62.400 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para CSLL 148.800 Gabarito Comentado 4 Questão Uma instituição financeira apurou um lucro de R$ 250.000 no exercício. Considerando que a empresa apura seus impostos com base no Lucro Real e que não haverá nenhuma adição ou exclusão na base de cálculo, os valores do IRPJ e da CSLL apurados no exercício são respectivamente: 22.500 e 22.500 13.500 e 22.500 38.500 e 37.500 37.500 e 22.500 38.500 e 22.500 Respondido em 03/09/2020 10:30:50 Explicação: Cálculo do IR: https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069321568&cod_hist_prova=203802933&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069321568&cod_hist_prova=203802933&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069321568&cod_hist_prova=203802933&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069321568&cod_hist_prova=203802933&pag_voltar=otacka 250.000 X 15% = 37.500 10.000 ( 250.000 ¿ 240.000) X 10% = 1.000 IRPJ = 38.500 Cálculo da CSLL: Instituição financeira não é 9% 250.000 X 15% = 37.500 CSLL = 37.500 Resp.: 38.500 e 37.500 Gabarito Comentado 5 Questão A empresa ÔMEGA X S/A apresentou em X1 o Resultado do Exercício antes do IRPJ no montante de R$ 200.000,00. Sabendo-se que o valor das Adições totalizou R$ 10.000,00 e que o valor das Exclusões totalizou R$ 40.000,00, determine o valor da base de cálculo para a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - CSLL. 150.000,00 180.000,00 170.000,00 240.000,00 160.000,00 Respondido em 03/09/2020 10:31:36 Explicação: RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DO IRPJ 200.000 (+) Adições 10.000 (-) Exclusões (40.000) (=) RESULTADO AJUSTADO 170.000 (-) Compensações (até 30% do lucro ajustado) 0 (=) BASE DE CÁLCULO PARA CSLL 170.000 6 Questão No terceiro trimestre do ano X3, a empresa Capitivas Plus obteve uma receita bruta com a Prestação de Serviços no valor de R$ 770.000,00, qual o valor da Contribuição Social devida? 115.500 246.000 69.300 https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069321568&cod_hist_prova=203802933&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069321568&cod_hist_prova=203802933&pag_voltar=otacka 126.000 22.176 Respondido em 03/09/2020 10:32:29 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Prestação de Serviços 770.000 32% Base de Cálculo para CSLL 246.000 Alíquota Valor Base de Cálculo 246.000 9% 22.176 CSLL DEVIDA 22.176 7 Questão A empresa Compamax obteve no segundo trimestre do ano X5 uma receita bruta no valor de R$ 600.000,00, sendo R$ 330.000,00 referente às Vendas de Mercadorias e R$ 270.000,00 referente a Prestação de Serviços. Com base nas informações mencionadas, qual o valor da Base de Cálculo para Contribuição Social? 39.600 126.000 56.900 11.340 106.000 Respondido em 03/09/2020 10:34:02 Explicação: Receita Alíquota Base de Cálculo Venda de Mercadorias 330.000 12% 39.600 Prestação de Serviços 270.000 32% 86.400 Base de Cálculo para CSLL 126.000 8 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre os procedimentos necessários para a apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.( ) Na apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido devem ser aplicadas as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas. ( ) A apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido não precisa acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas. ( ) Após escolher a opção de apuração trimestral ou anual, a empresa deverá proceder á tributação, tanto do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas ¿ IRPJ, quanto da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, pela forma escolhida. F, V, V V, F, V F, V, F V, V, F F, F, V Respondido em 03/09/2020 10:34:27 Explicação: De acordo com a legislação tributária vigente, na apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido ¿ CSLL a empresa deve aplicar as mesmas normas de apuração e de pagamento estabelecidas para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas, ou seja, a apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ. Analise as afirmativas abaixo sobre as finalidades do planejamento tributário, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O planejamento tributário gera economia para a empresa, mediante a redução da carga tributária. ( ) Um dos objetivos do planejamento tributário é desconsiderar a legislação tributária para evitar, reduzir ou retardar o pagamento de tributos devidos. ( ) Mediante a adoção do planejamento tributário é possível evitar a incidência do tributo, adotando-se procedimentos que evitem a ocorrência do fato gerador. ( ) O planejamento tributário possibilita redução do montante do tributo, adotando-se providências para reduzir a base de cálculo ou alíquota do tributo. F, V, F, F V, F, V, V F, F, V, V F, V, V, F V, V, F, V Respondido em 03/09/2020 08:57:28 Explicação: O Planejamento tributário, conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários, funciona de maneira estritamente preventiva, partindo da análise dos tributos e da identificação dos impactos causados pelos fatos tributáveis, comparando-se os resultados possíveis, de modo que permita escolher, dentre as alternativas legais, a menos onerosa para a empresa. 