Buscar

Av4 - Metodologia Científica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escolha um artigo científico: “Redução da Maioridade Penal: solução ou ilusão para de reduzir a violência no país”.
Análise: Além da idéia bem clara e explícita, os argumentos utilizados são interessantes e as referencias são inteligentes. 
O tema, problema, objetivo e hipótese do artigo: Redução da maioridade penal. O problema é a violência crescente, a relação da mesma com os menores de 18 anos e como o Estado se posiciona em relação à situação atual. O objetivo é estudar e argumentar a redução da maioridade penal como forma de acabar com a violência avaliando se é ou não uma boa medida para o problema. A hipótese do artigo é afirmação de que a redução da maioridade penal é uma solução e caminho rápido para acabar com a violência. 
O método de pesquisa que foi aplicado. Justifique. Método indutivo. Conhecimento obtido pela experiência que no caso é a realidade da criminalidade que vivemos. Nesse sentido, as constatações particulares nos induzem a generalizações que é reduzir a idade penal para que, dessa forma, os menores sejam punidos mais severamente.
A relevância do estudo: A importância de debater o assunto é imensa já que a sociedade perde inúmeros jovens para a criminalidade.
Identifique se no desenvolvimento do artigo foram utilizadas fontes primárias ou secundárias. Explique a diferença: Secundárias. As primárias são fontes em que o autor fornece informação sem se basear ou citar outros. As secundárias são fontes em que o autor cita textos de outros. É importante indicar na referencia a idéia/informação não pertencente ao autor. 
Exemplifique os tipos de citação que estão presentes no artigo. Explique a diferença entre elas.
Citação Indireta: É um texto fundamentado na obra do autor em questão. 
“Por isso, o contexto mais lembrado pelos defensores favoráveis à redução da maioridade penal são os de Saraiva (2002), os quais: a) cada vez mais adultos se servem de adolescentes nas ações criminosas, o que impossibilita a efetiva e eficaz ação da polícia e da justiça;b) quanto à capacidade para a responsabilidade penal, o jovem pode votar aos 16 anos e hoje tem acesso a muitas informações, o que propicia o seu precoce amadurecimento e, pois, condições para responder penalmente por suas condutas; c) é muito elevado o número de adolescentes que cometem crimes graves, o que indica a necessidade de mudança no tratamento legal a eles dispensado, que deve ser o previsto no Código Penal.”
Citação Direta Longa: São as citações diretas com mais de 3 linhas. Aparecem com margem recuada, letra tamanho 10 e espaço simples.
“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. E em seu Parágrafo único destaca que a garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. (BRASIL, 1990)”
Citação Direta Curta: São as citações diretas com até 3 linhas. Aparecem entre aspas.
“... o que se encontra disposto no artigo 108 e é ratificado pelo artigo 312 do CP: “A internação, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de quarenta e cinco dias.””
 Destaque três tipos de Referências. Explique o que as diferencia, conforme suas normas de apresentação (ABNT).
Livro: Apresenta nome do autor, o nome do livro, local, editora e ano. Ex: REBELLO, Carlos Eduardo Barreiros. Maioridade Penal e a polêmica acerca de sua redução. Belo Horizonte: Ius, 2010.
Informação na internet: Apresenta o link em que é disponibilizada a informação e a data de acesso. Ex: SARAIVA, João Batista Costa. A idade e as razões: não ao rebaixamento da imputabilidade penal. Jus Navigandi, Teresina, ano 2, n. 24, abr. 1998. Disponível em: HTTP://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1650.Acesso em: 17 maio 2015.
Documentos jurídicos: Dependendo do tipo cita a constituição federal, ano, local e responsável legal. Ex: BRASIL. Constituição. República Federativa do Brasil de 1998. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 
Considerando a norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 da ABNT (2003), disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2013/08/abntnbr6022.pdf ), avalie que aspectos demonstram estar o artigo selecionado adequado ou não à norma citada. Sim, o texto apresentou todas as normas adequadamente. Desde título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira até conclusão e referências. 
Assista ao vídeo da Unidade 4 sobre a importância da produção científica com ética e, com base no que foi apresentado, explique como é possível determinar se o autor do artigo selecionado teve uma postura ética na comunicação de seu trabalho. Primeiramente, seguir todas as normas pedidas já que há mais de uma. Além disso, é importante ao utilizar textos de outros autores, colocar as devidas referências sempre respeitando o leitor e outros autores e sendo honesto. 
Mariana de Araújo Silva
Engenharia de Produção

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais