Buscar

CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MAPA - GQ - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 
A administração é uma das áreas mais excitantes e imprescindíveis frente a um ambiente altamente competitivo, em que todas as organizações, sem exceção, precisam garantir a sua sustentabilidade. Como a administração faz parte do cotidiano em toda natureza, nós, seres humanos, talvez sejamos aqueles que, na natureza, têm consciência da necessidade e importância de se administrar.
Devido à Revolução industrial, profundas mudanças ocorreram na sociedade da época e diversos estudiosos começaram a desenvolver metodologias em uma tentativa de diminuir a ineficiência do processo produtivo nas organizações. Henry Fayol, ao lado de Taylor, foi um dos mais proeminentes estudiosos da administração. A maioria de suas propostas é utilizada ainda hoje, por isso, ele é considerado o pai da administração moderna.
STRUETT, M. A. M; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e ética empresarial. Maringá: Unicesumar, 2017.
Diante dos conceitos estudados sobre a Teoria da Administração Científica (Taylor) e A Teoria da Administração Clássica (Fayol):
1 - Descreva as principais características que diferem a Administração Científica da Administração Clássica.
Administração Científica
Entre as contribuições de Taylor, as mais conhecidas são as publicadas no livro “Princípios da administração científica” onde, segundo Maximiano (2009, p. 35):
1. O objetivo da boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos de produção.
2. Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.
3. Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis.
4. Deveria haver uma atmosfera de íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico favorável desses princípios.
Chiavenato (1993, p. 64) reforça o autor anterior citando o que Taylor chamou de organização racional do trabalho (ORT):
1. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
2. Estudo da fadiga humana;
3. Divisão do trabalho e especialização do operário;
4. Desenho de cargos e tarefas;
5. Incentivos salariais e prêmios de produção;
6. Conceito de “homo economicus”;
7. Condições ambientais de trabalho;
8. Padronização de métodos e de máquinas;
9. Supervisão funcional.
STRUETT, M. A. M; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e ética empresarial. Maringá: Unicesumar (2017,p.62-63)
Administração Clássica
Henry Fayol, o pai da administração moderna. Maximiano (2009, p. 38) relata:
• A administração é uma função distinta das demais funções, como finanças, produção e distribuição. 
• A administração é um processo de planejamento, organização, comando, coordenação e controle [...].
• O sistema da administração pode ser ensinado e aprendido.
06 funções fundamentais. 
Fayol foi o primeiro a dividir a administração em elementos apresentadas por Silva (2008, p.134)
1. Atividades técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens (produtos e serviços);
2. Atividades comerciais: relacionadas com as transações de compra, venda e permuta;
3. Atividades financeiras: relacionadas com a captação e bom uso do capital;
4. Atividades contábeis: relacionadas com os controles e registros das despesas Organizacionais (como inventários, balanços, custos e estatísticas);
5. Atividades de segurança: relacionadas com a preservação e proteção das pessoas e dos bens;
6. Atividades administrativas: relacionadas com a integração de todas as operações da organização; as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades anteriores, tendo, portanto, interferência/ influência sobre elas.
Para Fayol, a função administrativa é a mais importante e deve ser dividida em: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Atualmente é (conhecida como PODC Planejamento, Organização, Direção e Controle).
A teoria da administração, para Fayol, também conta com 14 princípios gerais: apresentadas por Silva (2008, p.136)
Divisão de trabalho: Fayol propôs a especialização do trabalho como a melhor maneira de usar os recursos humanos da organização.
Autoridade e responsabilidade: a autoridade é “o direito de dar ordens e o poder para a exata obediência”. A responsabilidade envolve ser confiável e, desse modo, está naturalmente associada à autoridade.
Disciplina: significa a necessidade de esforço comum dos trabalhadores, de maneira ordenada; punições, entretanto, deveriam se aplicadas criteriosamente.
4. Unidade de comando: os trabalhadores deveriam receber ordens de um ‘gerente’ somente.
Unidade de direção: a organização deve se mover em uma direção e um objetivo comum.
Subordinação do interesse individual ao interesse geral: os interesses de uma pessoa (ou grupo) não deveriam prevalecer sobre os interesses da organização.
