Buscar

Amebas de Vida Livre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Amebas de Vida Livre “Amebas parasitárias facultativas ou oportunistas”
Espécies Principais
Naegleria fowleri – patogênica – menigoencefalites fulminantes
Acanthamoeba spp. – encefalite granulomatosa crônica (pode levar a morte após longos períodos), ceratites (inflamação da córnea) e pode, em aidéticos ou imunodeficientes, acometer outros órgãos (pele e pulmões)
Leptomyxa e Balamuthia mandrilaris 
Biologia e Patogenia
N. fowleri – comum em lagos e brejos. Apresenta certos períodos de forma flagelada, entrando em contato com banhistas facilmente. Movem-se na água e entram em contato com a mucosa nasal ( transformam-se em trofozoítos ativos ( via epitélio neuroolfativo ( cérebro ( disseminam por via sanguínea. Cepas virulentas formam fosfolipase A em quantidade muito maior que as não-patogênicas, mostrando que a penetração pode ocorrer por ação enzimática citolítica com fagocitose. A meningoencefalite tem 2 formas:
Aguda – N. fowleri - lesão hemorrágico-necrótica (mais na base do lobo frontal e no cerebelo). Em geral ocorre em banhistas jovens (perfeita saúde) que se banharam em lagoas ou piscinas malcuidadas.
Crônica – associados à Acanthamoeba ssp. Ocorre uma encefalite granulomatosa em pacientes debilitados e, muitas vezes, imunodeprimidos. Podem ocorrer lesões oculares (A. polyphaga), além de pneumonia. 
b) Acanthamoeba spp. – só invadem a córnea previamente lesada. Se houver abrasão ampla, a ceratite tem desenvolvimento rápido, com ulceração da córnea, muita dor e perda de visão. Em usuários de lente de contato, com lesões, devido ao uso incorreto, pode permitir a penetração. O aumento do uso, especialmente da gelatinosa, amplia o número de casos. 
 - São frequentemente encontradas no solo e nas águas de lagos e rios. 
 - Os trofozoítos são ativos e multiplicam-se por divisão binária simples. 
 - Os cistos aparecem no solo seco ou na poeira. O desencistamento ocorre quando o cisto vai para o meio úmido. 
 - Não apresentam formas flageladas – menor número de casos humanos. 
A prevenção só pode ser feita pela abstinência de natação em lagoas, piscinas e rios passíveis de estarem contaminados. 
Diagnóstico
Clínico
Muito difícil. Confunde-se com uma rinite inespecífica, mas pode evoluir rapidamente para a morte (maioria dos diagnósticos post-mortem). Poucas horas após o contato com a água surgem sintomas nasais. 3 a 7 dias após (incubação) a doença se manifesta por cefaléia, febre, náuseas, vômitos, convulsões, morte (compromete SNC). 
Acanthamoeba spp – evolução mais lenta e quase sempre em imunodeprimidos com manifestações neurológicas variadas. 
Laboratorial
Coleta do material no órgão afetado (liquido cefalorraquidiano, mucosa nasal, faringe, etc.) fazendo exame direto a fresco ou corado pela H.F. É recomendável cultura do material coletado (águas ou lodo, piscinas, lagoas, aquários, líquido cefalorraquidiano ou secreção nasal). 
Imunoeletroforese, imunofluorescência, imunodifusão em gel e o imunoblot – úteis para identificar casos e espécies de Naegleria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando