Buscar

Questão Discursiva 1 Ulbra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeira Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 1
1PRIMEIRA ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTÃO DISCURSIVA 1 –
INAF[1] – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional
A humanidade ingressou no século XXI com um bilhão de analfabetos no mundo (enquanto que em 1980 eram 800 milhões). Segundo os dados da UNESCO temos 960 milhões de analfabetos, dos quais dois terços são mulheres; mais de 100 milhões de crianças- das quais 60 milhões são meninas sem acesso a educação básica no mundo. FERREIRO, 2009
O INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional pesquisa os níveis de Alfabetismo Funcional da população brasileira adulta. Tem como objetivo principal oferecer informações qualificadas sobre as habilidades e práticas de leitura, escrita (letramento) e matemática (numeramento) dos brasileiros entre 15 e 64 anos de idade.
O indicador foi criado em 2001 e pesquisa a capacidade de leitura, escrita e cálculo da população brasileira adulta. A partir de 2007, a pesquisa passou a ser bienal, trazendo simultaneamente as habilidades de letramento e numeramento e mantendo a análise da evolução dos índices a cada dois anos.
É considerada alfabetizada funcionalmente a pessoa capaz de utilizar a leitura, a escrita e habilidades matemáticas para fazer frente às demandas do seu contexto social e utilizá-las para continuar aprendendo e se desenvolvendo ao longo da vida.
A partir da leitura do primeiro capítulo do nosso livro defina os níveis de alfabetismo funcional.
Lembre-se que o seu texto deve ser coeso e coerente, além de observar a correção gramatical.
A elaboração da Atividade Prática 2: Memorial da: minha Alfabetização irá enriquecer a elaboração dessa atividade
[1] http://www.ipm.org.br/ Peso: 3.0
Resposta
	O termo mais adequado e já adotado pela própria UNESCO é alfabetismo funcional, pois são pessoas alfabetizadas funcionalmente, ou seja, foram mal alfabetizadas e não conseguem ter o domínio de leitura, escrita e interpretação da língua materna. No Brasil, temos uma gigantesca parte da população, que até tem diploma de Ensino Fundamental e Ensino Médio, mas que não tem o domínio pleno da leitura, escrita e interpretação, portanto, podem ser consideradas alfabetizadas funcionalmente. Se fizerem uma prova nacional, vão constatar que mais de 75% da população são alfabetizados funcionais. O analfabetismo funcional atingiu cerca de 68% da população. O censo de 2010 mostrou que um entre quatro pessoas são analfabetas funcionais (porcentagem é de 20,3%). O problema maior está na Região Nordeste, onde a taxa chega a 30,8%. Apesar da evolução positiva nos últimos anos, o quadro brasileiro é preocupante. Existem vários níveis de Alfabetização funcional: aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas. Outros, que conseguem ler textos curtos, mas não conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo. E por fim, aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas.
	Comentário do professor : 
Sua resposta corresponde parcialmente ao solicitado na questão, pois não citaste os níveis de analfabetismo. Abraço, Professora Ana Paula
	Pontuação : 2

Continue navegando