Buscar

relatorio da aula pratica 3 do cederj

Prévia do material em texto

CEDERJ / UFRJ
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Atividade 1: CristalizaçãoFracionada
1- Introdução:Em química , a cristalização fracionada é um método de refino de substancia cias baseado em diferenças de solubilidade. Se duas ou mais substancias são dissolvidas em um solvente, elas irão cristalização na solução precipitando-se a diferentes taxas. Cristalização pode ser induzida por mudanças em concentração, temperatura ou outros meios.
2-Objetivo:ter percepção de como ocorre diferentes aspectos da cristalização fracionada. Percepção que a temperatura influencia na solubilidade, a maioria dos compostos com a aumento de temperatura ocorre aumento na solubilidade. utilização das equações iônicas.
3-Material Usado:Bécker, Espatula, Vidro de Relógio, Funil de vidro, Termômetro -10°C a 100°C , Papel de Filtro, Suporte universal, Microscópio estereoscópio(Lupa), Balança de precisão, Bico de Bunsen, Tripé, Tela de amianto, Cuba de vidro, Bastão de Vidro, Pipeta volumétrica, Pera . 
Substancias: Aguádestilada, Nitrato de Sódio(NaNO3), Cloreto de Potássio(KCl), Gelo(H2O congelada).
4-Procedimento:1º- Foi pesado,5 gramas de NaNO3 e 7,5 gramas de KCl, e pipetar 25mL de água destilada.	2º- Em um Bécker de 100mL dessorveu-se NaNO3 e KCl em 25mL de água utilização foi bastãode vidro até se obter a solubilização aquecendo caso necessário.3º-Foi colocado o Bécker em banho de gelo e água utilizando cuba de vidro, até que a solução chegue a 10ºC verificando a temperatura com o termômetro desde o começo ate o fim da cristalização.4º-Ao fim da cristalização Filtra-se rapidamente a solução. Os cristais cuidadosamente no papel de filtro para secagem, assim foi observado na lupa. 
NaNO3+KCl→KNO3+ NaCl
(cristal) (liquido)
5º-Foi utilizado o bico de Bunsen para evaporação da metade do volume original (NaCl), foi filtrado rapidamente, a quente , recolhendo o filtrado em um Becker, os cristais obtidos foram recolhidos e secos em papel filtro. O resto do sobrenadante foi diluído edescartado. Os sólidos depois de secos foram recolhidos e separados em diferentes frascos para eventualmente utilização.
5-Atividade:
	1. Equação iônica envolvidas no processo: 
	K++ NO3- → KNO3
	K++ Cl-→KCl 
	Na++ Cl-→ NaCl 
	Na++ NO3→ NaNO3
	
	2. Concentração do composto:
	MKCl== 3,03 mol/L-1
	MNaNO3== 3,03 mol/L-1
	3. De acordo com o gráfico de solubilidade:
	• O composto mais solúvel a temperatura ambiente ( 20ºC):NaNO3
	• O compostos mais solúvel a 100ºC : NaCl
	• A temperatura em que o KNO3e o NaCl tem a mesma solubilidade molar é: 45ºC.
6-Resultado:Os cristais de KNO3(Nitrato de Potássio) tem aspecto pontiagudo, identificado o composto de acordo com gráfico de solubilidade.
A segunda formação cristalina foi NaCl( Cloreto de Sódio).
7-Conclusão:Ao final desse procedimento, que os sólidos podem ser separados de diferentes maneiras quando compuserem uma mistura e ao final obteremos as substancias separadas novamente graças a cristalização fracionada, que ocorre em diferentes graus detemperatura.

Continue navegando