Buscar

Avaliação de Aspectos Jurídicos


Continue navegando


Prévia do material em texto

O vídeo nos trouxe alguns comentários sobre violência policial. Sobre o tema,marque a alternativa
INCORRETA
:
Sua resposta:
 O uso da força pelos policiais se mostra incompatível com o Estado Democrático de Direito, no qual prevalece a inviolabilidade de direitos. (em20/10/2017 14:43:16)
Esta você acertou!
 Levando em consideração o tema debatido no vídeo sobre a atuação policial no trânsito, julgue os itens, a seguir em verdadeiro (V) ou Falso (F):
a) ( ) A preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas compreende a segurança viária, exercida através da educação, fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei.
b) ( ) A segurança viária não diz respeito às ações de segurança pública, havendo outros órgãos do Estado com essa competência específica.
c) ( ) Os agentes policiais, para cumprir o papel de promover a segurança pública, deverão intervir no trânsito.
d) ( ) O dever-poder de polícia confere aos agentes policiais a capacidade para intervir no trânsito a fim de assegurar um ambiente social seguro, livre de violência e criminalidade.
Sua resposta:
 V
–
 F
–
 V
–
 V (em 20/10/2017 20:38:51)
Esta você acertou!
 Julgue cada item abaixo, considerando as características do dever-poder de políciadiscutidos no vídeo durante a intervenção do profissional de segurança pública:
I - No âmbito da segurança pública, o dever-poder de polícia constitui a capacidadede intervir nos direitos e garantias individuais a fim de promover um ambientesocial livre de violência e criminalidade, ou seja, em benefício da coletividade.
II - Constituem atributos do dever-poder de polícia a autoexecutoridade, acoercibilidade e a discricionariedade.
III - Para garantir a efetiva segurança pública, na autoexecutoridade o policialpromove a intervenção, seja abordando, seja efetuando prisão, independente deprovocação do poder judiciário.
IV - Discricionariedade não se confunde com arbitrariedade. Trata-se de umelemento do dever-poder de polícia no qual o policial pode escolher a medidaadequada, dentre aquelas disponíveis (verbalizar, busca pessoal, prisão, bloqueiode vias públicas, etc.) para promover a segurança pública.
V - Na coercibilidade há a possibilidade de uso da força física, a qual somente seráempregada se observado os critérios de proporcionalidade (adequação, necessidadee proporcionalidade em sentido estrito).Estão CORRETOS:
Sua resposta:
 Todos os itens. (em 20/10/2017 21:05:19)
Esta você acertou!
Considerando os ensinamentos sobre Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
·
É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral, bem como a não submissão àtortura, respondendo por este ato os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, seomitirem.
·
Considerando a existência de um flagrante delito em que há o ingresso dos acusados com avítima no interior do domicílio de um deles, durante o período noturno, a prisão efetivada porpoliciais só será considerada legítima se houver ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente para que efetuam a prisão em flagrante delito no interior da citadaresidência.
·
 A ação regressiva de que trata o art. 37, § 6º, da CF/88, prescreve em 10 (dez) anos, a contardo ato praticado pelo policial ou da decisão judicial que condena o Estado a ressarcir o cidadão,nos casos de indenização por violência policial.
·
Pacto de São José da Costa Rica não tem efeito nenhum sobre as ações de segurança pública.
·
 A Lei nº 13.060, de 22/12/2014, que “disciplina o uso dos instrumentos de menor potencialofensivo pelos agentes de segurança pública, em todo o território nacional”, trazexpressamente em seu corpo a previsão de observância ao princípio da proporcionalidade,durante as ações de segurança pública.O resultado é:
Sua resposta:
 V – F – F – F – V (em 23/3/2016 20:59:42)
Questão 2
Marque a alternativa CORRETA em uma situação de oposição à execução de ato legal, medianteviolência ou ameaça por parte de um indivíduo em face de uma busca pessoal realizada por um policial:
Sua resposta:
 O delito de resistência se consuma quando uma pessoa se utilizar de violência ou ameaça (não precisa sergrave) para impedir ou obstruir um procedimento legal, realizado pelo profissional de segurança pública competente, comopor exemplo, para evitar uma prisão ou uma reintegração de posse. (em 23/3/2016 21:02:24)
Questão 3
Tendo em vista os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício dodever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuaçãopolicial, marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS:
·
O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seuinterrogatório policial
·
O Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficarpreso além do tempo fixado na sentença.
·
Nos casos de estupro e violência doméstica, é possível antecipar a culpa doautor dos crimes antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
·
Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
·
O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nashipóteses previstas em lei.
O resultado é:
Sua resposta:
 C – C – E – C – C (em 23/3/2016 21:13:46)
