Buscar

Direito no Império Bizantino- Justiniano

Prévia do material em texto

O CORPUS JURIS CIVILIS E OS JURISTAS BIZANTINOS ALTERARAM O DIREITO DA ANTIGA ROMA E FIZERAM ADAPTAÇÕES ÀS NECESSIDADES PARA O POVO CRISTÃO SURGIDO NAQUELE PAÍS E REGIÃO. ENTRE AS MUDANÇAS, SE PERCEBE A AMPLIAÇÃO DO PODER DOS IMPERADORES E AS GARANTIAS DE QUE AS SOCIEDADES, A IGREJA E O LATIFUNDIÁRIO CONTINUARAM NO PODER. JÁ O CAMPONÊS, CONTINUAVA SEM TER DIREITO À PROPRIEDADE. EM SEGUIDA, O CÓDIGO DE JUSTIANO ACABOU SERVINDO DE BASE PARA VÁRIAS LEGISLAÇÕES DE NAÇÕES OCIDENTAIS. É O CASO DA FRANÇA, ALEMANHA, PORTUGAL E BRASIL.
NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, ONDE ENCONTRAMOS REGRAS JUSTINIANAS?
NINGUÉM DEVE SER OBRIGADO A DEFENDER CAUSAS CONTRA A PRÓPRIA VONTADE
NINGUÉM DEVE SER PUNIDO PELO SEU MODO DE PENSAR
NINGUÉM PODE SER RETIRADO DE SUA CASA À FORÇA
QUEM ACUSA DEVE PROVAR O QUE AFIRMA
QUANDO UMA PENA ESTIVER SENDO APLICADA, DEVE SER OBSERVADA A IDADE E A FALTA DE EXPERIÊNCIA DO CULPADO.
CÓDIGO: O LIVRO I TRATA DAS FONTES DO DIREITO, AO DIREITO DE ASILO E ÀS FUNÇÕES DOS DIVERSOS AGENTES IMPERIAIS. O LIVRO II TRATA DO PROCESSO. OS LIVROS III E VIII TRATAM BASICAMENTE DE REGRAS DE DIREITO PRIVADO. O LIVRO IX DE NORMAS DE DIREITO PENAL. OS LIVROS X A XII DE REGRAS DE DIREITO ADMINISTRATIVO E FISCAL.
DIGESTO: JUSTINIANO, PERCEBENDO ESSES PROBLEMAS, DECIDIU DAR A MISSÃO À TRIBONIANO DE REUNIR UMA COMISSÃO DE DEZESSEIS MEMBROS PARA ORGANIZAR TODA A JURISPRUDÊNCIA NO PRAZO DE DEZ ANOS.
NOVELAS: UTILIZANDO-SE DESSA FACULDADE, JUSTINIANO REALIZOU DIVERSAS MODIFICAÇÕES NA LEGISLAÇÃO, AS QUAIS NÃO FORAM DIRETAMENTE INCORPORADAS AO CORPUS IURIS CIVILIS, POIS O GOVERNANTE VEIO A FALECER ANTES QUE FOSSE POSSÍVEL REALIZÁ-LA.

Continue navegando