Buscar

MARCELO 8112 EXERCICIOS CESPE COM COMENTARIOS 20170201120833

Prévia do material em texto

Lei nº 8.112/90
Prof. Marcelo Santos
Apostila em exercícios
I – CONCEITOS INICIAIS
01.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TCU - Prova: Técnico de Controle Externo - Conhecimentos Básicos: A vedação ao acúmulo remunerado de cargos, empregos ou funções públicas não se estende aos empregados das sociedades de economia mista.
_____
Comentários: A proibição de acúmulo de cargos e funções públicas se estende a toda a Administração Direta e Indireta, inclusive empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias. Resposta: Errada.
02.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TCU - Prova: Técnico de Controle Externo - Conhecimentos Básicos: O prazo de validade de concurso público é de até dois anos, podendo ele ser prorrogado enquanto houver candidatos aprovados no cadastro de reserva.
_____
Comentários: De fato, o prazo de validade do concurso público pode ser de até 02 anos, contudo, é admitida apenas uma única prorrogação por período igual ao primeiro previsto no edital. Gabarito: Errada.
03.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Conhecimentos Básicos - Nível Intermediário: Os cargos públicos devem ser plenamente acessíveis a brasileiros e a estrangeiros, podendo o edital do concurso estabelecer, justificadamente, requisitos apropriados às funções a serem desempenhadas.
_____
Comentários: Estrangeiros só terão acesso a cargos públicos na forma da lei, bem como deve-se observar restrições impostas a cargos exclusivos de brasileiro nato. Gabarito: Errada.
04.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: A remoção de servidor público pode ocorrer com ou sem mudança de sede e, algumas vezes, pode se dar independentemente do interesse da administração.
_____
Comentários: A remoção diz respeito à mudança de local de trabalho do servidor, que pode ocorrer sem mudança de sede (como, por exemplo, no caso em que ele permanece na mesma cidade, mas trabalhará em outro prédio daquele órgão), e também pode se dar com a mudança da sede. Pode se dar por ordem da Administração (de ofício), mas também poderá ocorrer a pedido do servidor, sendo que em alguns casos, como tratamento de saúde de dependente, a Administração se verá obrigada a conceder o pedido. Gabarito: Certa.
05.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: Se um servidor público estiver em estágio probatório, o seu cargo não poderá ser extinto, já que isso resultaria na perda da função pública desse servidor.
_____
Comentários: O cargo público é criado e extinto por lei. Sua extinção por meio da lei não necessita que esteja vago. Entretanto, a extinção por decreto do Chefe do Executivo exigiria a vacãncia do cargo. Gabarito: Errada.
06.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: Servidor público aposentado em cargo técnico de determinado ministério poderá acumular cargo em comissão de gestor em outro ministério, mesmo que esse servidor não seja das áreas de saúde ou de ensino.
______
Gabarito: Os proventos de aposentadoria poderão ser acumulados com qualquer cargo comissionado, eletivo, ou ainda dentro das hipóteses de acumulação na atividade (professor + professor; professor + técnico ou científico; 02 cargos privativos da área de saúde). Gabarito: Certa.
07.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Conhecimentos Básicos - Nível Intermediário: Considere que Joana, servidora pública da Universidade de Brasília (UnB), tenha recebido documentação para a instrução do processo administrativo de posse de um professor estrangeiro em um cargo público da universidade. Nessa situação, Joana deve desconsiderar a não apresentação, pelo professor, do documento comprobatório de nacionalidade brasileira, devendo dar prosseguimento ao referido processo.
_____
Comentários: Estrangeiro pode ocupar cargos de professor ou de cientista, em universidades federais ou instituições de pesquisa federais, o que dispensa apresentação de documentos que comprovem a nacionalidade brasileira. Gabarito: Certa.
08.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: MPU - Prova: Analista do MPU - Conhecimentos Básicos: A função pública compreende o conjunto de atribuições conferidas aos servidores ocupantes de cargo efetivo, razão por que não é exercida por servidores temporários.
