Buscar

questionario relatorio de quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- considerando o aquecimento das substancias no item I, explique, levando em conta o tipo de ligação química, o tipo de força intermolecular, etc., a diferença de comportamento observada.
Ao aquecer o Cloreto de Sódio (NaCl) não ha mudança no estado físico, por apresentar em sua estrutura u cátion, derivado do elemento química sódio, e um anion, derivado do elemento químico cloro, o sal é uma substancia iônica que possui ligações iônicas e interações dipolo-dipolo, que são fortes, e por isso apresenta elevados pontos de fusão e ebulição.
O Cloreto de Zinco (ZnCl2) ao ser aquecido muda de estado físico, passando do solido para o liquido, apesar de ser uma substância iônica possui caráter covalente, tendo baixo ponto de fusão.
O Iodo (I2) ao ser aquecido sublima, passa do estado solido para o gasoso, isso se da pelo fato do Iodo apresenta ligações moleculares e interações muito fracas do tipo dipolo induzido-dipolo espontâneo, o que acarreta em baixos pontos de fusão e ebulição.
A Sacarose possui ligação covalente, demorando mais para evaporar ocorrendo mudança de cor.
2- Pode-se observar que o iodo é uma substancia que sublima. Todas as substancias moleculares sublimam? justifique sua resposta.
Não. Isso ocorre com o iodo devido a força de atração intermolecular,que é do tipo dipolo induzido- dipolo instantâneo. 
3-Apesar de termos aquecido o cloreto de sódio, não foi possível observar sua fusão. Todas as substancias iônicas tem ponto de fusão tão elevado quanto o NaCl ? Justifique.
A maioria sim, o composto iônico tem como principal característica o alto ponto de fusão e ebulição que se deve a existência do reticulo iônico, é necessário muita energia para romper essas ligações.
4- Explicar o comportamento observado no procedimento II da prática, levando em conta o tipo de ligação química, a polaridade ou não das substâncias usadas e suas forças intermoleculares.
Na segunda experiência constatando a polaridade e solubilidade das substâncias, pode-se observar que, o óleo (apolar) somente foi dissolvido no querosene (apolar), enquanto que na água (polar) e álcool etílico (polar) formou uma mistura bifásica, não se dissolvendo. 
O NaCl (polar) somente dissolveu na água (polar), formando uma mistura bifásica na querosene (apolar) e álcool etílico (polar), ele não foi dissolvido no álcool etílico por ser um cristal iônico.
O Naftaleno (apolar) somente é dissolvido no querosene (apolar), enquanto que na água (polar) e álcool etílico (polar) formou uma mistura bifásica, não dissolvendo.
O Iodo (apolar) se dissolveu e atingiu coloração cor de café no álcool etílico (apolar) e na querosene (apolar) atingindo uma coloração roxa, ele não dissolveu na água (polar) mas atingiu uma coloração amarelada. 
Confirma-se que semelhante dissolve semelhante. Onde pode constatar que moléculas polares dissolvem somente moléculas polares, e moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares.

Outros materiais