2 Questão Analise as alternativas abaixo e assinale a única que NÃO faz parte dos rol de vantagens ou benefícios de uma empresa elaborar um planejamento tributário adequado. Evitar o aumento de despesas e, consequentemente, um maior desembolso, liquidando as obrigações tributárias e cumprindo com as obrigações acessórias na data do vencimento Permitir o aproveitamento de benefícios fiscais oferecidos pelo Fisco por meio de isenções devidamente inseridas nos regulamentos dos tributos Aumentar o ônus tributário aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária Permitir que a empresa reduza ou minimize os custos, cumprindo uma carga tributária compatível com a atividade desenvolvida Possibilitar aos gestores conhecer o montante que será desembolsado para cumprir com as obrigações tributárias nas datas dos vencimentos. Respondido em 03/09/2020 08:57:56 Explicação: A assertiva está errada pois uma das principais vantagens do Planejamento Tributário é, exatamente, REDUZIR o ônus tributário aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária 3 Questão Observe as assertivas abaixo sobre planejamento tributário, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Planejamento tributário é sinônimo de evasão fiscal. ( ) O planejamento tributário ou elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária. ( ) A evasão fiscal permite a redução do ônus tributário, aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária. E, E, C E, C, E C, E, C E, C, C C, C, E Respondido em 03/09/2020 08:58:32 Explicação: O Planejamento Tributário, também denominado de elisão fiscal, é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários. Funciona de maneira estritamente preventiva, partindo da análise dos tributos e da identificação dos impactos causados pelos fatos tributáveis, comparando-se os resultados possíveis, de modo que permita escolher, dentre as alternativas legais, a menos onerosa para a empresa. Evasão Fiscal, por sua vez, é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco. 4 Questão No início de janeiro do ano X1, o gestor da Empresa JM Tecnologia Avançada, após conversar com o Contador, precisa decidir qual dos três regimes de tributação possíveis para sua empresa (Lucro Real Trimestral, Lucro Presumido Trimestral ou Simples Nacional) será adotado. Dentre os instrumentos de gestão elencados abaixo, qual o instrumento que o contador poderá utilizar para fornecer as informações necessárias para a tomada de decisão por parte do gestor? Planejamento Operacional Planejamento Financeiro Planejamento Tático Planejamento Tributário Planejamento Estratégico Respondido em 03/09/2020 08:58:55 Explicação: O planejamento tributário é um instrumento gerencial lícito, que possibilita ao gestor escolher entre duas ou mais alternativas legais a que resultará no menor desembolso para a empresa. 5 Questão Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. O planejamento __________________ é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto _____________ e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita ________________ conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar. estratégico, a contabilidade, aos gestores tributário, a contabilidade, aos gestores tributário, os tributos, aos administradores estratégico, os tributos, aos administradores operacional, os tributos, aos contadores Respondido em 03/09/2020 08:59:27 Explicação: O planejamento tributário é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita aos administradores conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar. 6 Questão O empresário João Silva, inconformado com a alta carga tributária do país, resolveu contratar uma empresa de consultoria para encontrar uma maneira de pagar, de forma lícita, menos tributo. Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta a ferramenta de gestão elaborada e indicada pelos consultores tributaristas, que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Planejamento Tático Planejamento Financeiro Planejamento Estratégico Planejamento Operacional Planejamento Tributário Respondido em 03/09/2020 09:00:06 Explicação: O planejamento é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita aos administradores conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar. 7 Questão Observe as assertivas abaixo, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária. () A elisão fiscal se restringe à descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária. ( ) Evasão fiscal é a forma legal de se reduzir a carga tributária. E, C, C C, C, E E, E, C C, E, C C, E, E Respondido em 03/09/2020 09:00:30 Explicação: Elisão fiscal, sinônimo de planejamento tributário, é meio LÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos; por sua vez, Evasão fiscal é meio ILÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos, por isso é comum ser utilizada como sinônimo de sonegação fiscal. O planejamento tributário ou elisão fiscal pode ser, também, a descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária, e está diretamente relacionado a análise detalhada e criteriosa da empresa. 