Remuneração de pessoal: o pagamento deveria ser justo – não explorativo – e recompensar o bom desempenho
Centralização: os graus de centralização/descentralização adotados dependem de cada organização específica na qual o ‘gerente’ está trabalhando.
Cadeia escalar: respeito à autoridade correspondente à posição hierárquica.
Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.
Equidade: todos os empregados deveriam ser tratados o mais ‘igualmente’ possível.
Estabilidade do pessoal no cargo: a retenção dos trabalhadores mais produtivos deveria ser alta prioridade da administração.
Iniciativa: os administradores deveriam encorajar a iniciativa do trabalhador.
Espírito de equipe: os administradores deveriam enfatizar a harmonia e a boa vontade geral entre os empregados
Silva (2008, p.137) ainda nos lembra, nas palavras de Fayol, que “não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração; é tudo uma questão de proporção”. STRUETT, M. A. M; ALBUQUERQUE, R. A. L. Conceitos da Administração e ética empresarial. Maringá: Unicesumar (2017,p.65-67)
2 - Escolha uma das características da Teoria da Administração Científica e explique, por meio de exemplos, como ela é utilizada nos dias de hoje.
Desenho de Cargos e Tarefas dias de hoje
Tarefa é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. A tarefa constitui a menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva.
Desenhar um cargo é especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira que um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para a execução das tarefas.
Com a Administração Científica, a preocupação básica passou a ser a racionalização do trabalho do operário e, consequentemente, o desenho dos cargos mais simples e elementares. Os cargos e as tarefas são desenhados para uma execução automatizada por parte do trabalhador: este deve fazer e não pensar ou decidir. A simplicidade dos cargos permite a aprendizagem rápida. Também permite um controle e acompanhamento visual por parte do supervisor. Ao longo da linha de produção a matéria-prima caminha e é processada por uma sequência de operários, cada qual realizando uma tarefa específica. Em caso de ocorrência imprevista, o ocupante deve procurar seu superior. A relação de trabalho de cada operário é didática: cada ocupante relaciona-se apenas com seu superior. Os contatos com os colegas relacionados com a tarefa são formalizados e controlados para evitar perda de tempo. O fluxo sequencial do trabalho é previamente estabelecido e o tempo de sua duração também.
A simplificação do desenho dos cargos nos dias de hoje permite as seguintes vantagens:
Admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores, reduzindo os custos;
Minimização dos custos de treinamento;
Redução de erros na execução, diminuindo os refugos e rejeições;Facilidade de supervisão, permitindo que cada supervisor controle um número maior de subordinados;
Aumento da eficiência do trabalhador, permitindo maior produtividade.
Extraído e adaptado do estudo de ELISMARCOS DIAS SILVA
https://pt.scribd.com/doc/71597631/Desenho-de-Cargos-e-Tarefas#download
3 - Escolha uma das características da Teoria da Administração Clássica e explique, por meio de exemplos, como ela é utilizada nos dias de hoje.
Divisão do trabalho de Fayol nos dias de hoje
A divisão do trabalho nos dias de hoje nada mais é do que a forma como os indivíduos se organizam e se especializam na realização de determinadas tarefas específicas, com a intenção de aperfeiçoar e dinamizar as mesmas. Já determinadas por volta da metade do século passado – principalmente no setor industrial.
É graças a essa especialização que cada indivíduo pode atuar no uso, na criação e desenvolvimento de recursos e aptidões próprias. O processo é capaz de produzir não só rapidez, como também muito mais eficácia no sistema de produção – especialmente, no modelo capitalista, voltado para os rendimentos monetários.
Dessa forma, é certo afirmar que a especialização por meio de tarefas e funções em cada uma das etapas produtivas varia muito, mas atua na intensificação dos comércios e crescimento industrial como um todo.
Uma consequência positiva da divisão do trabalho envolve a dedicação nos trabalhos em grupos e cooperativos, especialmente nas tarefas mais delimitadas e complexas – mais uma vez, para aumentar a produção.
Extraído e adaptado de https://www.resumoescolar.com.br/geografia/divisao-do-trabalho/

Outros materiais