Buscar

Trabalho de Controladoria

Prévia do material em texto

2
TRABALHO DE CONTROLADORIA
					 Elaine Cristina Batistti
				 Gabriela Carolina Gelschleiter
				 	Prof. Ederson Robert Seubert
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração/Finanças – Controladoria
25/11/2014
1 EVA (ECONOMIC VALUE ADDED):
Surgiu nos meados de 1920 e foi introduzido pela General Motors, com o intuito de medir o valor criado por um agente economico. É o valor adicional que adquire os bens e serviços a serem transformados durante o processo produtivo da organização.
Em uma organização, o valor adicionado é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de serviço. 
A fórmula para o cálculo do EVA é composto por: Lucro Operacional após o Imposto de Renda e Custo de Capital, desta forma:
EVA= Lucro Operacional após o Imposto de Renda - (Capital Investido x Custo de Oportunidade).
Um dos objetivos principais do EVA, cuja metodologia principal está apoiada em conceitos de Administração Financeira, é demonstrar se uma empresa está efetivamente criando valor aos seus acionistas. Baseado neste ponto, o indicador permite a executivos, acionistas e investidores, avaliar com, clareza se um capital empregado aplicado em um determinado negócio está sendo bem remunerado.
2 EBITA:
Traduzido literalmente para o português significa: "Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização".
Para se chegar ao Ebitda de uma organização, é preciso utilizar o seguinte cálculo: lucro bruto (gerado pelos ativos operacionais) menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período e os juros. Dessa forma, é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueis ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período). São também retirados para a apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as organizações contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efectiva liquidez da empresa.
Essa "purificação" dos números que representam o lucro da empresa vai além da retirada dos acréscimos referentes à rendas acessórias ou amortizações. No entanto, o Ebitda nada diz sobre a qualidade dos lucros. Esse indicador é capaz de retirar, também, distorções referentes à maior ou menor incidência de impostos, decorrentes de incentivos ou majorações fiscais, razão pela qual é muito utilizado para comparar empresas de setores ou portes distintos, ou ainda aquelas que residem em países diferentes, cuja carga tributária possa divergir bastante. Tem como função, também, determinar a capacidade de geração de caixa operacional da organização. 
3 MVA (MARKET VALUE ADDED):
O MVA de uma empresa pode ser definido como o valor agregado sobre o capital utilizado. Ou seja, o MVA é igual ao valor de mercado menos o capital utilizado:
				 (MVA = VM – C)
De acordo com alguns autores, o MVA é a melhor medida de desempenho, uma vez que considera a riqueza em termos monetários e não em termos de taxa de retorno. Como tal, consideram todos os investimentos que agregam valor, mesmo aqueles que diminuam a taxa de criação de valor. Para uma empresa de capital aberto, o valor de mercado é calculado através da soma do valor de mercado do capital próprio (número de ações multiplicado pelo preço de cada ação) e do valor contabilizado da dívida bancária.

Continue navegando