Buscar

Trabalho Técnicas

Prévia do material em texto

Introdução
O poliestireno expandido(EPS) é um plástico celular rígido obtido através da polimerização do estireno em água, este detém características como flexibilidade quando submetido ao calor e agrega várias aplicações dentro da construção civil devido às suas características próprias de isolamento térmico e acústico e também sua baixa massa especifica.
Atualmente a construção civil busca alinhar às técnicas construtivas visando a sustentabilidade, logo a racionalização dos insumos se faz necessária e acaba influenciando também no custo para se construir, partindo deste princípio, o uso do EPS se faz necessário, pois seu custo razoavelmente baixo traz como contrapartida grandes resultados para determinadas aplicações na construção civil.
Vantagens do Uso 
Baixa condutividade térmica
O EPS possui grande capacidade resistir a condutividade térmica, pois sua composição celular fechada e com espaços com ar, lhe conferem um poder isolante, no mercado existe o EPS 200, que é utilizado como isolador térmico que tem capacidade de 0,033 W/m.C°.
Além do conforto térmico proporcionado à edificação, a utilização do EPS como isolante térmico traz como benefício redução no consumo de energia.
Baixo peso especifico 
O EPS tem densidade que varia de 10-30 Kg/m³, isto posto, o seu transporte e redução de materiais dentro do canteiro de obras é menos solicitado que outros materiais. Sua utilização gera uma diminuição considerável no peso e nos materiais empregados na fundação, pois sua utilização na superestrutura a torna mais leve e menos solicitada do que com outros materiais convencionais.
Resistencia a Intempéries
Como o EPS é inerte biologicamente, este resiste a degradação biológica causa por fungos e microrganismos, esta propriedade lhe concede um elevado valor de durabilidade. 	 
Resistencia Mecânica
O EPS apesar de possuir baixa densidade, possui grande resistência a compressão, esta varia de acordo com o tipo de EPS empregado, mas no mercado se encontra até 200Kpa de resistência a compressão. Esta propriedade permite sua utilização em alguns sistemas que trabalhem puramente a compressão, tais como no aterro de solos de baixa capacidade resistiva.
O EPS tem grandes vantagens na produção de edificações sustentáveis com baixo impacto ao meio, analisando de forma sistêmica, pode se observar que a utilização comum deste material acarreta redução de custos para a obra. 
Aplicações
O EPS traz uma vasta gama de aplicações dentro do cenário da construção civil, no presente artigo serão abordadas duas técnicas construtivas que fazem uso do EPS, o sistema Wall System, da MVC Soluções em Plástico e o sistema Geofoam, da Knauf.
Sistema Wall System
O Wall System é um sistema construtivo da MVC Soluções em Plástico, este consiste na utilização de painéis de placas-sanduíche reforçadas externamente por um compósito de fibra de vidro e seu núcleo preenchido por EPS e gesso rígido, estas placas são sustentadas por uma estrutura metálica
Este sistema teve como objetivo de criação sua utilização em habitações populares, porém atualmente é comum em hospitais e creches. Seu processo de montagem ocorre de forma rápida e limpa, e gera um percentual muito baixo de resíduos.
A sua aplicação tem grande influência em edificações como escolas e creches, pois segundo a empresa fabricante, “Um exemplo recente do desempenho e diferenciação do sistema construtivo ocorreu em 2011 e 2012, com a reconstrução das escolas destruídas pelas chuvas no Estado de Alagoas. Foram 35 escolas, em 12 municípios, reconstruídas em tempo recorde, para permitir o rápido retorno dos alunos às aulas, com elevado padrão de conforto, qualidade e segurança.”	Comment by DANIEL DAVI DE SOUZA PASSOS: Referência: https://www.mvcplasticos.com.br/construcao-civil-produtos
O processo construtivo o Wall system consiste em: fabricação, preparação para instalação, montagem e acabamento.
Fabricação
As placas do Wall System são produzidas através da colagem com adesivo estrutural dos componentes e o fechamento a vácuo por prensagem, cada painel tem em média 95 mm de espessura e cada placa contribui com 2,5mm, o fabricante oferece ao comprador a opção de cores nos painéis, porém não há limitações no que diz respeito a utilização de revestimentos ou aplicação de cerâmica sobre o painel.
A estrutura de aço é composta por um aço patinável, este possui elementos em sua composição que proporcionam a capacidade de resistência corrosiva, protegendo assim a estrutura metálica de efeitos corrosivos provenientes do meio.
Preparação para a instalação