_____
Comentários: O exercício de função pública não exige a ocupação de cargo efetivo. A exemplo temos servidores comissionados, empregados públicos, mesários, jurados, etc. Gabarito: Errada.
09.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: MPU - Prova: Analista do MPU - Conhecimentos Básicos: O ocupante de cargo vitalício só perde o cargo mediante regular processo judicial com sentença transitada em julgado.
_____
Comentários: Ocupantes de cargos vitalícios não são passíveis de perda do cargo por Processo Administrativo Disciplinar, Avaliação Periódica de Desempenho e nem corte de gastos com pessoal. Gabarito: Certa.
10.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: MPU - Prova: Analista do MPU - Conhecimentos Básicos – Cargo: Segurança institucional: O servidor público federal estável, habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo, só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.
Comentários: Mesmo após adquirida a estabilidade, os servidores públicos estão passíveis de perda do cargo por Processo Administrativo Disciplinar, Avaliação Periódica de Desempenho, corte de gastos com pessoal e processo administrativo disciplinar (PAD). Gabarito: Errada.
11.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TRE-GO - Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
_____
Comentários: A remoção diz respeito à mudança de local de trabalho do servidor, que pode ocorrer sem mudança de sede (como, por exemplo, no caso em que ele permanece na mesma cidade, mas trabalhará em outro prédio daquele órgão), e também pode se dar com a mudança da sede. Pode se dar por ordem da Administração (de ofício), mas também poderá ocorrer a pedido do servidor. Gabarito: Errada.
12.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: Polícia Federal - Prova: Agente de Polícia Federal: Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, se determinado concurso público destinar-se ao provimento de duas vagas, não será possível que uma dessas vagas seja destinada exclusivamente a pessoa portadora de necessidades especiais.
_____
Gabarito: O limite de vagas é de até 20%. Metade da vaga extrapolaria o limite legal. Gabarito: Certa.
13.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANTAQ - Prova: Técnico Administrativo: Os cargos em comissão, criados por lei, destinam-se somente às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
_____
Comentários: Enquanto os cargos efetivos destinam-se a atribuições técnicas, os cargos comissionados e as funções de confiança devem destinar-se EXCLUSIVAMENTE a funções de Direção, Chefia e Assessoramento. Gabarito: Certa.
14.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANTAQ - Prova: Técnico Administrativo: Segundo o entendimento recente do STF e do STJ, o fato de haver instauração de inquérito policial ou propositura de ação penal contra candidato inscrito em concurso público é causa para a sua eliminação do certame.
_____
Comentários: Ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado de sentença judicial. Gabarito: Errada.
15.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ICMBIO - Prova: Analista Administrativo: A Lei n.º 8.112/1990 se aplica a todos os indivíduos que trabalham no serviço público federal, incluindo os servidores da administração federal, os militares e os empregados públicos.
_____
Comentários: Enquanto os militares são regidos pelo seu próprio estatuto, os empregados públicos são instruídos pelas regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A lei nº 8.112/90 é destinada somente aos servidores publicoscivis, ou seja, àqueles que ocupam cargos efetivos, comissionados ou exercem uma função de confiança. Gabarito: errada.
16.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: MEC - Prova: Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos: No que se refere à contratação de pessoal por tempo determinado para o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, na referida forma de contratação, o recrutamento de pessoal prescinde de concurso público.
_____
Comentários: Prescinde significa “dispensa”. A contratação de temporários poderá ocorrer por processo seletivo simplificado. Gabarito: Certa.
II – PROVIMENTO E VACÂNCIA
	
01.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: STJ - Prova: Conhecimentos Básicos para o Cargo 17: A recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado em decorrência de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.
_____
Comentários: Sendo estável e no caso de aprovação em outro concurso, será garantido o seu retorno no caso de inabilitação no novo cargo por meio da recondução. Gabarito: Certa.