8 Questão Analise as assertivas abaixo sobre planejamento tributário e assinale que não encontra respaldo na legislação tributária vigente: Planejamento tributário é considerado uma atividade bastante complexa a ser realizada pelo contador tributarista, haja vista que para obter sucesso nessa tarefa é necessário que ele tenha vasto conhecimento dos meandros da apuração dos tributos, bem como das regras que regem a incidência tributária. O contador tributarista deve sempre avaliar os riscos decorrentes de um eventual litígio, quando o planejamento tributário envolver a adoção de medidas que possam ser contestadas pelo Fisco. Planejamento tributário é uma medida lícita, proposta pelo contador tributarista e adotada pelos contribuintes, que visa reduzir o ônus tributário ou postergar a incidência de determinado tributo. O Planejamento Tributário, também denominado elisão fiscal, tem como objetivo proporcionar às empresas uma redução da carga tributária dentro da legalidade. O planejamento tributário pode ser visto, também, como o conjunto de atividades permanentemente desenvolvidas pelo contador tributarista, com o intuito de encontrar alternativas ilícitas de reduzir ou postergar a carga tributária das empresas. Respondido em 03/09/2020 09:01:16 Explicação: O planejamento tributário pode ser visto, também, como o conjunto de atividades permanentemente desenvolvidas pelo contador tributarista, com o intuito de encontrar alternativas lícitas, isto é, alternativas legais, de reduzir ou postergar a carga tributária das empresas. Analise as afirmativas abaixo sobre planejamento tributário, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O planejamento tributário indica, entre as possibilidades ilegais existentes, qual a melhor opção para uma empresa eliminar ou minimizar as obrigações tributárias. ( ) O planejamento tributário é um instrumento gerencial lícito, que possibilita ao gestor escolher entre duas ou mais alternativas legais a que resultará no menor desembolso para a empresa. ( ) Um dos principais benefícios da elaboração do planejamento tributário é permitir que a empresa reduza ou minimize os custos, cumprindo uma carga tributária compatível com a atividade desenvolvida. V, V, F F,V, F F, V, V F, F,V V, F, V Respondido em 03/09/2020 09:56:37 Explicação: O planejamento tributário indica, entre as possibilidades LEGAIS existentes, qual a melhor opção para uma empresa eliminar ou minimizar as obrigações tributárias. 2 Questão Observe as assertivas abaixo sobre planejamento tributário, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Planejamento tributário é sinônimo de evasão fiscal. ( ) O planejamento tributário ou elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária. ( ) A evasão fiscal permite a redução do ônus tributário, aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária. E, E, C C, C, E E, C, C C, E, C E, C, E Respondido em 03/09/2020 09:57:05 Explicação: O Planejamento Tributário, também denominado de elisão fiscal, é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários. Funciona de maneira estritamente preventiva, partindo da análise dos tributos e da identificação dos impactos causados pelos fatos tributáveis, comparando-se os resultados possíveis, de modo que permita escolher, dentre as alternativas legais, a menos onerosa para a empresa. Evasão Fiscal, por sua vez, é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco. 3 Questão No início de janeiro do ano X1, o gestor da Empresa JM Tecnologia Avançada, após conversar com o Contador, precisa decidir qual dos três regimes de tributação possíveis para sua empresa (Lucro Real Trimestral, Lucro Presumido Trimestral ou Simples Nacional) será adotado. Dentre os instrumentos de gestão elencados abaixo, qual o instrumento que o contador poderá utilizar para fornecer as informações necessárias para a tomada de decisão por parte do gestor? Planejamento Financeiro Planejamento Operacional Planejamento Tático Planejamento Estratégico Planejamento Tributário Respondido em 03/09/2020 09:57:17 Explicação: O planejamento tributário é um instrumento gerencial lícito, que possibilita ao gestor escolher entre duas ou mais alternativas legais a que resultará no menor desembolso para a empresa. 4 Questão Observe o enunciado abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. O planejamento __________________ é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto _____________ e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita ________________ conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar. estratégico, a contabilidade, aos gestores estratégico, os tributos, aos administradores operacional, os tributos, aos contadores tributário, a contabilidade, aos gestores tributário, os tributos, aos administradores Respondido em 03/09/2020 09:57:26 Explicação: O planejamento tributário é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita aos administradores conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar. 5 Questão O empresário João Silva, inconformado com a alta carga tributária do país, resolveu contratar uma empresa de consultoria para encontrar uma maneira de pagar, de forma lícita, menos tributo. Analise as alternativas abaixo e assinale a que apresenta a ferramenta de gestão elaborada e indicada pelos consultores tributaristas, que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Planejamento Operacional Planejamento Financeiro Planejamento Tributário Planejamento Estratégico Planejamento Tático Respondido em 03/09/2020 09:57:35 Explicação: O planejamento é um instrumento ou ferramenta de gestão que tem como objeto os tributos e seus impactos no resultado da empresa. Ele possibilita aos administradores conhecer a realidade do negócio, identificar as alternativas, avaliar qual a melhor opção e, por fim, decidir o caminho que a empresa deve trilhar. 