Questão 4
Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da funçãopública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei,sem prejuízo da ação penal cabível. Considerando o alcance da Lei n° 8.429/1997 sobre a atuação dopolicial durante o cumprimento de suas atribuições, Julgue cada item abaixo:
I -Uma vez colhido os elementos de autoria e materialidade, cabe ao Ministério Público promover a denúncia do policial que praticar o crime de improbidade administrativa, dentro do prazo de 05(cinco) dias.II -O ato de improbidade administrativa é classificado como um ilícito penal, podendo constituir infração disciplinar, se previsto no regime jurídico do servidor.III -Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade.IV -Constitui ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. V - Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade
Estão CORRETOS:
Sua resposta:
 Os itens III, IV e V. (em 23/3/2016 21:30:43)
Questão 5
Para os casos em que uma pessoa ofereça ou prometa vantagem indevida ao policial, seja paradeterminá-lo a praticar, seja para omitir ou para retardar ato de ofício, indique qual é a alternativaINCORRETA:
Sua resposta:
 Há crime de corrupção ativa se o particular oferece a vantagem para evitar que o profissional de segurançapratique contra ele algum ato ilegal. (em 23/3/2016 21:36:52)
Questão 6
Tendo em vista as garantias constitucionais para defesa da liberdade, assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta:
 É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, jádocumentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito aoexercício do direito de defesa. (em 23/3/2016 21:46:37)
Questão 7
No âmbito da atuação dos profissionais de segurança pública, a fim de assegurar a regularidadeadministrativa, havendo notícia de transgressão da disciplina, a autoridade deve exercer o dever-poderdisciplinar, adotando providências para apurar os fatos e eventualmente impor sanção disciplinar.Diante disso, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
·
 A Administração Pública não tem liberdade de escolha paraapurar ou deixar de
apurar, punir ou deixar de punir. O exercício do dever-poder disciplinar é atovinculado, em benefício do bem comum. Assim, tomando conhecimento da faltapraticada, cumpre instaurar procedimento adequado para esclarecer os fatos eeventualmente aplicar a sanção, após o devido processo legal, com resguardo daampla defesa e contraditório. Não observando essa determinação, o superiorhierárquico estará passível de responder por condescendência criminosa, infraçãoadministrativa e civil.
·
Uma só conduta pode ensejar a instauração de distintos processos ouprocedimentos (penal, civil, disciplinar), sem que configure o bis in idem, comimposição de punição, respeitados o devido processo legal, ampla defesa econtraditório. Com efeito, no exercício das atribuições, durante a realização de umaabordagem policial, o profissional de segurança pública, que praticar desvio deconduta, poderá se ver responsabilizado em diferentes esferas (disciplinar, civil oupenal).
·
 A responsabilidade administrativa do servidor não será afastada no caso deabsolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
·
 A independência entre as instâncias penal e administrativa, consagrada na doutrinae na jurisprudência, permite à Administração impor punição disciplinar ao servidorfaltoso à revelia de anterior julgamento no âmbito criminal, mesmo que a condutaimputada configure crime em tese.
·
É possível que haja absolvição em uma esfera e condenação em outra, semcomunicação entre elas. Entretanto, excepcionalmente, poderá ocorrer acomunicação entre os processos, quando provada a inexistência do fato ou anegativa de autoria no processo penal. Por exemplo, se ficar comprovado noprocesso penal que o servidor não se beneficiou pecuniariamente, ou ainda, serealmente o fato não existiu, de forma vinculada, as demais instâncias serãoatingidas.
O resultado é:
Sua resposta:
 V – V – F – V – V (em 23/3/2016 21:56:08)
Questão 8
Empregando os conhecimentos jurídicos sobre a abordagem policial em eventos esportivos,intensificação de policiamento ou em instrução criminal, julgue os itens abaixo:
I -A busca em mulher sempre será feita por outra mulher, sendo obrigatória a presença de uma policial durante as operações. Caso não seja possível, a operação deve ser cancelada, sob pena de se incorrer em abuso de autoridade e constrangimento ilegal.II -A busca domiciliar realizada durante o dia, com determinação judicial, exige o cumprimento de determinados protocolos, previstos na legislação, como por exemplo o de se ler o conteúdo do mandado, sob pena de nulidade dos atos. Havendo resistência e quando a diligência importar risco aos agentes policiais, o uso da força será empregado para que a medida judicial seja cumprida. Nesses casos o policial apresentará e lerá o mandado, logo que for possível.III -O caminhão, ainda que seja empregado para o exercício da profissão do motorista, não pode ser considerado extensão de sua residência, nem local de seu trabalho, mas apenas instrumento deste.IV -A busca pessoal pode ser realizada, independentemente da existência de fundada suspeita de um crime, durante a realização de eventos esportivos, sob o fundamento do inciso III do art.13-A da Lei n° 10.671/2013 (Estatuto de Defesa do Torcedor).
