Buscar

Desigualdade gênero, raça e etnia

Prévia do material em texto

“O estigmatizado elabora e reelabora a sua identidade: no contraponto com a alteridade, na dinâmica das relações, processos e estruturas hierarquizadas, desiguais, com as quais os que mandam ou desmandam empenham-se em preservar ‘a lei e a ordem’ ”. 
Conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a relação entre etnicidade e raça, analise as afirmativas a seguir. Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
I. Segundo Weber, é por meio da raça de um grupo que os indivíduos se identificam etnicamente.
II. Raça é um dos elementos possíveis para a formação da identidade étnica.
III. Em conjugação com o conceito de etnia, a ideia de raça passa a ser ressignificada, não sendo mais legitimador de superioridade ou inferioridade.
São verdadeiras as afirmativas:
A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) III apenas.
E) II apenas.
“Em setembro de 2006, a lei 11.340/06 [Lei Maria da Penha] finalmente entra em vigor, fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada com um crime de menos potencial ofensivo”.
A Lei Maia da Penha, assim como o projeto Promotoras Legais Populares, são exemplos de enfrentamento ao machismo e de valorização dos direitos das mulheres. De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre essas iniciativas, é correto afirmar:
A) A lei Maria da Penha é um exemplo de enfrentamento ao machismo a partir do cotidiano, enquanto as Promotoras Legais estão ligadas ao enfrentamento criminal da violência.
B) A Lei Maria da Penha e as Promotoras Legais são iniciativas que partem de pressupostos diferentes, mesmo que sejam iniciativas complementares. 
C) As duas iniciativas (Lei Maria da Penha e Promotoras Legais) partem do pressuposto de que a punição pode acabar com a violência doméstica.
D) As Promotoras Legais e a Lei Maria da Penha são exemplos de intervenção no cotidiano para superar a violência doméstica.
E) Os dois exemplos de intervenção social não guardam relação com as teorias acadêmicas acerca da violência.
“Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ´rolha de poço`, ´azeitona no palito`, ´pau-de-sebo`, ´nanico`, ´crioulo doido`, ´quatro olhos`, ´surdinho`", ´ladinho`, ´cegueta`, ´mula manca`[...] estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os [...] de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância”.
Tomando como referência o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, analise as alternativas a seguir. Assinale aquela que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
A) Discriminação pressupõe violência, enquanto preconceito não.
B) Preconceito é uma atitude, enquanto discriminação é um juízo de valor.
C) Discriminação é ter ideias antecipadas sobre alguma coisa ou alguém, enquanto preconceito é colocar estas ideias em prática.
D) Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
E) Discriminação implica em conhecimento do objeto discriminado, enquanto preconceito independe do conhecimento que se tenha desse objeto.
“[...] Na África do Sul, as elites tendem a minimizar a desigualdade social revelada pelas estatísticas. Com frequência, elas observam que existem sociedades muito mais desiguais que a sua [...]”.
A África do Sul é um exemplo marcante de desigualdade social. Tendo em vista os conteúdos apresentados no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o conceito de desigualdade social:
A) Esse conceito refere-se à igualdade de oportunidades.
B) O conceito de desigualdade social está relacionado a privilégios naturais, de cunho biológico.
C) A desigualdade social é um fenômeno imutável no tempo e no espaço.
D) A principal característica desse conceito é de existir apenas em algumas sociedades.
E) O conceito de desigualdade social refere-se aos privilégios na distribuição de bens sociais.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as comunidades quilombolas, analise as afirmativas a seguir. Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
A) A definição de quilombo é arbitrária, uma vez que não depende mais da comprovação biológica.
B) Para que possamos falar em quilombo, é necessário que essa comunidade tenha permanecido isolada do mundo que a 
 cerca.
C) O conceito de quilombo foi alterado no decorrer do tempo e hoje está ligado à ideia de direitos socioculturais, à D) 
 Comunidades quilombolas são aquelas originárias de quilombos formados por escravos fugitivos, sendo que outros 
 agrupamentos de negros e ex-escravos não podem ser enquadrados nessa tipologia.
E) É impossível falar em quilombo urbano, já que este é um fenômeno rural por excelência.
“A reprodução assistida vai, então, ligar-se estreitamente a essas tentativas de flexibilizar a ‘rigidez dos limiares sociais’ de evitar o torniquete do calendário de procriação”.
As contribuições da ciência, em especial da tecnologia reprodutiva, geraram diferentes reações do feminismo em momentos diferentes. Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, assinale a alternativa que descreve corretamente as duas etapas dessa reação:
A) Em um primeiro momento, o feminismo aceitou as tecnologias reprodutivas, pois elas empoderavam as mulheres; num segundo momento, perceberam que essas tecnologias promoviam um retorno à centralidade da maternidade.
B) Tanto em um momento inicial, quanto num posterior, o feminismo reagiu negativamente às tecnologias reprodutivas, variando apenas os argumentos utilizados.