6 Questão Observe as assertivas abaixo, marque Certo (C) ou Errado (E) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) A elisão fiscal é o meio lícito que visa buscar e identificar alternativas legais para a diminuição da carga tributária. ( ) A elisão fiscal se restringe à descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária. ( ) Evasão fiscal é a formalegal de se reduzir a carga tributária. C, C, E E, C, C E, E, C C, E, C C, E, E Respondido em 03/09/2020 09:59:48 Explicação: Elisão fiscal, sinônimo de planejamento tributário, é meio LÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos; por sua vez, Evasão fiscal é meio ILÍCITO de se reduzir o pagamento de tributos, por isso é comum ser utilizada como sinônimo de sonegação fiscal. O planejamento tributário ou elisão fiscal pode ser, também, a descoberta das lacunas ou brechas existentes na legislação tributária, e está diretamente relacionado a análise detalhada e criteriosa da empresa. 7 Questão Analise as assertivas abaixo sobre planejamento tributário e assinale que não encontra respaldo na legislação tributária vigente: O Planejamento Tributário, também denominado elisão fiscal, tem como objetivo proporcionar às empresas uma redução da carga tributária dentro da legalidade. Planejamento tributário é considerado uma atividade bastante complexa a ser realizada pelo contador tributarista, haja vista que para obter sucesso nessa tarefa é necessário que ele tenha vasto conhecimento dos meandros da apuração dos tributos, bem como das regras que regem a incidência tributária. O contador tributarista deve sempre avaliar os riscos decorrentes de um eventual litígio, quando o planejamento tributário envolver a adoção de medidas que possam ser contestadas pelo Fisco. Planejamento tributário é uma medida lícita, proposta pelo contador tributarista e adotada pelos contribuintes, que visa reduzir o ônus tributário ou postergar a incidência de determinado tributo. O planejamento tributário pode ser visto, também, como o conjunto de atividades permanentemente desenvolvidas pelo contador tributarista, com o intuito de encontrar alternativas ilícitas de reduzir ou postergar a carga tributária das empresas. Respondido em 03/09/2020 10:00:28 Explicação: O planejamento tributário pode ser visto, também, como o conjunto de atividades permanentemente desenvolvidas pelo contador tributarista, com o intuito de encontrar alternativas lícitas, isto é, alternativas legais, de reduzir ou postergar a carga tributária das empresas. 8 Questão Analise as alternativas abaixo e assinale a única que NÃO faz parte dos rol de vantagens ou benefícios de uma empresa elaborar um planejamento tributário adequado. Permitir o aproveitamento de benefícios fiscais oferecidos pelo Fisco por meio de isenções devidamente inseridas nos regulamentos dos tributos Aumentar o ônus tributário aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária Permitir que a empresa reduza ou minimize os custos, cumprindo uma carga tributária compatível com a atividade desenvolvida Possibilitar aos gestores conhecer o montante que será desembolsado para cumprir com as obrigações tributárias nas datas dos vencimentos. Evitar o aumento de despesas e, consequentemente, um maior desembolso, liquidando as obrigações tributárias e cumprindo com as obrigações acessórias na data do vencimento Respondido em 03/09/2020 10:00:44 Explicação: A assertiva está errada pois uma das principais vantagens do Planejamento Tributário é, exatamente, REDUZIR o ônus tributário aproveitando as lacunas ou brechas na legislação tributária Os crimes fiscais ou a evasão fiscal estão previstos na Lei 8.137/90, que regula os Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo. Analise as assertivas abaixo e identifique a alternativa correta: (I) Constitui crime contra a ordem tributária fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada. (II) A legislação tributária considera como crimes fiscais a sonegação, a fraude, a simulação e o conluio. (III) Fraude é toda ação ou omissão voluntária e consciente, realizada de forma dolosa, com o objetivo de inviabilizar a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou de retardar seu conhecimento por parte do ente público responsável. (IV) Sonegação consiste num ato ilícito, voluntário e consciente, praticado pelo contribuinte com a finalidade de se eximir da obrigação tributária. (V) Conluio consiste no ajuste realizado pelos contribuintes com o objetivo de obter economia fiscal ilícita, ou seja, é quando duas ou mais pessoas realizam ajustes visando à sonegação fiscal ou a fraude fiscal. Estão corretas as assertivas: I e IV II e V I e II III e IV IV e V Respondido em 03/09/2020 08:56:50 Explicação: A afirmativa I está errada porque, de acordo com o Art 1º, da refeirda Lei, constitui crime contra a ordem tributária negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada. A afirmativa III está errada, porque a definição de fraude encontra-se no art. 72 da Lei 4.502/64. segundo o qual Fraude é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou a excluir ou modificar as suas características essenciais, de modo a reduzir o montante do imposto devido e evitar ou diferir o seu pagamento. Por