Buscar

Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responda:
1) Levante, de acordo com o texto, as características do conhecimento filosófico.
 Após a leitura verificamos conforme consta no texto que a filosofia se deu pela racionalidade,ou seja, a vontade concreta de resolver os assuntos do mundo concreto citando que a mesma teve uma forma de pensar específico, como interrogação sobre o próprio homem como ser no mundo, quando o homem passou a confrontar-se com as entidades míticas e religiosas e procurou uma explicação racional para a sua existência e a existências das coisas.Criando assim questionamentos e criando o uso de conceitos ,sendo um modo de pensar, criando também uma postura diante do mundo.E assim uma reflexão crítica,onde trata-se da capacidade de utilizar o intelecto com o fim de repensar desde as situações mais comuns até as mais complexas, mas sem se basear em crenças sem embasamento, ou em ideais preconceituosos. Onde se infere que a filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além da sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Afim de não esgotar as características do conhecimento filosófico.
 2)	Reveja o conteúdo e depois responda: O que é Filosofia? 
 Nos dias de hoje a palavra "filosofia" é muitas vezes usada para descrever um conjunto de ideias ou atitudes, como por exemplo: "filosofia de vida", "filosofia política",contudo conforme o texto é repensado a necessidade da matéria em si e o porquê de estudar a Filosofia diferentemente das demais matérias onde se contesta a aceitação e necessidade do estudo mais aprofundado da matéria quando o que é objetivado é a busca da verdade.
 À primeira leitura entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem. 
 3) Como a Filosofia se relaciona com o conhecimento científico?
 Conforme o texto cita que essas pretensões das ciências pressupõem que elas admitem a existência da verdade, a necessidade de procedimentos corretos para bem usar o pensamento, o estabelecimento da tecnologia como aplicação prática, e, sobretudo, que elas confiam na racionalidade dos conhecimentos, isto é, que são válidos não só porque explicam os fatos mas também porque podem ser corrigidos e aperfeiçoados e nesse campo o que relaciona a filosofia ao conhecimento científico, por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências". Podemos resumir que a filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão(lógica), demonstração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Epistemo" significa "ter Ciência" "logia" significa Estudo.

Continue navegando