V -Independente da notícia concreta de que tenha havido uma infração penal, a busca pessoalpode ser realizada durante a intensificação de policiamento com a finalidade de se preservar aordem pública e de se garantir à população um ambiente livre de riscos e perigos e sob ofundamento do dever-poder de polícia.
Estão INCORRETOS:
Sua resposta:
 Os itens II, III e IV. (em 23/3/2016 22:09:07)
Resposta correta:
Somente o item I.
Questão 9
Considerando que todo profissional da área de segurança pública corresponde a um agente público epratica atos administrativos, sendo responsável pelas suas consequencias, associe os elementoscontidos na 1ª coluna com as assertivas contidas na 2ª:1.
Competência (Sujeito)( ) Para que o ato seja aperfeiçoado exige-se aexposição/demonstração dos fundamentos de fato (acontecimentos dodia-a-dia) e de direito (conforme previsto na ordem jurídica). Dentroda ideia de transparência e controle no regime democrático, o cidadãoprecisa saber das razões em que se basearam o comportamento doagente público, a fim de aferir o grau de cumprimento do interessecomum. Pode ser vinculado (conforme determina a lei) oudiscricionário (disponibiliza uma conjunto de opções para se cumprir obem comum, de acordo a aportunidade e conveniência).
2.
Forma( ) Trata-se da capacidade do agente público de praticar um ato,conforme definido em legislação. Não havendo lei conferindo essacapacidade, o ato praticado é passível de nulidade. Nesse sentido,destaca-se a tarefa para realizar busca pessoal durante as ações desegurança pública. Em outras palavras, a lei confere aos agentespoliciais essa atividade, não sendo admissível outra agente do Estadoexercê-la.
3.
Motivo( ) Trata-se do conteúdo do ato, ou seja, aquilo sobre o que ocomportamento dispõe (ex.: fiscalização, proteção de pessoas e bens).
4.
Objeto( ) É o bem jurídico objetivado pelo comportamento do agente público(ex.: proteção de um bem da vida).
5.
Finalidade( ) Cuida-se da exteriorização da manifestação de vontade ou docomportamento. Em regra, é por escrito, salvo quando a lei autorizarde outra forma (ex.: gestos do agente de trânsito, gestos do policialdurante uma intervenção).
 A sequência encontrada é:
Sua resposta:
 3 – 1 – 4 – 5 – 2 (em 23/3/2016 22:14:41)
Questão 10
Lembre-se que o Estado brasileiro é regido nas suas relações internacionais pelos princípios daprevalência dos direitos humanos, defesa da paz, solução pacífica dos conflitos, repúdio ao terrorismo eao racismo, cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, dentre outros. Por contadisso, os direitos e grantias fundamentais expressos na Constituição não excluem outros decorrentes doregime e dos princípios por ela adotados, ou contidos em tratados internacionais em que a RepúblicaFederativa do Brasil seja parte. Diante dessas diretrizes, associe os atos internacionais contidos na 1ªcoluna com as assertivas contidas na 2ª
1.
Convença Americana sobre DireitosHumanas (Pacto de São José daCosta Rica)( ) Estabelece em um de seus artigos que: “Nenhumfuncionário responsável pela aplicação da lei pode infligir,instigar ou tolerar qualquer ato de tortura ou qualqueroutro tratamento ou pena cruel, desumano ou degradante,nem nenhum destes funcionários pode invocar ordenssuperiores ou circunstâncias excepcionais, tais como oestado de guerra ou uma ameaça de guerra, ameaça àsegurança nacional, instabilidade política interna ouqualquer outra emergência pública, como justificativa paratorturas ou outros tratamentos ou penas cruéis,desumanos ou degradantes.” 
2.
Princípios Básicos sobre o Uso daForça e Armas de Fogo( ) Trata-se de ato internacional que discorre sobre osvários instrumentos relativos à detenção de pessoas,delimitando a atuação dos agentes responsáveis pelasegurança, a fim de garantir a tutela dos direitoshumanos, sem descuidar do papel de promover a ordem.
3.
Código de conduta para os agentesresponsáveis pela aplicação da lei( ) Prevê que: “Sempre que o uso legítimo da força e dearmas de fogo for inevitável, os responsáveis pelaaplicação da lei deverão: (a) Exercer moderação no uso detais recursos e agir na proporção da gravidade da infraçãoe do objetivo legítimo a ser alcançado; (b) Minimizardanos e ferimentos, e respeitar e preservar a vidahumana; (c) Assegurar que qualquer indivíduo ferido ouafetado receba assistência e cuidados médicos o maisrápido possível; (d) Garantir que os familiares ou amigosíntimos da pessoa ferida ou afetada sejam notificados omais depressa possível.
4.
Regras Mínimas para o Tratamento de Presos( ) Prevê os seguintes direitos: presunção de inocência;direito a um julgamento justo por autoridade competente e imparcial; direito à privacidade; direito a não ser submetido à tortura nem a penasou tratamentos cruéis,desumanos e degradantes; direito a não produzir prova contra si mesmo e o de permanecer calado; direito à comunicação prévia e pormenorizada da acusação formulada contra si; direito de defender-se e de constituir defensor.
A sequência encontrada é:
Sua resposta:
 3 – 4 – 2 – 1 
	GABARITO
	