fim, a afirmativa IV está errada porque conforme estabelece o Art. 71 da Lei 4.502/64, Sonegação é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, o conhecimento por parte da autoridade fazendária da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, sua natureza ou circunstâncias materiais; das condições pessoais de contribuinte, suscetíveis de afetar a obrigação tributária principal ou o crédito tributário correspondente. Gabarito Comentado 2 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre crimes contra a ordem tributária, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Constitui crime contra a ordem tributária fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos em documento ou livro exigido pela lei fiscal. ( ) Prestar informação às autoridades fazendárias a respeito dos tributos ou contribuição social e qualquer acessório constitui crime contra a ordem tributária. ( ) É considerado crime contra a ordem tributária quando o contribuinte deixa de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada. V, V, F F, F, V F, V, F F, V, V V, F, V Respondido em 03/09/2020 08:56:08 Explicação: Conforme estabelece o artigo 1º, inciso I, Lei n.º 8.137/1990 a conduta praticada pelos contribuintes, que constitui crime contra a ordem tributária é omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias, ou seja, o crime contra a ordem tributária ocorre quando o contribuinte NÃO presta informação às autoridades fazendárias a respeito dos tributos ou contribuição social e qualquer acessório constitui crime contra a ordem tributária. 3 Questão Analise as assertivas acerca dos Crimes Fiscais, marque V (verdadeiro) e F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Conluio pode ser entendido como toda ação ou omissão dolosa que, burlando a legislação tributária, consegue impedir, retardar, eliminar, bem como modificar a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal e, consequentemente, reduzir o valor dos tributos devidos. ( ) A simulação fiscal é um ato voluntário e consciente que tem como objetivo ocultar ou esconder o fato gerador da obrigação tributária, ou seja, o fato demonstrado não é o realmente determinado pelo fisco, apesar de possuir aparência legal.( ) A Sonegação Fiscal é o ajuste doloso realizado entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas, com o objetivo de obter economia fiscal ilícita. https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069307926&cod_hist_prova=203799574&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069307926&cod_hist_prova=203799574&pag_voltar=otacka F, V, F V, V, F F, V, V V, F, V F, F, V Respondido em 03/09/2020 08:55:14 Explicação: A definição de sonegação encontra-se no art. 71 da Lei 4.502/64, segundo o qual sonegação é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, o conhecimento por parte da autoridade fazendária da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, sua natureza ou circunstâncias materiais e, também, das condições pessoais de contribuinte, suscetíveis de afetar a obrigação tributária principal ou o crédito tributário correspondente. Por sua vez, o conceito de conluio está no art. 73 da Lei 4.502/64, segundo o qual Conluio é o ajuste doloso entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas, visando qualquer dos efeitos referidos nos arts. 71 e 72. No âmbito da contabilidade tributária podemos dizer que o conluio consiste no ajuste realizado pelos contribuintes com o objetivo de obter economia fiscal ilícita, ou seja, é quando duas ou mais pessoas realizam ajustes visando à sonegação fiscal ou a fraude fiscal. 4 Questão Observe o enunciado abaixo, relacionado ao Contencioso Fiscal, e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. O ______________, mais conhecido como _________________, consiste na prática de atos que infringem a legislação tributária e que são cometidos ______________ ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. crime fiscal; elisão fiscal; após a planejamento tributário; evasão fiscal; antes da crime fiscal; evasão fiscal; após a planejamento tributário; elisão fiscal; após a crime fiscal; evasão fiscal; antes da Respondido em 03/09/2020 08:53:40 Explicação: O crime fiscal, mais conhecido como evasão fiscal, consiste na prática de atos que infringem a legislação tributária e que são cometidos após a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. Diferentemente de evasão fiscal, elisão fiscal ou planejamento tributário, é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários. Evasão Fiscal, por sua vez, é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco. 5 Questão Com base no seu conhecimento sobre contencioso fiscal, analise as assertivas, marque V (verdadeiro) e F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Denomina-se contencioso fiscal a situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal em virtude de dúvidas ou discordâncias. ( ) Conforme determina a legislação tributária, é permitido aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária. ( ) Quando um contribuinte é autuado pela fiscalização tributária, é vedado defender-se na instância administrativa, devendo recorrer de imediato ao Poder Judiciário. F, V, F V, F, V F, F, V F, V, V V, V, F Respondido em 03/09/2020 08:52:22 Explicação: De acordo com Art. 5º, LV, da CF/88, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Desta