Buscar

REVISÃO DE PROCESSO CIVIL l AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO DE PROCESSO CIVIL l PROF;CRIS AV1
1-QUAIS SÃO OS CRITERIOS DE COMPETENCIA?EXPLIQUE SUAS MODALIDADES;
Os autores que seguem a escola de CHIOVENDA determinam a competência pelo critério objetivo, pelo critério territorial e pelo critério funcional, sendo que o critério objetivo se divide em;
CRITERIO OBJETIVO
-Em razão da matéria
-Em razão das pessoas
-Em razão do valor da causa (competência relativa)
CRITERIO TERRITORIAL
-Pelo domicilio das partes (em regra domicilio do reu –art 46 CPC
-Pela situação da coisa (como no caso de imóveis – art 47 CPC
-Pelo lugar de certos atos ou fatos (como na reparação de danos por acidente automobilístico (art 53 V- CPC)
CRITERIO FUNCIONAL
-Normas de organização
2- DIFERENCIE CONEXÃO E CONTINENCIA;
A continência é uma espécie de conexão. Ocorre quando as partes e a causa de pedir são idênticas, mas objeto de uma das ações , por ser mais amplo, abrange o da outra (art 56 CPC).
CONEXÃO;Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.” ART 55 CPC.
3-O QUE CONSISTE A PERPETUAÇÃO DA JURISDIÇÃO?
A competência é determinada no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, e não se altera mais, até o final da demanda, mesmo que as partes mudem o seu domicilio para outra comarca. Salvo, no caso de supressão do órgão judiciário ou de fato que modifique a competência absoluta ( art 43 CPC)
4- DESCREVA SOBRE O CONFLITO DE COMPETENCIA POSITIVO E NEGATIVO;
Conflito de competência (positivo ou negativo) (2 ou mais juízes se declaram competentes ou incompetentes para julgar o processo – art 66).
5- CONCEITUE CAPACIDADE PROCESSUAL E CAPACIDADE POSTULATORIA;
CAPACIDADE PROCESSUAL = toda pessoa que se encontre no exercício de seus direitos , tem capacidade para estar em juízo (art 70).A capacidade para estar em juízo é plena aos 18 anos. O absolutamente incapaz (até 16 anos) deve estar representado.
capacidade postulatória é a capacidade (capacidade técnica-formal - inscrição na OAB) conferida pela lei aos advogados para praticar atos processuais em juízo, sob pena de nulidade do processo, de acordo com os artigos 1º e 3º da Lei 8.906/94. As pessoas não advogadas precisam, portanto, integrar a sua incapacidade postulatória, nomeando um representante judicial: o advogado.
6-QUAL É O PAPEL DO MINISTERIO PUBLICO EM SUA ATUAÇÃO?
O Ministério Publico é uma instituição permanente, essencial a função jurisdicional do estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais e independente. de defender os interesses da sociedade, quer em relação ao governo e/ ou à administração publica, quer quando a ofensa seja cometida por particulares^.
7-DIFERENCIE E FUNDAMENTE IMPEDIMENTO E SUSPENÇÃO;
SUSPEIÇÃO (relação pessoal) IMPEDIMENTO (relação profissional) 
São mecanismos de defesa processual indireta. Não podem ser arguidos em preliminares. Devem ser arguidos em incidente processual (exceção) através de petição no processo no prazo de 15 dias do conhecimento do fato. De acordo com o 313, III o juiz se acolher, remetera o processo ao juiz substituto (se houver). Se não acolher ou se não houver substituto, remete ao tribunal (nestes casos, é suspenso o tramite do processo).Os atos praticados por juiz suspeito ou impedido, sao nulos.
A suspeição ou impedimento se aplica a todos os auxiliares da justiça e também ao ministério publico. Os artigos 144 e 145 do CPC tratam do tema. No 144 temos os impedimentos e no artigo 145 temos a suspeição.O impedimento e a suspeição devem ser declarados de oficio pelo JUIZ
8- PROCESSUALMENTE EXISTE RELAÇÃO EM O TRABALHO DESEMVOLVIDO PELO PERITO JUDICIAL E O PAPEL DA PESSOA OU ENTIDADE CONVIDADA PARA INTERVIR NO PROCESSO COMO O FIM DE TRAZER ESCLARECIMENTOS E CONHECIMENTOS TECNICOS;
Alguém que tenha interesse jurídico na vitoria de um dos litigantes, (pode entrar no processo como assistente, colocando-se ao lado do autor ou do reu para auxilia-lo. A assistência pode ser admitida em qualquer momento processual mas, o assistente recebe o processo no momento em que se encontra, não lhe sendo permitido exigir o retorno as fases já superadas no procedimento.
ASSISTÊNCIA SIMPLES (interesse indireto)
Quando o direito do assistente não estiver diretamente envolvido no processo.Ex= credor propõe uma demanda contra devedor. Fiador pede sua entrada no processo para auxiliar o devedor, para não ter um prejuízo futuro
ASSISTENCIA LITISCONSORCIAL
Quando a sentença tiver de influir diretamente na relação jurídica entre o assistente e o adversário do assistido. O assistente litisconsorcial é considerado pela doutrina um autentico litisconsorte e tem os mesmos deveres e poderes.
9- A MODALIDADE DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É VIAVEL PARA O Amicus curiae?
SIM, A participação do amicus curiae, com o fornecimento de subsídios ao julgador, contribui para o incremento de qualidade das decisões judiciais. Amplia-se a possibilidade de obtenção de decisões mais justas.
10- É POSSIVEL O INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURIDICA NO AMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS?
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica, previsto no novo CPC, não poderá ser aplicado nos processos submetidos ao procedimento dos juizados especiais cíveis.
O incidente de desconsideração da personalidade jurídica, tal como previsto no novo CPC, é uma modalidade de intervenção de terceiros, e como tal, tem sua utilização vedada nos processo submetidos ao procedimento do JEC, por expressa disposição legal. Muito embora o novo CPC dispor, no art. 1.062, que o indigitado incidente tem aplicação no JEC, a proibição contida no art. 10 da Lei 9.099/1995, que é lei especial e prefere à norma geral do CPC, constitui uma barreira intransponível para sua aplicação.
Por essas razões, não nos parece absurdo afirmar que o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, previsto no novo CPC, não poderá ser aplicado nos processos do JEC.

Outros materiais