Julgue cada item abaixo, considerando as características do dever-poder de polícia discutidos no vídeo durante a intervenção do profissional de segurança pública:
I - No âmbito da segurança pública, o dever-poder de polícia constitui a capacidade de intervir nos direitos e garantias individuais a fim de promover um ambiente social livre de violência e criminalidade, ou seja, em benefício da coletividade.
II - Constituem atributos do dever-poder de polícia a autoexecutoridade, a coercibilidade e a discricionariedade.
III - Para garantir a efetiva segurança pública, na autoexecutoridade o policial promove a intervenção, seja abordando, seja efetuando prisão, independente de provocação do poder judiciário.
IV - Discricionariedade não se confunde com arbitrariedade. Trata-se de um elemento do dever-poder de polícia no qual o policial pode escolher a medida adequada, dentre aquelas disponíveis (verbalizar, busca pessoal, prisão, bloqueio de vias públicas, etc.) para promover a segurança pública.
V - Na coercibilidade há a possibilidade de uso da força física, a qual somente será empregada se observado os critérios de proporcionalidade (adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito).
Estão CORRETOS:
Sua resposta: Todos os itens. (em 04/04/2018 10:16:22) Esta você acertou!
�
Durante a atuação o policial eventualmente pode se exceder nos limites do uso da força, e seu comportamento pode caracterizar um ilícito penal. De acordo com a discussão contida no vídeo, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: A condenação penal do policial, pelo uso excessivo da força, afasta a responsabilização nas esferas civil e administrativa. (em 04/04/2018 10:23:14) Esta você acertou!
�
Com base no vídeo, assinale a alternativa em que aponta a resposta adequada ao momento de atuação policial: 
Sua resposta: Parte-se da previsão constitucional e legal, que estabelecem a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, seja através da prevenção, seja através do resgate da paz social (repressão imediata e mediata), com respeito aos direitos e garantias fundamentais. As ações serão planejadas e implementadas de acordo com as necessidades de cada comunidade, com o diagnóstico dos índices de violência e criminalidade (análise criminal). (em 04/04/2018 10:39:01) Esta você acertou!
�
O rol de “Direitos Humanos” acabou com a autoridade policial? Considerando o debate contido no vídeo, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: O catálogo extenso de direitos e garantias fundamentais contido na Constituição de 1988, aliado à burocracia de procedimentos previstos na legislação, inviabilizam o exercício das ações de segurança pública, na medida em que a dinâmica das ações criminais é acobertada no tempo. (em 04/04/2018 10:40:43) Esta você acertou!
Questão 1
Considerando a noticia de que uma equipe policial tenha praticado o crime de tortura, julgue os itens a seguir, marcando \u201cC\u201d para as afirmações CORRETAS e \u201cE\u201d para as alternativas \u201cERRADAS\u201d:
 