A instalação do Wall System demanda da construção prévia de um contrapiso nivelado, este é feito de forma convencional, adotando a técnica construtiva mais apropriada para a edificação, porém requer grande controle de execução no que diz respeito aos pontos hidráulicos afim de se obter uma boa estanqueidade do local, pois o Wall System é vulnerável a infiltração de água.
Montagem
Os painéis são preparados com a instalação hidráulica e elétrica, sendo que os painéis possuem aberturas no seu revestimento para a devida instalação das caixas elétricas e das saídas do sistema hidráulico.
As hastes da estrutura são fixadas no contrapiso, diante de um projeto previamente estabelecido, todos os encaixes são realizados por meio de parafusos, e após a fixação da estrutura pode ser executado à devida colocação dos painéis.
A instalação dos painéis é feita de forma manual, seguindo o projeto de instalação, estes são instalados também por meio de parafusos, vale ressaltar que estes painéis não demandam de transportes verticais específicos para seu deslocamento dentro do canteiro.
Acabamento
Após todos os painéis fixados à estrutura metálica é realizado a colocação das cantoneiras e outros artifícios, visando assim garantir a vedação do sistema, também são instaladas as esquadrias, portas e o forro, sendo que o forro deve ser pré-estabelecido em projeto pois deve levar em conta a colocação de terças para sustentação do mesmo. Caso o cliente opte por um revestimento adicional, este é executado sem nenhuma restrição construtiva.
Análise do Sistema
Este sistema pode ser usado com boa frequência em instalações que não demandem grandes esforços na estrutura, como citados pelo fabricante, creches, escolas e hospitais. Levando em consideração que sua instalação ocorre de maneira rápida e prática, e que também racionaliza a produção de resíduos, pois seus materiais também são recicláveis, conclui-se que é viável dentro de circunstancias onde a edificação deva ser executada em curto intervalo de tempo.
Algumas desvantagens observadas é que o sistema não deve estar sujeito a intempéries nem a ambientes com índices de agressividade altos, pois os painéis utilizados não possuem grande resistência a estes.
Como se trata de uma tecnologia inovadora, também não há muitos profissionais no mercado com especialização na instalação deste sistema, logo o construtor fica sujeito à pouca oferta para a utilização do sistema, e também vale ressaltar que se caso executado de forma equivocada, este sistema pode trazer grandes prejuízos para os utilizadores da edificação.
Geofoam
O sistema Geofoam, é uma solução geotécnica criada pela empresa Knauf que tem como objetivo a estabilização de solos, com a utilização de blocos de EPS de alta densidade, este sistema é utilizado desde 1970 em países como Noruega, Japão e Chile.
O sistema consiste na substituição de um aterro tradicional (geralmente em terra ou pedra) pelo uso do EPS, e tem por objetivo a estabilização do solo, aliviar pressões da estrutura edificada, assim como a proteção da infraestrutura. Segundo a empresa fabricante o uso do Geofoam, traz uma opção sustentável, pois o material é 100% reciclável e apresenta bom comportamento mecânico, pois o material tem grande capacidade de resistência a compressão. 	Comment by DANIEL DAVI DE SOUZA PASSOS: https://www.knauf-isopor.com.br/produtos/construcao-civil/geofoam
Este sistema tem algumas aplicações no Brasil, principalmentena área de construção de estradas, pois demandam de aterros que resistam o carregamento do corpo estradal e que regularizem a superfície do solo, que geralmente são solos moles e de baixa capacidade resistiva. 
Ao analisar o sistema, observa-se é eficiente, pois além da eficiência mecânica do produto, ele traz vantagens no diz respeito ao custo-benefício, pois pode ser executado de forma rápida e sua capacidade de estabilização acaba por reduzindo custos na parte estrutural, bem como também há uma facilidade no transporte.
Referencias 
MVC Soluções em Plásticos, disponível em https://www.mvcplasticos.com.br/ Acesso em 11/11/2017.
4° Seminário Nacional de Construções Sustentáveis, Estudo de viabilidade do Poliestireno Expandido (EPS) na produção de edificações com baixo impacto ambiental, disponível em https://www.imed.edu.br/Uploads/Estudo%20da%20Viabilidade%20do%20Poliestireno%20Expandido%20(EPS).pdf Acesso em 12/11/2017.
ABRAPEX, Associação Brasileira do Poliestireno Expandido, disponível em http://www.abrapex.com.br/ Acesso em 11/11/2017.
GEOFOAM, Applications and Uses, disponível em http://www.geofoam.com Acesso 12/11/2017.
KNAUF, Industries Knauf, disponível em https://www.knauf-isopor.com.br/, Acesso em 15/11/2017.

Continue navegando