Buscar

desigualdade de genero e raça e etnia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferencie gênero de sexo:
Sexo é um conceito ligado biológico, ao tipo de órgão sexual que se possui. Gênero é uma construção social e um conceito relacional ligado ao papel que se espera que cumpram na sociedade nos homens e nas mulheres. O sistema sexo-gênero tem como objetivo separar os dois níveis, o biológico e o social.
Após a leitura do excerto explica como as questões de gêneros e raça se relacionam na questão da estratificação social? Pg 29/38
Existem outros mecanismos que produzem a desigualdades que não correspondem a estrado social. Entre eles, estão aqueles que estabelecem entre homens e mulheres, que denominados desigualdades de gêneros: os verificados entre brancos, negros e indígenas, que são desigualdades étnicas e raciais; e aqueles que se evidenciam entre jovens, adultos e idosos, que formam a desigualdades gerenciais. A origens étnicas aparecem com fator que influencia as oportunidades do indivíduo em conseguir mobilidade vertical ascendente. 
Discorra sobre a obra do Gilberto Freyre Pg 106
A obra de Gilberto Freyre que a ideia de miscigenação racial, como portadora da negatividade do povo brasileiro, começa a ser descontruída. Em suas duas conhecidas obras, casa grande e senzala e sobrados e mocambos, Freyre lida com a concepção de que foi exatamente a miscigenação que promoveu um tipo de democratização social no Brasil.
Qual a principal contribuição de Simone de Beauvoir para os estudos de gêneros? Pg 48
Estabeleceu que a desigualdade entre homens e mulheres não podem ser pensados como algo que nasce com os indivíduos e ainda é autora da famosa frase “A gente nasce mulher torna-se mulher que dá a dimensão da construção social de gênero.
Diferencie sociedade aberta e fechada do ponto de vista da mobilidade social 
Numa sociedade aberta, existem desigualdade social, mas as pessoas e grupos têm a possibilidade de ascender a uma classe social mais elevada. Ao contrário de uma sociedade fechada não há possibilidade de ascensão social. E o status da pessoa é determinada ao nascer, mantendo-se inalterado por toda a vida.
O excerto acima faz a menção a dois tipos de preconceito vigentes de cor e de origem. Diferencie estes dois tipos de preconceito origem
O primeiro está ligado a aparência física da pessoa, e é o caso, por exemplo dos negros brasileiros.
O segundo está ligado a origem do indivíduo, exemplo dos negros americanos.
O exceto acima, faz referência aos processos da mobilidade social. Nomeia quais os processos da mobilidade social referidos no excerto. Justificando sua resposta Pg 34
A mobilidade vertical refere-se as mudanças de subida ou descida um estrato social a outra, quando um indivíduo passa a uma classe a outra, essa forma de mobilidade pode ser ascendente (sobre na hierarquia social) ou descendente (ocupar posição inferior).
A mobilidade horizontal refere-se a um deslocamento significativo dentro do mesmo nível social, não se implica alteração da situação de estrato social. Refere-se a deslocamento geográfico entre bairro, cidades regiões sendo identificados como movimento migratório.
A mobilidade Inter geracional em que pode observar a alteração de classe, status e poder ao longo da vida de um indivíduo ou membros da mesma geração. Quando ocorre mudança de carreira profissional, produzindo o estrato sócias diversos. Analisar até eu ponto ele se deslocou para cima ou para baixo na hierarquia social longo de sua carreira profissional.
Explique o que foi aparte id
Sistema de discriminação segregacionista vigente na África do Sul em boa parte do século XX em que negros eram tratados de maneira inferiorizada pelo estado.

Outros materiais