\uf0b7         O crime de tortura se consuma com a provocação do sofrimento físico ou mental, independentemente da finalidade visada.
 
\uf0b7         Na tortura-castigo é importante que fique evidenciado o intenso sofrimento físico ou mental causado na vítima. Assim, o investigador tem que apurar o grau da intensidade. Caso contrário, fica configura o crime de maus tratos.
 
\uf0b7         Aquele que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, responde penalmente pela omissão, na forma da Lei 9.455/1997.
 
\uf0b7         Doutrina e Jurisprudência majoritárias entendem que na Lei de Tortura a perda do cargo é automática com a condenação, dispensada a fundamentação na sentença. Contudo, a perda do cargo não é perpétua, podendo o agente, quando cumprir a pena, com prazo de reabilitação, prestar novo concurso.
 
\uf0b7         Não se aplica a Lei de Tortura quando a conduta não tenha sido cometida em território nacional, mesmo que a vítima seja brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: C \u2013 C \u2013 C \u2013 C \u2013 E (em 30/11/2017 22:32:37
 
Questão 1 
1-Considerando a noticia de que uma equipe policial tenha praticado o crime de 
tortura, julgue os itens a seguir, marcando “C” para as afirmações CORRETAS e “E” 
para as alternativas “ERRADAS”: 
 
( O crime de tortura se consuma com a provocação do sofrimento físico ou 
mental, independentemente da finalidade visada. 
 
( Na tortura-castigo é importante que fique evidenciado o intenso sofrimento 
físico ou mental causado na vítima. Assim, o investigador tem que apurar o 
grau da intensidade. Caso contrário, fica configura o crime de maus tratos. 
 
( Aquele que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou 
apurá-las, responde penalmente pela omissão, na forma da Lei 9.455/1997. 
 
( Doutrina e Jurisprudência majoritárias entendem que na Lei de Tortura a 
perda do cargo é automática com a condenação, dispensada a 
fundamentação na sentença. Contudo, a perda do cargo não é perpétua, 
podendo o agente, quando cumprir a pena, com prazo de reabilitação, prestar 
novo concurso. 
 
( Não se aplica a Lei de Tortura quando a conduta não tenha sido cometida em 
território nacional, mesmo que a vítima seja brasileira ou encontrando -se o 
agente em local sob jurisdição brasileira. 
 
 
O resultado é: Sua resposta: C – C – C – C – E
 
Questão 2 
2- Marque a alternativa CORRETA em uma situação de oposição à execução de ato 
legal, mediante violência ou ameaça por parte de um indivíduo em face de uma 
busca pessoal realizada por um policial: 
 
Sua resposta: O delito de resistência se consuma quando uma pessoa se utilizar de violência ou 
ameaça (não precisa ser grave) para impedir ou obstruir um procedimento legal, realizado pelo 
profissional de segurança pública competente, como por exemplo, para evitar uma prisão ou uma 
reintegração de posse. (em 30/11/2017 22:33:56) 
 
Questão 3 
3- Levando em consideração os ensinamentos sobre os aspectos jurídicos da 
abordagem policial, como estratégia de prevenção à violência urbana, resgate da 
paz social e instrumento para instrução criminal, marque “V” para as alternativas 
“VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”: 
princípio da proporcionalidade, observando os critérios de adequação, necessidadee proporcionalidade em sentido estrito. II.
 
Quando o policial tem à sua disposição os meios de verbalização, bastão policial,Dispositivo Eletrônico de Controle, contato físico (contenção e imobilização),algema, arma de fogo, dentre outros, utlizará aquele que for adequado paracumprir suas atribuições. A adequação exige que as medidas interventivas,adotadas pelo policial, sejam aptas a atingir os objetivos pretendidos. III.
 
Dentre os meios escolhidos, o profissional empregará aquele que causar menorimpacto e dano ao indivíduo submetido à sua intervenção. Trata-se danecessidade, também conhecida por exigibilidade. IV.
 
 A atuação deve guardar relação de equilíbrio entre o bem jurídico submetido àintervenção e direito protegido. Cuida-se da proporcionalidade em sentido estrito(também mencionada por alguns como razoabildade). É um juízo definitivo damedida sobre o resultado a ser alcançado, ponderando-se a intervenção e osobjetivos perseguidos, sobre o fundamento do equilíbrio entre um e outro. 
Estão CORRETOS:Sua resposta:
 Os itens I, II, III e IV (em 4/12/2017 15:38:34) 
Questão 3 
Tendo em vista os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício dodever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuaçãopolicial, marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS: 
·
 
O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seuinterrogatório policial 
·
 
O Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficarpreso além do tempo fixado na sentença. 
·
 
Nos casos de estupro e violência doméstica, é possível antecipar a culpa doautor dos crimes antes do trânsito em julgado de sentença penal condenatória. 
·
 
Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. 
·
 
O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nashipóteses previstas em lei.
O resultado é:
 
Sua resposta:
 C – C – E – C – C (em 4/12/2017 15:42:22) 
Questão 4 
 Ao se recordar da ideia de que nenhuma ocorrência é igual a outra, ainda que envolva a mesma pessoa, omesmo lugar, o mesmo horário, dentre outros fatores, considere os aspectos discricionários da atuaçãopolicial para julgar os itens abaixo, marcando “C” para as afirmações “CORRETAS” e “E” para asafirmativas “ERRADAS”:
·
 
