A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
54 pág.
PRONTO saude cominitaria (2)

Pré-visualização | Página 6 de 8

de espera; contribuir com informação que ajude a definir a eficácia do serviço.
Realizado:
Feito a triagem em media de 12 pacientes adultos, onde foi realizado:
- a apresentação do paciente
- o reconhecimento do seu histórico
-o acolhimento do paciente, a aferição de PA (pressão arterial), P(peso), ALT (altura), HGT (glicemia capilar, T(temperatura)
- tudo foi anotado no prontuário do paciente e encaminhado para a sala da medica.
2.32 SALA DE VACINA
DATA: 04/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: Grossmanetal (2004, p. 611) diz que, a persistência da imunidade a muitas infecções virais pode ser explicada através da exposição natural repetida a novos casos na comunidade, em consequência do estímulo antigênico geralmente acentuado proporcionado pela infecção por um agente vivo ou através de outros mecanismos, como a persistência de vírus latente. Desta forma a imunização ativa primária produz um nível de anticorpos protetores mais lentamente do que o período de incubação da maioria das infecções e, por conseguinte, devem ser afetada antes da exposição ao agente etiológico. Por outro lado. Are imunização de “reforço” num indivíduo previamente imune produz um rápido aumento secundário na imunidade.
Hoje na sala de Vacinação foram realizados alguns procedimentos com a supervisão do meu preceptor como:
- realizado lavagem das mãos;
- realizado preparo da sala de vacina;
- realizado manejo das vacinas e acondicionamento das mesmas em isopores;
- realizado climatização dos recipientes;
- realizado vistoria nas carteiras de vacinas;
- realizado administração das vacinas;
- efetuado descarte adequado dos frascos e seringas;
- realizado orientações quanto possíveis reações adversas;
2.33 PRÉ NATAL
DATA: 05/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: (SILVA; SANTOS, 2003): “A gestação constitui uma experiência humana das mais belas, e se bem acompanhada, torna- se a realização de um sonho para a maioria das mulheres.” Apesar de se tratar de fato natural, durante a gravidez há necessidade que se estabeleçam cuidados relacionados à saúde da mulher e do bebê, cuidados estes que acompanharão a mulher desde a confirmação da gravidez até o nascimento da criança, relacionando-se a todos os aspectos concernentes à gestação, nascimento e cuidados com o bebê. Com este intuito o Ministério da Saúde (MS) implantou programa específico à saúde da mulher ainda em 1980, que é conhecido como Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), para desenvolver atividades de assistência clínica, ginecológica, assistência ao pré-natal e assistência ao parto e puerpério imediato, envolvendo assim as várias fases do ciclo reprodutivo humano.
Hoje na Sala de Consultas de Enfermagem realizei pré-natais com a supervisão da Enf. da unidade, onde foi realizado:
- coleta de dados sobre antecedentes familiares (diabetes, hipertensão, etc.).
- coleta de dados sobre antecedentes obstétricos e ginecológicos;
- realizado exame físico
- solicitado exames de rotina
- realizado teste rápido de HIV
- orientado quanto às consultas subsequentes e agendamentos das próximas consultas
- realizado o preenchimento do cartão da gestante
- realizado orientações sobre o pré natal e a gestação
2.34 SALA DE TRIAGEM
DATA: 06/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: Segundo artigo TRIAGEM EM SERVIÇOS DE SAÚDE: PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS,da R Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2007, Triagem é o primeiro atendimento prestado pelo profissional aos usuários dos serviços de saúde. Tem por finalidade a avaliação inicial, seleção e encaminhamento dos clientes às unidades/especialidades adequadas à sua assistência. Entende-se que em qualquer lugar de uma instituição de saúde onde ocorre um contato entre trabalhador e usuário, existe a produção de um processo de trabalho em saúde por meio das relações de acolhimento, de vínculo, com forte conteúdo de intervenção terapêutica. O acolhimento é um modo de desenvolver os processos de trabalho em saúde de forma a atender os usuários que procuram os serviços de saúde, ouvindo os seus pedidos e assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Esse processo inclui um atendimento com resolutividade e responsabilização, fazendo também as orientações para o paciente e sua família em relação ao atendimento e funcionamento dos demais serviços de saúde, estabelecendo meios para garantir o sucesso desse encaminhamento.
Hoje realizei a triagem dos pacientes do Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), onde foi feito:
- a apresentação do paciente.
- o acolhimento do paciente
- a aferição de PA (pressão arterial), P(peso), ALT (altura), HGT (glicemia capilar, T(temperatura)
- foi realizado também a distribuição de medicamentos de uso contínuo para os pacientes com diabetes e hipertensão
- tudo foi anotado nos prontuários e nas carteirinhas do Hiperdiae os pacientes o foram sendo encaminhados ate a sala da medica para consultas de rotina
2.35 PREVENTIVO
DATA: 09/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: Artigo 11, inciso I, alínea ” m “, da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, segundo o qual o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente, a execução de cuidados de enfermagem de maior complexidade
técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas , CONSIDERANDO a coleta de material para colpo citologia oncótica pelo método de Papanicolaou como um procedimento complexo, que demanda competência técnica e científica em sua execução.
Realizado:
- entrevista com a paciente antes da coleta do preventivo
- realizado orientações de como será efetuado o procedimento
- realizado coleta do preventivo
- feito anotações no prontuário da paciente e nos livros de controle da unidade
- lançado procedimento no sistema
2.36 SALA DE CURATIVO
DATA: 10/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: Segundo publicação AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS MANUAL DE CURATIVOS , da Santa Casa de Goiânia; o Tratamento de feridas se refere a proteção de lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos, tendo com objetivo reduzir, prevenir e/ou minimizar os riscos de complicações decorrentes antes da seleção e aplicação de um curativo, é necessária uma avaliação completa da ferida, do seu grau de contaminação, da maneira como esta ferida foi produzida, dos fatores locais e sistêmicos e da presença de exsudato, como forma de agilizar o processo de cicatrização e proteger a ferida.
Hoje com a supervisão do meu preceptor,realizei limpeza e curativo em um joelho lado esquerdo de um idoso:
Foi prescrito :
-paracetamol de 6/6 horas caso o paciente fique afebril
- feito orientações quanto á higiene e cuidados com a ferida, para prevenir infecções
-feito anotações no prontuário do paciente
2.37 SALA DE TRIAGEM
DATA: 11/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: Triagem é o processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado. Este processo raciona eficientemente os cuidados quando os recursos são insuficientes para tratar todos os pacientes de imediato. Segundo Nunes ET, AL.2008, o enfermeiro é o profissional que recepciona e faz a primeira avaliação no paciente, é ele quem determina a prioridade na assistência e tempo de espera (BRASIL, 2009).
Realizado:
- aferição dos sinais vitais
- realizado HGT(glicemia capilar
- realizado exame físico e ouvido as principais queixas
- realizado anotações no prontuário
2.38 VISITA DOMICILIAR
DATA: 12/05/2016
APRENDIZADO CRÍTICO-REFLEXIVO: O brasil iniciou sua proposta de trabalho na atenção domiciliaria com um profissional que foi denominado como visitador sanitário, o qual oferecia suporte ás pessoas portadoras de doencas transmissíveis e as questões que envolviam o grupo materno-infantil. A partir da década de 1970 surgiram politicas de incentivo que privilegiam

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.