Buscar

Esquema Glob Neo Desen Sust

Prévia do material em texto

Contexto econômico-ecológico:
Globalização Neoliberal X Desenvolvimento Sustentável
III.Globalização Neoliberal 
1.Definição: expansão em escala planetária da versão mais perversa de capitalismo, através da integração mundial dos mercados financeiros, comerciais, industriais.
2.Orientação econômica fundamental: livre mercado (redução e/ou eliminação da intervenção social e regulatória do Estado).
3.Processo desumano: não há integração significativa do mercado de trabalho (as coisas e o dinheiro têm liberdade de circulação, mas o ser humano não). 
4.Conseqüência: aumento da desigualdade sócio-econômica entre as classes sociais e entre os povos. 
5.Ideologia: a doutrina neoliberal ignora o fato de que(na vida produtiva) a liberdade entre desiguais paradoxalmente vira opressão do mais forte sobre o mais fraco (concorrência desleal, formação de cartéis, oligopólios etc.).
6.Estratégia: a)Desmontagem (através de governos de direita e centro-direita) do modelo do “Estado de Bem-estar Social” (implantado por governos de centro-esquerda, que durante as décadas de 40 à 70, numa espécie de “operação Robin Hood”, reduziu a intensidade de processo de concentração de renda);
 b)Políticas de privatização de empresas estatais, redução de políticas sociais, flexibilização da legislação trabalhista, abertura comercial etc., (intensificando, assim, o poder dos detentores do grande capital nacional e multinacional).
IV.Desenvolvimento Sustentável 
1.Definição: reestruturação produtiva que procura conciliar, na criação e distribuição de riquezas, o crescimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar social. 
2.Principal motivação: insustentabilidade social, econômica e ecológica do atual sistema. 
3.Características: complexo, contínuo e coletivo, viabilizando-se em todos os níveis, do micro (iniciativas de geração de emprego e renda com preservação dos recursos naturais) ao macro (políticas sócio-ambientais governamentais, Agenda 21, protocolo de Kyoto etc.).
 
4.Responsáveis: a)Governos(locais, regionais, nacionais e mundial); 
 b)Cidadãos(não somente na sua condição de seres políticos, como também na de profissionais e pessoas).
5.Conseqüências: a)Mudanças conceituais: aprimoramento e fortalecimento da mentalidade gerada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelas legislações de proteção ambiental, pelas legislações sociais e trabalhistas, etc;
 b)Mudanças práticas: surgimento e fortalecimento de inúmeros movimentos sociais, do Estado de Bem-estar social, dos movimentos ecológicos, dos movimentos sindicais, das ONGs (Organizações Não-Governamentais)etc.

Continue navegando