Buscar

RESUMO PATOLOGIA (INFLAMAÇÃO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PATOLOGIA
INFLAMAÇÃO
Conceito: Reação local em resposta à agressão tecidual. Ocorre como resposta inespecífica para limitar os efeitos da agressão. Caracteriza-se por cinco sinais “cardinais”, são eles: dor (depende dos mediadores inflamatórios que agem nas terminações nervosas, ex: Bradicininas), rubor e calor (aumento da circulação no local), tumor/edema (líquido extracelular) e perda de função (somatório dos sinais, principalmente pela dor e pelo edema (ex: impede a movimentação em uma articulação).
 Inflamação é uma reação complexa a vários agentes nocivos, como os microrganismos e células danificadas, geralmente necróticas, que consiste de respostas vasculares, migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas.
 Aguda: Inflamação aguda é uma reação dos tecidos vascularizados a um agente agressor caracterizada pela saída de líquidos e células do sangue para o interstício e que é desencadeada por vários estímulos. Os principais estímulos inflamatórios são as infecções (virais, bacterianas, parasitárias, etc) e toxinas bacterianas, mas podem também ocorrer no trauma; por agentes físicos (radiação, queimaduras) e químicos (substâncias químicas e ambientais.
 Características: Alteração do calibre vascular com aumento do fluxo sanguíneo, alterações estruturais da microvasculatura, emigração de leucócitos da circulação com acúmulo no foco da lesão, edema (excesso de líquido tanto no interstício quanto em cavidades serosas podendo ser constituído tanto por um transudato quanto um exsudato), dor, calor, rubor (Celsus), Virchow: perda funcional
 Estímulos: Infecções e toxinas microbianas, trauma (contuso ou penetrante), agentes físicos e químicos (lesão térmica p.ex. queimadura ou congelamento; radiação, substâncias químicas e ambientais), necrose tissular (de qualquer origem), corpos estranhos (farpas, terra, suturas), reações imunológicas (reações de hipersensibilidade)
Eventos celulares
Células do tecido conjuntivo: Mastócitos, Fibroblastos, Macrófagos residente, Linfócitos, Eventuais, Endoteliócitos, Células da matriz extracelular (colágeno, elastina, fibronectina, laminina, colágeno não-fibrilar, tenascina, proteoglicanos)
Processo:
 Em organismos superiores:
ESTÍMULOS NOCIVOS LESÃO CELULAR REAÇÃO COMPLEXA NO TEC. CONJUNTIVO VASCULARIZADO INFLAMAÇÃO
(reação vascular; acúmulo de líquido e leucócito nos tecidos)
 Em invertebrados: 
LESÃO LOCAL RESPOSTA APRISIONAMENTO FAGOCITOSE NEUTRALIZAÇÃO OU ELIMINAÇÃO
Características:
Sem a inflamação as infecções se desenvolveriam descontroladamente, entretanto, a inflamação e o reparo celular ou tecidual podem ser potencialmente prejudiciais. Ex.: doenças crônicas, doenças de hipersensibilidade, fibroses, etc.
A resposta inflamatória consiste em dois componentes principais: uma reação vascular e uma reação celular.
As reações vasculares e celulares da inflamação aguda e crônica são mediadas por fatores químicos derivados de proteínas ou células plasmáticas e que são produzidos ou ativados pelo estímulo inflamatório.
A inflamação é fundamentalmente um mecanismo de defesa, cujo objetivo é a eliminação da causa inicial de lesão.
Lesão: Doença hipersensibilidade, Art. Reumatóide, Arteriosclerose, Fibrose Pulmonar.
Reparação: Destrói Ag. Lesivo, Cicatrização, Recompõe o tecido.
Primeira linha de defesa:

Continue navegando