02.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TCU - Prova: Auditor Federal de Controle Externo - Conhecimentos Gerais: A exoneração dos ocupantes de cargos em comissão deve ser motivada, respeitando-se o contraditório e a ampla defesa.
_____
Comentários: A ocupação de cargo comissionado é feita a critério da autoridade nomeante, ou seja, é livre e não necessita de motivação (justificativa). Da mesma forma se dará a sua vacância. Cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração. Gabarito: Errada.
03.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Administrador: São formas de provimento de cargo público: nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução.
_____
Comentários: São as sete formas elencadas de preencimento de cargo público, de acordo com a Lei nº 8.112/90. Gabarito: Certa.
04.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: Considere que determinado servidor público tenha sido investido em novo cargo, compatível com as suas limitações decorrentes de acidente de trânsito. Nessa situação, é correto afirmar que o referido servidor está em provimento originário.
_____
Comentários: A única forma de provimento originário é a “Nomeação”. A realocação do servidor em cargo compatível com suas novas limitações físicas ou mentais decorrentes do exercício da função é denominada “Readaptação”. Gabarito: Errada.
05.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: MPU - Prova: Analista do MPU - Conhecimentos Básicos – Cargo: Segurança institucional: O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser exonerado a qualquer momento, independentemente de motivação.
_____
Comentários: A ocupação de cargo comissionado é feita a critério da autoridade nomeante, ou seja, é livre e não necessita de motivação (justificativa). Da mesma forma se dará a sua vacância. Cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração. Gabarito: Certa.
06.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: Considere que João, de setenta anos de idade, servidor público federal aposentado por invalidez, tenha solicitado a reversão de sua aposentadoria. Nessa situação, mesmo que a junta médica oficial tenha concluído que o referido servidor não apresenta qualquer condição incapacitante para o exercício profissional, a administração deverá indeferir a solicitação de João.
_____
Comentários: O limite para a permanência em cargo efetivo é de 70 anos de idade. Gabarito: Certa.
07.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TRE-GO - Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa: Alice, aprovada em concurso público para o cargo de técnico administrativo de um TRE, precisa acompanhar cirurgia de ente familiar que ocorrerá no mesmo dia em que foi marcada sua posse. Nessa situação, Alice poderá nomear, por procuração específica, alguém que a represente no ato da posse.
_____
Comentários: A posse não é ato personalíssimo, ao contrário da entrada em exercício. Dessa forma, poderá ocorrer a posse por intermédio de procuração específica para esse fim. Gabarito: Certa.
08.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TRE-GO - Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa: Em razão de uma reforma administrativa realizada no âmbito do Poder Judiciário, os cargos ocupados por alguns servidores estáveis de determinado TRE foram extintos, e esses servidores foram colocados em disponibilidade. Nessa situação, o retorno dos servidores à atividade pública poderá dar-se por recondução, caso em que eles passarão a ocupar cargos de atribuições e vencimentos compatíveis com os anteriormente ocupados.
_______
Comentários: Extinto o cargo, ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará à disposição da Administração (disponibilidade remunerada) até o surgimento de outro cargo compatível. Surgindo tal cargo, ocorrerá o Aproveitamento do servidor. Gabarito: Errada.
09.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: DPE-PE - Prova: Defensor Público: Conforme entendimento atual do STF, é dever da administração pública nomear candidato aprovado em concurso público dentro das vagas previstas no edital, em razão do princípio da boa-fé e da proteção da confiança, salvo em situações excepcionais caracterizadas pela necessidade, superveniência e imprevisibilidade.
_____
Comentários: Tem-se como direito subjeito do canditato a nomeação desde que aprovado dentro do número de vagas, exceto diante de situações ocorridas posteriormente à realização do certame (superveniência), de forma imprevista. Gabarito: Certa.
