Buscar

Natura - Eficiência e Eficacia

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA
Curso de Gestão de Recursos Humanos
Caroline Santos da Costa
ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE DA NATURA
SÃO PAULO
2017
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA
Curso de Gestão de Recursos Humanos
Caroline Santos da Costa
ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE DA NATURA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Administração Geral. Orientado pela Profª Me. Elisabete Helena Villas Boas
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	3
2. A NATURA	4
2.1 Missão	4
2.2 Visão	4
2.3 Valores	5
3. ESTRATÉGIAS NATURA	6
3.1 Concorrência	6
4. CONCLUSÃO	8
5. REFERÊNCIAS	9
1. INTRODUÇÃO
Competitividade empresarial é o conjunto de ações, nas quais as organizações comerciais implantam com o objetivo de aumentar seus resultados, obter uma rentabilidade igual ou superior às empresas concorrentes e fazer com que sejam as mais importantes dentro do seu setor.
Para obter êxito e resultados satisfatórios, as empresas devem ordenar estratégias que sejam eficientes. Como por exemplo: conhecer o cliente, inovar, aumentar produtividade, entre outros.
2. A NATURA
Em 1969, Antonio Luiz da Cunha Seabra em parceria com o Francês Jean-Pierre Berjeaut, abriram uma loja e uma pequena fábrica em São Paulo com o objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços acessíveis. Como divulgação de seus produtos, foi distribuído na rua alguns cartões juntamente com uma rosa, com a mensagem: “Nós pensamos em você. Gostamos do mundo, dos dons da vida, da música, da amizade, do elo que nos une, da mística engrenagem dos momentos. Aprendemos a força do amor. Com amor, muito amor, nós fabricamos beleza. Venha nos conhecer”.
Atualmente a Natura é a Multinacional Brasileira que mais se preocupa com o meio ambiente e em 2016 foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo pela B Lab (organização independente e sem fins lucrativos que reúne Empresas B - B Corps - de todo o mundo).
Sua receita baseada num exército de 1,5 milhão de vendedores, fizeram da Natura a líder na venda de cosméticos no país e a quinta maior companhia de vendas diretas do mundo, com faturamento de 8,5 bilhões de reais em 2012, um recorde.
2.1 Missão
“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.
Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.”
2.2 Visão
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”
2.3 Valores
“A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.
O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.”
3. ESTRATÉGIAS NATURA
A principal estratégia para o bom desenvolvimento dos negócios da Natura são as formas de vendas. Não há lojas físicas, mas sim os chamados consultores que promovem uma aproximação com os clientes. Também é possível adquirir os produtos através da linha telefônica ou pela internet.
Além disso, os produtos de qualidade e com responsabilidade ambiental, as estratégias promocionais, o marketing, lançamentos constantes e seu porte, são alguns outros métodos que transformaram a Natura na maior empresa nacional entre o setor de vendas de cosméticos. 
3.1 Concorrência
Dentre as concorrentes da Natura, a Avon é a principal pois tem o mesmo modelo de vendas da Natura (vendas diretas, através de consultores).
A Avon nasceu em 1886 com o nome de California Perfume Company, quando David Hall McConnel passou a oferecer um frasco de perfume como brinde para que seus clientes aceitassem ouvir sua apresentação de vendas de livros.
Comparando os produtos da Natura com a sua rival, é possível perceber que a empresa tem uma grande vantagem competitiva, por oferecer produtos feitos com matérias-primas brasileiras, sem a degradação do meio ambiente, o que reflete no posicionamento da empresa em relação à responsabilidade social. Já a Avon não possui esse mesmo posicionamento. Isso faz com que os consumidores deem um maior valor para as marcas socialmente responsável, por ser um problema discutido todos os dias no mundo inteiro.
