Buscar

Um estudo em vermelho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

'Um estudo em vermelho' é a primeira história de Sherlock Holmes e o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930). Muito menos do que um livro de estréia, esta história nasceu clássica, com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério que consagraria seu protagonista Sherlock Holmes como o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura. 'Um estudo em vermelho' propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes - um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções.
As investigações começam e descobre-se que o morto é Enoch Drebber, ele foi encontrado em uma casa com a palavra RACHE escrita com sangue na parede e uma aliança caída perto do corpo. Sendo que o corpo não apresentava sinais de ferimentos deduziu-se então que o sangue era do possivel assassino, e também que alguma outra coisas teria matado Drebber, Sherlock em sua maneira de desvendar tramas logo pensou em veneno, que comprovou ser verdade ao cheirar os lábios do morto.
O corpo já estava detalhadamente analisado, mas ainda faltavam algumas informações que o ambiente do crime poderia oferecer. O detetive andou pela casa, e inspecionou cada elemento: o assassino tinha 1,80 de altura, provavelmente viera em um carro de aluguel e o crime tinha sido cometido em prol de uma vigança.
Os ares da historia mudam repentinamente quando Joseph Stangerson, secretario do assassino Enoch Drebber, também é encontrado morto em uma manha, num hotel da cidade. Sherlock cada vez mais intrigado com a historia, verifica que o crime foi muito mais violento, a vitima levou uma punhalada no lado esquerdo.
Sherlock já tinha tudo resolvido em sua mente. Lestrade, gregson, John e Sherlock vao todos para 221b, com isso holmes conta que vai pedir para cocheiro vir pegar suas malas, nesse instante eles tem que algema-lo, pois ele e assassino que procuram. O plano de holmes foi comprido e o assassino foi preso. Descobrem que o nome do cocheiro é Jefferson Hope. 
A solução do crime não é simples, por isso o autor incluiu a /parte dois, para que o leitor possa entender todos os motivos que levaram ao crime. Somos transportados para o Vale de Salt Lake ( Utah) alguns anos antes do crime ter ocorrido.
Num relato longo e detalhista o livro conta a história de uma bela jovem que junto com seu pai vive numa comunidade religiosa radical. Lá ela se apaixonou por Jefferson, mas era proibida de casar com um não-membro da seita. Seus pretendentes só poderiam ser Stangerson e Drebbler, filhos de poderosos anciões da comunidade.
.Desesperados, ela e seu pai resolvem fugir com a ajuda de Jefferson mas acabam sendo capturados. O homem é morto e a moça mandada para um harén onde é desposada e morre pouco depois. Jefferson consegue fugir mas jura vingança pela morte da amada e seu pai, já que elas foram causadas por Drebbler e Stangerson.
Sem dinheiro mas com sede de vingança Jefferson atravessa três continentes até encontrar os dois inimigos em Londres, onde arruma um emprego de condutor. Na noite do crime ele foi chamado por Drebbler para uma corrida e com a oportunidade, o levou para a casa abandonada onde se apresentou e mostrou a aliança da amada.
Já no local do crime, Jefferson resolveu testar a justiça divina. Com duas pílulas, uma envenenada e outra não, ele pede que Drebbler escolha uma e imediatamente ingere a outra. Assim, Drebbler morre envenenado enquanto ele se sente encorajado a seguiur com sua vingança.
No dia seguinte ele vai atrás de Stangerson, esse estava hospedado num hotel. Com uma escada ele sobe ao quarto do homem e oferece as pílulas. Stangerson porém não aceita e resolve iniciar uma luta corporal que acaba com sua morte com uma facada no peito. Hotmail 
Watson tem a oportunidade de acompanhar Holmes pela primeira vez a uma cena do crime. Um homem encontrado morto em uma casa abandonada, com a palavra RACHE escrita em sangue na parede. Os detetives Gregson e Lestrade já estão no local, e após algumas especulações sobre o que pode ter acontecido, Holmes parece que é o único que sabe o que fazer após algumas deduções muito curiosas.

Outros materiais