Buscar

Produção de gasolina e diesel

Prévia do material em texto

Atualmente temos uma variedade em combustíveis, são utilizados para vários fins, hoje em dia os combustíveis são muito importantes, tem uma capacidade de gerar energia e calor, abastecendo automóveis e fornecendo energia elétrica. A gasolina, diesel etanol, carvão, querosene, metanol, biodiesel são considerados os principais combustíveis, mas o trabalho tem como foco a produção de gasolina e diesel.
Gasolina
Esse combustível é muito usado em motores endotérmicos, é um derivado do petróleo cru seu processo de produção ocorre através da destilação (A faixa de destilação da gasolina automotiva varia entre 30 a 220 °C) e vários outros processos como, por exemplo, o Cracking. É um liquido volátil e inflamável tem em sua composição uma mistura de numerosos compostos de carbono, hidrogênio contém compostos de enxofre, nitrogênio e compostos metálicos encontrados em baixas concentrações . Este fluido incolor é formado por moléculas carbônicas de menor cadeia (4 a 12 átomos de carbono) devido a esta característica é um combustível leve.
No comercio temos vários tipos de gasolina, entre elas:
Gasolina do tipo A (73 octanas – gasolina amarela)
Gasolina do tipo B (82 octanas- gasolina azul)
Gasolina do tipo C (76 octanas- gasolina +álcool)
Gasolina verde – cujo NO = 110-130
*A gasolina verde é usada somente na aeronáutica.
A gasolina sem oxigenados (chamada de gasolina básica) contém uma composição complexa. A partir do processamento do petróleo podemos demandar a utilização dos demais. A nafta leve, obtida com a destilação direta do óleo. Nafta craqueada, obtida com o quebra dos hidrocarbonetos pesados (gasóleos). Nafta reformada, obtida através do processo que aumenta a quantidade de substancias aromática. Nafta alquilada, obtido de um processo que produz isso-parafina de alta octanagem.
Qualidade da gasolina
As principais propriedades a ser consideradas importantes na produção de gasolina são: Volatilidade (facilidade de evaporação), pureza (isento de substancias ácidas, enxofre, água e outras substancias hidro-carbono), poder calorífero (calor que desprende quando ocorre a queima), refinação (eliminar partículas de petróleo cru), peso (Não é muito considerado), Índice de octano (Apresenta a qualidade da gasolina).
Índice de octanagem
Em definição a octanagem é a medida de resistência do combustível á pressão sofrida dentro da câmara de combustão do motor, a capacidade de resistir em mistura com o ar o aumento de pressão, temperatura, sem que a faísca da vela tenha sido disparada pelo sistema de ignição. Assim quanto maior as octanagens maiores são as taxas de compressão, os motores vão ter um desempenho melhor. Ou seja, a gasolina é classificada de acordo com o antidetonante em relação ao número de octanagem (NO). Quanto maior for o numero de NO maior será a capacidade de se obter altas compressões. A partir do numero de octanos presente no combustível, representa o percentual de isoctano (C8H18) e Heptano (C7H16) contido no fluido.
	Muitas vezes, o NO do combustível pode ser aumentado, acrescentando uma quantidade mínima de aditivos de grande poder antidetonante. Os aditivos geralmente usados são: Chumbo tretametila Pb (C2H5) e Chumbo tretaetila Pb (CH3)4. Tem uma porcentagem básica destes aditivos que podem ser adicionados no combustível, variam de 0,08 cm3/litros a 0,9cm3/litros.
A tabela mostra os principais componentes da gasolina, os seus processos de obtenção e propriedades
Diesel
O óleo diesel derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos. Composto formado por átomos de carbono, hidrogênio e em concentrações menores de enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um produto inflamável, tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão com forte odor e característico. Esse fluido é selecionado a partir das características de ignição e de escoamento adequado ao funcionamento dos motores. Geralmente usado em motores de combustão interna e ignição por compressão. São aplicados principalmente em automóveis do tipo: Furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações, maquinários, locomotivas, navios, geradores de eletricidade.
O diesel pode ser classificado da seguinte forma:
Tipo B (Maximo 0,35% de enxofre)
Tipo D (Maximo de 0,2% de enxofre)
Tipo S500 (Maximo de 0,05% de enxofre) 
O óleo diesel, tipo “D” é utilizado em regiões com maiores frotas em circulação, lugares com condição climática favorável a dispersão dos gases da combustão.). Tipo “B” é usado nas demais regiões, Tipo “S500”, começou a ser comercializado de acordo com as normas internacionais de redução de emissão de enxofre (Maximo de 0,05%).
O extra diesel aditivado é um combustíveis com aditivos capazes de manter o sistema limpo de alimentação, reduzir os desgastes dos bicos injetores, reduzirem a formação de sedimentos, proporcionarem a separação da água (presente no diesel) proteger todo o sistema contra a corrosão. 
Temos o diesel padrão, especialmente para automóveis, óleo diesel marítimo que subdivide em Marítimo comercial e o especialmente para a marinha com maior rigidez, baixa temperatura e teor de enxofre, com características adversas para a sua utilização.
A produção de combustível cresceu muito nos últimos anos, um componente energético de fonte não renovável sem previsão de tempo para acabar. O Diesel e a gasolina são indispensáveis hoje em dia tanto para o transporte, energia elétrica, etc... A principal vantagem da gasolina é o seu amplo abastecimento no mercado, possui o rendimento superior a de outros combustíveis fósseis, como por exemplo, o diesel. Tem maior eficiência nos motores, aquecendo o de maneira rápida. Mas sua principal desvantagem é a poluição pela emissão de gases do efeito estufa, contribuindo com o aquecimento global como não é uma fonte de energia renovável é mais caro que os outros combustíveis. 
O diesel é mais econômico em comparação com a gasolina, para carros de grande porte. Os motores têm uma longa vida útil, mas não possuem uma taxa de compressão alta, menor agilidade (Perdem poder de arranque), são muito corrosivos. Quatro vezes mais poluente que a gasolina.
	
Referencias
Acessado no dia 09/04/2016 – horário: 20h24min
Link: http://www.educacao.cc/ambiental/principais-combustiveis-gasolina-diesel-etanol-biodiesel-gas-etc/
Acessado no dia 09/04/2016- horário: 21h44min
Link: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_gasolina.htm
Acessado no dia 09/04/2016 - horário: 22h15min
Link: http://g1.globo.com/carros/especial-publicitario/shell/mitos-e-verdades-do-combustivel/noticia/2015/01/entenda-o-que-significa-alta-octanagem-e-o-efeito-nos-carros.html
Acessado no dia 10/04/2016 – horário: 14h26min
http://blog.tuningparts.com.br/etanol-gasolina-gas-natural-e-diesel-conheca-as-vantagens-e-desvantagens-de-cada-um-desses-combustiveis/
	
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE-IFF
CAMPUS CABO FRIO
CURSO TÉCNICO EM PETRÓLEO E GÁS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
PROCESSAMENTO E AVALIAÇÃO DE FLUIDOS - 4° ANO
PRODUÇÃO DE GASOLINA E DIESEL
12/04/16
ALUNA: THAYANE DE SOUZA MUNIZ
PROFESSOR: JOSINIRA AMORIM

Continue navegando