Buscar

Grafeno: O Material do Futuro

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE FÍSICA
TÓPICOS DE FÍSICA
 GABRIELA JULIA ALVES MAIA GARCIA
GRAFENO
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite. Esse material, pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício
Histórico 
Andre Geim conhecido como o descobridor do grafeno e por demonstrações concretas da levitação magnética, onde conseguiu fazer um sapo levitar. O feito foi atingido graças a um aparelho capaz de criar um campo magnético até mil vezes mais potente que um ímã comum. A força produzida é suficiente para vencer a gravidade, fazendo com que o sapo (que estava vivo) flutuasse no ar de forma relativamente estável. 
O sapo foi escolhido com o objetivo de chamar a atenção, por apelo popular. Ele é um animal, na essência, não-magnético, mas se torna magnetizado por um processo conhecido como diamagnetismo induzido. Sabem que é impossível manter um corpo estacionário só com a força da gravidade e uma força magnética; o bicho não escapa da área magnetizada e cai no chão, porque o sapo não é um corpo estacionário, existe uma circulação permanente de elétrons dentro de seu corpo.
O que é o Grafeno?
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite. Esse material, pode ser considerado tão ou mais revolucionário que o plástico e o silício. Quando de alta qualidade, costuma ser muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já encontrado, consistindo em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões ou seja bidimensional, sendo o primeiro material bidimensional encontrado.É um ingrediente para materiais de grafite de outras dimensões.
Basicamente, o grafeno é um material constituído por uma camada extremamente fina de grafite, com a diferença de que possui uma estrutura hexagonal cujos átomos individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de carbono. Na prática, o grafeno é o material mais forte, mais leve e mais fino que existe. No grafeno os elétrons se comportam como se não tivessem massa.
Ele é produzido desde que o lápis foi inventado em 1564, sendo esse produzido sem que as pessoas soubessem que estavam produzindo ele.
Aplicações 
É crucial para o futuro da tecnologia, sendo considerado um dos salvadores do futuro tecnológico, acredita-se que o grafeno tem propriedades quânticas que permitirão que os novos circuitos fabricados com ele sejam menores e mais eficientes.
Pode ser aplicado na criação de fones de ouvido com qualidade nunca vista antes é a prova de que a aplicação do grafeno pode abranger diversos ramos diferentes da tecnologia. 
Entre os estudos realizados com o grafeno existem também alguns trabalhos que visam aplicar o material em uma nova espécie de cabo de transmissão de dados para a internet, a ideia é aproveitar toda a velocidade alcançada pelos elétrons no grafeno, nele as células se movem nele centenas de vezes mais rapidamente do que nos cabos atualmente utilizados.
Além de servir para a evolução dos mais diversos equipamentos eletrônicos, o grafeno também apresenta diversas outras aplicações, como por exemplo, purificar água, inclusive transformando a água salgada em potável.
Podemos assim concluir que este material pode inovar em todos os meios científicos, e que é capaz de agir em áreas que ainda desconhecemos, um material com muitas utilidades, de baixo custo e fácil acesso.

Continue navegando