Buscar

Questão Discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão Discursiva 2
QUESTÃO DISCURSIVA 2  
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA
   Na perspectiva construtivista que está fundamentada na teoria de Jean Piaget sabemos que para compreender um conhecimento, é necessário reconstruir sua gênese. Essa perspectiva apresenta uma nova visão da aprendizagem, entendendo-a como um processo contínuo de desenvolvimento. As aprendizagens dadas durante o período dos três aos cinco anos fazem parte do processo de alfabetização. A escrita, a leitura e a linguagem oral não se desenvolvem separadamente, mas atuam de maneira interdependente desde a mais tenra idade. A alfabetização inicial não é um processo abstrato, mas ocorre em contextos culturais e sociais determinados. (ULBRA, 2013, p. 69)
  Considerando essas ideias, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A Construção do Conhecimento sobre a Escrita.
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
A linguagem é o eixo básico da educação, é através dela que o sujeito amplia suas capacidades e habilidades de se comunicar e de se expressar, visto que, ela guia as ações da criança proporcionando sua formação e integração com outros sujeitos, possibilitando a criação de conhecimentos e desenvolvimento de seu raciocínio. Para tanto, é necessário que a criança esteja inserida em um ambiente alfabetizador com textos de vários gêneros (jornais, poesias, histórias, etc.), que promovam condições de práticas concretas de leitura e escrita, para que possam desde cedo, construir ideias de como se lê e se escreve, visto que, para aprender a ler e escrever toda a criança necessita ter contato com a linguagem escrita, sendo importante à escuta de histórias e interação com qualquer material impresso. Portanto para termos progresso na aprendizagem dos alunos tanto na leitura quanto na escrita devemos usar na prática atividades que permanecem diariamente, como contar histórias e deixar que as crianças a reconte e realizar atividades que envolvam as letras do alfabeto deixando-as livres para montar palavras.

Continue navegando