III – SISTEMA REMUNERATÓRIO
01.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TRE-GO - Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa: Paulo, técnico judiciário em exercício na capital do estado de jurisdição de um TRE, pediu sua remoção para outra cidade, na mesma jurisdição desse tribunal. Nessa situação, se for removido, Paulo não terá direito a ajuda de custo.
_____
Comentários: A ajuda de custo é indenização devida por deslocamento de ofício (por ordem da Administração) do servidor para fora de sua atual sede de trabalho e de forma permanente. Gabarito: Certa.
02.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: Câmara dos Deputados - Prova: Analista Legislativo: Ao servidor público federal que utilizar o veículo próprio no deslocamento para o trabalho não será devido o pagamento do auxílio-transporte.
_____
Comentários: O auxílio transporte é devido somente àqueles que se utilizam de transporte público coletivo. Gabarito: Certa.
03.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: Câmara dos Deputados - Prova: Analista Legislativo: Ao servidor público federal que prestar serviço entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas da manhã do dia seguinte, ainda que em regime de plantão, será devido o pagamento de adicional noturno.
_____
Comentários: Fará jus ao adicional de 25% sobre a remuneração da hora trabalhada, sendo considerada como “uma hora” cada 52 minutos e trinta segundos trabalhada. Gabarito: Certa.
04.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: Câmara dos Deputados - Prova: Analista Legislativo: Havendo a preservação do valor nominal da remuneração do servidor público, é constitucional o cálculo do teto salarial com fundamento em vencimento-base inferior ao salário mínimo nacional.
_____
Comentários: Para fins da Lei nº 8.112/90, a Remuneração é composta de “vencimentos e vantagens”. Os vencimentos são irredutíveis, mas podem ser menores que um salário mínimo. Entretanto, embora a remuneração possa sofrer redução, não poderá ser inferior a um salário mínimo. Gabarito: Certa.
IV – LICENÇAS E AFASTAMENTOS
01.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: Mesmo em estágio probatório, o servidor público tem direito a licença para tratar de interesses particulares, desde que sem remuneração.
_____
Comentários: A licença para tratar de interesses particulares nuncaé remunerada, e não poderá ser gozada durante o período do estágio probatório.
02.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: CGE-PI - Prova: Auditor Governamental: A licença para tratar de interesse particular concedida a servidor não poderá ser interrompida pela administração, senão a pedido do próprio servidor.
_____
Comentários: A LTIP poderá ser revogada a qualquer tempo, pela Administração, desde que fundamentada no interesse público. Gabarito: errada.
03.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Assistente de administração: A licença de um servidor para tratar de assuntos particulares, desde que preenchidos os requisitos previstos em lei, dependerá da concessão da administração. No entanto, a interrupção da licença somente ocorrerá com o consentimento do servidor licenciado.
_____
Comentários: A LTIP não poderá ser gozada durante o período do estágio probatório e poderá ser revogada a qualquer tempo, pela Administração, desde que fundamentada no interesse público. Gabarito: Errada.
04.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Analista Administrativo - Administração: Licenças para tratamento de assuntos particulares poderão ser concedidas, por discricionariedade da administração pública, a servidor ocupante de cargo efetivo, ainda que esteja cumprindo o estágio probatório, pelo prazo de até três anos consecutivos, desde que sem remuneração.
_____
Comentários: A LTIP não poderá ser gozada durante o período do estágio probatório e poderá ser revogada a qualquer tempo, pela Administração, desde que fundamentada no interesse público. Sendo seu prazo de 03 anos prorrogáveis por mais três. Gabarito: Errada. 
05.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ICMBIO - Prova: Analista Administrativo: O servidor beneficiado por afastamento para realizar programa de mestrado ou de doutorado no país deverá permanecer no exercício de suas funções após seu retorno por período igual ao do afastamento concedido, ficando impedido de solicitar exoneração ou aposentadoria antes de cumprido o período de permanência no exercício de sua função.