 A previsão legal e regulamentar do dever-poder de polícia é abrangente,permitindo ao profissional de segurança pública escolher as medidas oportunase convenientes para se atingir o fim público. 
·
 
Para legitimar as ações discricionárias, aqui é de se aplicar a ponderação devalores, mediante emprego do princípio da proporcionalidade com seusrequisitos de adequação, necessidade e razoabilidade ou proporcionalidade emsentido estrito. 
·
 
Discricionariedade não se confunde com arbitrariedade. Discricionariedade éliberdade de agir dentro dos limites legais; arbitrariedade é ação fora ouexcedente da lei, com abuso ou desvio de poder. 
·
 
Caracteriza-se discricionariedade durante a atuação policial quando oprofissional de segurança pública tem uma margem de liberdade para adotaruma decisão, optando por uma medida, dentre as várias soluções possíveis(ex.: abordar, intervir, verbalizar, empregar dispositivo eletrônico de controle,mobilizar, algemar, etc.). 
·
 
 A faixa de opção do ato discricionário encontra limitações no cumprimento dointeresse coletivo, devendo se observar ainda os elementos do atoadministrativo: competência, finalidade, forma, motivo, objeto.
 
04/12/2017 :: LMS SENASP/ANP - Ambiente Virtual de Aprendizado ::https://ead.senasp.gov.br/modulos/educacional/curso/edu_avalia_resultado.asp?codCurso=1143&Controle=N&codAvaliacao=2016 3/4
 O resultado é:
 
Sua resposta:
 C – C – C – C – C (em 4/12/2017 16:04:02) 
Questão 5 
 Assinale a alternativa CORRETA, considerando que, de acordo com o art. 5º da Constituição:
“Todossão    iguaisperantealei,semdistinçãodequalquernatureza󲀝.  
 
Sua resposta:
 Tendo em vista alguns valores fundamentais, tais como a dignidade da pessoa humana e, em especial, aprevalência dos direitos humanos, dentre outros, os turistas estrangeiros, em trânsito no território brasileiro, também serãobeneficiários da tutela estatal brasileira. (em 4/12/2017 16:06:58) 
Questão 6 
De acordo com os aspectos jurídicos da abordagem policial, marque a alternativa INCORRETA:
 
Sua resposta:
 Considerando que o Estado detém o monopólio do uso da força legítima, o poder público não está obrigado afornecer aos agentes de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo, alternativos ao uso letal da força. (em4/12/2017 16:08:01) 
Questão 7 
 Você estudou que em um regime democrático o controle sobre as atividades das polícias é consentâneocom suas diretrizes, na busca de atingir um equilíbrio entre o emprego da força e o respeito aos direitosindividuais e coletivos. Aqui se põem em evidência os instrumentos de controle da atividade policial,voltados para vigilância, orientação e correção da atuação dos policiais, visando confirmá-la ou desfazê-la, conforme seja ou não legal, conveniente, oportuna e eficiente. Dentro desse contexto, surge aresponsabilização, ao lado da transparência e do controle como mecanismos de accountability daatividade policial, destinados a prevenir ou superar a eventuais desvios praticados por durante aatuação. Sobre o tema marque a alternativa INCORRETA:
 
Sua resposta:
 Conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça, o direito de regresso não comporta prazo prescricional. (em4/12/2017 16:27:45) 
Resposta correta:
Com o fim de evitar uma dupla punição, a responsabilidade penal absorve a responsabilidade disciplinarem todas as hipóteses. 
Questão 8 
Considerando a dignidade da pessoa humana como um princípio base do sistema jurídico pátrio, no qualo Estado, Poderes e órgãos devem plena observância, marque a alternativa INCORRETA:
 
Sua resposta:
 Para superar os casos graves de irrupção da ordem pública, a dignidade da pessoa humana deixa ser objeto deatenção do Estado, não havendo necessidade de assegurar nem mesmo o mínimo moral e material. (em 4/12/201716:28:52) 
Questão 9 
Considerando os ensinamentos sobre Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
󰂷     
 
É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral, bem como a não submissão àtortura, respondendo por este ato os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, seomitirem.
󰂷     
 
Considerando a existência de um flagrante delito em que há o ingresso dos acusados com avítima no interior do domicílio de um deles, durante o período noturno, a prisão efetivada porpoliciais só será considerada legítima se houver ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente para que efetuam a prisão em flagrante delito no interior da citadaresidência.
󰂷     
 
 A ação regressiva de que trata o art. 37, § 6º, da CF/88, prescreve em 10 (dez) anos, a contar doato praticado pelo policial ou da decisão judicial que condena o Estado a ressarcir o cidadão, noscasos de indenização por violência policial.
󰂷     
 
Pacto de São José da Costa Rica não tem efeito nenhum sobre as ações de segurança pública.
󰂷     
 
 A Lei nº 13.060, de 22/12/2014, que “disciplina o uso dos instrumentos de menor potencialofensivo pelos agentes de segurança pública, em todo o território nacional”, traz expressamenteem seu corpo a previsão de observância ao princípio da proporcionalidade, durante as ações desegurança pública.
 