Quando comparamos os preços da Natura com a Avon, percebemos que a Natura reflete seu posicionamento de querer atingir um público das classes A e B. Enquanto a Avon possui impacto em classes mais baixas. A Natura consegue atingir as classes alta devido a seu preço e qualidade de seus produtos.
O preço dos produtos Natura, é fixado pelo desempenho do produto e pelo valor percebido: o valor percebido pelo cliente em diversos aspectos como: imagem, desempenho, canais de distribuição, garantias, atributos, reputação, confiabilidade e consideração. 
Apesar de a Avon ter sido pioneira no lançamento de produtos para pele para mulheres de classes mais baixas, a linha de tratamentos anti-idade apresenta valores médios e altos em comparação ao mercado.
A Natura utiliza como estratégia outros conceitos do mix de marketing, como a propaganda e a força de vendas da empresa. Visam assim maximizar seu lucro atual, através do conceito de preço premium.
Como todas as empresas, analisa concorrência: seus produtos e seus preços. Orientando-se por estes para a fixação de seus próprios, a fim de manter sua participação de mercado e giro de seus produtos.
A natura tem uma postura onde investe no treinamento e acolhimento de novos consultores, cursos de aperfeiçoamento, e para manutenção de rede de vendas. Enquanto a Avon enfrenta desafios para otimizar sua estrutura de custos e ganhar força. As operações brasileiras da Avon têm sido prejudicadas por menor qualidade de serviços e perda de representantes de vendas, além de ter lenta melhoria de suas plataformas digitais.
4. CONCLUSÃO
A Natura acaba se destacando diante do seu principal concorrente através da qualidade de seus produtos e por ser uma empresa inovadora, pioneira no aspecto de responsabilidade social, pregando a preservação do meio ambiente juntamente com a qualidade de seus produtos e relação entre as pessoas.
Com seu investimento em marketing, pesquisa e inovação, aprimoramento da força de vendas, abertura do capital, ações sociais voltadas para educação e sustentabilidade, a Natura consegue estar um passo a frente do mercado de vendas direta.
5. REFERÊNCIAS
LAN, Jony. Vantagem competitiva: A Natura está criando a 'Rede Natura' e outras estratégias para não perder o que já ganhou. MKT Mais, 29 maio 2013. Disponível em: <http://www.mktmais.com/2013/05/vantagem-competitiva-natura-esta.html> Acesso em 10 ago. 2017
BRANDÃO, Thales. Estratégiacompetitiva é ter um diferencial. É ser Natura. Cidade Marketing, São Paulo 16 de julho de 2009. Disponível em: 
<http://www.cidademarketing.com.br/2009/blog/mercadologia/34/estratgia-competitiva-ter-um-diferencial--ser-natura.html> Acesso em 10 ago. 2000
GIUDOBRASIL. Case de Inteligência Competitiva: A natura e seus Concorrentes. 17 jun. 2010, Disponível em: <http://cases-inteligencia-competitiva.blogspot.com.br/2010/06/natura-e-seus-concorrentes.html> Acesso em 10 ago. 2017
BOLZAN, Silas. Natura Cosméticos S.A. Blog Missão, Visão e Valores. 23 jul. 2011. Disponível em: <https://missaovisaovalores.wordpress.com/tag/natura/> Acesso em 11 ago. 2017
História da Natura: Natura a mudança da marca. Portal São Francisco. <http://www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/historia-da-natura> Acesso em 11 ago. 2017
Natura. Mundo das marcas. 23 ago. 2016. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/natura-natureza-viva.html> Acesso em 12 ago. 2017
NAKAGAWA, Marcelo. A Natura começou distribuindo rosas, não produtos. Estadão PME, 26 jul. 2013. Disponível em: <http://blogs.pme.estadao.com.br/blog-do-empreendedor/a-natura-comecou-distribuindo-rosas-nao-produtos/> Acesso em 12 ago. 2017
Sustentabilidade. Natura. Disponível em: <http://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade> Acesso em 12 ago. 2017
ANDRADE FILHO, Julio. Uma Breve História da Avon. O Treco certo, 03 nov. 2015. Disponível em: <https://otrecocerto.com/2015/11/03/uma-breve-historia-da-avon/> Acesso em 12 ago 2017

Continue navegando