forma, os sujeitos passivos da obrigação tributária, também denominados de contribuintes, têm assegurado o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária. 6 Questão Observe as assertivas abaixo sobre contencioso fiscal e marque a alternativa correta. É vedado ao contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa recorrer ao Poder Judiciário. Contencioso Fiscal pode ser definido como sendo a situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal, em virtude de dúvidas ou controvérsias. No contencioso fiscal, de acordo com a legislação tributária vigente, o sujeito passivo da obrigação tributária somente terá o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária mediante a contratação de um advogado. No caso de ser autuado pela fiscalização tributária, ao contribuinte não é dado o direito de defender-se na instância administrativa, isto é, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário. Os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores não podem ser impugnados pelo contribuinte, mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. Respondido em 03/09/2020 08:51:47 Explicação: De acordo com a legislação tributária, o contencioso fiscal permite aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária, inicialmente na esfera administrativa. No caso de ser autuado pela fiscalização tributária, ao contribuinte é dado o direito de defender-se na instância administrativa, isto é, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário. Os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores podem ser impugnados pelo contribuinte, mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. O contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa poderá recorrer ao Poder Judiciário. 7 Questão Tendo sido autuada pela fiscalização tributária, a empresa PWA resolveu recorrer dos atos praticados pela Administração Tributária. De acordo com a legislação tributária vigente, a fase contenciosa do processo administrativo de natureza tributária inicia-se a partir: da lavratura de Auto de Infração ou de Notificação de Lançamento tributário, fiscal ou de posturas. da impugnação da parte em face de lançamento tributário, fiscal e de posturas. da data do cometimento da infração que dá suporte à imposição de multa por infração à legislação de posturas municipais. do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que tiver sido cometida a infração que dá suporte à imposição de multa por infração à legislação de posturas municipais. da apresentação de requerimento ou pretensão, formulados pela municipalidade, relativamente ao teor de norma legal abstratamente considerada. Respondido em 03/09/2020 08:51:00 Explicação: De acordo com o Art. 2º da Lei Complementar n° 588/2019, que institui e regula, no âmbito da Administração Pública Municipal Direta, a fase contenciosa do processo administrativo de natureza tributária, fiscal e de posturas orienta-se pelos princípios previstos no caput do Art. 37 da Constituição Federal, além da celeridade e instrumentalidade, iniciando-se a partir da impugnação da parte em face de lançamento tributário, fiscal e de posturas. 8 Questão Com base no seu conhecimento sobre contencioso fiscal, analise as assertivas: I - A situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal em virtude de dúvidas ou discordâncias é denominada de contencioso fiscal. II - De acordo com a legislação tributária, o contencioso fiscal permite aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária. III - No caso de ser autuado pela fiscalização tributária, ao contribuinte não é dado o direito de defender-se na instância administrativa,isto é, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário. IV - Os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores podem ser impugnados pelo contribuinte, mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. V - O contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa, não poderá recorrer ao Poder Judiciário. Estão corretas as assertivas: I , II e IV III, IV e IV I, II e III I, III e IV II, III e V Respondido em 03/09/2020 08:50:29 Explicação: As assertivas III e V estão erradas, pois à luz do Art. 5º, LV, da Cf/88, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Por esta razão, os sujeitos passivos da obrigação tributária tem assegurado o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária, haja vista que no caso de ser autuado pela fiscalização tributária, o contribuinte pode defender-se, inicialmente, na instância administrativa, isto é, junto aos órgãos fiscalizadores, e, caso não logre êxito, poderá recorrer ao Poder Judiciário. Analise as afirmativas abaixo sobre crimes fiscais ou evasão fiscal, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Fraude é toda ação ou omissão voluntária e consciente, realizada de forma dolosa, com o objetivo de inviabilizar a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou de retardar seu conhecimento por parte do ente público responsável. ( ) Sonegação consiste num ato ilícito, voluntário e consciente, praticado pelo contribuinte com a finalidade de se eximir da obrigação tributária. ( ) Conluio consiste no ajuste realizado pelos contribuintes com o objetivo de obter economia fiscal ilícita, ou seja, é quando duas ou mais pessoas realizam ajustes visando à sonegação fiscal