Buscar

Estudo de caso O CERTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão étnico racial na sociedade
Eu tenho um sonho
Durante toda a história houve injustiças e barbáries baseadas no preconceito racial, só então nos tempos modernos começou-se a luta pelos direitos dos negros. O Brasil é o segundo país com maior população negra, sendo ela metade de negros. Aqui no Brasil a luta já tinha sido iniciada por volta de 1678, por Zumbi mais conhecido como Zumbi dos Palmares que revelou-se contra a escravidão lutando por seus iguais foi perseguido e executado a mando do então governador de Pernambuco, Caetano de melo de Castro que em 14 de março de 1696 escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares”. Assim oprimindo os negros de sua liberdade porém este fato só encorajou-os a lutar ainda mais.
Principal nome recente e também símbolo desta luta travada pelos direitos iguais para os negros, é o pastor norte americano Martin Luther King. Em discurso histórico no dia 28 de agosto de 1963, para mais de 250 mil pessoas contra as políticas racistas e pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, no maior discurso da história como é chamado “I Have a Dream” ou “ Eu tenho um sonho”, Martin Luther King diz “com esta fé podemos trabalhar juntos, orar juntos, lutar juntos, ir à cadeia juntos, defender a liberdade juntos, conscientes de que seremos livres um dia” este foi um discurso histórico para a humanidade, encorajando não só aos negros como todos a ser iguais pois todos de fato somos seres humanos. 
Faço as palavras de Martin Luther King as minhas, somos todos iguais meros humanos, não é a cor da pele que nos diferencia e sim o que somos. 
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares
https://exame.abril.com.br/mundo/veja-na-integra-o-historico-discurso-de-martin-luther-king/

Continue navegando