C) Em um primeiro momento, o feminismo percebeu as tecnologias reprodutivas negativamente, pois reforçava a ideia da maternidade como um desejo feminino universal; num segundo momento, passou a reconhecer os seus possíveis aspectos positivos.
D) Desde o início, o feminismo acreditou no empoderamento dado às mulheres em função das tecnologias reprodutivas, embora os argumentos fossem diferentes num primeiro momento.
E) Num primeiro momento, houve uma aceitação parcial das técnicas reprodutivas que naturalizavam a maternidade como desejo universal; mas, num segundo momento, o repúdio foi total, em função do controle sobre o corpo feminino.
“De um lado encontram-se os defensores das cotas que argumentam a favor de políticas de ação afirmativa, dizendo que cotas são medidas corretivas e provisórias de inclusão social. [...] De outro, temos os contrários que elencam diversos fatores, dentre eles que as cotas corrompem o princípio do mérito acadêmico requisito para ingresso na universidade”.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia em relação ao acesso dos negros ao ensino superior, é correto afirmar:
A) Esta é uma questão resolvida pela política de cotas no ensino superior, que conseguiu dar igualdade de acesso aos negros no ensino superior.
B) A política de cotas para acesso ao ensino superior criou mais desigualdades no acesso a este nível de ensino.
C) O acesso ao ensino superior, em que pese a política de cotas raciais ainda é muito desigual entre brancos e não brancos.
D) As universidades sempre foram espaços democráticos de acesso, baseadas no mérito, e a política de cotas criou injustiças no seu sistema de acesso.
E) Com as cotas, o ensino superior deixou de ser um meio de acesso da população à elite do país.
“O termo ‘gênero’, na sua acepção gramatical, designa indivíduos de sexos diferentes (masculino/feminino) ou coisas sexuadas, mas, na forma como vem sendo usado, nas últimas décadas, pela literatura feminista, adquiriu outras características”.
Tendo em vista os conteúdosdo livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os conceitos de sexo e gênero, como apresentados nos estudos feministas, é correto afirmar:
A) Sexo e gênero são conceitos idênticos.
B) Gênero é biologicamente estabelecido e o sexo é construído socialmente.
C) Gênero é uma construção social, enquanto sexo é um dado biológico.
D) Sexo é biologicamente estabelecido e gênero um conceito abstrato, de difícil definição.
E) Gênero está ligado às mulheres e sexo está ligado aos homens.
“Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, [...] e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade”.
Sobre a questão racial na obra de Gilberto Freyre, qual das alternativas a seguir diz respeito ao pensamento desse autor? Analise-as a partir do conteúdo apresentado no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia e assinale a alternativa correta:
A) A miscigenação seria causa do conflito entre as raças.
B) Atraso e degeneração populacional é o que acontece no Brasil.
C) Reforçou a visão negativa sobre o arranjo racial brasileiro, concordando com os autores que o precederam.
D) A harmonia entre as raças é fruto de sua mistura.
E) O preconceito racial é marcante no caráter brasileiro.
“Em muitos aspectos da vida, a discriminação é difícil ou impossível de se medir, mas, em outros, a sua mensuração é possível. Podemos, assim, seguir o seu comportamento ao longo do tempo, além de comparar as discriminações sofridas por diferentes grupos”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a discriminação dos negros no Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção que contém a afirmativa correta:
A) Nos últimos anos, vêm ocorrendo um aumento da diferença de renda entre brancos e negros no Brasil.
B) Na ocupação de vagas no ensino superior brasileiro, os negros ainda são minoria.
C) No que se refere ao mercado de trabalho, não existe desigualdade racial no Brasil.
D) No Brasil, os negros são, estatisticamente, uma minoria populacional em relação aos brancos.
E) A cada ano, aumenta a taxa de analfabetismo entre os brancos e diminui entre os negros.
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale 
A) Estratificação social.
B) Mobilidade social.
C) Desclassamento.
D) Ascenção social.
E) Mudança social.
“É também desse período [primeira metade do séc. XX] a movimentação em torno do direito à regulação da fecundidade como um assunto de ordem política, constituindo-se, assim, em um novo campo de enfrentamento no processo histórico de construção da cidadania”.
Do ponto de vista dos estudos sobre feminismo e da construção de uma cidadania plena às mulheres, analise as afirmativas a seguir sobre reprodução/contracepção. Assinale a alternativa que contém a afirmativa correta. Use, como referência para a sua resposta, o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia: 
A) As tecnologias reprodutivas estão democratizadas, permitindo que todas as mulheres tenham filhos.
B) A contracepção prejudica o planejamento familiar.
C) A renda das pessoas é um fator importante no sucesso ou insucesso das técnicas reprodutivas no Brasil.
D) As técnicas contraceptivas deram mais liberdade aos homens do que às mulheres, no que se refere às relações sexuais.
E) As técnicas de reprodução não modificaram o sistema de parentesco.
1B 2B 3B 4E 5C 6E 7C 8C 9D 10B 11B 12E

Continue navegando