ou a fraude fiscal. F, V, F V, F, V V, V, F F, V, V F, F, V Respondido em 03/09/2020 09:39:54 Explicação: A primeira assertiva está errada porque a definição de fraude encontra-se no art. 72 da Lei 4.502/64, segundo o qual Fraude é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou a excluir ou modificar as suas características essenciais, de modo a reduzir o montante do imposto devido e evitar ou diferir o seu pagamento. A segunda assertiva está errada porque conforme estabelece o Art. 71 da Lei 4.502/64, Sonegação é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, o conhecimento por parte da autoridade fazendária da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, sua natureza ou circunstâncias materiais; das condições pessoais de contribuinte, suscetíveis de afetar a obrigação tributária principal ou o crédito tributário correspondente. 2 Questão Com base no seu conhecimento sobre contencioso fiscal, analise as assertivas: I - A situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal em virtude de dúvidas ou discordâncias é denominada de contencioso fiscal. II - De acordo com a legislação tributária, o contencioso fiscal permite aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária. III - No caso de ser autuado pela fiscalização tributária, ao contribuinte não é dado o direito de defender-se na instância administrativa, isto é, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário. IV - Os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores podem ser impugnados pelo contribuinte, mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. V - O contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa, não poderá recorrer ao Poder Judiciário. Estão corretas as assertivas: I, II e III I , II e IV II, III e V III, IV e IV I, III e IV Respondido em 03/09/2020 09:41:23 Explicação: As assertivas III e V estão erradas, pois à luz do Art. 5º, LV, da Cf/88, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Por esta razão, os sujeitos passivos da obrigação tributária tem assegurado o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária, haja vista que no caso de ser autuado pela fiscalização tributária, o contribuinte pode defender-se, inicialmente, na instância administrativa, isto é, junto aos órgãos fiscalizadores, e, caso não logre êxito, poderá recorrer ao Poder Judiciário. Gabarito Comentado 3 Questão Analise as afirmativas abaixo sobre crimes contra a ordem tributária, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Constitui crime contra a ordem tributária fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos em documento ou livro exigido pela lei fiscal. ( ) Prestar informação às autoridades fazendárias a respeito dos tributos ou contribuição social e qualquer acessório constitui crime contra a ordem tributária. https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069316860&cod_hist_prova=203801747&pag_voltar=otacka https://simulado.estacio.br/bdq_simulados_exercicio_preview.asp?cod_prova=4069316860&cod_hist_prova=203801747&pag_voltar=otacka ( ) É considerado crime contra a ordem tributária quando o contribuinte deixa de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada. V, F, V V, V, F F, V, F F, V, V F, F, V Respondido em 03/09/2020 09:42:04 Explicação: Conforme estabelece o artigo 1º, inciso I, Lei n.º 8.137/1990 a conduta praticada pelos contribuintes, que constitui crime contra a ordem tributária é omitir informação, ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias, ou seja, o crime contra a ordem tributária ocorre quando o contribuinte NÃO presta informação às autoridades fazendárias a respeito dos tributos ou contribuição social e qualquer acessório constitui crime contra a ordem tributária. 4 Questão Analise as assertivas acerca dos Crimes Fiscais, marque V (verdadeiro) e F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) O Conluio pode ser entendido como toda ação ou omissão dolosa que, burlando a legislação tributária, consegue impedir, retardar, eliminar, bem como modificar a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal e, consequentemente, reduzir o valor dos tributos devidos. ( ) A simulação fiscal é um ato voluntário e consciente que tem como objetivo ocultar ou esconder o fato gerador da obrigação tributária, ou seja, o fato demonstrado não é o realmente determinado pelo fisco, apesar de possuir aparência legal. ( ) A Sonegação Fiscal é o ajuste doloso realizado entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas, com o objetivo de obter economia fiscal ilícita. F, F, V V, F, V F, V, V V, V, F F, V, F Respondido em 03/09/2020 09:42:23 Explicação: A definição de sonegação encontra-se no art. 71 da Lei 4.502/64, segundo o qual sonegação é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, o conhecimento por parte da autoridade fazendária da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, sua natureza ou circunstâncias materiais e, também, das condições pessoais de contribuinte, suscetíveis de afetar aobrigação tributária principal ou o crédito tributário correspondente. Por sua vez, o conceito de conluio está no art. 73 da Lei 4.502/64, segundo o qual Conluio é o ajuste doloso entre duas ou mais pessoas naturais ou jurídicas, visando qualquer dos efeitos referidos nos arts. 71 e 72. No âmbito da contabilidade tributária podemos dizer que o conluio consiste no ajuste realizado pelos contribuintes com o objetivo de obter economia fiscal ilícita, ou seja, é quando duas ou mais pessoas realizam ajustes visando à sonegação fiscal ou a fraude fiscal. 