O resultado é:
 
Sua resposta:
 V – F – F – F – V (em 4/12/2017 16:29:31) 
	
	RESULTADO DA SUA AVALIAÇÃO Final
	Você concluiu a avaliação para Aspectos Jurídicos da Atuação Policial VA 
Confira o resultado:
	
	     Questões Corretas =  10,00
	     Questões Erradas =  0,00
	
	GABARITO
	 
Questão 1
As ações dos profissionais de segurança são construídas para garantir e resguardar uma situação de paz social, um ambiente de normalidade almejada pela coletividade, protegendo os bens mais caros para a sociedade, consoante às normas jurídicas vigentes, estabelecendo um grau adequado de coexistência pacífica entre as pessoas. Dentro desse contexto, destacam-se os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício do dever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuação policial. Sobre o tema marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS:
 
         Para garantia da segurança pública e independente da existência de lei, todo cidadão é obrigado a portar documento de identidade, sob pena de praticar infração penal.
 
         Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
 
         Excepcionalmente, para garantia da segurança da coletividade, considerando ainda a relatividade dos direitos e garantias fundamentais, nos casos detráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e crimes hediondos, permite-se obter informação, declaração ou confissão do autor dos crimes, através do emprego de força física ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.
 
         É autorizada a detenção de indivíduo que será conduzido imediatamente à delegacia de polícia, com o objetivo de se verificar a existência de mandado de prisão, mesmo que não tenha praticado flagrante delito.
 
         A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
 
O resultado é:
Sua resposta: E – C – E – E – C (em 4/4/2018 10:56:01)
 
Questão 2
Marque a alternativa CORRETA em uma situação de oposição à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça por parte de um indivíduo em face de uma busca pessoal realizada por um policial:
Sua resposta: O delito de resistência se consuma quando uma pessoa se utilizar de violência ou ameaça (não precisa ser grave) para impedir ou obstruir um procedimento legal, realizado pelo profissional de segurança pública competente, como por exemplo, para evitar uma prisão ou uma reintegração de posse. (em 4/4/2018 10:56:56)
 
Questão 3
Um dos direitos fundamentais mais afetados com a intervenção estatal, em especial, através da atuação dos órgãos de Segurança Pública, durante uma busca pessoal, no exercício do dever-poder de polícia, é o direito de ir, vir e permanecer. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: A prisão, como hipótese de cerceamento da liberdade de locomoção, quando ilegal, somente será suspensa pela autoridade policial, até que sejam colhidas provas da autoria e materialidade do crime. (em 4/4/2018 10:57:41)
 
Questão 4
Para os casos em que uma pessoa ofereça ou prometa vantagem indevida ao policial, seja para determiná-lo a praticar, seja para omitir ou para retardar ato de ofício, indique qual é a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Há crime de corrupção ativa se o particular oferece a vantagem para evitar que o profissional de segurança pratique contra ele algum ato ilegal. (em 4/4/2018 10:59:06)
 
Questão 5
Você estudou que em um regime democrático o controle sobre as atividades das polícias é consentâneo com suas diretrizes, na busca de atingir um equilíbrio entre o emprego da força e o respeito aos direitos individuais e coletivos. Aqui se põem em evidência os instrumentos de controle da atividade policial, voltados para vigilância, orientação e correção da atuação dos policiais, visando confirmá-la ou desfazê-la, conforme seja ou não legal, conveniente, oportuna e eficiente. Dentro desse contexto, surge a responsabilização, ao lado da transparência e do controle como mecanismos de accountability da atividade policial, destinados a prevenir ou superar a eventuais desvios praticados por durante a atuação. Sobre o tema marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Com o fim de evitar uma dupla punição, a responsabilidade penal absorve a responsabilidade disciplinar em todas as hipóteses. (em 4/4/2018 11:03:10)
 
Questão 6
Considerando os ensinamentos sobre Direitos Humanos, Direitos e Garantias Fundamentais, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”: 
 
• É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral, bem como a não submissão à tortura, respondendo por este ato os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 
 
