Buscar

5 Crescimento econômic1N


Continue navegando


Prévia do material em texto

5 Crescimento econômico - é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja uma elevação da produção da região estudada. Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.
6 - Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
 Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global. 
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.
7- A globalização da economia é o processo através do qual se expande o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer, por vezes, nesse movimento de expansão. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a extensão do comércio de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais. São associações de países, que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e que atuam de forma conjunta no mercado internacional como se fossem um único país. é a crescente integração e interdependência das economias nacionais, regionais e locais em todo o mundo através de uma intensificação do movimento transfronteiriço de bens, serviços, pessoas, tecnologias e capital. Dentro dele estão inserido 5 esferas: comercial, produtiva, politica, tecnológica, financeira.
Globalização Comercial
É a integração dos mercados nacionais através do comércio internacional e pode ser facilmente mensurada.
Globalização Produtiva
É o processo de integração das estruturas produtivas domésticas em uma estrutura produtiva internacional.
Globalização Financeira
É o processo de integração dos mercados financeiros locais (mercados de empréstimos e financiamentos, títulos públicos e privados, monetário, cambial etc) aos mercados internacionais.
tecnologica
Favorecidas pelo desenvolvimento tecnológico, particularmente a automatização da indústria, a informatização dos escritórios e a rapidez nos transportes e comunicações, as relações econômicas também se aceleraram, de modo que o capitalismo ingressou numa fase de grande desenvolvimento.
Politica – diz respeito aos tratados internacionais
8- O Brexit, ou a saída do Reino Unido da União Europeia, foi determinado em 23 de junho de 2016 e configurou uma situação de instabilidade política e econômica para a Europa. O Reino Unido não fará mais parte de nenhum tratado com a União Europeia, deve deixar de aceitar imigrantes que portam o passaporte para a UE e irá rever os acordos e contratados até hoje firmados. Como isso é algo inédito na história, nunca antes um país havia deixado o acordo, o futuro ainda é muito incerto. Mas, o mais esperado, é que a saída do Reino Unido enfraqueça a União Europeia enquanto bloco econômico, visto que o Reino Unido é uma das economias mais fortes e sólidas de toda a Europa. Sua saída leva em torno de dois anos para acontecer de fato.
8 B- Hoje estamos vivendo o período de crise do ciclo capitalista, por efeitos das modificações mundiais (inclusive de regimes políticos), e porque alguns setores não se adaptaram à nova ordem. Mas essas concessões à iniciativa privada, propostas pelo governo brasileiro, embora tímidas, são um indício de que se está dando chance ao empreendedorismo inovar e desenvolver o país, ainda que instituições públicas estejam paralisadas por greves, ou pela ultrapassada burocracia, fora da lógica capitalista de produção, empreendedorismo, inovação, lucro e desenvolvimento. O pacote de privatização de 57 empresas e projetos, anunciado pelo governo, pode deixar dúvidas sobre os prós e os contras de vender tantos bens em tão pouco tempo. O governo tem pressa em obter recursos para conseguir cumprir a meta para as contas públicas nos próximos anos. O principal ganho que as privatizações deverão trazer para o país será a melhora na gestão das empresas. Primeiro, porque empresas estatais representam uma porta permanentemente aberta para políticos indicarem protegidos ou vassalos para ocuparem cargos em sua direção, como atesta a velha tradição patrimonialista.
 E C D B