5 Questão Observe o enunciado abaixo, relacionado ao Contencioso Fiscal, e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. O ______________, mais conhecido como _________________, consiste na prática de atos que infringem a legislação tributária e que são cometidos ______________ ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. planejamento tributário; evasão fiscal; antes da crime fiscal; elisão fiscal; após a planejamento tributário; elisão fiscal; após a crime fiscal; evasão fiscal; antes da crime fiscal; evasão fiscal; após a Respondido em 03/09/2020 09:43:25 Explicação: O crime fiscal, mais conhecido como evasão fiscal, consiste na prática de atos que infringem a legislação tributária e que são cometidos após a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. Diferentemente de evasão fiscal, elisão fiscal ou planejamento tributário, é o conjunto de ações legais que tem como objetivo reduzir o pagamento dos encargos tributários. Evasão Fiscal, por sua vez, é sinônimo de ações ilegais, ilícitas, que visam burlar o Fisco. 6 Questão Com base no seu conhecimento sobre contencioso fiscal, analise as assertivas, marque V (verdadeiro) e F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ( ) Denomina-se contencioso fiscal a situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal em virtude de dúvidas ou discordâncias. ( ) Conforme determina a legislação tributária, é permitido aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária. ( ) Quando um contribuinte é autuado pela fiscalização tributária, é vedado defender-se na instância administrativa, devendo recorrer de imediato ao Poder Judiciário. F, V, F V, F, V F, V, V F, F, V V, V, F Respondido em 03/09/2020 09:44:05 Explicação: De acordo com Art. 5º, LV, da CF/88, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Desta forma, os sujeitos passivos da obrigação tributária, também denominados de contribuintes, têm assegurado o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária. 7 Questão Observe as assertivas abaixo sobre contencioso fiscal e marque a alternativa correta. Os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores não podem ser impugnados pelo contribuinte, mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. No caso de ser autuado pela fiscalização tributária, ao contribuinte não é dado o direito de defender-se na instância administrativa, isto é, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário. No contencioso fiscal, de acordo com a legislação tributária vigente, o sujeito passivo da obrigação tributária somente terá o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária mediante a contratação de um advogado. É vedado ao contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa recorrer ao Poder Judiciário. Contencioso Fiscal pode ser definido como sendo a situação em que o sujeito passivo da obrigação tributária encontra-se em litígio com a administração fiscal, em virtude de dúvidas ou controvérsias. Respondido em 03/09/2020 09:44:37 Explicação: De acordo com a legislação tributária, o contencioso fiscal permite aos sujeitos passivos da obrigação tributária o direito de reclamar ou de recorrer dos atos praticados pela administração tributária, inicialmente na esfera administrativa. No caso de ser autuado pela fiscalização tributária, ao contribuinte é dado o direito de defender-se na instância administrativa, isto é, ele será obrigado a recorrer de imediato ao poder judiciário. Os atos praticados pelos órgãos fiscalizadores podem ser impugnados pelo contribuinte, mediante defesa administrativa de fato e de direito, com todas as provas que possam anular a cobrança dos tributos. O contribuinte que não lograr êxito no processo na esfera administrativa poderá recorrer ao Poder Judiciário. 8 Questão Tendo sido autuada pela fiscalização tributária, a empresa PWA resolveu recorrer dos atos praticados pela Administração Tributária. De acordo com a legislação tributária vigente, a fase contenciosa do processo administrativo de natureza tributária inicia-se a partir: da data do cometimento da infração que dá suporte à imposição de multa por infração à legislação de posturas municipais. da lavratura de Auto de Infração ou de Notificação de Lançamento tributário, fiscal ou de posturas. da impugnação da parte em face de lançamento tributário, fiscal e de posturas. do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que tiver sido cometida a infração que dá suporte à imposição de multa por infração à legislação de posturas municipais. da apresentação de requerimento ou pretensão, formulados pela municipalidade, relativamente ao teor de norma legal abstratamente considerada. Respondido em 03/09/2020 09:45:43 Explicação: De acordo com o Art. 2º da Lei Complementar n° 588/2019, que institui e regula, no âmbito da Administração Pública Municipal Direta, a fase contenciosa do processo administrativo de natureza tributária, fiscal e de posturas orienta-se pelos princípios previstos no caput do Art. 37 da Constituição Federal, além da celeridade e instrumentalidade, iniciando-se a partir da impugnação da parte em face de lançamento tributário, fiscal e de posturas.