Buscar

Sarcopenia: Perda de Massa Muscular em Idosos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Com o passar da idade, não é somente os nossos ossos que acabam “se enfraquecendo" com a perda da massa óssea levando à osteoporose. Concomitantemente, nossos músculos vão também sofrendo a perda progressiva de massa muscular (termo chamado como SARCOPENIA). Esse fato, está intimamente ligado à redução da mobilidade, levando à incapacidade e dependência funcional do idoso. 
 Estudos evidenciam que a força muscular atinge seu pico por volta dos 30 anos de idade e é satisfatoriamente preservada até os 50 anos. A medida que envelhecemos, ocorre diminuição da força muscular em uma taxa que varia de 20% a 40%, na população entre 70-80 anos.
 A sarcopenia é uma das variáveis que fragilizam o idoso, deixando-o mais propenso a quedas, e assim de fraturas, hospitalizações podendo a levar a mortalidade. Mas o mais importante é que apresenta caráter reversível, ou seja, com a reabilitação apropriada pode-se melhorar significativamente a restauração da capacidade física.
E o tratamento mais efetivo para sarcopenia é a atividade física. A maior aquisição de massa muscular é fundamental para retardar a perda decorrente do próprio envelhecimento. 
Mesmo em indivíduos muito idosos, a prática de atividade física é capaz de trazer melhorias a qualidade de vida:
‘‘Indivíduos muito idosos (média de idade de 87 anos), institucionalizados, que realizaram treino de resistência associado à suplementação nutricional, por dez semanas, tiveram aumento de 125% da força muscular, bem como melhora objetiva da marcha, velocidade e atividade física espontânea”
A prescrição de exercícios físicos para indivíduos idosos é uma tarefa que envolve a interação de técnicas de periodização com a fisiologia, biomecânica e cinesiologia do organismo. Por meio desta pesquisa foi possível observar que, quando se trata de resposta muscular ao treinamento físico para indivíduos idosos, muitos fatores podem interferir no aumento do condicionamento físico desta população. Com a progressão do envelhecimento, adaptações morfológicas como a redução da massa muscular influenciam muito na progressão do treinamento. A compreensão dos aspectos da fisiologia e biomecânica do envelhecimento são importantes para determinar de forma adequada a intensidade da carga e o volume de trabalho muscular durante o treinamento físico. Entretanto, ainda é preciso um aprofundamento de estudos que envolvam métodos de treinamento preventivo da sarcopenia que são geradas durante o processo de envelhecimento corporal.

Outros materiais