Buscar

Trabalho de sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escolhi o sociólogo Karl Marx para relatar porque ele foi um idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, foi um economista, cientista social e revolucionário socialista. Ele argumentava que a classe trabalhadora deveria realizar uma ação revolucionária organizada para derrubar o capitalismo e provocar mudanças sócio-econômicas.
Assim como Weber e Durkheim, Marx viveu em um período de intensa mudança social. Para eles os modos de produção de uma determinada época são centrais para a compreensão da sociedade. As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e política, é a compreensão coletiva de que é conhecido como o marxismo – ou seja, sustentam as sociedades humanas que progridem por meio de lutas de classes. Um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora que fornece a mão de obra para a produção.
Segundo (FERREIRA Jr; BITTAR, 2008, s/p). A educação não foi um tema central de Marx e Engels, mas aparece nas suas preocupações sobre a construção do homem plenamente desenvolvido em suas potencialidades físicas e espirituais, não subjugado ao domínio do capital.

Outros materiais