HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE   ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1   ANHANGUERA
2 pág.

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1 ANHANGUERA


DisciplinaHomem, Cultura e Sociedade2.523 materiais23.158 seguidores
Pré-visualização1 página
Quem foi a burguesia na Idade Média?
Escolha uma:
a. A classe social denominada como nobreza feudal.
b. A classe social conhecida como os guerrilheiros, que formavam exércitos para garantir as terras.
c. A classe social que detinha as terras cedidas pelo rei.
d. A classe social que surge com o intenso desenvolvimento comercial e desenvolvimento das cidades e que passou a buscar o poder. 
e. A classe social que sempre esteve junto ao rei e passa a ter maior poder com a crise do sistema feudal.
Questão2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
 Marcada
Texto da questão
(CESGRANRIO - adaptada) Na Europa Ocidental, entre os séculos XVI e XVIII, houve diversas mudanças culturais. Assinale a seguir a alternativa que indica uma dessas mudanças:
Escolha uma:
a. Nos séculos XVII e XVIII, o desenvolvimento do pensamento científico baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo.
b. Durante a segunda metade do século XVIII, o Liberalismo econômico criticava o sistema colonial e defendia a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.
c. No século XVIII, o Iluminismo, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto. 
d. No século XVI, a Reforma caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
e. Entre 1545 e 1563, a Contrarreforma alterou os dogmas católicos a partir de uma perspectiva humanista, que encerrou os trabalhos dos Tribunais da Santa Inquisição.
Questão3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
 Marcada
Texto da questão
A Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, promoveu um grande avanço para o processo de industrialização, que se expandiu para todo o mundo. Porém, causou também prejuízos. O que é correto afirmar sobre esses prejuízos?
Escolha uma:
a. A população foi obrigada a não frequentar mais a Igreja Católica.
b. Com a expansão das indústrias e a redução dos preços dos produtos, artesãos e demais trabalhadores enfrentaram o desemprego e foram obrigados a vender a sua força de trabalho por um salário bem baixo e ter condições precárias de vida nos centros urbanos. 
c. A população que migrou para as cidades para trabalhar nas fábricas recebia salários dignos e passou a viver em boas condições de vida.
d. A classe trabalhadora migrou para os grandes centros e, em seguida, precisou retornar para o campo, por falta de emprego nos centros urbanos.
e. As pessoas desejavam ir para os centros urbanos, mas eram impedidas pela burguesia.
Questão4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
 Marcada
Texto da questão
Segundo Martins (1994, p. 28), os estudos de Durkheim marcaram decisivamente a sociologia contemporânea. Quais as afirmativas que correspondem a este pensador?
I. Estabeleceu o objeto de estudo da sociologia, assim como indicou o seu método de investigação.
II. É através de Durkheim que a sociologia penetrou a universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico.
III. Durkheim acreditava que a raiz dos problemas de seu tempo não era de natureza econômica, mas sim uma certa fragilidade da moral da época em orientar adequadamente o comportamento dos indivíduos.
IV. Durkheim defendia a divisão do trabalho entre os homens para proporcionar o bom funcionamento da coletividade.
V. Seus estudos tinham como foco a questão da manutenção da ordem social.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha uma:
a. I, II, IV, V.
b. I, II, III, V. 
c. II, III, IV, V.
d. I, III, IV, V.