• Considerando a existência de um flagrante delito em que há o ingresso dos acusados com a vítima no interior do domicílio de um deles, durante o período noturno, a prisão efetivada por policiais só será considerada legítima se houver ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente para que efetuam a prisão em flagrante delito no interior da citada residência; 
 
• A ação regressiva de que trata o art. 37, § 6º, da CF/88, prescreve em 10 (dez) anos, a contar do ato praticado pelo policial ou da decisão judicial que condena o Estado a ressarcir o cidadão, nos casos de indenização por violência policial; 
 
• Pacto de São José da Costa Rica não tem efeito nenhum sobre as ações de segurança pública; 
 
• A Lei nº 13.060, de 22/12/2014, que “disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública, em todo o território nacional”, traz expressamente em seu corpo a previsão de observância ao princípio da proporcionalidade, durante as ações de segurança pública. 
 
O resultado é: 
Sua resposta: V – F – F – F – V (em 4/4/2018 11:03:58)
 
Questão 7
Durante uma abordagem policial, uma pessoa desobedeceu à ordem legal do profissional de segurança pública. Diante dessa situação, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Recusar ao policial dados ou indicações sobre a própria identidade, estado, profissão, domicílio e residência configura o crime de desobediência. (em 4/4/2018 11:06:21)
 
Questão 8
Sobre o dever-poder de polícia, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Pela acepção própria da expressão, o dever-poder de polícia somente é conferido aos agentes policiais durante o exercício das ações de preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio. (em 4/4/2018 11:26:09)
 
Questão 9
Considerando a notícia de que uma equipe policial tenha praticado o crime de tortura, julgue os itens a seguir, marcando “C” para as afirmações CORRETAS e “E” para as alternativas “ERRADAS”:
 
· O crime de tortura se consuma com a provocação do sofrimento físico ou mental, independentemente da finalidade visada pela equipe.
 
· Na tortura-castigo é importante que fique evidenciado o intenso sofrimento físico ou mental causado na vítima. Assim, o investigador tem que apurar o grau da intensidade. Caso contrário, fica configura o crime de maus tratos.
 
· Aquele que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, responde penalmente pela omissão, na forma da Lei 9.455/1997.
 
· Doutrina e Jurisprudência majoritárias entendem que na Lei de Tortura a perda do cargo é automática com a condenação, dispensada a fundamentação na sentença. Contudo, a perda do cargo não é perpétua, podendo o agente, quando cumprir a pena, com prazo de reabilitação, prestar novo concurso.
 
· Não se aplica a Lei de Tortura quando a conduta não tenha sido cometida em território nacional, mesmo que a vítima seja brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: C – C – C – C – E (em 4/4/2018 11:27:03)
 
Questão 10
Considerando que todo profissional da área de segurança pública corresponde a um agente público e pratica atos administrativos, sendo responsável pelas suas consequencias, associe os elementos contidos na 1ª coluna com as assertivas contidas na 2ª:
 
1.    Competência (Sujeito)
 
( ) Para que o ato seja aperfeiçoado exige-se a exposição/demonstração dos fundamentos de fato (acontecimentos do dia-a-dia) e de direito (conforme previsto na ordem jurídica). Dentro da ideia de transparência e controle no regime democrático, o cidadão precisa saber das razões em que se basearam o comportamento do agente público, a fim de aferir o grau de cumprimento do interesse comum. Pode ser vinculado (conforme determina a lei) ou discricionário (disponibiliza uma conjunto de opções para se cumprir o bem comum, de acordo a aportunidade e conveniência).
2.    Forma
( ) Trata-se da capacidade do agente público de praticar um ato, conforme definido em legislação. Não havendo lei conferindo essa capacidade, o ato praticado é passível de nulidade. Nesse sentido, destaca-se a tarefa para realizar busca pessoal durante as ações de segurança pública. Em outras palavras, a lei confere aos agentes policiais essa atividade, não sendo admissível outra agente do Estado exercê-la.
3.    Motivo
( ) Trata-se do conteúdo do ato, ou seja, aquilosobre o que o comportamento dispõe (ex.: fiscalização, proteção de pessoas e bens).
4.    Objeto
( ) É o bem jurídico objetivado pelo comportamento do agente público (ex.: proteção de um bem da vida).
5.    Finalidade
( ) Cuida-se da exteriorização da manifestação de vontade ou do comportamento. Em regra, é por escrito, salvo quando a lei autorizar de outra forma (ex.: gestos do agente de trânsito, gestos do policial durante uma intervenção).
 
 
 
 
A sequência encontrada é:
Sua resposta: 3 – 1 – 4 – 5 – 2 (em 4/4/2018 11:28:55)