_____
Comentários: O servidor deverá cumprir o tempo de exercício equivalente ao tempo em que ficou afastado. Caso se aposente ou solicite exoneração, deverá ressarcir o valor proporcional ao tempo descumprido, ou seja, poderá solicitar as vacâncias citadas, todavia, mediante ressarcimento aos cofres públicos. Gabarito: Errada.
06.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ICMBIO - Prova: Analista Administrativo: A licença para capacitação tem natureza discricionária, é remunerada e pode ser solicitada mesmo durante o período de estágio probatório.
_____
Comentários: Não é admitida durante o Estágio Probatório. Gabarito: Errada.
V – REGIME DISCIPLINAR
	
01.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: FUB - Prova: Administrador: Servidor público aposentado poderá ter a sua aposentadoria cassada em função de condenação por infração vinculada ao cargo público anteriormente ocupado.
_____
Comentários: A cassação da aposentadoria é forma de penalidade aplicada justamente aos servidores que enquanto ainda estavam em atividade, praticaram infração punível com a demissão. Gabarito: Certa.
02.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: MPU - Prova: Analista do MPU - Conhecimentos Básicos – Cargo: Segurança institucional: Os impedimentos, as proibições e os deveres previstos na Lei n.º 8.112/1990 somente se aplicam ao servidor público após a posse, momento em que ocorre a investidura no cargo.
_____
Comentários: 
03.( ) Ano: 2015 - Banca: CESPE - Órgão: TRE-GO - Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa: Um processo administrativo disciplinar instaurado para apurar possíveis irregularidades cometidas por um servidor público federal revelou o desvio de verbas públicas. Nessa situação, o eventual ajuizamento da ação penal não extinguirá o procedimento administrativo contra o servidor.
04.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANTAQ - Prova: Técnico Administrativo: Em inquérito administrativo instaurado contra servidor, é dispensável a observância do contraditório e da ampla defesa por constituir fase prévia e inquisitiva do processo administrativo disciplinar.
05.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANTAQ - Prova: Técnico Administrativo: Caso um servidor público federal se ausente do serviço durante o expediente sem a prévia autorização do chefe imediato, a autoridade administrativa que tomar ciência da irregularidade estará obrigada a promover a apuração imediata dos fatos, mediante processo administrativo disciplinar.
06.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Analista Administrativo - Administração: Durante o período de apuração dos deveres inerentes ao cargo do servidor, as sanções administrativas decorrentes do processo disciplinar poderão cumular-se com as sanções penais, sendo afastada, entretanto, a responsabilidade administrativa do servidor no caso de absolvição criminal.
07.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Analista Administrativo - Direito: Um servidor, pregoeiro de determinado órgão público Federal, utilizava-se da função para favorecer indevidamente um grupo de empresas nas licitações realizadas pelo órgão. Por meio de auditoria interna, descobriu-se o esquema fraudulento, e um processo administrativo disciplinar foi instaurado para a apuração dos fatos e eventual responsabilização do servidor. Caso o servidor não constitua advogado para sua defesa no processo administrativo disciplinar, a autoridade instauradora do processo deve designar outro servidor como defensor dativo.
08.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Analista Administrativo - Direito: Em decorrência das garantias constitucionais da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal, o servidor não pode ser afastado do cargo antes de proferida decisão condenatória em processo administrativo disciplinar.
09.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Analista Administrativo - Direito: A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar instaurado contra o servidor deve acatar, em regra, o relatório final da comissão processante.
10.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: TJ-SE - Prova: Analista Judiciário – Direito: Caso a administração pública tenha tomado ciência do referido fato por denúncia anônima, ela não poderá instalar processo administrativo disciplinar, ainda que este tenha sido precedido de investigação preliminar em que tenham sido coletadas provas da autoria e da materialidade da infração.
11.( ) Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ICMBIO - Prova: Analista Administrativo: De acordo com a Lei n.º 8.112/1990, a demissão não é aplicável aos ocupantes de cargos em comissão.
�

Continue navegando