Buscar

Abacaxi apresentação

Prévia do material em texto

Boa vista – RR
 2018
Universidade Federal de Roraima - UFRR
Centro de ciências Agrarias - CCA
Programa de pós-graduação em agronomia - POSAGRO
Desenvolvimento e ciclo de vida de S. megarus em cultivo do Abacaxizeiro
1
Origem do abacaxizeiro
15º N e 30º S de latitude e 40º L e 60º W de longitude.
Zonas central e sul do Brasil, o nordeste da Argentina e o Paraguai. 
Distribuição do gênero Ananas: Amazônia
Encontrados o maior número de espécies consideradas válidas até o momento. 
Região Norte: considerada um segundo centro de diversificação do gênero
(REINHARDT et al., 2000)
Abacaxi - Estrutura 
Inflorescência: Espiga, formada de flores completas, cada uma localizada na axila de uma bráctea. 
Fruto: Composto, do tipo sorose, resultado da coalescência de um grande número de frutos simples (100 a 200) do tipo baga (frutilhos).
Frutilhos: inseridos num eixo central, em disposição espiralada e intimamente soldados uns aos outros.
Coroa: Resultado do tecido meristemático apical que a planta possui desde a sua origem. 
Produção de Frutas
Produção do abacaxi
Comprometimento da produção
Fatores ambientais adversos;
Práticas culturais inadequadas; 
Organização incipiente dos produtores; e,
Problemas fitossanitários (pragas e doenças)
 (REINHARDT et al., 2000)
Principais pragas e doenças do abacaxi:
Broca-do-fruto-do-abacaxizeiro; 
Cochonilha; 
Percevejo do fruto; 
Moleque do abacaxi;
Fusariose ou gomose;
Murcha (vírus PMWaV (Pineapple Mealybug Wilt-associated Virus);e,
 Podridão-do-olho.
Broca-do-fruto-do-abacaxizeiro
Característica: ...pares de asas de coloração cinza-clara, com fileiras de manchas alaranjadas margeadas em branco. As antenas são aneladas de branco e os olhos são pretos e orlados de branco (Fonseca, 1937; Monte, 1938; Heinrich, 1947)...
Os ovos: circulares de coloração esbranquiçada, achatados na porção inferior, reticulados e com 1,8 mm de diâmetro, e de fácil visualização na planta.
Larvas: manchas longitudinais avermelhadas sobre o tom amarelo-escuro. O ventre e o dorso são ligeiramente deprimidos e a cabeça fica escondida pela parte anterior do protórax em forma de escudo
Danos ao fruto do abacaxi
Deformação do fruto, odor e sabor desagradáveis ao fruto, tornando-o impróprio para o consumo; e predisposição à invasão por insetos e à infecção por diversos agentes patogênicos (fusariose) 
(Manica, 1999; Bortoli, 1982) 
A lagarta ao penetrar na inflorescência rompe o tecido parenquimatoso, resultando no aparecimento de uma resina incolor, bastante fluída. 
Em contato com o ar, a resina forma bolhas irregulares, tornando-se amarelada e, ao endurecer, marrom-escura, caracterizando-se o sintoma conhecido como "resinose". 
8
Objetivo
Em razão de discordâncias ou inconsistências nos dados relacionados ao ciclo de vida desta praga observada em publicações, tem-se por objetivo a caracterização e a calendarização do ciclo de vida e seu comportamento em função da presença do abacaxi como única alternativa de abrigo, oviposição, alimentação e desenvolvimento.
9
Material e Métodos
Obtenção de indivíduos adultos da espécie Strymon megarus
Serão coletados em cultivo comercial abacaxis que apresentem as características visuais condizentes com a presença de larvas da broca-do-fruto-do-abacaxi (Strymon megarus), preservando-se os respectivos pedúnculos. Os frutos coletados, entre 60 a 80 unidades serão levados ao laboratório de entomologia onde em grupos de 5 unidades serão em gaiolas de 1x1 m até a eclosão dos adultos.
10
Material e Métodos
Instalação do plantio de abacaxi 
O plantio de 160 mudas será disposto em espaçamento de fila dupla com 120 x 0,4 x 0,4 m, irrigado e adubado de acordo com os resultados da análise de solo e adubações foliares semanais na dosagem de 0,5% de ureia e 0,5% de cloreto de potássio, na quantidade de cinco litros de solução por m2. 
Indução da floração do abacaxi
Aos oito meses após o plantio, as plantas de abacaxis serão submetidas à indução floral utilizando-se produto à base de Etefon (ácido 2 cloroetil-fosfônico), com nome comercial de Ethrel (concentração de 24% de Etefon) na formulação de 1,5 mL p.c/1000 mL de água + uréia a 2%, aplicada na roseta foliar da planta (50 ml por planta).
11
Material e Métodos
Estabelecimento dos indivíduos na área de cultivo 
Após o apontamento das inflorescências, 80 plantas aleatoriamente escolhidas serão cobertas por gaiola de sombrite 50% com 1,5 m de altura por 2 m de largura. Em cada gaiola comportando 4 plantas em frutificação serão introduzidas 4 fêmeas para 2 machos, sendo durante o período de avaliação alimentadas por com uma solução de mel a 15%, fornecida por capilaridade em tubos de 30 mL. 
Oviposição
Serão contados diariamente o numero de ovos nas inflorescências e observada a localização da oviposição, a fim de obter a media de ovos por adulto. A contagem encerrará diante a eclosão dos ovos.
12
Material e Métodos
Desenvolvimento e período larval
Notada a eclosão dos ovos, será iniciada o acompanhamento do desenvolvimento larval da praga. A observação se dará a cada 3 dias com a colheita de 3 fruto (cada fruto correspondendo a uma repetição) e a extirpação das larvas, as quais serão contadas, medidas, pesadas e caracterizadas visualmente, analisando-se também a evolução dos danos causados ao fruto. Esta fase encerrará após a observância do deslocamento da larva e a formação da pupa.
Desenvolvimento e período pupal 
Após o deslocamento das larvas, será iniciado o acompanhamento do desenvolvimento da pupa até o surgimento do adulto. A observação se dará a cada 3 dias com a colheita de 3 fruto (cada fruto correspondendo a uma repetição) e a extirpação das pupas, as quais serão contadas, medidas, pesadas e caracterizadas visualmente. Esta fase encerrará após a observância do surgimento das borboletas. 
13
Material e Métodos
Duração da fase adulta
Após a ruptura dos casulos, iniciará o acompanhamento dos insetos adultos para observação da fase final de seu ciclo de vida. Os insetos serão mantidos em regime de alimentação artificial, sendo durante este período avaliado a mortalidade dos insetos, bem como inicio e duração do acasalamento.
Razão sexual
A razão sexual será calculada pela fórmula:
 rs = no de fêmeas/(no de fêmeas + no de machos)
Sucesso da oviposição
Eclosão= total de borboletas nascidas
 n° total de ovos
X 100
14
Resultados esperados
A partir dos dados coletados, espera-se identificar e caracterizar o ciclo de vida da broca-do-fruto-do-abacaxi Strymon megarus, a fim de fornecer ferramentas para o sistema de monitoração da praga bem como para controle da praga de maneira mais sustentável e menos oneroso financeira e ambientalmente.
15
Boa vista – RR
 2018
Universidade Federal de Roraima - UFRR
Centro de ciências Agrarias - CCA
Programa de pós-graduação em agronomia - POSAGRO
Desenvolvimento e ciclo de vida de S. megarus em cultivo do Abacaxizeiro
16

Continue navegando